Europa

Fiordes da Noruega: 20 povoados e paisagens idílicos

Clear turquoise water surrounded by alpine trees and tall mountains
7 maio 2024

Você sabia que a Noruega é o país com o maior número de fiordes do mundo? São mais de 1.000 espalhados por sua geografia. Essa joia da natureza, reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, é um destino que combina penhascos, cachoeiras, florestas exuberantes e povoados pitorescos, perfeitos para se perder e se desconectar. Se você está se perguntando o que ver nos fiordes noruegueses, como planejar uma viagem ou quais paisagens são imperdíveis, não hesite em continuar lendo!

Guia de viagem pelos fiordes da Noruega: 20 lugares imperdíveis

  1. Oslofjorden, o fiorde de Oslo
  2. Bergen, a capital dos fiordes noruegueses
  3. Hardangerfjord, ideal se viaja de carro
  4. Trolltunga, a trilha mais bela da Noruega
  5. Voss, pura diversão
  6. Flåm e um dos trens mais famosos do mundo
  7. Sognefjord, o fiorde dos sonhos
  8. Aurlandsfjord e o mirante de Stegastein
  9. Nærøy, um dos fiordes mais belos da Noruega
  10. Gudvangen e suas influências vikings
  11. Luster e sua igreja de madeira
  12. Geirangerfjord, um fiorde tombado Patrimônio da Humanidade
  13. Glaciar Jostedalsbreen, um lugar conde caminhar sobre o gelo
  14. Nordfjord e o penhasco mais alto da Europa
  15. Hjørundfjord, um dos fiordes mais tranquilos do mundo
  16. Romsdalsfjord, bem conectado por avião
  17. Stavanger, uma das maiores cidades da Noruega
  18. Lysefjord e os mirantes Púlpito e Kjerag
  19. Trollfjord, um dos fiordes norguegueses mais remotos
  20. Tromsø, ideal para ver a aurora boreal

1. Oslofjorden, o fiorde de Oslo

A capital da Noruega pode ser um bom ponto de partida para uma viagem aos fiordes noruegueses. Você sabe a razão? É uma das cidades com as melhores conexões aéreas, o que a torna o destino ideal para aterrissar no país.

Ao chegar lá, você pode passar pelo menos um dia explorando seu litoral e seus principais monumentos, como o edifício da Ópera ou a fortaleza de Akershus. Uma boa opção é reservar um passeio de barco no fiorde de Oslo ou fazer um percurso combinado que inclua um cruzeiro e uma visita guiada pela cidade. Essa será a introdução perfeita ao maravilhoso mundo dos fiordes noruegueses.

2. Bergen, a capital dos fiordes noruegueses

Bergen é uma das cidades mais importantes da Noruega. O mais comum é chegar até lá de avião ou até mesmo pegar um trem saindo de Oslo. Além de ter seu próprio fiorde, na cidade também fica o cais de Bryggen, que foi tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Suas ruas empedradas e casas de madeira coloridas são uma verdadeira beleza. É, sem dúvida, um dos lugares mais instagramáveis do país. Você quer descobrir sua história com um tour?

Entre as atividades imperdíveis se encontram um passeio de barco pelo fiorde de Bergen ou uma subida ao monte Fløyen, que pode ser feito a pé ou comprando online um ingresso do funicular Fløibanen. Dessa colina, que tem mais de 300 metros de altura, você terá uma das melhores vistas panorâmicas dos fiordes noruegueses.

Uma curiosidade: no mercado de peixe de Bergen e seus arredores, é possível degustar uma variedade de iguarias da gastronomia norueguesa. Alguns dos produtos mais populares são o salmão, a carne de alce e de baleia.

Uma rua empedrada de Bergen com casas de madeira em tons pastéis em um dia claro
As ruas de Bergen parecem saídas de um conto de fadas

3. Hardangerfjord, ideal se viaja de carro

Com 179 quilômetros, o Hardangerfjord é o segundo fiorde mais longo da Noruega e o terceiro mais longo do mundo. Suas paisagens de contos de fadas são irreais e são muitos os aventureiros que se atreveram a andar de caiaque ou fazer escalada em Hardanger.

