Europa

O que fazer na ilha da Madeira em 3 dias

Ilha da Madeira com suas montanhas verdes e flores coloridas
Sabia que o arquipélago conta com maravilhosas paisagens e muita tradição? Descubra o que ver na Madeira e como aproveitar suas férias.
19 dezembro 2024

No Atlântico Norte, perto da costa africana, encontra-se a ilha da Madeira, um paraíso de belas paisagens, beleza natural e clima quente durante todo o ano. Esta ilha situa-se a cerca de 900 quilômetros a sudeste de Portugal continental e, juntamente com o Porto Santo e as Ilhas Desertas, forma o arquipélago da Madeira. Se a sua viagem for bastante curta, na Civitatis queremos recomendar-lhe o que fazer na ilha da Madeira em 3 dias para que não perca nenhuma das suas maravilhas. Vamos lá!

Dia 1: Funchal e outras paradas obrigatórias

Após aterrissar no aeroporto, para este primeiro dia, o ideal é ficar próximo a esta zona. Desta forma, você evitará viagens longas e poderá concentrar-se nos muitos encantos da capital da ilha e dos seus arredores.

Funchal, a capital da Madeira

Um plano obrigatório para fazer na Madeira é conhecer a capital da ilha, Funchal, uma cidade bonita, ideal para passar o primeiro dia da forma mais divertida. Você poderá percorrê-la e perder-se entre os seus principais monumentos e locais de interesse turístico. Para isso, recomendamos reservar o free tour pelo Funchal.

A cidade localiza-se numa baía virada para o Atlântico, como se fosse um anfiteatro natural. Para além das incríveis vistas que a sua baía oferece, o centro histórico abriga edifícios emblemáticos como a Catedral, cuja construção começou em 1492 por ordem do rei D. Manuel I, ou a fortaleza de São Tiago, que chama a atenção pela sua fachada amarela. Este sóbrio edifício foi construído com o objetivo de defender a cidade dos ataques de piratas e corsários e atualmente abriga o Museu de Arte Contemporânea.

Castelo do Funchal que contrasta pela sua cor amarela com o resto das casas da cidade e a margem
Castelo do Funchal

Você poderá aproveitar a sua visita ao Funchal para conhecer o mercado dos Lavradores, o grande centro de abastecimento da cidade. As suas bancas oferecem desde frutas exóticas ou vinho da Madeira até artesanato. Você resistirá a fazer alguma compra?

Outro dos locais mais reconhecidos do Funchal é o seu jardim botânico, onde recomendamos reservar algum tempo para percorrê-lo e apreciar sua beleza. Lá, você verá inúmeras espécies de plantas trazidas dos diferentes continentes do mundo, algumas delas em perigo de extinção.

Além disso, esta zona é um bom ponto de partida para um passeio de barco pela Madeira ou para uma travessia ainda mais especial navegando numa reconstrução da caravela de Cristóvão Colombo. Você poderá encontrar muitos mais planos na nossa seção de excursões, visitas guiadas e atividades no Funchal.

Museu CR7, conhecendo a biografia desse fenômeno do futebol

O jogador de futebol mais famoso do mundo nasceu na ilha da Madeira, no Funchal, a 5 de Fevereiro de 1985. Cristiano, orgulhoso da cidade madeirense onde nasceu, montou aqui uma exposição oficial sobre sua célebre carreira. O Museu Cristiano Ronaldo, ou CR7, abriga troféus e recordações do jogador português, além de uma estátua de cera em tamanho real.

Estátua de Cristiano Ronaldo em uma sala do Museu CR7 do Funchal
Museu de Cristiano Ronaldo

Fotografias, vídeos, conteúdos interativos, bolas de ouro… Os amantes do futebol irão desfrutar ao máximo esta exposição que analisa os melhores momentos de Cristiano Ronaldo nos diferentes times aos quais pertenceu, como Andorinha, Sporting Clube de Portugal, Manchester United, Real Madrid ou Juventus.

