América

O que fazer em Santiago – 10 atrações e dicas imperdíveis

Catedral de Santiago de Chile com modernos edifícios ao fundo
Para conhecer todas as maravilhas da capital chilena, fizemos uma lista de tudo o que você pode fazer em Santiago. Não perca!
25 junho 2024

Santiago, a capital do Chile, é uma cidade que harmoniza perfeitamente sua rica história com uma moderna metrópole. Situada entre os picos nevados da Cordilheira dos Andes e o oceano Pacífico, a cidade oferece uma paisagem deslumbrante que serve como pano de fundo para suas diversas atrações. A capital chilena conta com todos os atrativos necessários para que sua visita seja inesquecível e, para ajudar você a se planejar, a Civitatis fez uma lista das melhores atrações e dicas do que fazer em Santiago.

  1. Centro histórico de Santiago
  2. Bairro Paris-Londres
  3. Bairro de Bellavista
  4. Cerro de San Cristóbal
  5. Cerro de Santa Lucía
  6. Museus de Santiago
  7. Cajón del Maipo
  8. Valle Nevado e Farellones
  9. Vinícolas dos arredores de Santiago
  10. Viña del Mar e Valparaíso

1. Centro histórico de Santiago

O centro histórico é um tesouro de Santiago, onde a história e a modernidade se misturam. Além dos principais monumentos, você também encontrará museus, galerias de arte, teatros, cafés e restaurantes. Entre os maiores destaques do centro histórico, estão:

Plaza de Armas

A Plaza de Armas de Santiago é o coração histórico e cultural da cidade e desempenha um papel a urbana desde a fundação da cidade. Estabelecida em 1541 por Pedro de Valdivia, fundador de Santiago, a Plaza de Armas foi projetada seguindo o modelo das praças espanholas, servindo como ponto central para atividades civis, religiosas e militares.

Panorâmica da Plaza de Armas de Santiago com o contraste de edifícios coloniais e modernos edifícios
Plaza de Armas de Santiago

Uma visita à Plaza de Armas é imprescindível para fazer em Santiago, especialmente para os amantes de história e cultura. Entre as maiores atrações da praça estão a Catedral Metropolitana, o Museu Histórico Nacional, a Ilustre Municipalidad e a estátua de Pedro de Valdivia. Além disso, é onde acontece eventos públicos, manifestações culturais e celebrações. Lá, você também encontrará artistas de rua e feiras de artesanato.

Participando desta visita guiada por Santiago, você conhecerá essa icônica praça de Santiago e seus atrativos, além de contar com transporte saindo do seu hotel.

Palácio de La Moneda

A poucos passos da Plaza de Armas se encontra o Palácio de La Moneda, construído em 1784 em estilo neoclássico, o palácio impressiona com sua fachada simples e elegante, com colunas dóricas e uma grande entrada central, que é um dos destaques do edifício.

Fachada do Palácio da Moeda com bandeiras chilenas
Palácio de La Moneda

Originalmente, o prédio foi construído para ser a Casa da Moeda do país, daí seu nome. No entanto, desde 1845, o Palácio de La Moneda é a sede do Governo do Chile, e abriga os escritórios da Presidência da República. Uma de suas grandes atrações é a Troca da Guarda, que cada dois dias em frente ao palácio. Reserve este free tour por Santiago para conhecer Palácio de La Moneda e a Troca de Guarda.

Mercado Central

O Mercado Central é um dos mercados mais famosos e tradicionais da cidade e uma parada obrigatória para fazer em Santiago para conhecer a cultura, história e, é claro, a gastronomia chilena. Os grandes protagonistas do mercado são os frutos do mar, que são vendidos frescos e em ampla variedade, incluindo peixes, mariscos e crustáceos.

Fachada do Mercado Central com detalhes em relevo e bandeiras chilenas em cima
Entrada do Mercado Central de Santiago

Lá, você também verá diversos postos que vendem ingredientes frescos e locais, como frutas, vegetais e especiarias e, em muitos deles, poderá fazer uma degustação, uma prática comum entre os feirantes para vender seus produtos. Além disso, o Mercado Central de Santiago é um excelente local para encontrar artesanatos e souvenirs.

Para conhecer este e outros mercados da cidade, recomendamos que faça este free tour pelos mercados de Santiago.