Essa paisagem natural fica a menos de duas horas de carro de Bergen e costuma ser visitada por viajantes que fazem turismo sozinhos e alugam um veículo particular. A zona é popular por sua produção de cidra e é especialmente idílica na primavera, já que é a época do florado das árvores de fruta.

4. Trolltunga, a trilha mais bela da Noruega

Seu nome significa “língua de troll” e, embora esteja muito perto de Hardangerfjord, a rocha Trolltunga merece um lugar próprio nesta lista de povoados e paisagens naturais para ver nos fiordes noruegueses.

Essa formação rochosa, localizada 1.100 metros de altura, oferece uma visão das montanhas norueguesas e do lago Ringedal de uma perspectiva privilegiada. No entanto, chegar até lá exige muito esforço, pois é uma das trilhas mais difíceis da Noruega. Uma caminhada de 10 a 12 horas apta apenas para verdadeiros amantes do trekking.

Uma mulher com os braços estendidos no precipício de uma enorme rocha com vista para um dos fiordes da Noruega
As melhores vistas panorâmicas do lago Ringedal se obtêm em Trolltunga

5. Voss, pura diversão

Voss está conectada com Bergen por trens e ônibus públicos, já que é uma parada popular entre os turistas que organizam uma viagem aos fiordes noruegueses. Você sabia que é chamada de capital da adrenalina da Noruega devido ao grande número de atividades radicais disponíveis nessa pequena cidade às margens do lago Vangsvatnet?

Se você visitar essa zona, poderá aproveitar para praticar paddle surf em Voss. Você também não pode perder a oportunidade de conhecer o fiorde de Nærøy reservando um tour de caiaque saindo de Voss. Além disso, paraquedismo, rotas de ciclismo e rafting são apenas algumas das muitas atividades que você pode fazer nesse destino.

6. Flåm e um dos trens mais famosos do mundo

Essa pequena cidade é famosa por seu grande porto de cruzeiros e por seu trem, que aparece sempre entre as rotas ferroviárias mais bonitas do mundo. A viagem de trem, que vai de Flåm a Myrdal, lhe levará pelas montanhas dos fiordes noruegueses durante uma hora e lhe permiterá contemplar suas múltiplas cachoeiras de perto. Não dá para descrever em palavras. Você simplesmente tem que experimentar!

Uma das melhores opções para chegar à estação de partida do trem é reservar um bilhete de ferry para Flåm saindo de Bergen. No entanto, se você quiser ter uma experiência completa sem preocupações, a Civitatis oferece um passeio pelos fiordes noruegueses que inclui um pacote de bilhetes para o trem para Flåm e um passeio de barco.

Para aprofundar mais nesse tema, no povoado de Flåm, você também poderá visitar o Museu Ferroviário para aprender sobre a história de uma das linhas de trem mais impressionantes do planeta.

Um trem com janelas panorâmicas que passa entre altas montanhas repletas de vegetação exuberante
Desfrutar da rota de trem de Flåm é imprescindível em qualquer viagem aos fiordes da Noruega

7. Sognefjord, o fiorde dos sonhos

É impossível falar sobre os fiordes noruegueses sem mencionar o Sognefjord, o mais longo e mais espetacular de todos. Ele se divide em várias seções, como o Lustrafjord, o Nærøyfjord e o Aurlandsfjord. Cada um com um nome diferente, mas todos igualmente belos.

Navegar aqui pode se assemelhar a uma experiência de rota fluvial, mas nada poderia estar mais longe da realidade. Lembre-se de que um fiorde é uma entrada de mar perfeitamente encaixada entre vales e montanhas moldados ao longo de milhares de anos pela ação dos glaciares.

Sem dúvida, esse é o lugar é ideal para entender o que é um fiorde e como suas paisagens são verdadeiramente idílicas. As tranquilas águas esmeraldas que refletem a vegetação ao redor, as inúmeras cachoeiras, os pequenos vilarejos com casas coloridas e as montanhas íngremes se destacam nessa paisagem natural.

