América

Turismo na América Central: os 7 melhores países para visitar

Quais são os melhores países para fazer turismo na América Central? Descubra essa região incrível do continente com a Civitatis!
10 abril 2025

Uma das experiências de viagem mais populares do momento é pela América Central, e por um bom motivo! Esta é uma área realmente muito bela do nosso planeta, lar de uma variedade de culturas, ecossistemas e aventuras infinitas para experenciar. Além disso, está a um curto voo de distância do Brasil. Confira, agora, os melhores países para fazer turismo na América Central, além de dicas que você tem que ter em mente na hora de organizar a sua viagem. Vamos lá!

1. Costa Rica

Começamos com a nossa lista dos melhores países para turismo na América Central com a nação que é Pura Vida, a Costa Rica. Um paraíso para os amantes da natureza, com florestas tropicais, vulcões e muitas praias, a Costa Rica também é estatisticamente um dos países mais seguros da região.Pura vida” é uma frase que você ouvirá muito quando estiver por lá e é usada para dizer “olá”, “adeus” e como resposta a “como vai você?” (“how are you” ou “¿como estás?”). Ela se refere a uma visão de mundo nacional baseada no otimismo e em encontrar alegria nos prazeres simples do cotidiano.

La Fortuna

Nosso lugar favorito para ir na Costa Rica é La Fortuna, um centro para mochileiros que buscam aventura e bem-estar nas terras altas do norte do país. Você conhecerá muitos companheiros viajantes em La Fortuna, mas não se preocupe, a cidade ainda conta um amviente muito local e a vibração pura vida, justamente o que diferencia a Costa Rica de seus vizinhos.

A atvidade mais popular para fazer em La Fortuna é provavelmente visitar o Parque Nacional Arenal, lar do vulcão Arenal, um vulcão de 1.633 metros de altura. Neste parque nacional, são muitas trilhas que levarão você pela floresta selvagem e por lagoas deslumbrantes. Confira com os seus próprios olhos nesta excursão pelo vulcão Arenal!

Mas há muito mais para fazer neste parque nacional. Você poderá fazer canyoning nas cachoeiras no vulcão Arenal, praticar paddle surf na lagoa Arenal ou explorar a selva a partir do alto neste tour pelas pontes suspensas de Arenal. Depois de alguns dias de experiências cheias de adrenalina, será a hora de conferir as piscinas termais de Arenal. Há tanto para fazer em La Fortuna e nos arredores que você não terá tempo de ficará entediado!

Uma cachoeira e vegetação na Costa Rica, um dos melhores países para visitas na América Central, com um rio fluindo sobre rochas.
Cachoeira em La Fortuna

Manuel Antonio

O povoado de Manoel Antonio fica entre cinco a seis horas distante de La Fortuna fica Manuel. Lá, onde águas azul-turquesa se espalham em praias brancas emolduradas por árvores tropicais, muitos mochileiros e nômades digitais vão para relaxar e aproveitar a natureza. O Parque Nacional Manuel Antonio abriga florestas tropicais magníficas e uma vida selvagem diversificada — mais de 100 espécies de mamíferos e 200 espécies de pássaros. Neste tour ao Parque Nacional Manuel Antonio, você será levado pela floresta tropical e, com sorte, verá criaturas magníficas como macacos saguis e preguiças-de-dois-dedos.

Assim como em La Fortuna, há muitas atividades de aventura em Manuel Antonio. Você poderá fazer tirolesa pela floresta tropical, ou desfrutar de um tour de quadriciclo. Ma se realmente está procurando por uma descarga de adrenalina, recomendamos você fazer um salto de paraquedas.

Vista aérea de uma praia de areia branca em Manuel Antonio, com um mar de águas azuis profundas.
Manuel Antonio, Costa Rica

2. Guatemala

O próximo país da nossa lista de melhores países para visitar na América Central é a Guatemala. Este lugar é o lar de uma beleza natural de tirar o fôlego, pessoas incrivelmente gentis e acolhedoras, e uma rica herança maia e colonial. Além disso, tem o melhor custo-benefício comparado a maioria dos demais países da região.

