Europa

Rota do champanhe pela França

O champanhe é uma das bebidas mais famosas e consumidas do mundo. Venha nesta rota do champanhe pela França com a Civitatis!
2 março 2022

O champanhe é uma das bebidas mais famosas, apreciadas e consumidas do mundo. Devemos a degustação deste delicioso espumante a Pierre Pérignon, um abade beneditino que descobriu “por acidente” aquele que muitos consideram o rei dos vinhos.

Para conhecer todos os segredos do champanhe, não há nada como viajar para a França, especificamente para a região de Champagne, a leste de Paris. Começamos nossa rota de champanhe pela França!

Reims

Percorrer esta região da França, desconhecida por muitos, é uma tarefa fundamental para entrar no emocionante mundo do champanhe. A paisagem, repleta de vinhas carregadas de frutas que se misturam perfeitamente com os povoados quase medievais que abundam na região de Champagne, é uma das maiores atrações para qualquer visitante.

A primeira parada será em Reims, a maior cidade da região. Além de sua história, já que é a localidade em que todos os reis franceses foram coroados, Reims tem edifícios imponentes de grande valor arquitetônico, como sua catedral de Notre-Dame ou a famosa Porte de Mars, um antigo arco triunfal romano do século III d.C. Você sabia que Reims tem nada mais nada menos do que três edifícios Patrimônio da Humanidade?

Garrafas do interior da adega de Taittinger
Interior de Taittinger

Imersos neste ambiente de beleza, conheceremos o mundo do champanhe de perto. Reims pode orgulhar-se de hospedar prestigiosas casas de champanhe, cujas adegas podem ser visitadas. Taittinger, Veuve Clicquot, Maison Lanson, Maison Ruinart ou a icônica adega Mumm são algumas que aconselhamos você a visitar se quiser se tornar um autêntico enólogo.

Além disso, em cada uma delas você poderá conhecer as peculiaridades de sua elaboração, como as uvas utilizadas, o tipo de garrafa ou seu processo de maturação.

Épernay

Deixamos Reims para trás e vamos para Épernay, a capital da região de Champagne. Esta bela cidade cercada de vinhedos abriga mais de 100 quilômetros de adegas que armazenam milhares e milhares de garrafas desse chamado ouro líquido. Épernay pode se orgulhar de ser o lar de algumas das adegas de champanhe mais famosas do mundo, como Pol Roger, Perrier-Jouët ou Moët & Chandon.

Antiga placa da Moët & Chandon nos vinhedos
Vinhedos Moët & Chandon, em Épernay

Para conhecê-las, basta percorrer a luxuosa Avenida de Champagne, onde poderá mergulhar nas histórias e curiosidades mais surpreendentes da localidade e sua relação com o champanhe. Você sabia que Napoleão foi um dos primeiros e melhores clientes da Moët & Chandon?

Se você está em Épernay, recomendamos que você faça o tour por Épernay, Hautvillers e Mareuil + Adegas Moët & Chandon, para conhecer os vinhedos e adegas de uma das marcas de champanhe mais prestigiosas do mundo.

Hautvillers

Vamos conhecer a tumba de Dom Pérignon! Esta encantadora localidade com alma vitivinícola é uma visita essencial durante qualquer rota do champanhe pela França. Em Hautvillers, especificamente na Abadia de Saint-Pierre, jazem os restos mortais de Dom Pierre Pérignon, um monge beneditino que nesta mesma instituição melhorou a qualidade dos vinhos produzidos pela abadia. Estes eram consumidos pelo próprio Luís XIV!

Paisagem da abadia de Hautvillers e os vinhedos
Abadia de Hautvillers

Apesar de não ter adegas tão importantes como Reims ou Épernay, em Hautvillers encorajamos você a explorar as pequenas adegas locais para descobrir o encanto das empresas familiares que mantêm o laborioso trabalho da videira e a produção de champanhe da forma mais tradicional possível.

Troyes

Uma cidade medieval com uma muralha em forma de rolha de champanhe? Bem-vindo a Troyes! A rota do champanhe pela França nos levará à cidade medieval de Troyes, uma verdadeira pérola da região de Champagne. Aqui, além de contemplar casas do século XVI que mantêm perfeitamente o tipo de construção em madeira típico do campo francês, você poderá desfrutar dos inúmeros vinhedos e das adegas locais que elaboram autênticos tesouros. Garantimos que é um dos segredos mais bem guardados do país.

Casas coloridas de madeira em Troyes
Casas típicas de Troyes

Côte des Bar

Finalmente, viajamos para o sul para visitar Côte des Bar, uma cidade que deve sua reputação ao champanhe aqui elaborado. A cidade está rodeada de encostas repletas de vinhas nas quais, em qualquer altura do ano que viaje, poderá aprender com os viticultores e com o seu trabalho tanto no campo como nas suas adegas. O toque final na nossa rota de champanhe pela França!

Panorâmica de uma dia ensolarado em Côte des Bar
Vinhas da Côte des Bar

Más en
COMPÁRTELO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Le informamos de que sus datos personales son tratados por CIVITATIS en las condiciones que se indican a continuación:

Lo más leído #França