Qual é o melhor waffle de Bruxelas?
Batatas fritas, cerveja, chocolate e, para completar o quarteto da gastronomia da Bélgica, é obrigatório falar do delicioso e irresistível waffle de Bruxelas.
Quando nos perguntamos onde e o que comer em Bruxelas, sempre pensamos nessas quatro especialidades do país. A Bélgica em geral, e Bruxelas, em particular têm muito para oferecer aos seus visitantes e, claro, esse quarteto fantástico é uma de suas principais atrações
No entanto, há uma pergunta que todos os turistas que visitam a capital belga pela primeira vez fazem: Qual é o melhor waffle de Bruxelas? A resposta não é tão fácil quanto possa parecer à primeira vista, mas, na Civitatis, o nosso objetivo é ajudá-lo a responder essa pergunta.
Origem do waffle
Em primeiro lugar, queremos contar um pouco sobre a história do waffle. Certamente você já viu muitas fotos de Bruges, Gent, Antuérpia e outras cidades em Flandres nas quais aparecem as tradicionais bancas de waffles. E sim, é verdade que esse doce nasceu na Bélgica, mas na região francófona da Valônia. Especificamente, foi inventado por um chef confeiteiro da cidade de Liège no século XVIII.
O saber não ocupa lugar, mas está na hora de entrar em ação e revelar qual é o melhor waffle de Bruxelas. Como não há uma resposta única, recomendamos abaixo as variedades mais deliciosas.
Waffle simples
É o mais recomendado para crianças, já que não mancha nem tem nenhum molho ou cobertura que possa sujar as roupas dos pequenos de casa. Consiste em uma porção de massa quente esponjosa por dentro que delicia a gulodice dos adultos e das crianças. É também o tipo mais barato, já que podemos encontrá-lo em qualquer banca de rua de Bruxelas por apenas 3 euros a unidade.
Waffle de açúcar de confeiteiro
Os especialistas em gastronomia não chegam a um consenso se este é o melhor waffle de Bruxelas, mas a verdade é que com o waffle de açúcar de confeiteiro subimos um degrau na hierarquia dessa iguaria. Esses waffles belgas são caracterizados por um sabor doce muito específico que só pode ser alcançado com o açúcar de confeiteiro.
Embora seja um dos waffles mais simples que existem, também é verdade que é um dos mais irresistíveis. Por apenas 5 euros, podemos comprar essa iguaria em qualquer uma das bancas e lojas localizadas em torno da Grand Place de Bruxelas.
Mas se você prefere algo mais, digamos, intenso, e quer saber o que comer com waffle, continue lendo essa deliciosa lista.
Waffle coberto de chocolate
Por favor, que se abstenham os que não se consideram chocolate lovers. Dito isto, a verdade é que o waffle coberto com chocolate quente é um dos mais populares em Bruxelas. A pureza e doçura do cacau belga tornam esses waffles um doce único. Ao comê-los, você notará como o chocolate derrete com a massa no paladar. O resultado? Uma sensação irresistível e muito difícil de explicar que você pode desfrutar a partir de 7 euros.
Waffle de morangos com chantilly
Esse é o waffle dos amantes da confeitaria, também conhecido como waffle gourmet ou até mesmo como o waffle dos waffles. Não há palavras para descrevê-lo. Certamente haverá quem prefira um mais simples e não o considera o melhor waffle de Bruxelas, mas, na nossa opinião, se o paraíso existe, com certeza ele tem uma fonte interminável de waffles de morango com chantilly.
Além da massa quente, do chantilly e do próprio morango, algumas docerias em Bruxelas costumam acompanhar esse waffle belga com uma base de chocolate derretido. Como dissemos, este é para verdadeiros amantes de waffles, que podem desfrutá-lo a partir de 8 euros a unidade.
Outros tipos de waffles
O melhor waffle de Bruxelas também pode ser aquele que você quiser. Muitas bancas na capital belga oferecem aos seus clientes a possibilidade de escolher os ingredientes que querem adicionar ao seu waffle. Os mais solicitados são o kiwi, a pêra e a banana. Se você gosta de pizza de abacaxi, certamente ousará experimentar colocar a sua fruta favorita em um waffle. Bem, para falar a verdade, temos de confessar que em Bruxelas, efetivamente, também encontramos waffles com abacaxi. Duvida? Confira a foto!
Onde comprar os melhores waffles de Bruxelas?
Existem duas opções: a fácil e a “belga”. A primeira consiste em ir para as bancas mais turísticas localizadas nas Galerias Saint Hubert, na Rue de la Colline, na Rue de l’Etuve e outras áreas ao redor da Grand Place e do Manneken Pis, onde você encontrará diversas opções da gastronomia da Bélgica para provar.
A outra opção, que chamamos de “belga”, consiste em ir àqueles lugares em Bruxelas onde a população local compra os waffles. O primeiro é a confeitaria Maison Dandoy Sablon, localizada na Rue de Rollebeek. A propósito, muito perto de lá também fica o Friture de la Chapelle, um dos melhores lugares em Bruxelas para comprar batatas fritas, longe das bancas mais turísticas. E sim, nessa banca, localizada ao lado da igreja de Notre-Dame de la Chapelle, além de batatas, você também pode comprar kebabs, durums e espetos de carne.
Mas espere aí, que estamos desviando do tema. Outro dia falaremos sobre os melhores lugares para comer batatas fritas em Bruxelas. Quanto aos waffles, outro lugar onde os belgas costumam comprá-los é a confeitaria Vitalgaufre, localizada na central Rue Neuve.
Outra dica: visite Bruxelas em um 21 de julho, o Dia Nacional da Bélgica. Nesse dia, a Rue de la Régence fica cheia de bancas de waffles e batatas fritas muito populares entre os belgas e pouco conhecidas pelos turistas.
Tours por Bruxelas
E, finalmente, se deseja experimentar uma explosão de sabores em sua passagem pela capital belga, recomendamos fazer um tour gastronômico por Bruxelas. Bon appétit!