2. Bairro Paris-Londres

Para os amantes do Velho Mundo, uma visita ao Bairro Paris-Londres é imperdível para fazer em Santiago. Esse encantador distrito, desenvolvido nos anos 1920 e 1930, é conhecido por sua arquitetura europeia em estilo neoclássico e art déco e ruas de paralelepípedos que evocam o charme de cidades de Paris e Londres.

Rua de paralelepípedos repleto de árvores em estilo europeu
Bairro Paris-Londres

Suas ruas estreitas e atmosfera tranquila o tornam ideal para caminhadas, fotografias e para desfrutar de cafés e restaurantes locais. Você também pode aproveitar para conhecer a igreja de San Francisco, uma das mais antigas de Santiago, e o memorial na Calle Londres 38, dedicado às vítimas da ditadura de Augusto Pinochet.

3. Bairro de Bellavista

Um dos bairros mais boêmios e cheio de cultura na capital chilena é Bellavista, um destino imperdível para conhecer em Santiago. Situado aos pés do Cerro San Cristóbal, este colorido bairro é conhecido por suas ruas pitorescas, repletas de street art, galerias de arte e lojas de artesanato.

Murais coloridos do bairro de Bellavista
Murais do bairro de Bellavista

Não deixe de conhecer também o Patio Bellavista, um dos pontos turísticos mais populares do bairro. Esse local é um um complexo comercial e gastronômico, conhecido por sua atmosfera animada e diversidade de opções. O pátio abriga uma variedade de restaurantes, bares, cafés, sorveterias, lojas de artesanato e galerias de arte, que o torna um destino ideal para uma experiência gastronômica chilena única e para encontrar os melhores presentes e souvenirs de Santiago.

Além disso, Bellavista é também o lar de La Chascona, uma das antigas casas do poeta Pablo Neruda, que atualmente é um dos melhores museus da cidade. Conheça esse icônico bairro neste tour por Bellavista.

4. Cerro de San Cristóbal

O Cerro San Cristóbal é uma das atrações naturais mais famosas e imperdíveis de conhecer em Santiago, oferecendo vistas panorâmicas da cidade e da Cordilheira dos Andes, além de uma variedade de atividades recreativas. A colina está localizada no Parque Metropolitano de Santiago, o maior parque urbano da cidade, situado entre os bairros de Providencia, Recoleta e Huechuraba e você pode chegar até o topo com caminhadas, ciclismo, carro e o funicular de Santiago, que é uma atração histórica por si só.

Estátua da Imaculada Conceição na parte alta da cidade com a cidade ao fundo
Cerro San Cristóbal e estátua da Imaculada Conceição

Entre as principais atrações do Cerro San Cristóbal estão o Santuário da Imaculada Conceição, que abriga uma estátua da Virgem Maria de 14 metros de altura, as estações do teleférico Tapahue e Oasis, nas quais você encontrará o Jardim Japonês, as piscinas Tapahue e Antilen, além de áreas de piquenique e restaurantes, e o Zoológico.

Para conhecer esse lugar de lazer e diversão, reserve este tour pelo Cerro San Cristóbal, no qual você terá o passe de um livre para usar o funicular, o teleférico e o ônibus do Parque.

5. Cerro de Santa Lucía

O Cerro Santa Lucía é um pequeno, mas encantador morro situado no coração de da capital chilena, que oferece uma mistura de história, cultura e beleza natural. É um dos pontos turísticos mais populares e uma visita imprescindível para fazer em Santiago. Além disso, o cerro tem um papel fundamental na história da cidade, pois foi neste local que, em 1541, Pedro Valdivia fundou Santiago.

Cerro de Santa Lucía, em Santiago
Cerro de Santa Lucía

Originalmente, a colina era chamada de Huelén pelos povos indígenas nativos, mas foi renomeada por Valdivia em homenagem a Santa Lucía. O cerro foi transformado em um parque urbano no século XIX e oferece uma mistura encantadora de jardins bem cuidados, mirantes panorâmicos e arquitetura histórica, como o Castillo Hidalgo.

O Cerro Santa Lucía também oferece uma atmosfera tranquila e relaxante, proporcionando aos visitantes um refúgio da agitação da cidade. Reservando este tour panorâmico por Santiago, você conhecerá a história e detalhes do cerro, além de se maravilhar com as vistas deslumbrantes de Santiago e da Cordilheira dos Andes. Será inesquecível!

