Os 7 melhores lugares para viajar sozinho

Para alguns, viajar sem companhia é a melhor maneira de conhecer o mundo. Você pode seguir seu próprio itinerário, visitar museus à vontade e, realmente, ser a pessoa que deseja ser. Hoje, na Civitatis, selecionamos os melhores lugares para viajar sozinho, com base nas experiências e opiniões da nossa equipe apaixonada por explorar o mundo. Não importa se você é um viajante experiente ou se está querendo desbravar o mundo sozinho pela primeira vez, nós vamos te ajudar com tudo o que você precisa!
1. Colômbia
A Colômbia, um destino turístico em ascensão, tem se destacado entre os favoritos dos viajantes por ser um dos melhores lugares para viajar sozinho. Com uma rica cultura, praias espetaculares, culinária incrível e muito mais, não é surpresa que essa joia latino-americana esteja recebendo cada vez mais reconhecimento.
Medellín
Conhecida como Cidade da Eterna Primavera (com uma temperatura média de 22°C durante todo o ano), Medellín é o principal destino da Colômbia para viajantes sozinhos e nômades digitais. Por toda a cidade, você encontrará excelentes opções de hospedagem preparadas para turistas.

O que mais se destaca em Medellín é o fato de ter mantido seu toque cultural e seu charme autêntico. A maioria dos viajantes se restringem aos bairros de Poblado, Envigado e Laureles, embora haja muitos distritos para explorar.
Uma parte fascinante da cidade que definitivamente vale a pena visitar é a Comuna 13, uma área que já foi considerada a mais perigosa do mundo, mas passou por uma transformação impressionante e agora é comumente frequentada por turistas, principalmente para ver sua maravilhosa arte de rua. Para percorrer todos os recantos deste incrível local, lhe recomendamos realizar este free tour pela Comuna 13.
Se você quiser ter um panorama mais geral da cidade e conhecer os principais pontos de interesse, não pode deixar de reservar este free tour por Medellín.

Além disso, Medellín faz parte da região de Antioquia, a qual oferece uma grande variedade de roteiros fantásticos de um dia. Nossa favorita é a excursão a Guatapé, que inclui uma parada em El Peñón de Guatapé, um incrível monólito de 200 metros, que você poderá escalar até o topo para desfrutar de vistas incríveis do Reservatório El Peñol. Não perca!
- Veja mais tours e atividades em Medellín.
Cartagena das Índias
Outro lugar para viajar sozinho que você não pode deixar de visitar se estiver na Colômbia é Cartagena das Índias, localizada a aproximadamente uma hora de voo de Medellín. Além de ter belas praias de areia branca e estar localizada na costa caribenha, essa cidade histórica possui algumas das arquiteturas coloniais mais bem preservadas do continente.
Fazendo este free tour pelo centro histórico e pelo bairro de Getsemaní, você terá contato com essa parte da cidade e aprenderá tudo sobre alguns dos marcos e monumentos mais famosos de Cartagena das Índias.

Aproveitando que é uma cidade portuária, você também pode conhecer do mar os pontos de destaque fazendo um passeio de barco com as luzes do entardecer ou, se você gosta de música divertida, não pode perder a festa de barco pela ilha Cholón, a ilha mais animada do Caribe colombiano.
Há diversas opções de lazer e entretenimento regados de cultura e história nessa cidade do Caribe colombiano. Quer saber mais? Neste artigo, listamos 12 atrações imperdíveis para fazer em Cartagena das Índias.
- Veja mais tours e atividades em Cartagena das Índias.
2. Tailândia
A Tailândia é o segundo país na nossa lista dos melhores lugares para viajar sozinho, já que oferece uma vasta gama de experiências a preços bastante acessíveis.
Bangkok
Mercados movimentados, street food deliciosa, templos ornamentados e uma das vidas noturnas mais agitadas do mundo. Bangkok é o paraíso para quem quer viajar sozinho!
Se você nunca visitou esta cidade antes, recomendamos que suba a bordo do ônibus turístico de Bangkok, que irá levá-lo à maioria das principais áreas e pontos de referência da cidade, incluindo a Chinatown, o Wat Pho e ao Buda de Ouro. E, sem sombra de dúvida, vale a pena reservar um tempo para fazer um tour pelo Grande Palácio, um dos tesouros arquitetônicos do país.

