As 13 viagens de trem mais bonitas do mundo
Você já se imaginou viajando sem pressa, relaxando em um confortável assento e apreciando paisagens impressionantes pelo mundo? Tudo isso é possível com um viagem de trem, uma opção perfeita para conhecer lugares maravilhosos de uma perspectiva diferente.
Além de ser um dos meios de transporte mais confortáveis, a aura de misticismo e romanticismo torna cada rota inesquecível. Hoje, a Civitatis elegeu as 13 viagens de trem mais bonitas do mundo, algumas, inclusive, no Brasil, e convidamos você para embarcar conosco. Todos a bordo!
1. Expresso do Oriente, glamour e mistério
É impossível começar uma lista das viagens de trens mais bonitas do mundo sem mencionar um dos mais lendários, o Expresso do Oriente. Inaugurado em 1883, a rota original saía de Paris e passava por diversas cidades europeias, como Estrasburgo, Munique, Viena e Bucareste, terminando em Istambul. Uma viagem glamorosa que ligava o Ocidente ao Oriente.
O trem é tão icônico que foi cenário de um dos romances policiais mais famosos do mundo, o Assassinato no Expresso Oriente, de Agatha Christie, protagonizado pelo brilhante detetive belga Hercule Poirot.
Hoje, a rota mais famosa vai de Londres a Veneza, passando pela capital francesa, mas oferece trajetos sazonais, conectando cidades como Praga, Budapeste e Istambul. Os passageiros do Expresso do Oriente experimentam o glamour do início do século XX nas cabines decoradas em estilo Art Déco com serviços de alto padrão.
Durante o a viagem de trem no Expresso do Oriente, você verá paisagens espetaculares e diversificadas de toda a Europa, desde montanhas imponentes e vales até cidades históricas e pontos turísticos. Se quiser fazer um dos luxuosos percursos, é possível reservar uma viagem de trem no Venice Simplon – Orient Express.
2. Jacobite, o famoso Expresso de Hogwarts
Uma das viagens de trem mais famosas para os amantes da cultura pop é, sem dúvida, o trem Jacobite, famoso por dar vida ao Expresso de Hogwarts na saga de filmes Harry Potter. O trem passa pela West Highland Line, uma das rotas ferroviárias mais espetaculares do Reino Unido, que vai de Fort William a Mallaig, nas Highlands da Escócia.
A rota do trem Jacobite passa por paisagens deslumbrantes, como Ben Nevis, a montanha mais alta do Reino Unido, lagos e vales escoceses e, inclusive, as Ilhas Hébridas Exteriores. Um dos pontos mais importantes dessa viagem de trem é, sem dúvidas, a passagem pelo Viaduto Glenfinnan, recriando a cena icônica do Expresso de Hogwarts.
Para viajar no trem Jacobite, reserve esta atividade do trem do Harry Potter, saindo de Edimburgo ou esse tour pelas Highlands saindo de Inverness, que também inclui a viagem de trem.
3. Trem de Flåm, atravessando os fiordes norueguses
Se os fiordes noruegueses são deslumbrantes por si só, realizar uma viagem de trem pelos seus arredores é uma das melhores coisas para fazer na Noruega. O trem de Flåm começa sua rota na estação de montanha de Myrdal e termina em na cidade homônima, um pequeno percurso de 20 quilômetros que oferece uma paisagem incrível por Sognefjorden, o fiorde mais comprido e alto da Europa.
Para deixar o trem ainda mais especial, seus vagões possuem enormes janelas que oferecem aos seus passageiros as melhores vistas dos fiordes noruegueses, com águas turquesa e montanhas empinadas que se erguem na paisagem. Uma viagem de trem perfeita para os amantes das paisagens nórdicas!
Além disso, o trem é considerado uma das obras de engenharia mais importantes de sua categoria, já que é uma das mais íngremes do mundo. Se você conhecer essas paisagens, reserve este tour pelos fiordes noruegueses no trem de Flåm.
4. Bernina Express, da Itália aos Alpes suíços
Como falar das viagens de trem mais bonitas do mundo sem mencionar o Bernina Express, a locomotiva entre a Itália e a Suíça que corta as deslumbrantes paisagens alpinas oferecendo vistas inesquecíveis de montanhas, lagos e pitorescos vilarejos.
O percurso completo do Bernina Express tem cerca de 144 quilômetros e opera entre as cidades Chur, na Suíça e Tirano, na Itália. Além das famosas paisagens, especialmente bonitas durante o inverno nevado, a rota também é famosa por suas variações de altitude, chegando até 2.250 metros acima do nível do mar.
Entre os pontos de interesse dessa viagem de trem, você verá o Lago Bianco, localizado próximo ao Passo de Bernina, que é alimentado por glaciares. A lagoa fica branca no inverno e apresenta tons de azul no verão. Impressionante, não é?
Para fazer essa incrível viagem, você pode reservar uma excursão aos Alpes Suíços e St. Moritz de trem saindo de Milão.