Flores

A apenas algumas horas de ônibus de Belize, está Flores, uma cidadezinha linda e colorida que vale a pena visitar na Guatemala. Flores é considerada o segundo assentamento mais antigo habitado das Américas e também a última cidade maia a ser conquistada pelos espanhóis.

O povoado tem um charme único e também fica bem perto de ruínas maias de tirar o fôlego, particularmente as de Tikal, que são absolutamente imperdíveis para todos que visitam a Guatemala. Tikal era uma cidade grande e acredita-se que, no seu auge, tenha sido o lar de cerca de 100.000 pessoas. Hoje o seu sítio arqueológico é muito preservado, com pirâmides, praças, palácios e outras curiosidades. Você poderá conferir tudo isso de perto nesta excursão a Tikal.

Yaxha é outro sítio maia que vale a pena conhecer. Nesta excursão a Yaxha, você mergulhará na selva guatemalteca e aprenderá tudo sobre as impressionantes pirâmides deste lugar. Também recomendamos conferir a excursão da Cratera Azul, uma seção do rio Arroy não muito longe de Flores, onde você poderá se refrescar em águas azuis cristalinas, cercado pela floresta selvagem.

Panorâmica de Flores, na Guatemala, um dos melhores países para visitas na América Central.
Flores, Guatemala

Antigua Guatemala

A Antigua Guatemala, ou apenas “Antigua”, é um dos destinos mais populares da Guatemala, e por um bom motivo. Esta antiga cidade colonial foi fundada no início dos anos 1500, como a capital e o centro cultural e econômico do país. A 1.500 m acima do nível do mar, Antigua já foi atingida por terremotos, inundações e incêndios e, por essas razões, a capital acabou sendo transferida para a Cidade da Guatemala.

Hoje, Antigua é Patrimônio da Humanidade da UNESCO e também uma janela para os tempos coloniais na Guatemala, preservando muito do que era a arquitetura colonial da época. A melhor maneira de descobrir essa cidade mágica é neste free tour por Antigua Guatemala, que levará você a todos os principais locais e contará mais sobre sua história. Além disso, dada a sua altitude, recomendamos tours de buggy pelos seus mirantes, onde você poderá ter as melhores vistas panorâmicas da cidade.

Vista de uma rua em Antigua, Guatemala, com uma montanha no fundo.
Antigua Guatemala, Guatemala

3. México

Sabemos que o México faz parte da América do Norte, mas se você estiver planejando fazer turismo na América Central, o México é o lugar perfeito para começar e, por isso mesmo, entrou na nossa lista dos melhores países para fazer turismo na América Central.

Cidade do México

Você pode voar para a Cidade do México de quase qualquer lugar do mundo, por isso, sua viagem para a América Central pode começar aqui! Esta cidade dinâmica é cheia de charme, transborda uma rica história. De fato, a Cidade do México é a cidade mais antiga das Américas e tem uma cena espetacular de street food. Aliás, você pode provar o quão boa é a comida mexicana participando deste free tour de tacos mexicanos.

Para se familiarizar com o seu entorno e aprender sobre sua história, recomendamos fazer este free tour pela Cidade do México. Este passeio levará você pelos principais marcos da cidade, incluindo o Palácio colonial de Belas Artes e a Praça da Constituição, bem como as ruínas astecas do Templo Mayor e do Templo de Tlaloc.

As Pirâmides de Teotihuacán também ficam a uma curta distância de carro da Cidade do México e uma excursão até elas é absolutamente obrigatório. Essas ruínas antigas ficam a apenas 50 minutos da capital mexicana e constituem a maior cidade pré-hispânica do país. Para uma experiência ainda mais completa, recomendamos este passeio de balão sobre Teotihuacán, que também inclui o ingresso às pirâmides.

Catedral Metropolitana da Cidade do México vista do outro lado da rua, com um céu azul quase limpo ao fundo.
Catedral Metropolitana da Cidade do México

Cancún

Este paraíso para os amantes de praia é o destino turístico mais popular do México, famoso não apenas por suas águas azul-turquesa, mas também por sua comida fantástica, cenotes, entretenimento e proximidade com outras preciosidades do país.