Bangkok também é um lugar de referência das artes marciais, então se você está organizando seu itinerário nesta cidade porque é amante dessas atividades, reserve esta aula de muay thai que lhe permitirá praticar o esporte tailandês por excelência e aprender vários elementos da cultura tradicional, como a dança Wai Khru.
- Veja mais tours e atividades em Bangkok.
Phuket
Se você não se sente à vontade em cidades grandes, não se preocupe. A apenas 90 minutos de voo de Bangkok, encontra-se Phuket considerado um dos melhores lugares para viajar sozinho.

Em Phuket, que abriga algumas das paisagens naturais mais incríveis do mundo, você poderá relaxar em uma das mais de 30 praias da ilha, andar de jet ski na Baía de Phang Nga, visitar um santuário de elefantes e muito mais.
- Veja mais tours e atividades em Phuket.
3. Grécia
A Grécia é o seguinte destino da nossa lista de melhores lugares para viajar sozinho. Seja para tirar uma selfie no topo da Acrópole, provar um delicioso souvlaki ou fazer uma trilha por florestas exuberantes, a Grécia merece estar no seu próximo itinerário.
Atenas
O que dizer sobre Atenas que já não tenha sido dito antes? Nesta cidade histórica e agitada, há muito para explorar e fazer. Obviamente, nenhuma viagem à capital grega fica completa sem uma visita à Acrópole de Atenas, lar do mundialmente famoso Partenon.

No entanto, o que torna Atenas um destino ideal para viajar sozinho é a hospitalidade! Seja desfrutando da vida noturna na rua Kolokotroni ou simplesmente comendo em um restaurante tradicional, você certamente experimentará a famosa hospitalidade grega ao conversar com os moradores locais. E se estiver precisando de inspiração para montar seu roteiro, não deixe de conferir nossa lista das 10 melhores atividades para fazer em Atenas.
- Veja mais tours e atividades em Atenas.
Ilhas gregas: viaje de ilha em ilha!
Se tomar sol faz mais o seu estilo, viajar pelas ilhas da Grécia é provavelmente a melhor opção para você. Você sabia que o país possui mais de 6.000 ilhas distribuídas em 7 arquipélagos? Impressionante!

Santorini, Mykonos, Naxos, Paros e Rodes são os lugares para viajar sozinho que consideramos mais populares. Levando em conta que cada ilha oferece algo diferente, a alternativa perfeita e mais fácil de conhecê-las é com esta excursão de 7 dias às ilhas gregas, que inclui paradas em Santorini, Paros e Naxos.
4. Japão
Para os viajantes em busca de autodescoberta e exploração, o Japão pode ser sua melhor escolha. Com uma mistura fascinante de tradições antigas e modernidade de vanguarda, a “Terra do Sol Nascente” não irá decepcioná-lo. Com seu baixo índice de criminalidade, a famosa hospitalidade e o eficiente sistema de transporte público, o Japão é um excelente lugar para viajar sozinho pela primeira vez ou para aqueles que já são experientes.
Tóquio
É muito provável que você chegue ao Japão por algum aeroporto localizado em Tóquio, e seria quase um ultraje não aproveitar ao máximo essa incrível cidade. Polo cultural, lar de festas alegres e coloridas, arranha-céus impressionantes, templos históricos, gastronomia de nível internacional e muito mais. O que Tóquio não tem?

Esta cidade conta com uma vida noturna muito peculiar que você deve conhecer e, para isso, lhe recomendamos visitar o Harmonica Yokocho em Kichijoji. Esse distrito abriga uma grande variedade de pequenos estabelecimentos espalhados uns sobre os outros, com vários bares e restaurantes de moda, tornando-o uma área de encontro para turistas e moradores locais.
Outro distrito organizado de forma semelhante ao anterior e que é ideal para viajantes sozinhos é o Shinjuku Golden Gai. Kampai! Se você quer conhecer essa a animada noite de Tóquio, reserve este Tokyo Pub Crawl, durante o qual você experimentará algumas bebidas tradicionais e poderá fazer novos amigos ao longo do caminho.