5. Rocky Mountaineer, paisagens da Montanha Rochosa canadense
Mudando de continente, vamos à América do Norte para fazer uma das viagens de trem mais bonitas do mundo. O Rocky Mountaineer é um luxuoso trem que opera entre as províncias da Colúmbia Britânica e Alberta, no oeste do Canadá.
No percurso, o trem passa pelas deslumbrantes Montanhas Rochosas, famosas por seus picos nevados, vales, lagos de água cristalina e vida selvagem abundante, como ursos, alces, carneiros-selvagens e águias. Os guias a bordo do trem ajudam os passageiros a identificar e apreciar a fauna ao longo da rota.
Em uma das suas rotas mais populares, o Rocky Mountaineer vai de Vancouver, na costa do Pacífico, até Banff, onde você verá o famoso, e impressionante Lake Louise. Durante o trajeto, os passageiros são servidos com refeições gourmet preparadas por chefs renomados servidos em elegantes vagões-restaurantes.
Além disso, há também vagões com cúpula de vidro com visão panorâmica das paisagens canadenses. Sem dúvida, uma das viagens de trem mais bonitas do mundo!
6. Chepe Express, conhecendo os cânions mexicanos
Ainda na América do Norte, mais especificamente no México, há outra das viagens de trem mais bonitas do mundo. Ela é feita no Chepe Express, e é famosa por atravessar a região conhecida como Las Barrancas del Cobre, um sistema de cânions maior e mais profundo que o Grand Canyon nos Estados Unidos. Assim, você já pode imaginar como são as paisagens dessa bela travessia, não é?
O Chepe opera no México de Chihuahua, no norte, a Los Mochis, na costa do Pacífico e alcança uma altitude de 2.400 metros. Durante o percurso, é possível admirar os diversos cenários criados pelas Barrancas del Cobre, como a Piedra Volada, cascatas e vilarejos indígenas.
O Chepe faz uma parada na Estação Divisadero, um dos principais pontos da viagem, onde os passageiros podem desfrutar das vistas panorâmicas dos cânions e conhecer os mercados artesanais da comunidade indígena Tarahumara.
Se você estiver em Chihuahua, pode fazer essa incrível viagem de trem neste tour de 3 dias por Creel e Barrancas del Cobre no trem Chepe. Imperdível!
7. Trem a Machu Picchu, da capital do Império Inca à Cidade Perdida
Uma viagem de trem que passa pelas belezas naturais do Peru e leva a um dos lugares mais fascinantes do planeta. Estamos nos referindo ao trem a Machu Picchu, que cruza o Vale Sagrado dos Incas da estação de Ollantaytambo até Aguas Calientes, a porta de entrada de uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, Machu Picchu.
A rota oferece diferentes opções de trem, entre os quais se destacam o Expedition e o 360º. Ambos contam com grandes janelas que oferecem vistas impressionantes da natureza do interior peruano, com paisagens naturais das montanhas dos Andes, bosques e do Urubamba.
Reserve esta excursão a Machu Picchu saindo de Cusco, na qual você desfrutará dessa fascinante viagem de trem até a Cidade Perdida dos Incas.
8. Trem do Fim do Mundo, o mais austral do mundo
A Patagônia é uma região cheia de surpresas e belezas e, claro, a locomotiva que passa por lá também está na nossa lista de viagens de trem mais bonitas do mundo. O Trem do Fim do Mundo, como é chamado, recebeu esse nome por ser o trem mais austral do mundo. Ele sai da estação de mesmo nome, próximo a cidade de Ushuaia e vai até a estação do Parque Nacional Terra do Fogo.
Durante o percurso, é possível se maravilhar com as paisagens subantárticas naturais de florestas, rios, vales e montanhas.
Além da beleza, o Trem do Fim do Mundo possui uma história interessante. Ele foi construído no início do século XX para transportar materiais e prisioneiros, já que Ushuaia era uma colônia penal.
Atualmente, os vagões são réplicas fiéis dos originais e contam com interiores de madeira e grandes janelas que permitem aos passageiros apreciar as vistas. Além disso, o trem é puxado por uma locomotiva a vapor, que dá um toque de nostalgia à viagem.
Você pode fazer essa incrível viagem de trem fazendo esta excursão ao Parque Nacional Terra do Fogo e Trem do Fim do Mundo.
9. Rota do chá, conhecendo as plantações do Sri Lanka
Qualquer pessoa que realiza a Rota do Chá do Sri Lanka garante que é uma das melhores viagens de trem do mundo. O trajeto que vai da cidade de Ella a Kandy é uma viagem ferroviária que, em apenas seis horas, mostra as características paisagens verdes das plantações de chá tão famosas do país.
Ao fazer esse percurso, os passageiros viajam nas locomotivas utilizadas quando o país era uma colônia inglesa, construídos para facilitar o transporte de chá. Além disso, esse trem faz diferentes (e obrigatórias) paradas como Nuwara Eliya e Haputale.
