Os 10 melhores mercados de Natal na Europa

Budapeste, Viena, Tallinn, Bruxelas… São cidades que, entre os meses de novembro e janeiro, abrigam os melhores mercados natalinos da Europa. Nessa época, suas ruas se enchem de luzes, árvores de Natal, guirlandas e bancas entre as quais você pode passear e desfrutar do ambiente festivo com todos os sentidos. Aromas, cores e sabores que o farão entrar no verdadeiro espírito natalino e que você não pode perder se viajar para esses destinos durante essas datas.
1. Basileia (Suíça), um Natal com muito sabor
O mercado natalino de Basileia foi escolhido em diversas ocasiões como o melhor da Europa por diferentes organizações internacionais de turismo e, também, pelos próprios viajantes. As praças de Barfüsserplatz e Münsterplatz são decoradas para o Natal com luzes, guirlandas e abetos iluminados entre os quais você pode encontrar postos de comida e artesanato. Tudo isso como o toque elegante que caracteriza às cidades para conhecer na Suíça.
Além de concertos e atividades para crianças, no mercado natalino de Basileia podem ser encontradas delícias como queijos suíços, pães de especiaria ou salsichas assadas e doces típicos como o Basler Läckerli.

Caso você queira desfrutar da decoração de outras cidades próximas como Zurique ou Berna, recomendamos comprar o Swiss Travel Pass. Esse cartão de transporte oferece viagens ilimitadas nos trens, ônibus e barcos de todo o país.
2. Budapeste (Hungria), magia em estado puro
A praça em frente à basílica de São Estêvão se transforma em um cenário de luzes douradas e decoração natalina entre os meses de novembro e começo de janeiro. O meio da praça é ocupado por uma enorme árvore de Natal com luzes coloridas que se ergue imponente sobre os postos de comida húngara e artesanatos. A beleza do mercado de Budapeste fez com que ele fosse considerado como um dos melhores mercados de Natal da Europa.

Por outro lado, a Ópera de Budapeste costuma receber nessas datas o recital O Quebra-Nozes, uma das melodias que mais tocam em muitos filmes de Natal. Você vai perder? Lembre-se de reservar os ingressos com tempo, já que se esgotam facilmente. Além desse plano inesquecível, recomendamos também consultar a seleção completa da Civitatis de excursões, visitas guiadas e atividades em Budapeste.
3. Manchester (Reino Unido), um dos mercados natalinos mais desconhecidos
O centro histórico de Manchester é a decoração perfeita para um dos mercados de Natal mais bonitos da Europa. A cidade se enche de centenas de casinhas de madeira que oferecem comida, bebida e artesãos locais. No total, mais de 350 casinhas se distribuem em diferentes pontos do centro urbano, expandindo, assim, o espírito de Natal por toda a cidade. Para muitos, é um dos melhores lugares para viver essa data festiva em todo o Reino Unido.

Além disso, você pode aproveitar a viagem para mergulhar ainda mais em sua história e monumentos participando de um free tour por Manchester ou adquirindo o Manchester City Pass, um cartão turístico que inclui o acesso a diversas atrações da cidade.
E se isso for pouco para você, leve em conta que a cidade se encontra conectada por trem com a capital em um trajeto que dura menos de duas horas. Dessa maneira, se você se organizar bem, poderá inclusive ir até lá para desfrutar de Londres no Natal. O que mais podemos pedir?
4. Poznan (Polônia) e seu curioso e gélido festival
Poznan é uma encantadora cidade situada às margens do rio Varta, no oeste da Polônia. Entre as praças do Mercado Velho e a da Liberdade se estabelece todos os anos um dos melhores mercados de Natal da Europa. Além de encontrar casinhas de madeira com gastronomia e artesanato, o centro histórico de Poznan costuma receber um festival anual de esculturas de gelo.

Outro dos pontos destacados do mercado natalino de Poznan é a roda-gigante da praça da Liberdade. Ao subir nela, você terá uma vista mágica da cidade coberta com luzes douradas.
5. Viena (Áustria), um dos melhores mercados de Natal da Europa
“A Magia do Advento em Viena”, assim se chama o mercado natalino que transforma o centro de Viena em um cenário de filme com casinhas natalinas de oficinas, comida e bebidas quentes. Nada como passear entre seus postos desfrutando do ambiente festivo e da iluminação da romântica capital da Áustria.

E, se você estiver na cidade por vários dias, aconselhamos reservar também a excursão a Salzburgo. Essa cidade, famosa por aparecer no famoso filme A Noviça Rebelde, conta também com mercados muito bonitos e até um museu natalino. Sem dúvida, é outro dos destinos para visitar no Natal!
6. Bruxelas (Bélgica), ambiente agradável e cores vivas
A capital belga também tem um nome para designar seu mercado natalino: Winter Wonders. E não é para menos, já que todas as maravilhas de Natal se reúnem entre a esplêndida Grand Place e outros espaços do centro de Bruxelas. Além das luzes e música, há rodas-gigantes, exposições e pistas de patinação no gelo. Bruxelas é um lugar imperdível no Natal!
Todos os anos a Grand Place de Bruxelas oferece um espetáculo de música e video mapping muito especial. Esse show é totalmente gratuito e costuma acontecer entre as 17:00 e as 22:00 horas a cada 30 ou 60 minutos, dependendo da data.