8. Aurlandsfjord e o mirante de Stegastein

O Aurlandsfjord é um dos braços do fiorde dos sonhos, que se estende até ao povoado de Flåm. Lá, você pode praticar caiaque, fazer trilhas ou paddle surf, entre muitas outras experiências.

Se você está viajando de carro e quer desfrutar de uma vista inesquecível desse fiorde norueguês, é aconselhável ir até o mirante de Stegastein, localizado a menos de 30 minutos do centro de Flåm. No entanto, também há excursões organizadas por guias que permitem chegar facilmente sem precisar alugar um veículo. Um dos melhores exemplos é o tour por Aurland e ao vale de Lærdal saindo de Flåm.

O mirante de Stegastein é uma plataforma de madeira e aço situada a 650 metros acima do nível do mar e inaugurada em 2006. Desse ponto, é possível ter uma das melhores vistas dos fiordes noruegueses sem as caminhadas extremas necessárias para chegar a outros mirantes da região. Confortável e idílico!

Vista aérea das águas de um fiorde da Noruega entre altas montanhas e um povoado com um porto e barcos
Vista aérea do Aurlandsfjord e do povoado de Flåm

9. Nærøy, um dos fiordes mais belos da Noruega

O Nærøy é a seção tombada Patrimônio da Humanidade do fiorde dos sonhos. Trata-se de uma paisagem muito parecida a Aurlandsfjord, mas ainda mais impressionante porque, nessa zona, o percurso do mar é ainda mais estreito e as montanhas atingem uma altura de 1.660 metros. Também não podemos deixar de mencionar seu comprimento, de 20 quilômetros, e apenas 250 metros de largura em seu ponto mais estreito.

Devido à orografia difícil da Noruega, a maneira mais comum de chegar aqui é com uma excursão organizada, como a que você encontrará na Civitatis, que inclui passagens para o trem de Flåm e um passeio de barco em Nærøy.

10. Gudvangen e suas influências vikings

Gudvangen fica a menos de uma hora de carro ou de ônibus público de outros destinos populares dos fiordes noruegueses, como Voss e Flåm. Além disso, esse lugar fica em uma das extremidades do Nærøyfjord, portanto, também é possível chegar lá com um cruzeiro pelos fiordes noruegueses.

Essa pequena localidade é conhecida por sua rica herança cultural. De fato, conta com o Viking Valley, uma pequena recriação de um antigo povoado nórdico. Lá, você poderá comprar peças de artesanato e experimentar diversos esportes, como o tiro com arco e o lançamento de machado. A cidade é especialmente animada no verão, já que no inverno parte do fiorde de Nærøy pode congelar e há menos turismo.

Quando faz bom tempo, é comum encontrar turistas e habitantes locais nadando nas águas frescas do fiorde (algo totalmente gratuito) ou remando em caiaques junto das montanhas.

Um barco viking às margens de um fiorde com águas cor de esmeralda e altas montanhas repletas de vegetação verde
Gudvangen é famosa por sua cultura viking e atmosfera pacífica

11. Luster e sua igreja de madeira

Nos arredores do Sognefjord, concretamente a noroeste, encontra-se o município de Luster. Você sabia que ele abriga uma das mais belas igrejas de madeira da Noruega? A igreja de Urnes é uma obra-prima da arquitetura escandinava tradicional e data do século XII, sendo uma das mais antigas do país. Além disso, ela ainda possui muitos objetos litúrgicos da época medieval em seu interior.

O único ponto negativo desse templo é sua localização, pois não é possível chegar até ele de transporte público. No entanto, é um ponto de visita obrigatório para quem planeja uma viagem aos fiordes noruegueses de carro ou, especialmente, de caravana. Na zona, como em muitos outros pequenos vilarejos noruegueses, há áreas reservadas para campistas com instalações muito boas.