Mas, se você prefere as atividades mais culturais, definitivamente vale a pena conhecer a cidade fazendo um passeio de ônibus turístico, que irá levá-lo aos principais templos, jardins e outros pontos de referência de Tóquio, dando-lhe a oportunidade de explorar aqueles que lhe despertem maior interesse! Se você quiser mais atividades para completar seu itinerário, dê uma olhada nas atividades mais curiosas de Tóquio.
Veja mais tours e atividades em Tóquio.
Região de Kansai
Se estiver organizando sua viagem para o Japão, lhe recomendamos que você faça uma visita à região de Kansai. Essa área, inclui as impressionantes cidades de Kyoto, Osaka e Nara, entre outras, e que podem ser visitadas usando o Kansai Travel Pass.
Mas por que essa região está na nossa lista de lugares para visitar sozinho? Kyoto é um exemplo perfeito. É uma das cidades mais populares do Japão, considerada a capital cultural do país. Isso porque a cidade não sofreu destruição em grande escala durante a Segunda Guerra Mundial, mantendo a maior parte de sua arquitetura tradicional.

Quando estiver lá, não deixe de visitar o Templo Kiyomizu, um dos marcos mais emblemáticos do Japão. Mas Kyoto não se limita apenas a culturas e templos; a cidade é também famosa por sua deliciosa gastronomia. A área de Gion, por exemplo, é lar de diversos restaurantes de classe mundial e é um local onde você pode ver as gueixas indo e vindo do trabalho.
5. Irlanda
Conhecida como a terra das cem mil boas-vindas, a Irlanda é famosa em todo o mundo por sua maravilhosa hospitalidade e sua rica cultura de pubs, tornando-a um destino ideal para se aventurar sozinho. Dito isso, se beber nos pubs não for a sua praia, a Irlanda oferece uma ampla gama de experiências culturais e algumas das paisagens mais deslumbrantes do mundo. Bem-vindo ao quinto melhor lugar para viajar sozinho da nossa lista!
Dublin
A maioria dos visitantes começa sua exploração da Ilha Esmeralda pela capital do país: Dublin. Com uma longa tradição literária, muito patrimônio cultural e uma história fascinante, Dublin é uma cidade com muito a ser descoberto.
Para começar a explorar o passado da capital da Irlanda, você pode visitar o GPO, o famoso edifício dos Correios de Dublin. Esse lugar, desempenhou um papel fundamental na Revolta da Páscoa de 1916, um momento importante no período revolucionário irlandês. Mas se quiser mergulhar a fundo na história e conhecer outros edifícios de destaque, reserve este free tour por Dublin.

Mas a noite da capital também é muito interessante. Um dos locais noturnos mais frequentados é o famoso bairro Temple Bar, que você pode conhecer com nosso Dublin Pub Crawl. Nesse tour de festa, você irá para vários pubs que tocam música ao vivo, desde músicas tradicionais até clássicos modernos. Sem lugar a dúvidas, Dublin é um dos melhores lugares para viajar sozinho e fazer novos amigos!
- Veja mais tours e atividades em Dublin.
Descubra o Oeste Selvagem da Irlanda
É claro que a Irlanda vai muito além de Dublin. Ao explorar o país, recomendamos dirigir-se para o oeste e descobrir seu interior. Uma de nossas regiões favoritas que representa bem o oeste do país, é Connemara.

Com fortes vínculos com as raízes da cultura irlandesa, grande parte de Connemara é uma área de Gaeltacht, onde a língua falada é o irlandês, proporcionando uma oportunidade perfeita para mergulhar na cultura local e talvez até aprender algumas palavras.
Neste tour por Connemara, você poderá descobrir essa área por conta própria, desfrutando de vistas maravilhosas do oceano, paisagens e abadias ao longo do caminho!
6. Costa Rica
A Costa Rica é outro de nossos destinos escolhidos como um bom lugar para viajar sozinho. Você sabia que 29,9% de seus visitantes chegam para explorar o país apenas com sua mala, conforme estatísticas recentes do Conselho de Turismo da Costa Rica?
Reconhecida como um dos países mais seguros da América Latina, essa pérola da América Central é um excelente ponto de partida para se aventurar só nesta região do mundo.
San José
Localizada no coração da Costa Rica, San José, é uma cidade na qual você pode fazer base na sua viagem. Na capital costarriquenha, você encontrará uma variedade de opções para realizar excursões, visitar renomados museus, apreciar a bela arquitetura e desfrutar da vida noturna vibrante.