6. Museus de Santiago

Santiago abriga uma variedade de museus que proporcionam uma visão abrangente da rica história, cultura e arte do Chile. Entre eles, os principais são:

Peças do Museu de Arte Pré-colombiana
Museu de Arte Pré-colombiana
  • Museu Nacional de Belas Artes: é um dos principais museus de arte da América Latina e conta com uma coleção de obras que datam desde o período colonial até o contemporâneo.
  • Museu Chileno de Arte Pré-colombiano: é focado na arte e cultura dos povos pré-colombianos das Américas e expõe artefatos de cerâmica, têxteis, esculturas e outros objetos arqueológicos.
  • Museu da Memória e dos Direitos Humanos: criado para lembrar as vítimas da ditadura militar no Chile. Se você quiser fazer uma visita guiada pelo local, pode reservar este tour pelo Museu da Memória e dos Direitos Humanos.
  • Museu Interativo Mirador (MIM): promove o aprendizado de ciência, tecnologia e arte de forma prática com exposições interativas que incentivam a exploração e a curiosidade. Para famílias com crianças, é uma parada obrigatória para fazer em Santiago.
  • Casa Museu La Chascona: uma das casas de Pablo Neruda, é agora um museu dedicado à vida e obra do poeta chileno e apresenta diversos objetos pessoais, arte e livros de Neruda.
  • Museu Nacional de História Natural: um dos museus de história natural mais antigos da América Latina.

7. Cajón del Maipo

Para quem ama a natureza e as paisagens que ela proporciona, não pode deixar de conhecer Cajón del Maipo, um desfiladeiro impressionante localizado nos Andes chilenos, muito próximo de Santiago. Conhecido por sua beleza natural e ar fresco da montanha, o Cajón del Maipo oferece uma variedade de atividades ao ar livre, paisagens deslumbrantes e uma oportunidade de experimentar a cultura e a gastronomia chilenas.

Panorâmica de um lago esverdeado rodeado de montanhas nevadas
Cajón del Maipo

Você pode conhecer essa maravilha natural do Chile fazendo uma excursão a Cajón del Maipo, acompanhado de um guia em português. Para os mais aventureiros, que tal um passeio com raquetes de neve ou uma escalada em Cajón del Maipo?

8. Valle Nevado e Farellones

Falando em aventuras, uma das coisas mais imprescindíveis para fazer em Santiago é esquiar. As duas principais e mais famosas estações de esqui localizadas nos Andes chilenos, próximas à cidade de Santiago, são Valle Nevado e Farellones. Ambas oferecem experiências de esqui excepcionais, mas com características e ambientes distintos.

Valle Nevado é ideal para quem busca instalações modernas, uma ampla variedade de pistas e atividades e, inclusive, uma agitada vida noturna. Farellones, por outro lado, é perfeito para famílias, iniciantes e quem que procura uma experiência de montanha mais tranquila e autêntica.

Vista aérea das estruturas e pistas de esqui no Valle Nevado, com as montanhas nevadas circundantes
Vista aérea do Valle Nevado

Juntas, essas estações proporcionam uma rica e diversificada experiência de esqui e atividades de inverno, acessíveis a partir da capital chilena. Se você quer conhecer esses dois paraísos nevados, faça essa excursão privada saindo de Santiago.

9. Vinícolas dos arredores de Santiago

História, cultura e paisagens nevadas impressionantes… Mas ainda tem mais! Santiago também é o paraíso para os amantes e entusiastas do enoturismo. Suas vinícolas oferecem aos visitantes a oportunidade de explorar a tradição vitivinícola do Chile e degustar vinhos premiados. Listamos algumas das principais vinícolas de Santiago.

Vinícola Concha y Toro

A vinícola Concha y Toro é uma das mais famosas e renomadas vinícolas do Chile, situada nos arredores de Santiago, na região do Valle del Maipo. Fundada em 1883, a Concha y Toro é conhecida não apenas por sua produção de vinhos de alta qualidade, mas também por sua rica história e pelo belo cenário de vinhedos.

Panorâmica dos vinhedos da vinícola Concha y Toro com as montanhas ao fundo
Vinhedos da vinícola Concha y Toro

Lá, os visitantes podem fazer um tour guiado pela propriedade, onde podem aprender sobre o processo de produção de vinho, explorar as adegas centenárias e degustar uma variedade de vinhos premiados, incluindo o famoso Casillero del Diablo. Conheça as belezas e delícias desta vinícola nesta excursão a Concha y Toro.