12. Geirangerfjord, um fiorde tombado Patrimônio da Humanidade

Sem dúvida, um dos fiordes noruegueses mais visitados é o Geirangerfjord, a norte de Bergen. É uma das paisagens mais mágicas de toda a Escandinávia. Tal é sua beleza e importância paisagística que, assim como o Nærøyfjord, foi tombado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

É um lugar de visita obrigatória e faz parte de muitas das típicas viagens organizadas aos fiordes noruegueses. Portanto, dado que muitos cruzeiros e tours organizados chegam ao povoado de Geiranger que costumam dar tempo livre para que os turistas explorem a área, recomendamos que você complete a experiência viajando a bordo do ônibus turístico de Geiranger. Dessa forma, você poderá descobrir os melhores mirantes do fiorde.

Uma cascata jorrando de uma montanha com vegetação verde em um fiorde
A cachoeira Sete Irmãs se destaca entre os grandes encantos do Geirangerfjord

13. Glaciar Jostedalsbreen, um lugar conde caminhar sobre o gelo

O maior glaciar da Europa continental se encontra na Noruega e faz parte do Parque Nacional de Jostedalsbreen. É um dos pontos mais visitados do país entre os amantes das trilhas e a caminhada geralmente começa na cidade de Gjerde. É possível chegar aqui de carro, ônibus ou barco.

Saindo das localidades de Olden ou Nordfordeid, paradas habituais dos cruzeiros pelos fiordes noruegueses de vários dias, é possível explorar o glaciar Briksdal, uma das seções mais acessíveis do Jotedalsbreen. A caminhada dura apenas 45 minutos!

14. Nordfjord e o penhasco mais alto da Europa

Junto do Parque Nacional de Jostedalsbreen encontra-se o Nordfjord, mais próximo da costa oeste norueguesa do que outros fiordes míticos, como o Geiranger ou o Nærøy. Embora seja uma zona mais desconhecida para a maioria dos viajantes, é popular entre os habitantes locais por ser o lar do Fjord, o cavalo nacional da Noruega. É uma das raças de cavalo mais antigas do planeta!

A região abriga o monte Hornelen, que, com 860 metros de altura, é o penhasco mais alto da Europa. Conta ainda com uma via ferrata que oferece vistas incríveis do Nordfjord. A combinação perfeita de aventura e natureza.

Casas de madeira coloridas ao lado das montanhas e das águas cristalinas do Nordfjord
O Nordfjord é o sexto maior fiorde da Noruega

15. Hjørundfjord, um dos fiordes mais tranquilos do mundo

Ainda mais ao norte de Nordfjord fica o fiorde de Hjørund, cercado pelos chamados Alpes de Sunnmøre. Esta zona é conhecida por suas florestas frondosas, já que, aqui, as percipitações são abundantes.

Ao estar mais afastado dos fiordes norguegueses mais famosos, o ambiente é ainda mais tranquilo, se é que isso é possível, do que no resto da região. O turismo de cruzeiros é menos contínuo por aqui e seus visitantes costumam viajar em autocaravanas.

16. Romsdalsfjord, bem conectado por avião

Molde é a maior localidade do Romsdalsfjord e, portanto, o melhor ponto de partida para explorar esse fiorde da Noruega. É conhecida como a Cidade das Rosas devido à requintada decoração floral de suas praças, e tem seu próprio aeroporto, com o qual é fácil chegar aqui de avião a saindo de Oslo.

Uma vez aqui, você pode viajar de carro ou de transporte público pelos povoados ao longo do fiorde. No povoado de Åndalsnes, por exemplo, se encontra o Rampestreken, um dos melhores mirantes do Romsdalsfjord. Além disso, ao contrário de outros fiordes, esse se destaca por seu grande número de ilhas. Você quer vir explorar essa zona?