Além disso, apesar de ser uma cidade muito turística, o ambiente não fica tumultuado. Por isso, é um destino ideal para uma viagem rápida sem aglomerações. Para aproveitar esse lugar ao máximo, nada melhor do que subir a borde desse ônibus natalino de Bruxelas.
7. Trier (Alemanha), pequenas doses de Natal
Todos os anos, a catedral de Trier se enche de postos que oferecem desde salsichas, doces e vinho quente, ou gluehwein, até espetáculos de marionetes. Tudo isso rodeado pelo sedutor entorno medieval dessa cidade alemã. Você ficará encantado com seus edifícios com telhados de ardósia iluminados com luzes natalinas.

Embora pertença à Alemanha, muitos turistas chegam à cidade reservando uma excursão a Trier saindo de Luxemburgo. Ambas as cidades vivem a temporada do Advento com muita alegria e cor e estão separadas a menos de uma hora de distância, seja pela estrada ou ferrovia.
8. Dresden (Alemanha), um mercado natalino imprescindível na Alemanha
A Alemanha é a campeã dessa lista de melhores mercados natalinos da Europa. O segundo mercado do Advento que vale a pena conhecer nesse país é em Dresden. Você sabia que é um dos mais antigos do continente? Estamos falando do Striezelmarkt, cuja celebração remonta ao século XV, e acontece na praça de Altmarkt.

9. Tallinn (Estônia), para os amantes do frio e da neve
O mercado natalino de Tallinn recebeu o prêmio de mais bonito da Europa em 2019. O centro histórico medieval da capital da Estônia é um cenário perfeito para abrigar um dos melhores mercados de Natal da Europa.

Passear por suas ruas de paralelepípedos é como se transportar a uma aldeia de conto de fadas, onde não parece impossível se encontrar com um duende natalino em uma de suas esquinas. Com um pouco de sorte, você poderá desfrutar desse lugar em um dia de neve. O que mais se pode pedir?
Se você não quer voar para Tallinn, mas está no sul da Finlândia, não deixe passar a oportunidade de dar um pulinho do outro lado do mar Báltico para explorar este mercado de Natal. Para isso, você pode reservar a excursão à Tallinn saindo de Helsinki.
10. Madeira (Portugal), um Natal com temperaturas agradáveis
Diferente, assim é o mercado natalino da Madeira. Lá, você não encontrará flocos de neve nem telhados brancos típicos do continente europeu, mas esse mercado se destaca por ser o mais iluminado do continente, de acordo com o ranking The Best European Destinations. Em seus postos, é possível encontrar flores, comida e artesanato, além de grupos folclóricos e cantores de músicas natalinas. É o Natal no meio do Atlântico!

As temperaturas médias na Madeira costumam ser mais agradáveis do que as que encontramos em outras regiões da Europa, que ficam em torno de 13º e 17º C. Ainda que seja necessário um casaco nessas datas, o clima é muito diferente do ambiente invernal do resto da Europa. Ideal para os turistas que querem fugir do calor brasileiro e curtir um Natal mais friozinho, mas não querem o clima extremo.
Se você optar por viajar para esse destino, pode ser que o nosso guia do que fazer na Madeira seja bastante útil. Explore um itinerário de vários dias para organizar a sua viagem.
Quando começam os mercados de Natal na Europa?
Ainda que cada país tenha suas próprias datas de abertura dos mercados natalinos, certamente na última semana de novembro todos os principais mercados da Europa já estão funcionando. Algumas cidades grandes ou destinos populares, como Londres ou Viena, decoram-se com luzes e começam a abrir seus mercados natalinos algumas semanas antes dessas datas.
Como dica, recomendamos que você visite os sites oficiais das prefeituras e dos postos de turismo de seus destinos favoritos para saber quando começa a temporada de Natal. Às vezes, você encontrará datas de anos anteriores, pois elas não costumam ser atualizadas até setembro ou outubro de cada temporada, mas isso lhe dará uma ideia e o ajudará a planejar sua viagem.

Também recomendamos que você observe o encerramento dos mercados de Natal. Em muitos países europeus, as decorações começam a ser retiradas depois de 25 de dezembro, enquanto em outros, como os mercados de Natal na Espanha, elas permanecem até cerca de 6 de janeiro. Depois de ter tudo isso em mente, só resta uma coisa a fazer: decidir seu destino, reservar as melhores atividades e planos com a Civitatis e viajar!