Localizada na Península de Yucatán, Cancún fica a uma curta distância de carro do mundialmente famoso Chichén Itzá, o sítio arqueológico mais importante da civilização maia. Confira aqui nossos tours e experiências em Chichén Itza. Agora, se você planeja ficar mais tempo em Cancún, veja as 15 melhores atrações para fazer por lá no nosso blog.

Se estiver no México e quiser chegar a Belize, você pode ir direto de Cancún. Sua melhor aposta é pegar um ônibus para Bacalar durante a noite e, em seguida, pegar outro ônibus de Bacalar para a Cidade de Belize pela manhã. Como alternativa, você pode pegar um voo direto de Cancún para Cidade de Belize.

Panorâmica de Cancún, com destaque para o mar, sua areia branca e seus prédios.
Cancún, México

4. Nicarágua

Uma joia subestimada, a Nicarágua é conhecida como a “terra dos lagos e vulcões” e oferece paisagens impressionantes, belíssimas vistas coloniais e uma experiência cultural verdadeiramente autêntica em um país que ainda não foi muito afetado pelo turismo de massa. Não poderia ficar de fora da nossa seleção dos melhores países para fazer turismo América Central.

Manágua

A cidade histórica de Manágua, capital da Nicarágua, é usada principalmente como acampamento base para explorar outras partes do país. No entanto, Manágua também é bastante adorável e merece pelo menos um dia de visita. O Teatro Nacional Rubén Darío e a Plaza de la Revolución, lugar onde se encontra marcos como a Catedral Velha e o Palácio Nacional da Cultura são definitivamente destaques na cidade. Conheça esses locais e aprenda mais sobre sua história neste tour por Manágua.

Fora de Manágua, também há muito para ver. Se você gosta de vulcões, tem que ir a esta excursão ao vulcão Masaya. Localizado a apenas uma hora da cidade, ele é conhecido como a “boca do inferno”. Outra atividade que recomendamos conferir é esta excursão ao Cânion Somoto, um ótimo lugar para caminhar, nadar, velejar ou apenas aproveitar a sua vista espetacular!

A Antiga Catedral de Manágua vista de perfil, com palmeiras e um céu azul ligeiramente nublado ao fundo.
A Antiga Catedral de Manágua

Granada

Cidade mais antiga da Nicarágua e não muito longe de Manágua, Granada é uma joia colonial ensolarada situada às margens do Lago Nicarágua. Esta cidade charmosa, embora um tanto agitada, foi fundada em 1524 e, graças à sua posição perto do lago, rapidamente se tornou um importante centro comercial da região. De fato, Granada oferece uma experiência cultural autêntica, com ótima comida e bares para aproveitar e com uma bela arquitetura colonial como pano de fundo. Os destaques arquitetônicos incluem a Catedral de Granada, um lindo edifício amarelo bem no Parque Central, no meio da cidade. Também recomendamos este tour por Granada como a melhor maneira de explorar o local!

Vista aérea das casas coloridas de Granada, Nicarágua, um dos melhores países para visitas na América Central.
Granada, Nicarágua

5. Belize

Bem-vindo a Belize, o único país do centro americano que não tem o espanhol como primeira língua, e também é o segundo menor para você conhecer entre os melhores países para fazer turismo na América Central. Porém, claro, Belize ainda é mais que isso! O país talvez seja mais conhecido por sua grande quantidade de ruínas maias, mas, caso você esteja a procura de uma viagem praiana caribenha, ele também possui a vibe descontraída do Caribe.

San Ignacio

O centro de San Ignacio em si não tem muito a oferecer e, por isso, a maioria das pessoas não gasta tanto tempo ali. O melhor lugar para ter como base para a sua visita são as proximidades das suas premiadas ruínas maias, que estão dentro e nos arrededores da cidade. Com a Civitatis, você ainda poderá fazer uma excursão a Xunantunich, a Lamanai, a Caracol e a Altún Ha.

Você também poderá explorar as cavernas maias escondidas, como na excursão à gruta Actun Tunichil Muknal, em que poderá caminhar pelas águas e descobrir artefatos maias antigos e vestígios de sacrifícios. Se você é um aficionado por história (ou mesmo se não for), ficará impressionado com essa parte do mundo.

