O que ver em São Paulo em três dias

Mais de 12 milhões de habitantes (2,2 vezes maior do que a Finlândia!), centenas de arranha-céus, um legado histórico riquíssimo, uma ampla oferta cultural e gastronômica… Embora a Terra da Garoa tenha sempre algo novo por descobrir, há lugares que não podem ficar de fora em uma viagem pela cidade. Para lhe ajudar, fizemos um roteiro com o que ver em São Paulo em três dias.
O que fazer em São Paulo em 3 dias
- Primeiro dia: centro histórico de São Paulo
- Segundo dia: Avenida Paulista e Parque Ibirapuera
- Terceiro dia: street art e boemia na Vila Madalena
- Dicas para sua viagem
Primeiro dia: centro histórico de São Paulo
Apesar do barulho, grande fluxo de pessoas e até do aspecto decadente, não há como negar que fazer um free tour pelo centro histórico de São Paulo é obrigatório em qualquer visita pela cidade. Através dos monumentos, ruas e edifícios, é possível descobrir sua origem e entender o seu passado.

Além disso, a zona está bem conectada pelas linhas de metrô e, descendo na Estação da Luz, é possível fazer uma rota por vários lugares indispensáveis. Comece pela própria estação, uma das mais importantes e movimentadas da metrópole. Depois de admirar o seu interior imponente, você pode fazer uma visita ao Museu da Língua Portuguesa, localizado nesse edifício histórico.
Continue o passeio na Pinacoteca, localizada bem em frente. Você pode apenas admirar o seu exterior ou explorar o interior de um dos maiores complexos artísticos do país. A Pina, como é carinhosamente chamada, abriga exposições e um acervo com mais de 10.000 obras. Uma boa opção para conhecer esses lugares de maneira aprofundada é fazer o tour pela Pinacoteca, Estação da Luz e Museu da Língua Portuguesa.

Saindo de lá, caminhe por aproximadamente 15 minutos até o icônico Mercado Municipal. Apesar do preço elevado de muitos produtos, vale a pena viver a experiência de comer o famoso lanche de mortadela e ver frutas de vários lugares do mundo. O tour gastronômico por São Paulo percorre cada canto do Mercadão e uma feira da cidade. Após recarregar as energias, caminhe por dez minutos até o Mosteiro de São Bento.

Depois de conhecer esse templo, um dos mais antigos de São Paulo, aproveite a proximidade para visitar outros lugares dos arredores, como o Pateo do Collegio. Se você se interessa por arquitetura, vá até o Edifício Martinelli para contemplar a fachada do primeiro arranha-céu da metrópole.
Você também pode ir ao Farol Santander e visitar o seu terraço, ideal para tomar contemplar as vistas de São Paulo. Impossível não se impressionar com o tamanho da cidade!
O centro histórico também abriga a praça e a Catedral da Sé. Não perca a oportunidade de ir até lá para visitar um dos maiores templos góticos do mundo. Para fechar com chave de ouro, faça uma visita ao bairro Liberdade, bem próximo à catedral.
Uma boa forma de conhecer alguns desses lugares e inclusive outros não mencionados é com o free tour pelo centro histórico de São Paulo. Se você adora incluir uma parada para compras quando viaja, o tour privado de compras por São Paulo passa pela famosa rua 25 de Março e pelo Brás.
Segundo dia: Avenida Paulista e Parque Ibirapuera
Depois de um primeiro dia intenso no centro de São Paulo, aproveite o segundo dia na metrópole para dar um passeio pelos melhores museus de São Paulo que mais lhe interessem e estar em contato com a natureza no Parque Ibirapuera.
A Avenida Paulista, além de ser o centro financeiro da cidade, é onde também encontramos lojas, mirantes, hotéis, edifícios referência no quesito arquitetura e, é claro, alguns dos museus mais emblemáticos de São Paulo. Tire a manhã para passear sem pressa pela avenida e fazer uma visita guiada pela Avenida Paulista para conhecer alguns dos seus monumentos e museus principais, como o Instituto Itaú Cultural. Outra opção para conhecer os edifícios mais estilosos da cidade é fazer o tour privado da arquitetura de São Paulo.
Caminhe apenas cinco minutos até o icônico Museu de Arte de São Paulo, mais conhecido como MASP. Logo de cara você vai se impressionar com a estrutura e arquitetura do edifício, projetado por Lina Bo Bardi. No seu interior, você encontrará um acervo composto por obras de Boticelli, Van Gogh, Picasso, Tarsila do Amaral e muitos outros artistas de renome.

Se ainda tem energia para mais planos culturais, a Paulista também abriga o Instituto Moreira Sales, a Japan House e Casa das Rosas.
Para terminar o dia da melhor forma possível, que tal fazer um tour pelo Parque Ibirapuera, o pulmão verde da metrópole? Sem dúvida, um dos lugares que ver em São Paulo que você não deveria perder.

Terceiro dia: street art e boemia na Vila Madalena
O terceiro dia de um roteiro por São Paulo é o momento de incluir a Vila Madalena. O bairro boêmio, localizado na zona oeste da cidade, é famoso pelas lojas, galerias, cafeterias charmosas e, é claro, pelo ambiente animado.
Faça a primeira parada no Beco do Batman, um museu a céu aberto que se encontra no coração da Vila Madalena. A sua fama se deve aos vários murais espalhados que se renovam constantemente e são um dos maiores expoentes de street art de São Paulo. Você pode conhecer esse famoso bairro fazendo um tour do grafite por Santana e Vila Madalena ou um tour panorâmico por São Paulo.

É hora de descobrir a vida social do bairro visitando os seus bares e restaurantes, ideais para recarregar as energias com um almoço ou simplesmente provar os petiscos típicos dos botecos de Sampa. Uma maneira ideal de unir arte e boemia é fazendo o tour de bares e arte na Vila Madalena ou um tour privado pelos bares e pela noite de São Paulo.
Se você adora pedalar, uma boa opção é reservar também o tour de bicicleta por São Paulo que inclui o Beco do Batman e o Parque do Ibirapuera, caso você tenha ficado com vontade de repetir a visita ao parque.
Para fechar o roteiro por São Paulo com chave de ouro, conheça a metrópole à noite. O que você acha de contemplar alguns dos monumentos mais icônicos da cidade iluminados, como a Avenida Paulista, o centro histórico e o próprio bairro da Vila Madalena? No tour noturno privado por São Paulo, você passará por esses e outros pontos da cidade.

Depois deste roteiro de três dias intensos na capital financeira do Brasil, você vai terminar apaixonado por São Paulo.
Dicas para a sua viagem
- Se você está planejando conhecer os museus ou os centros culturais, pode encontrar mais informações no post Os 10 melhores museus de São Paulo. Além disso, tenha em mente que às segundas-feiras a maioria deles estará fechado.
- Aos sábados, em Pinheiros, acontece a famosa feirinha da praça Benedito Calixto. Se você gosta de artesanatos, antiguidades e aperitivos ao ar livre, não pode perder!
- O clima de São Paulo é bem diversificado e você pode passar frio e calor e pegar chuva no mesmo dia. Por isso, use roupas leves durante o dia, mas leve sempre uma jaqueta ou agasalho com você. As temperaturas durante o ano variam 13 ºC a 28 ºC.
- Há muitas outras atividades para fazer em São Paulo e você pode contar com a Civitatis para fazer as que mais gostar.
O mais lido #Brasil
O que fazer em Balneário Camboriú: 15 planos na Dubai brasileira
29 dezembro 2024