10. The Ghan, cortando a Austrália de norte a sul
A Oceania também é lar de uma das viagens de trem mais bonitas do mundo, que atravessa o país de ponta a ponta. O trem The Ghan vai de Darwin, no norte do país, até Adelaide, no sul. Além de ser uma das mais belas, essa viagem de trem é considerada uma das maiores aventuras ferroviárias do mundo. Isso porque atravessa variadas paisagens, de desertos vermelhos a planícies verdes, passando por cenários remotos e impressionantes australianos.
Ao todo, o The Ghan percorre cerca de 3 mil quilômetros e a viagem completa leva entre 3 e 4 dias, de acordo com as paradas no caminho. Durante o percurso, é possível ver a cadeia montanhosa MacDonnell Ranges, as impressionantes gargantas esculpidas pelo rio em Katherine, e a cidade de Alice Spring, no coração do outback australiano.
11. Trem Serra do Mar Paranaense, de Curitiba a Morretes
O Brasil também conta com diversas rotas de trem que valem a pena conhecer. Uma das viagens de trem favoritas da região Sul é no Serra do Mar Paranaense, que percorre uma cadeia de montanhas rodeada pela frondosa Mata Atlântica e percorre 110 quilômetros entre Curitiba e Morretes em uma ferrovia de 1885.
Você sabia que é considerada uma das maiores obras de engenharia ferroviária do Brasil? Isso por que a linha foi construída em uma época em que as técnicas de construção eram limitadas e, mesmo assim, foi possível atravessar túneis, pontes e viadutos.
Durante o percurso no trem Serra do Mar, é possível desfrutar do cenário deslumbrante da Mata Atlântica, uma das florestas tropicais com maior biodiversidade do mundo. Os passageiros são presenteados com vistas de vales profundos, rios, cachoeiras e montanhas cobertas pela vegetação.
Além disso, também é possível observar o viaduto do Carvalho e a cascata Véu da Noiva, dois dos maiores destaques da rota. Se você quer fazer esse percurso, pode reservar esta excursão de trem Serra do Mar a Morretes e Antonina. Definitivamente, uma das viagens de trem mais bonitas do Brasil!
12. Trem do Pantanal, atravessando um bioma único
Na nossa lista de viagens de trem mais bonitas do Brasil não poderia faltar o trem do Pantanal, no Centro-Oeste do país. A linha ferroviária sai de Campo Grande e vai até a cidade de Miranda, percorrendo 220 quilômetros em uma das regiões mais ricas em biodiversidade do mundo, o Pantanal.
A rota percorre os cenários paisagens mais icônicos desse bioma e, além das belas paisagens de planícies alagadas, os passageiros também pode observar, com alguma sorte, animais como jacarés, araras, capivaras e o tuiuiú, símbolo do Pantanal. Além disso, o trem faz paradas em cidades que permitem aos passageiros explorar a cultura pantaneira, especialmente na música, artesanato e, claro, gastronomia.
13. Trem da Vale, de Ouro Preto a Mariana
Em Minas Gerais, o trem da Vale é uma das viagens de trem mais charmosas do Brasil. A locomotiva parte de Ouro Preto e vai até Mariana, a primeira capital do estado mineiro. Ambas as cidades são, por si só, grandes atrações, repletas de cultura e história e uma rota de trem adicionará ainda mais charme à viagem.
O percurso do trem da Vale é de apenas 18 quilômetros e passa pela serra do Espinhaço, uma cadeia montanhosa com vistas incríveis de vales e formações rochosas, pelo rio das Velas e, claro, pela exuberante Mata Atlântica. A viagem de trem é curta, apenas uma hora, mas vale a pena a cada minuto.
Viajar de trem é uma experiência que vai muito além do que chegar ao destino. É uma oportunidade de aproveitar o caminho tranquilamente, observando as diferentes paisagens por onde passa. Agora que você já descobriu a nossa lista de viagens de trem mais bonitas do mundo, pode começar a escolher a sua rota preferida e começar a se planejar. E conte com a Civitatis para reservar as melhores atividades e planos em cada destino.
são lindos lugares mas ainda prefiro a serra da graciosa Curitiba morretes no Brasil
Muito obrigado por suas palavras! Ficamos felizes que tenha gostado de ler este artigo e agradecemos o seu feedback. Levaremos a sua opinião em conta e, nas próximas postagens, ampliaremos as informações sobre esse tópico. Mais uma vez, obrigado por sua sugestão!
Faltou o trem de Curitiba a Morretos.
Agradecemos o seu feedback e levaremos a sua opinião em conta e, nas próximas postagens, ampliaremos as informações sobre esse tópico. Mais uma vez, obrigado por sua sugestão!
Tem o trem que sai de Salta também muito lindo…passa por montanhas coloridas de el calafate na Argentina