O que fazer em Verona: 10 atrações imperdíveis na cidade

Você sabia que a praça mais amada da Itália fica em Verona? Mas não só isso: esta deslumbrante cidade possui inúmeras atrações únicas no mundo. Se você está curioso para descobrir o que fazer em Verona, basta continuar lendo nosso guia.
Uma arena romana bem preservada, uma fortaleza renascentista e uma varanda muito famosa. Estes e muitos outros monumentos aguardam por você em nosso itinerário assinado pela Civitatis, perfeito também para explorar a cidade!

1. Arena de Verona
O monumento mais famoso da cidade, e o primeiro item da nossa lista do que fazer em Verona, é provavelmente também o primeiro com que você irá se deparar. A Arena de Verona está entre as mais bem preservadas do mundo, tendo passado por restaurações desde a Idade Média. Os vestígios desse esplêndido anfiteatro certamente valem uma visita.
As amplas escadarias levam ao topo desse colosso de pedra, de onde se pode desfrutar de uma vista deslumbrante de toda a cidade vêneta. E se a história é a sua paixão e uma simples visita à arena não for suficiente, reserve nossa visita guiada à Arena de Verona, na qual um guia especializado contará a você os detalhes históricos mais interessantes. Um plano obrigatório na lista do que fazer em Verona!

2. Ponte Scaligero
Se você conhece um pouco da história de Verona, certamente já ouviu falar da Ponte Scaligera, uma obra audaciosa de engenharia medieval. Ela leva o nome da grande família que governou Verona por muito tempo: os della Scala.
Também é chamada de ponte de Castelvecchio, devido à fortaleza à qual está conectada, que veremos no próximo parágrafo. A estrutura é impressionante, composta por três grandes arcos massivos, fortificados e com ameias. Reserve um tempo para atravessá-la e apreciar a vista do Ádige!

3. Castelvecchio
Verona nasceu nas margens do Ádige, e por isso está repleta de belas pontes do século XIV. Uma dessas pontes, como vimos, é a ponte de Scaligera, que conduz ao castelo de Verona, Castelvecchio, lar do museu homônimo. Um plano imperdível do que fazer em Verona!
O castelo possui um caminho que pode ser percorrido nas muralhas externas. Ao se inclinar sobre as ameias, você poderá desfrutar da vista do centro de Verona e do rio Ádige. Uma visão incrível! Dentro do museu, por sua vez, você encontrará uma vasta coleção de obras de arte italianas e internacionais.

4. Porta Borsari
A poucos passos das principais atrações do centro, ergue-se uma das portas mais antigas da cidade. Trata-se de Porta Borsari, uma imponente entrada romana do século I d.C. O nome atual, que significa “mercador de bolsas”, vem dos soldados que, na época medieval, paravam os viajantes para cobrar impostos e pedágios.
Dessa imponente porta, hoje resta a fachada em pedra branca, disposta em três andares, com um total de 13 metros de altura. A partir dela, acessa-se diretamente o Corso Portoni Borsari, uma das ruas de compras de Verona, além de ser sede de diversos edifícios históricos.
Se você reservar o nosso tour gastronômico de Verona, começará da Porta Borsari, descobrindo os sabores da cidade de Scaligera. Continuando pela rua, você também encontrará pequenos tesouros escondidos, como a igreja de San Giovanni in Foro.

5. Piazza delle erbe
Antigamente, aqui ficava o Fórum Romano, e desde então a função dessa praça nunca mudou. Ponto de encontro dos principais monumentos da cidade, além de ser sede de um mercado onde se encontram produtos gastronômicos e artesanais, a Piazza delle Erbe é a praça mais amada da Itália. Claro, um ponto obrigatório da nossa lista do que fazer em Verona para visitar.
Entre os monumentos mais bonitos, os maiores destaques são a Torre dei Lamberti, com seus 84 metros de altura, a fonte da Madonna Verona, bem no centro da praça, e a Casa Mazzanti, um antigo palácio renascentista decorado nas paredes externas com refinados afrescos ainda bem visíveis.

6. Casa da Julieta
“Duas famílias, ambas iguais em dignidade, na bela Verona, onde situamos nossa cena”. A trágica história de amor de Romeu e Julieta, criada pela brilhante mente de Shakespeare, foi ambientada justamente nessa cidade do Vêneto. Se você não tem certeza do que fazer em Verona e levar apenas uma recomendação deste blog, que seja esta: a casa de Julieta Capuleto é imperdível.
Perto da Piazza delle Erbe, este edifício do século XII pertencia a uma família com o sobrenome “dal Capello”. Devido à semelhança, acredita-se que tenha sido a inspiração para o dramaturgo inglês. No entanto, é preciso dizer que a famosa sacada só foi construída no século XX. Você pode descobrir toda a história em nossa visita guiada por Verona.