Vinícola Santa Rita

A vinícola Santa Rita é uma das vinícolas mais antigas e prestigiadas do Chile, também localizada no Valle del Maipo. Fundada em 1880, a Santa Rita tem uma história rica e fascinante, e desempenhou um papel importante na história do país. Lá, os visitantes podem desfrutar de um tour guiado pela propriedade, que incluem passeios pelos vinhedos, visitas às adegas e degustações de vinhos.

Uma das atrações mais famosas da vinícola é a Casa Real, uma mansão colonial restaurada que oferece aos visitantes uma visão única da vida aristocrática chilena do século XIX. Para conhecer essa combinação de tradição, inovação e beleza natural, não perca esta visita à vinícola Santa Rita, imprescindível para fazer em Santiago.

Vinícola Cousiño Macul

Fundada em 1856, a Cousiño Macul é uma das mais antigas e tradicionais vinícolas do Chile e é reconhecida por sua longa história e dedicação à produção de vinhos de alta qualidade. A vinícola a oferece aos visitantes uma experiência autêntica e cativante. Isso porque os tours pela propriedade permitem que os visitantes explorem os belos vinhedos, as instalações de vinificação e as adegas, enquanto aprendem sobre os métodos tradicionais e inovadores utilizados na produção dos vinhos da vinícola. Quer conhecê-la? Então não perca esta visita à vinícola Cousiño Macul.

10. Viña del Mar e Valparaíso

Se você tiver mais tempo disponível na sua viagem à capital chilena, uma das melhores excursões para fazer em Santiago é até Viña del Mar e Valparaíso, duas importantes cidades litorâneas que oferecem uma combinação única de cultura, história e beleza natural.

Vista panorâmica com os edifícios coloridos de Valparaíso
Prédios coloridos de Valparaíso

A cidade de Valparaíso, declarada Patrimônio Cultural da Humanidade em 2003, é famosa por suas colinas íngremes cobertas de casas coloridas, funiculares históricos, e é considerada a capital cultural do Chile. Lá, você poderá conhecer o Cerro Alegre e o Cerro Concepción, que oferecem vistas panorâmicas e street art. Outro de seus atrativos é o museu La Sebastiana, mais uma das antigas casas do poeta Pablo Neruda, e a Plaza Sotomayor com seu monumento aos heróis navais.

Já a cidade de Viña del Mar, conhecida como a “Cidade Jardim” do Chile, é famosa por suas belas praias, áreas verdes bem cuidadas e elegância arquitetônica. Nesse município, você poderá conhecer locais icônicos como o Reloj de Flores, o Castelo Wulff e o Casino Municipal. Se preferir relaxar e aproveitar o sol nas praias, não deixe de conhecer a Playa Reñaca, uma das mais populares.

Panorâmica de Viña del Mar com o oceano Pacífico
Viña del Mar

Reserve uma excursão a Valparaíso e Viña del Mar para conhecer os locais mais icônicos dessas duas cidades da costa Chilena acompanhado de um guia em português. Imperdível!

11. Dicas para sua viagem a Santiago

Quantos dias ficar em Santiago?

O ideal para conhecer Santiago é ficar pelo menos 3 dias na capital chilena. Nesses dias, você conseguirá conhecer os imprescindíveis da cidade e, se quiser, visitar uma vinícola. No entanto, se você pretende realizar atividades mais longas, como ir às estações de esqui ou participar de uma excursão de um dia, precisará ficar mais dias na cidade. Por isso, se você quer conhecer as atrações e fazer as visitas e atividades escolhidas com maior tranquilidade na sua viagem, recomendamos ficar de 5 a 7 dias.

Quando ir a Santiago

A melhor época para visitar Santiago depende das atividades que você planeja fazer na capital chilena, já que a cidade oferece atrações para todas as estações.