Passarela suspensa como um mirante com vista para o Romsdalsfjord e várias casas e montanhas
O mirante Rampestreken é um dos melhores lugares para apreciar a vista do Romsdalsfjord

17. Stavanger, uma das maiores cidades da Noruega

Chegando quase ao fim desta lista de lugares que ver nos fiordes da Noruega, vamos direto para um dos pontos mais ao sul da Noruega ocidental. Lá, descobrimos a cidade de Stavanger, que pode ser um bom ponto de partida ou um final perfeito para qualquer viagem aos fiordes noruegueses.

Se trata de uma das cinco maiores cidades da Noruega. Aqui, as fachadas coloridas da rua Øvre Holmegate contrastam com as casas brancas de madeira do centro histórico. Cada recanto é digno de uma foto, temos a certeza! Você pode aproveitar sua visita para conhecer o IDDIS Museum, que abriga o Museu Norueguês da Imprensa e o Museu Norueguês das Conservas. Como curiosidade, essas duas exposições compartilham o mesmo edifício porque têm um passado em comum, já que a evolução da imprensa na cidade veio da necessidade de rotular e criar designs originais para a indústria das conservas.

Se você quiser saber mais sobre a história da cidade com um guia em português, a melhor opção é reservar online um tour privado por Stavanger. Como alternativa, você pode comprar uma passagem para o ônibus turístico para percorrer a cidade comodamente.

18. Lysefjord e os mirantes Púlpito e Kjerag

Perto de Stavanger, a menos de uma hora de trajeto, fica o Lysefjord, conhecido como a Pérola do Sul da Noruega. Lá, é possível encontrar dois mirantes naturais realmente únics. Você quer conhecê-los?

O “Púlpito de Pregador” ou “Púlpito da Rocha”, como também é conhecido o Preikestolen, é uma rocha localizada a 600 metros sobre o fiorde Lysefjord que surpreende viajantes de do mundo inteiro. Sem dúvida, é um dos pontos turísticos imperdíveis dos fiordes da Noruega. Além disso, a ausência de grades de proteção acrescenta uma dose extra de adrenalina à visita a esse mirante. Você pode conferir em primeira pessoa fazendo uma caminhada pelo Púlpito saindo de Stavanger ou apreciando a paisagem como um verdadeiro VIP em um passeio de helicóptero sobre o Preikestolen. Sem dúvida, uma experiência inesquecível!

Também não podemos deixar de mencionar a famosa rocha Kjerag, um verdadeiro mistério geológico. Trata-se de uma rocha gigantesca suspensa entre duas montanhas nas margens do fiorde. Escalá-la é como se balançar no abismo a uma altura de 1.084 metros de altura. Obviamente, essa trilha é muito mais árdua e intensa do que a do Púlpito. Se para chegar ao Preikestolen é necessário caminhar cerca de duas horas, para alcançar o pico mais alto do Lysefjord a caminhada é de seis a dez horas. Somente apto para pessoas em ótimo estado físico.

Turistas no topo de um penhasco com vista para as montanhas cobertas de neve da Noruega e um fiorde
A rocha Púlpito também é conhecida como Preikestolen

19. Trollfjord, um dos fiordes norguegueses mais remotos

O chamado fiorde do Troll está localizado a mais de 1.000 quilômetros de Oslo, no norte da Noruega. Normalmente, não consta nas listas de lugares imperdíveis devido à sua localização remota. No entanto, se você planeja ir aos fiordes da Noruega pelo menos duas vezes na vida, esse lugar tem que estar claramente na sua lista em pelo menos uma dessas viagens.

Como chegar a Trollfjord? A maneira mais comum de chegar aqui é a partir da cidade de Svolvær, onde você pode chegar de avião ou a bordo de uma viagem organizada pelos fiordes da Noruega mais famosos. Desta localidade, você encontrará diferentes alternativas, desde o típico cruzeiro por Trollfjord até observação de aves. Você deve levar em conta que, devido à falta de estradas, só é possível chegar aqui de barco.

Trata-se de um fiorde muito estreito, com apenas três quilômetros de extensão, mas compensa com seu cenário espetacular. Na verdade, ele foi usado como local de filmagem para o filme Downsizing ou Pequena Grande Vida, protagonizado por Matt Damon.