Sítio maia de Xunantunich, em meio a vegetação, em Belize, um dos melhores países para visitas na América Central.
Xunantunich, Belize

Caye Caulker

Uma pequena ilha com grande personalidade. Esta é Caye Caulker, que conta com essa vibe descontraída que o Caribe oferece. Com seu lema “Go Slow”, esta ilha é o lugar perfeito para relaxar na praia, comer uma boa comida e aproveitar as vistas. Se você gosta de vida marinha, também recomendamos praticar snorkel em Caye Caulker. Nesta atividade, você fará seu caminho até a Reserva Marinha Hol Chan e nadará sobre os incríveis recifes de corais, em meio a tubarões, tartarugas gigantes e muito mais.

Vista da água com um céu azul ao fundo de Caye Caulker, ilha de Belize, um dos melhores países para visitas na América Central.
Caye Caulker, Belize

6. El Salvador

O menor e mais densamente povoado país da América Central, El Salvador é o lugar mais promissor desta lista. Nos últimos anos, ele recebeu muito mais atenção como destino turístico, parte graças à repressão ao crime. Com suas paisagens diversas, rica história e moradores locais acolhedores, El Salvador é uma ótima escolha.

San Salvador

Vibrante como capital, e onde você provavelmente começará sua jornada por El Salvador, San Salvador é uma cidade agitada com marcos históricos deslumbrantes. A Catedral Metropolitana de San Salvador, a Iglesia de El Rosario e a Plaza Libertad são apenas alguns dos destaques, todos os quais você poderá conhecer e aprender mais como parte deste free tour por San Salvador.

Além dos principais pontos turísticos, San Salvador abriga muitas praias, restaurantes, museus e algumas ruínas maias.

Fora da cidade (a apenas 20 minutos de carro do centro) fica o vulcão San Salvador, situado dentro do Parque Nacional El Boqueron. Em 1917, esse vulcão entrou em erupção e destruiu grandes partes da cidade, razão pela qual El Salvadoré é por alguns conhecida como a “Pompéia da América”. Lá, você poderá visitar a cratera do vulcão e explorar trilhas em meio a uma bela e diversa vegetação e vida selvagem. Para viver essa experiência, recomendamos muito esta excursão ao Parque Nacional El Boquerón.

Cratera El Boqueron perto de San Salvador vista de cima.
El Boqueron, El Salvador

Santa Ana

A segunda maior cidade de El Salvador é Santa Ana, uma cidade descontraída e amigável com muita história colonial, mas muito mais conhecida pelo vulcão Santa Ana. Este deslumbrante exemplo de beleza natural se eleva a impressionantes 2.380 metros de altitude, proporcionando vistas panorâmicas incríveis das áreas ao redor. O vulcão também abriga uma linda lagoa turquesa em seu interior, dando a ele uma aparência quase de outro mundo. Você poderá conferir tudo isso nesta trilha pelo vulcão de Santa Ana.

Vulcão de Santa Ana visto de cima, com seu lago de cor verde-turquesa no meio.
Vulcão de Santa Ana, El Salvador

7. Panamá

O Panamá oferece uma mistura de arranha-céus modernos, ilhas tropicais e uma rica história. Ainda assim, muitas pessoas acham que tudo o que este país tem a oferecer é seu canal. De fato, o canal é muito interessante, mas há muito mais para fazer no país. Certamente, o Panamá é um melhores países para fazer turismo na América Central.

Cidade do Panamá

A capital do Panamá é um tesouro de patrimônio cultural, mas também uma cidade altamente modernizada, com muitos edifícios e torres de escritórios altos, o que dá à cidade uma sensação bastante americanizada. Neste tour pela Cidade do Panamá e pelo Canal do Panamá, você conhecerá a cidade e também o seu famoso canal. Se você não sabia, o Canal do Panamá é tão famoso porque, desde o início do século XX, ele permitiu que os barcos diminuíssem a travessia do Oceano Atlântico para o Oceano Pacífico em impressionantes 12.875 km.

