O que ver em Salamanca em 2 dias

Castela e Leão é a região com mais Bens Culturais Patrimônio da Humanidade do mundo e isso pode ser facilmente visto em Salamanca. Historicamente marcada pela sua emblemática Universidade e pelas suas duas catedrais, essa cidade abriga diversas atrações históricas e artísticas que vão lhe cativar do início ao fim. Ainda não pensou em visitá-la? Na Civitatis contamos o que ver em Salamanca em 2 dias. Vamos lá!
O que ver em Salamanca, dia 1: Plaza Mayor, Universidade, Catedral Nova e Velha de Salamanca
Plaza Mayor

Como não podia deixar de ser, iniciamos este roteiro do que ver em Salamanca em 2 dias na Plaza Mayor. Essa esplanada é o coração do centro histórico da cidade e ponto de encontro dos habitantes locais, conhecidos por charros. Você sabia que é considerada uma das praças mais bonitas da Espanha?
Embora pareça mentira, apresenta uma forma quadrilátera irregular que aos nossos olhos é surpreendentemente harmoniosa. Com as suas 477 varandas, foi mandada construir por Felipe V em 1755, quando terminou a Guerra da Sucessão Espanhola. Foi Alberto de Churriguera o autor dessa praça barroca cheia de medalhões. Preste atenção! Dentro desses medalhões podemos ver representações de figuras históricas, mas existem alguns incompletos e até sem esculpir. Para começar a conhecer a cidade, recomendamos fazer um free tour por Salamanca.
Universidade de Salamanca

Se Salamanca é famosa por alguma coisa, é por sua Universidade, a primeira da Espanha. Fundada em 1218 pelo rei Afonso IX, é também uma das mais antigas da Europa, juntamente com a Universidade de Bolonha, Oxford e Paris.
Você pode visitar seu edifício histórico do século XIV. Repare na sua fachada, acrescentada no século XVI. É uma das obras mais importantes do plateresco espanhol. Você será capaz de encontrar a famosa rã? Se você quer conhecer a história da Universidade de Salamanca acompanhado dos personagens mais importantes que por ela passaram, não perca o tour teatralizado pela Universidade de Salamanca.
Catedral Nova de Salamanca

Continuamos a lista do que ver em Salamanca em 2 dias indo às suas duas catedrais, unidas uma à outra. Esse complexo de catedrais torna ainda mais única essa cidade que, dentro de suas muralhas, abriga nada menos que nove séculos de história.
Comecemos pela Catedral Nova, cuja construção começou em 1513 e foi inaugurada em 1733. Em termos gerais, podemos dizer que é um templo gótico, embora tenham sido posteriormente integrados outros estilos. Grandes arquitetos, como Juan e Rodrigo Gil de Hontañón e os irmãos Churriguera, intervieram em sua construção. Se você quer continuar descobrindo muitas mais curiosidades, nada melhor que o tour completo de Salamanca!
Catedral Velha de Salamanca, um lugar imperdível para ver em Salamanca em 2 dias

A próxima parada? A Catedral Velha de Salamanca, dedicada a Santa María de la Sede. Foi construída entre os séculos XII e XIV graças ao impulso do Bispo Jerónimo de Perigord. Você sabia que esse templo esteve prestes a ser demolido?
Seu elemento mais destacado é a Torre del Gallo, que é o zimbório da catedral, considerado um dos mais belos do românico peninsular. Não é para menos! Para fechar o primeiro dia com chave de ouro, você pode sempre reservar um tour noturno por Salamanca para desfrutar da iluminação dos seus principais monumentos.
Dia 2: Casa Lis, Huerto de Calixto y Melibea, Casa de las Conchas e Palácio de Monterrey
Casa Lis

No segundo dia desse roteiro por Salamanca, visitaremos um museu encantador localizado em um edifício modernista. Falamos da Casa Lis. No exterior, se destacam os impressionantes vitrais coloridos e, no interior, abriga o Museu de Art Nouveau e Art Déco de Salamanca.
Móveis, leques, esculturas criselefantinas, ourivesaria, têxteis, bronzes, porcelanas, esmaltes… Aqui, você poderá ver várias coleções de artes decorativas do período Art Nouveau desde finais do século XIX até a Primeira Guerra Mundial, assim como do período Art Déco. Além disso, você sabia que está em exposição uma das coleções de bonecas de porcelana mais importantes do mundo?
Huerto de Calixto y Melibea

Salamanca transpira romantismo. Se não acredita, pergunte aos protagonistas da tragicomédia de Fernando de Rojas, Calixto e Melibea. Esse jardim se situa na muralha da cidade e dele é possível apreciar belas vistas sobre as catedrais e as margens do rio Tormes.
Conta com nada mais e nada menos que 2.500 metros quadrados repletos de árvores, flores e arbustos e, por isso, a primavera é a melhor época do ano para visitá-lo. Assim como acontece com a escultura de Julieta em Verona, o Huerto de Calixto y Melibea recebe milhares de casais apaixonados todos os anos. Quer saber mais sobre sua história? Nesse caso, não perca o tour das lendas de Salamanca.
Casa de las Conchas, um lugar para ver em um percurso de 2 dias em Salamanca

A próxima parada acontece em outro dos monumentos mais representativos de Salamanca, a famosa Casa de las Conchas. Construída no tempo dos Reis Católicos, a finais do século XV, é um dos melhores exemplos de arte civil da cidade.
Nessa casa se fundem vestígios góticos, mouriscos e italianos, mas a singularidade desse edifício está indicada em seu próprio nome. Sua fachada está decorada com aproximadamente 300 conchas de Santiago de Compostela, juntamente com as flores-de-lis da família Maldonado em seu brasão.
Palácio de Monterrey

Estamos chegando ao final dessa lista do que ver em Salamanca em 2 dias e o último lugar que visitaremos será o Palácio de Monterrey. Você sabia que é um dos expoentes mais importantes do plateresco? Esse palácio foi construído por ordem do III conde de Monterrey, um nobre de linhagem ilustre e origem galega ligado à cidade de Salamanca.
Lá dentro, você pode ver outros estilos arquitetônicos, como o neoplateresco. Além disso, você sabia que tem um estilo próprio conhecido como estilo Monterrey? Se você quiser visitá-lo, aqui você pode comprar o ingresso do Palácio de Monterrey com audioguia.
Se você tiver algum tempo extra, pode começar o terceiro dia com um espetacular passeio de balão. Uma grande despedida!