Panorâmica de Santiago com a Cordilheira dos Andes coberta de Neve ao fundo
Panorâmica de Santiago com a Cordilheira dos Andes coberta de Neve
  • Verão – dezembro a fevereiro: o clima é quente e seco, com temperaturas que variam entre 25°C e 35°C. Ideal para para explorar a cidade a pé, visitar vinícolas próximas e fazer passeios de um dia à costa ou às montanhas. No entanto, é alta temporada turística, por isso há maior fluxo de turistas e os preços são ligeiramente mais altos.
  • Outono – março a maio: as temperaturas são mais amenas, entre 10°C e 25°C, e há menor fluxo de turistas. Essa época é perfeita para explorar a cidade e as vinícolas durante a colheita das uvas. As cores do outono tornam os parques e as colinas particularmente bonitos.
  • Inverno – junho a agosto: bastante popular para quem busca aventuras e esportes no gelo, já que as temperaturas estão entre 0°C e 15°C. Na cidade, há ocasionalmente chuvas e nas áreas montanhosas, há neve. Ideal para quem deseja visitar as estações de esqui, que operam a plena capacidade nessa época.
  • Primavera – setembro a novembro: as temperaturas são mais agradáveis, entre 10°C e 25°C, com flores desabrochando e menos chuva. É excelente para atividades ao ar livre, caminhadas nos parques e passeios pelas vinícolas. A cidade fica especialmente bonita com as flores da primavera.

Como se locomover em Santiago?

Se locomover em Santiago é bastante simples, já que o sistema de transporte é bem desenvolvido e oferece diversas opções que atendem todos os orçamentos.

  • Metrô: a linha de metrô de Santiago é uma das mais modernas e eficientes da América Latina, com sete linhas que cobrem a maior parte da cidade. As rotas funcionam das 6:00 às 23:00, mas leve em conta que o horário pode variar ligeiramente nos fins de semana e feriados. O sistema é integrado com os ônibus urbanos. Veja aqui onde comprar e como recarregar o seu cartão Bip! para usar o metrô e o ônibus de Santiago.
  • Ônibus: o Transantiago é o sistema de ônibus urbanos da cidade, que conta com rotas extensas e que cobrem áreas que o metrô não alcança. O mesmo cartão, Bip!, utilizado no metrô pode ser usado nos ônibus. O transporte opera geralmente das 5:00 às 23:00, com alguns serviços noturnos limitados.
  • Táxis e Transporte de Aplicativos: os táxis são abundantes e podem ser chamados na rua ou encontrados em pontos específicos. Caso prefira carros de aplicativos, os serviços do Uber, Cabify e Didi estão disponíveis e são uma opção conveniente e segura para se locomover pela cidade.
  • Bicicletas: Santiago possui uma rede crescente de ciclovias, tornando a bicicleta uma opção viável para se locomover, especialmente em áreas centrais.
  • Mapas: uma boa dica para se locomover em Santiago, independente do meio de transporte ou a pé, é utilizar aplicativos de mapas e transporte público para planejar suas rotas e horários. O Google Maps e o Moovit são ótimas opções para isso.

Qual é a moeda de Santiago?

A moeda oficial do Chile é o Peso Chileno. Para sua viagem, recomendamos levar uma pequena quantia dessa moeda e, conforme sua necessidade, você pode trocar maiores quantidades nas casas de câmbio distribuídas pela cidade. Lembre-se de comparar as taxas de câmbio para conseguir a melhor oferta.

Diversas cédulas de Peso Chileno
Peso Chileno

Cartões de crédito e débito são aceitos na maioria dos hotéis, restaurantes e lojas. No entanto, sempre é bom ter algum dinheiro em espécie para pequenas compras ou para locais que não aceitem cartões.

Que documentos levar a Santiago?

Cidadãos dos países que fazem parte do Mercosul, incluindo o Brasil, podem viajar utilizando o passaporte ou o RG, desde que esteja em bom estado de conservação. Caso você não atenda esse critério, é necessário a apresentação do passaporte na imigração. Outros documentos de identificação não são aceitos para fins de imigração.

Turistas podem entrar e permanecer por até 90 dias em território chileno sem precisar emitir um visto. Além disso, se você pretende alugar um carro, também é necessário que leve sua Carteira de Habilitação válida e em vigor.

Agora, com todas as informações reunidas, você já pode começar a planejar a sua viagem à capital chilena. Encontre as melhores atividades para fazer em Santiago na Civitatis e… Boa viagem!

COMPÁRTELO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Le informamos de que sus datos personales son tratados por CIVITATIS en las condiciones que se indican a continuación:

Lo más leido de #Chile

Lo más leído #Chile