O centro antigo do Panamá, conhecido como Casco Antiguo, é outra parte legal da cidade que você verá nesta excursão. Esta área é um Patrimônio da Humanidade da UNESCO e abriga uma série de joias arquitetônicas, incluindo a Igreja de San José, famosa por seu magnífico altar dourado.

A Cidade do Panamá também é conhecida por sua vibrante vida noturna, restaurantes fantásticos e boutiques de luxo… mas há muito mais atividades para conferir fora da cidade. Veja o que separamos para você:

Os arranha-céus da Cidade do Panamá às margens de um rio, com um céu azul claro ao fundo.
Cidade do Panamá, Panamá

Boquete

Situada nas terras altas do oeste do Panamá, Boquete oferece uma experiência completamente oposta à da Cidade do Panamá. Esta cidade montanhosa é um paraíso para os amantes de café e entusiastas de atividades ao ar livre, e também lar de algumas das melhores plantações de café do mundo. Se é esse o estilo de viagem que você gosta, confira este tour do café por Boquete, que o levará por várias plantações de café, com todos os diferentes tipos de grãos de planta. Você terá uma visão do processo de produção e também experimentará a diversidade dos cafés panamenhos, incluindo o café Geisha, altamente exclusivo e aromático.

Também recomendamos que você visite o deslumbrante Parque Nacional La Amistad, um Patrimônio da Humanidade da UNESCO, lugar de cachoeiras, vegetação e vida selvagem deslumbrantes, incluindo macacos e pássaros exóticos, como o quetzal, um dos mais belos e coloridos do mundo. Também não deixe de fazer tirolesa no Parque Nacional La Amistad!

Boquete vista de cima, com muita vegetação verde e casas.
Boquete, Panamá

Saiba antes de ir – Dicas de turismo para a América Central

Agora que você já sabe quais são os melhores países para fazer turismo na América Central, entenda quais são as principais dicas para fazer turismo nesta área antes de planejar a sua viagem:

Quais línguas são faladas na América Central?

O principal idioma falado na América Central é o espanhol. A única exceção a essa regra é o país de Belize, que tem o inglês como idioma oficial. Se você está planejando uma viagem, aconselhamos aprimorar o espanhol e o inglês em aplicativos, como o Duolingo. Em toda a região, também são faladas muitas línguas nativas e crioulas.

A América Central é segura?

A América Central é uma região geralmente considerada segura para os turistas visitarem, embora precauções devam ser tomadas. Naturalmente, alguns países, cidades e bairros serão mais seguros ou mais perigosos do que outros.

Geralmente, cidades turísticas são as mais seguras para se hospedar, embora isso não queira dizer que essas áreas sejam livres de problemas. É uma boa prática ficar atento sobre o que acontece ao seu redor, evitar áreas isoladas, não usar roupas ou joias chamativas e evitar andar a mesmo depois de escurecer.

Ao viajar pela América Central, recomendamos fortemente que você faça um seguro viagem para ter tranquilidade e para que, caso algo dê errado (como doença, roubo), você esteja coberto!

Dinheiro e moedas na América Central

Praticamente em toda a América Central, o dinheiro em espécie ainda é muito utilizado. É certo que você encontrará caixas eletrônicos em todos os lugares e algumas lojas terão maquininhas de cartão. No entanto, você terá que pagar por taxas significativas em cada compra ou saque de dinheiro.

Já sobre qual moeda usar, o dólar americano é aceito em áreas turísticas de muitos países da América Central, e é a moeda principal no Panamá e em Belize. No entanto, você provavelmente precisará levar moeda local ao longo do caminho, como, por exemplo, em Colones na Costa Rica, Quetzals na Guatemala, etc.

Esperamos que você tenha gostado da nossa lista dos melhores países para conhecer na América Central. Na verdade, cada um deles tem as suas vantagens e poderá proporcionar férias extraordinárias. Se você está pensando em visitar apenas um país ou se você quer realmente visitar vários deles e fazer turismo pela América Central, não deixe de conferir mais tours e experiências com a Civitatis. Vamos ajudar você a preencher sua viagem com as atividades mais divertidas!

COMPÁRTELO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Le informamos de que sus datos personales son tratados por CIVITATIS en las condiciones que se indican a continuación: