Os 10 vulcões mais perigosos do mundo
O planeta Terra está repleto de aberturas na sua crosta terrestre que estão conectadas a uma câmara de magma. Se você não sabe quais são os vulcões mais perigosos do mundo, nós da Civitatis iremos lhe contar! Você sabia que convivemos com mais de 1.500 vulcões em estado ativo?
Como catalogar um vulcão como perigoso?
Primeiramente, você sabe como definir um vulcão? São estruturas geológicas que ligam o interior da terra com o exterior, a maioria deles em regiões onde as placas tectônicas se encontram. Quando eles entram em erupção, muitas vezes após longos períodos de “descanso”, diversos materiais podem ser expelidos por essa abertura: magma, gases, cinzas e muitos outros.
Essas características podem definir quão perigoso um vulcão é considerado, mas também entram em jogo outros fatores, relacionados principalmente com a localização do vulcão. Por exemplo, é necessário considerar se há população que vive nos arredores, o histórico de erupções desse vulcão ou se a erupção pode causar um deslizamento, tsunamis ou outros desastres naturais. Também existem vulcões submarinos, que podem ser perigosos quando é liberado dióxido de carbono na água.
Se você quer descobrir quais são os acidentes geográficos mais imponentes e extraordinários do mundo, não deixe de ler este post. Vamos lá!
1. Eyjafjallajökull, o vulcão islandês
O vulcão Eyjafjallajökull é um titã de mais de 1.600 metros de altitude situado em uma geleira e, o mais incrível, está em atividade há 8.000 anos! Considerado o maior vulcão do mundo, ele já entrou em erupção várias vezes ao longo dos séculos. Destaca-se a de 2010, cuja nuvem de cinzas vulcânicas durou vários dias e causou o cancelamento de vários voos na Europa.
Se você quer conhecer essa grande montanha, recomendamos realizar uma rota pela costa sul da Islândia.
2. O mitológico Popocatépetl, um dos vulcões mais perigosos da América Latina
Entre Puebla e Cidade do México fica o vulcão Popocatépetl, uma montanha colossal de 5.400 metros que entrou em erupção em 2019. Reza a lenda que nesse lugar eram praticados rituais pré-hispânicos para fins diferentes. Além do mais, o “Popo”, como também é chamado, é um dos vulcões ativos mais perigosos da América Latina.
Se você quer conhecer as suas histórias e aprender mais sobre os rituais e lendas relacionadas com o vulcão, não perca a trilha pelo Parque Nacional Izta-Popo Zoquiapan.
3. A princesa Iztaccíhuatl, um vulcão perigoso inativo
Outro dos vulcões mais perigosos do mundo fica no Parque Nacional Izta-Popo Zoquiapan: o Iztaccíhuatl. De acordo com a lenda, os dois gigantes que coroam essa incrível paisagem natural representam dois amantes indígenas que tiveram uma história de amor trágica.
O Izta não é um vulcão ativo perigoso e tem o aspecto de uma montanha. Você quer vê-lo bem de perto? Se você está em Puebla ou Cholula, esta trilha é perfeita para desfrutar de vistas incríveis dos vulcões.
4. Monte Vesúvio, o vulcão mais perigoso do mundo
O Monte Vesúvio é a zona vulcânica mais povoada do mundo inteiro, apesar das várias erupções da sua famosa cratera. Esse lugar é conhecido pelo infame evento de 79 d.C., a história do sepultamento da cidade de Pompeia e parte de Herculano. Você sabia que os gregos e os romanos acreditavam que esse era um lugar sagrado dedicado a Hércules?
Se você é um apaixonado pela história da Itália e quer saber mais sobre esse evento histórico, além de ver os vestígios soterrados pelo magma de um dos vulcões mais perigosos do mundo, não hesite em fazer uma trilha pelo Vesúvio e seus arredores.
5. Antiga ilha Sakurajima
O estratovulcão Sakurajima é um gigante japonês que, devido a uma grande explosão no começo do século XIX, passou de ser uma ilha para fazer parte da península de Ōsumi. É um lugar muito turístico no Japão e, graças ao seu solo tão fértil, é o lugar onde crescem os rabanetes chineses mais grossos do mundo. Além do mais, esse lugar serviu de inspiração para filmes como The Wrath of the Gods.
6. Vulcão Taal, entre lagos e ilhas
Em pleno lago Taal das Filipinas fica o vulcão homônimo. Dentro da sua cratera existe outro lago e, dentro desse lago, uma ilha chamada Vulcan Point. Incrível, verdade? Desde o século XVI foram registradas 33 erupções repletas de sulfetos, por isso não é nenhuma surpresa que o Taal seja considerado um dos vulcões mais perigosos do mundo. Os cientistas monitoram o seu estado constantemente para evitar desastres naturais. Se você está em Manila de férias, não perca a oportunidade de contemplar essa impressionante formação geográfica com uma excursão a Tagaytay Ridge..