7. Piazza dei Signori
O próximo item da nossa lista do que fazer em Verona é a Piazza dei Signori, o coração político da cidade. Este espaço era conhecido como a sala de estar de Verona, e pode ser acessado por diversas passagens, todas ornamentadas por encantadores arcos. A praça é decorada com estátuas de cidadãos ilustres, e ao redor dela é possível admirar os palácios da época medieval.
O Palácio da Razão, sede do tribunal na época, depois, a Reggia Scaligera, com sua fachada com ameias, e, por fim, a fascinante Loggia del Consiglio, de estilo renascentista, decorada com estátuas e colunas. No centro da praça, ergue-se a estátua de Dante Alighieri, que viveu aqui por vários anos após o exílio de Florença.

8. Catedral de Verona
O complexo de Santa Maria Assunta, também conhecido como Catedral de Verona, é um exemplo de igreja paleocristã. Trata-se de um conjunto de edifícios antigos, incluindo as igrejas de Sant’Elena e San Giovanni in Fonte. Visitá-lo é como viajar no tempo, e, por isso, está na nossa lista do que fazer em Verona!
O Duomo de Verona é um verdadeiro tesouro repleto de riquezas artísticas e arqueológicas, com pinturas de Tiziano, fontes batismais ricamente decoradas e vestígios de antigas basílicas paleocristãs. Outra preciosidade desse esplêndido complexo é a Biblioteca Capitular, a mais antiga da Europa.

9. Castel San Pietro
Depois, você pode se dirigir à Ponte di Pietra, uma antiga ponte romana de arcos, de onde é possível apreciar outra vista deslumbrante de Verona e do rio Ádige. Se olhar atentamente para o alto, à direita, você verá o próximo item da lista do que fazer em Verona, o Castel San Pietro.
Você pode chegar lá a pé, subindo uma ladeira, ou utilizar uma confortável funicular. Se precisar de um incentivo para encarar a caminhada e fazer um pouco de exercício físico, saiba que ao longo do caminho encontrará os vestígios arqueológicos do Teatro Romano, um dos mais antigos e bem preservados da Itália.

10. Basílica de São Zeno
Entre todas as paradas deste guia sobre o que fazer em Verona, a basílica de São Zeno é a única localizada na região oeste da cidade. No entanto, vale a pena uma visita, pois abriga belíssimas obras de arte.
Entre elas, destaca-se a Pala de San Zeno, o retábulo da basílica, do pintor renascentista Andrea Mantegna, uma deslumbrante composição pictórica que domina a abside de um complexo realmente grandioso, dividido em três níveis. Uma construção de imenso valor histórico que certamente vai deixar você sem fôlego!

O que fazer em Verona em um dia
Boa parte deste guia inclui atrações relativamente próximas e fáceis de chegar a pé. No entanto, algumas delas, como o Castel San Pietro e a Basílica de São Zeno, podem estar um pouco fora de mão para serem visitadas em um único dia.
Portanto, se você planeja explorar Verona com calma em até 8 horas, incluindo eventuais visitas guiadas, recomendamos focar nas principais atrações do centro. Entre os pontos imperdíveis estão: Arena de Verona, Castelvecchio, Piazza delle Erbe, Casa de Julieta e Duomo.

Como chegar ao centro de Verona
No centro da cidade não é possível estacionar gratuitamente, e há várias zonas de tráfego limitado em funcionamento. No entanto, em dias de feriado, é permitido estacionar gratuitamente nas vagas normalmente pagas, delimitadas por faixas azuis.
Nos arredores do centro, há diversos estacionamentos gratuitos. Um exemplo é o de Porta Guarini, que fica próximo à Porta Nuova, a via que leva diretamente à Arena de Verona, a primeira parada desta lista sobre o que fazer na cidade.
Se não quiser perder tempo procurando vaga, outra opção é pegar o trem e desembarcar na estação central, que também fica próxima da Porta Nuova. De lá, o centro está a cerca de quinze minutos a pé.

Há realmente muito o que fazer em Verona. Por isso, jamais diríamos que este artigo é completo. Nosso objetivo é oferecer uma base para que você possa começar a descobrir o melhor que a cidade scaligera tem a oferecer.
Afinal, estamos aqui para tornar sua próxima viagem ainda mais especial, com as melhores atividades, visitas guiadas e passeios da Civitatis. Em nosso catálogo, você encontrará as mais diversas experiências e atividades para fazer em Verona, desde degustações até tours panorâmicos. Assim, essa cidade não terá mais segredos para você!