Uma das melhores alternativas para percorrer esta bonita localidade é fazer free tour por San José. Mas, depois de descobrir os encantos da capital da Costa Rica, lhe recomendamos sair da cidade para conhecer os famosos arredores naturais do país.
- Veja mais tours e atividades em San José.
La Fortuna
Embora San José seja uma cidade encantadora e conveniente para se hospedar durante sua visita à Costa Rica, sugerimos que, em seguida, você dedique alguns dias para explorar La Fortuna, uma região que se tornou um centro de atividades de aventura.
Entre as inúmeras atividades que você pode desfrutar neste lugar ideal para viajar sozinho, destacando-se a excursão ao vulcão Arenal, seguida por uma visita às piscinas termais. Lá, você terá a oportunidade de mergulhar na natureza enquanto relaxa cercado por vegetação tropical deslumbrante.

E para os amantes de aventuras intensas, o rafting em La Fortuna é uma excelente escolha. Você sentirá a adrenalina pulsar enquanto desbrava o interior da Costa Rica, fazendo novas amizades ao longo do percurso!
- Veja mais tours e atividades em La Fortuna.
7. Espanha
De volta à Europa para a próxima parada! A Espanha é um dos melhores lugares para viajar sozinho devido ao seu fantástico sistema de transporte público, à agitada vida social e à cultura extremamente diversificada.
Madrid
A maioria dos visitantes inicia sua rota pela Espanha na capital do país, Madrid. Esta moderna cidade é um dos principais destinos turísticos por boas razões. Madrid oferece uma numerosa gama de restaurantes incríveis em toda a cidade, uma vida social vibrante com numerosos bares e boates noturnos, além de museus maravilhosos.

Com a Civitatis, você pode explorar um dos melhores lugares para viajar sozinho através de diferentes tours dependendo de seus interesses. Recomendamos começar com o nosso free tour a pé por Madrid, onde você descobrirá alguns dos principais pontos de referência, como a Ópera, o Mercado de San Miguel e o Palácio Real, entre outros.
Além disso, não deixe de garantir seu ingresso sem fila do Museu do Prado, onde ficará impressionado com a incrível seleção de obras-primas de artistas como Goya, Dalí, Rafael, Bosch e muitos outros. Mas se você busca conhecer a vida noturna da cidade, este tour de festa Madrid Pub Crawl, lhe mostrará alguns dos bares mais animados e lhe oferecerá a oportunidade de conhecer novos amigos. Madrid tem tudo!
- Veja mais tours e atividades em Madrid.
Granada
A escolha de onde viajar depois de Madrid fica totalmente a seu critério. Barcelona, Bilbao, Valência e Sevilha são cidades que vêm imediatamente à mente e valem muito a pena visitar. No entanto, nossa cidade favorita para visitar sozinho na Espanha é provavelmente Granada.

A melhor atração da cidade é, sem nenhuma dúvida, a Alhambra. Esse complexo de palácios, que data dos séculos XIII e XIV, é amplamente reconhecido como um dos melhores exemplos da arquitetura islâmica. Com esta visita guiada pela Alhambra e pelos Palácios Nasridas, você testemunhará pessoalmente a grandiosidade desse lugar, uma experiência que permanecerá marcada em sua memória para sempre.
- Veja mais tours e atividades em Granada.
Onde viajar sozinho no Brasil?
Ouro Preto
A cidade de Ouro Preto é um dos maiores tesouros de Minas Gerais e, sem dúvida, um dos melhores lugares para viajar sozinho no Brasil. Além do mais, qualquer época do ano é perfeita para visitar essa histórica e aconchegante cidade!

Nessa localidade mineira declarada Patrimônio da Humanidade, você poderá ver belas construções barrocas do século XVII e obras de arte do mesmo período. Tudo isso misturado com seu encantador ambiente universitário! Faça um tour por Ouro Preto para conhecer essa joia de Minas Gerais.
Se você que exercer seu lado mochileiro ou curte aventura, a região de Ouro Preto também é um ótimo destino por suas cachoeiras e pela serra do Itacolomi, que fica nos arredores.
- Veja mais tours e atividades no Brasil.
Esses são nossos principais lugares para viajar sozinho. Deixamos passar algum destino importante para você? Qual será o próximo lugar que você escolherá para viajar sozinho? Comente abaixo! Independentemente para onde estiver viajando, planifique seu itinerário com os tours e as atividades da Civitatis.