7. Monte Fuji, símbolo do Japão
O monte Fuji é o pico mais alto do país e um dos seus símbolos mais famosos. Milhares de alpinistas de todas as partes do mundo visitam esse lugar todos os anos para escalar até o topo do gigante de 3.776 acima do nível do mar. A sua importância é tamanha que o pintor Hokusai criou uma séria chamada 36 vistas do monte Fuji. Ficou interessado? Com esta excursão saindo de Tóquio, além de visitar o monte Fuji, você conhecerá o belo lago Ashi.
8. O Etna “acordou”
A circunferência basal do vulcão é de 140 quilômetros e é a montanha italiana mais alta do sul dos Alpes, com 3.324 metros, além de ser o maior vulcão da Europa. As suas características são tão impressionantes que em 2013 foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Além do mais, esse vulcão que fica na região de Taormina é um dos montes mais atrativos do mundo, já que está rodeado por terras de solo fértil repletas de vinhedos e plantações.
Você sabe quando foi a última erupção do vulcão Etna? Depois de cerca de dois anos de inatividade, ele voltou a acordar na noite do dia 13 para o dia 14 de agosto de 2023. Essa erupção recente lançou cinzas sobre a cidade, provocando o fechamento do seu aeroporto. Antes desta erupção, a última atividade havia sido no início de 2021. Não é à toa que ele é considerado o vulcão mais ativo da Europa.
9. Paricutín, nove anos de atividade
Na lista de vulcões mais perigosos do mundo, não poderia faltar o Paricutín, uma grande montanha do México. Em 1943, um habitante sentiu a terra tremer e avisou o restante de moradores do povoado para que todos pudessem escapar. A forte explosão de gases enterrou para sempre Paricutín e San Juan Paragaricutiro. Você sabe durante quanto tempo esse vulcão permaneceu ativo? 9 anos, 11 dias e 10 horas. Assustador!
Se você quiser conhecer essa paisagem, pode fazer uma excursão ao vulcão Paricutín para conhecer os vestígios desse povoado destruído pela lava. Você sabia que, depois de nove anos de atividade, a igreja de Paragaricutiro ainda conserva a sua fachada original e seu campanário?
10. O Teide, a joia das Ilhas Canárias
A montanha vulcânica do Teide torna a ilha de Tenerife a 10ª mais alta do mundo inteiro. Apesar de que a sua última erupção tenha sido em 1789, existem muitas fumarolas ao longo da formação que ainda emitem gases. Uma das plantas mais características que florescem no solo desse estratovulcão é a violeta do Teide, uma bela flor endêmica das Canárias.
De acordo com as lendas dos povos nativos das Canárias, conhecidos como guanches, essa cratera era a entrada do inferno! Se você está em Tenerife e gosta de aventuras desafiantes, faça o tour de quadriciclo saindo do sul da ilha até o vulcão. Adrenalina pura!
Mais curiosidades sobre vulcões
Você sabe qual é o vulcão mais alto do mundo? É o vulcão Ojos de Salado, localizado na fronteira entre o Chile e a Argentina. Com 6.893 metros de altitude, esse estratovulcão pertencente à cordilheira dos Andes e também é a montanha mais alta, não apenas do Chile, mas Hemisfério Sul. Seu nome se deve aos pequenos “olhos” que se formam nos seus glaciares que, na verdade, são enormes depósitos de sal.
E qual é o maior vulcão no mundo? É o Mauna Loa, que fica no Havaí. Esse gigante hiperativo, com mais de 33 erupções registradas desde 1843, se estende por mais cinco mil quilômetros quadrados. E, se ainda há dúvidas de que esse é o maior vulcão do mundo, seu nome em havaiano significa “montanha longa”.
Há vulcões perigosos em Portugal?
Apesar de não contar com nenhum vulcão perigoso, em Portugal há vulcões! Nenhum deles está localizado no território continental, mas há vulcões nos Açores e na Madeira. São nove no total e sete deles ainda são considerados ativos. O mais alto deles é o vulcão de Água de Pau, na ilha de São Miguel e, na sua caldeira, fica a Lagoa do Fogo.
adorei a experiência!!
Muito obrigado por suas palavras, ficamos felizes que tenha gostado de ler este artigo!
Faltou informar a altitude de alguns vulcões.
Agradecemos imensamente seu feedback. Levaremos em conta a sua opinião e, nas próximas postagens, ampliaremos as informações sobre esse tópico. Mais uma vez, obrigado por sua sugestão!
Nossa não acredito