20. Tromsø, ideal para ver a aurora boreal

Essa cidade do norte da Noruega é um destino popular entre os caçadores de auroras boreais, especialmente nos meses de outubro a março. De fato, há muitos tours específicos para ver a aurora boreal. No entanto, embora esteja intimamente ligada ao turismo da aurora boreal, essa cidade também é um bom lugar de partida para desfrutar de uma excursão aos fiordes do Ártico ou para fazer um cruzeiro.

Dado que é um destino muito popular e turístico, recomendamos que você confira nossa seleção completa de excursões e visitas guiadas em Tromsø. Você encontrará tanto planos para as estações de inverno e verão. Há opções para todos os climas!

Duas pessoas com roupa de abrigo de costas para a câmera, olhando para as montanhas cobertas de neve e para a aurora boreal
Tromsø é um destino popular para ver a aurora boreal na Noruega

Dicas para visitar os fiordes noruegueses

Se você já sabe que seu próximo destino é a Noruega, aqui estão algumas dicas úteis para ajudá-lo a preparar sua viagem aos fiordes noruegueses. Destacamos informações práticas sobre quando viajar e outras perguntas interessantes nesta pequena seção de perguntas frequentes sobre os fiordes noruegueses.

Quanto tempo devo dedicar à viagem?
Embora tudo dependa de seu orçamento, o ideal é visitar os fiordes noruegueses em pelo menos 7 dias. Com esse tempo, é possível desfrutar do melhor da zona de forma descontraída.

É melhor ir no verão ou no inverno?
A maioria dos turistas prefere visitar os fiordes noruegueses na primavera ou no verão para fugir das temperaturas geladas do inverno. É mais cômodo, há mais horas de sol e o clima é mais agradável. No entanto, o inverno também tem suas vantagens. Você poderá desfrutar da paisagem invernal e a ausência de turistas torna a natureza ainda mais austera e majestosa.

Onde se hospedar nos fiordes noruegueses?
As melhores cidades da Noruega para se hospedar e visitar os fiordes são Bergen, Tromsø, Stavanger e Geiranger. São cidades relativamente grandes, que oferecem todos os tipos de serviços para turistas e são um excelente ponto de partida para excursões de um dia aos fiordes noruegueses.

Viagem organizada pelos fiordes noruegueses

Organizar uma viagem aos fiordes noruegueses pode ser uma tarefa complicada. Por isso, o mais comum entre os turistas é reservar um pacote com tudo incluído. Dessa forma, você terá uma visão geral bastante completa da região sem ter que se preocupar com trajetos e hospedagem.

Grades na popa de um barco com uma bandeira norueguesa hasteada enquanto navega por um dos fiordes noruegueses entre altas montanhas
Desfrutar de um cruzeiro nos fiordes noruegueses é uma experiência inesquecível

Outra opção incrível é combinar a Noruega, a Suécia e a Dinamarca em uma única viagem, reservando um tour de 11 dias pela Escandinávia. Uma viagem inesquecível e muito confortável para os amantes do norte da Europa. Inclui alojamento, várias refeições, transfers, passeios de barco e guia. Vale muito a pena!

De qualquer forma, se você estiver procurando mais ideias, pode sempre consultar a seção completa de excursões, visitas guiadas e atividades nos fiordes noruegueses.

Más en
COMPÁRTELO

2 thoughts on “Fiordes da Noruega: 20 povoados e paisagens idílicos

  1. Muito obrigado por toda a informação aqui prestada. Estou a planear visitar Noruega, e encontrei aqui boas dicas. Abraço

    1. Muito obrigado por suas palavras! Ficamos felizes que tenha gostado de ler este artigo e, melhor ainda, que tenha se surpreendido com os lugares mais bonitos desse país – esperamos que faça uma boa viagem a esse destino incrível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Le informamos de que sus datos personales son tratados por CIVITATIS en las condiciones que se indican a continuación:

Lo más leido de #Noruega

Lo más leído #Noruega