Ao reservar o tour pela Madeira + Museu Cristiano Ronaldo, você poderá visitar o museu e fazer uma visita guiada ao centro histórico da cidade. Imperdível!

Monte e os míticos carreiros

Outra visita obrigatória para fazer na Madeira é, sem dúvida, ao Monte. O mais comum é ir a esse local de teleférico saindo do Funchal. As cabines deixarão você perto da igreja matriz, onde encontram-se os restos mortais de Carlos I da Áustria e IV da Hungria, último imperador do Império Austro-Húngaro. O soberano foi exilado nesta ilha e lá faleceu em abril de 1922.

Embora o Monte seja um local encantador e, como explicamos, cheio de história, mais do que vê-lo, é preciso vivenciar sua tradição peculiar: a descida em carros de cestos de vime. Este meio de transporte incomum tornou-se uma das atrações turísticas mais divertidas da ilha. Isso consiste basicamente em uma descida vertiginosa por ruas inclinadas que vão do Monte ao Funchal. Quem empurra estes cestos são os carreiros, vestidos com os seus típicos chapéus de palha, e o percurso de dois quilômetros dura aproximadamente 10 minutos.

Carreiros empurrando carros de vime por uma rua inclinada do Monte
Descendo nos tradicionais carros de cestos do Monte

Jardins do Monte Palace, pura beleza natural

Mais de 100 mil espécies de plantas espalhadas por 70 mil metros quadrados de espaços verdes, lagos, lagoas e cascatas compõem os jardins tropicais do Monte Palace. Este espaço, situado em uma colina perto do Funchal, tem sua origem no século XVIII, quando um cônsul inglês adquiriu estas terras. Já em 1897, o novo proprietário da fazenda decidiu construir aqui uma residência apalaçada, que hoje é o Monte Palace Hotel.

O ambiente que envolve esta construção não parou de ganhar exuberância, criando um local verdadeiramente idílico. Você não só poderá encontrar plantas de todos os cantos do mundo, mas também cisnes, carpas asiáticas e pavões.

Tanques e pontes dos jardins do Monte Palace em um dia de céu limpo
Jardins do Monte Palace

Todas essas maravilhas estão dispostas em diferentes níveis e destacam-se seus jardins orientais, onde você pode encontrar caminhos de bambu, pagodes, pontes e arcos. Como se não bastasse, esculturas e azulejos também estão expostos ao longo do percurso deste parque. Para conhecer esse lugar incrível, reserve um tour pelo Funcha e Monte Palace que inclui um guia em português.

Dia 2: Cabo Girão, Levadas e Curral das Freiras

O segundo dia de viagem pode ser uma oportunidade para começar a explorar a natureza exuberante que caracteriza esta ilha da Macaronésia. Visitar povoados rodeados de montanhas e fazer trilhas pedestres são boas opções para este dia.

Levadas, caminhadas muito especiais no coração da ilha

A ilha da Madeira possui um extenso e intrincado sistema de canais de água, as chamadas levadas. São mais de 1.400 quilômetros de levadas que podem ser encontrados nestas terras. As primeiras datam do século XVI, após o aparecimento das primeiras povoações na ilha, e serviam para transportar água para as culturas de cana-de-açúcar e, posteriormente, para os vinhedos.

Mulher de costas caminhando ao lado de uma levada na Madeira e rodeada por árvores sem folhas
Levadas da Madeira

Fazer uma trilha pelas levadas da ilha tornaram-se uma grande atração e um plano obrigatório para fazer na Madeira. Estas caminhadas acompanham a passagem destes aquedutos por florestas e plantações de laurissilva. Vegetação exuberante, cachoeiras e tranquilidade é o que espera por você.

Há rotas para todos os tipos de viajantes, desde as mais simples que têm cerca de 3 quilômetros, como a rota dos Balcões, até outras mais intensas que podem até ultrapassar os 10 quilômetros, como a rota do Caldeirão Verde.

Cabo Girão, um dos melhores mirantes da Madeira

O Cabo Girão não poderia faltar nesta lista de monumentos e paisagens naturais para ver na ilha da Madeira em 3 dias. Do mirante desta impressionante falésia de 580 metros de altura, a mais alta da Europa, é possível admirar uma bela vista sobre o oceano Atlântico com as localidades de Câmara de Lobos e do Funchal ao fundo. Além disso, o mirante possui uma passarela com piso de vidro com vistas íngremes para o mar. Apto somente para os mais corajosos!

Visitantes na passarela de vidro em Cabo Girão, um mirante com vista para as montanhas e o mar
Passarela do Cabo Girão

Além disso, do alto é possível avistar a Fajã do Rancho, vestígios de antigas erupções vulcânicas onde hoje existem pequenas áreas agrícolas no sopé das falésias. A sua fama entre os turistas tornou esse local em um dos pontos mais fotografados do arquipélago.

A melhor forma de explorar esta zona é reservando uma excursão ao Cabo Girão saindo do Funchal, que inclui transporte e guia. Como se não bastasse, a poucos passos do mirante, encontra-se a igreja de Nossa Senhora de Fátima. Esta capela, construída em 1951, é um dos pontos de peregrinação mais venerados da ilha.

Curral das Freiras, história e paisagens

Outro dos locais com parada obrigatória para fazer na Madeira em 3 dias é o Curral das Freiras, que poderá explorar nesta reservando esta excursão. Você sabia que é considerado um dos vales mais impressionantes da ilha? Este município de casas brancas situa-se numa cratera extinta e oferece esplêndidas vistas panorâmicas sobre o Funchal e as montanhas circundantes.

Vista aérea do município do Curral das Freiras no meio de uma cratera extinta
Curral das Freiras

O nome da localidade vem do século XVI. Foi nesta altura que as freiras clarissas procuraram refúgio nesta zona do interior da ilha. O motivo? Elas estavam fugindo de ataques de piratas e o terreno íngreme das montanhas fazia com que seu esconderijo não fosse visível do mar. Curioso, não é?

Nesta zona, vale a pena visitar os mirantes do Pico dos Barcelos e da Eira do Serrado. Deste último, avista-se o grande manto de bosques de castanheiros e eucaliptos que se estende por todo o vale.

Dia 3: Santana e Garajau

Deixamos um dos recantos mais famosos da Madeira quase para o final. E, certamente, muitos terão em mente as típicas casas com telhado de palha da ilha. Você quer conhecê-las? E desfrutar de um mergulho nas águas do Atlântico? Vamos para o terceiro dia de viagem!

Santana e as casas tradicionais da Madeira

Santana é um município localizado a norte da ilha da Madeira declarado pela Unesco como Reserva da Biosfera. A cidade é famosa pelas suas características casas tradicionais com telhado de palha, conhecidas como palhoças, que são as construções mais primitivas da ilha.

Casas típicas de forma triangular e teto de palha de Santana
Casas típicas de Santana

O seu bom estado de conservação tem muito a ver com a inacessibilidade do terreno. Durante séculos, o acesso a esta área, tanto por terra como por mar, era bastante complicado. Por esta razão, seu espírito tradicional perdurou ao longo do tempo.

As casas triangulares com portas e janelas coloridas dão a Santana uma aparência de povoado de conto de fadas. É impossível resistir a fotografá-los. Além disso, a sua visita é totalmente gratuita, já que muitas delas hoje em dia são lojas. É, sem dúvida, uma visita imperdível para fazer na Madeira.

Se quiser conhecer Santana de uma maneira mais prática, faça esse tour panorâmico pelo leste da Madeira, no qual você também conhecerá outros povoados da ilha.

Reserva Natural de Garajau, para amantes do mergulho

Para quem gosta dos esportes aquáticos, a Reserva Marinha Parcial do Garajau deve estar entre os planos para fazer na Madeira em 3 dias. É uma área protegida que abriga uma grande quantidade de vida marinha como tartarugas, garoupas, golfinhos e arraias.

Um peixe de boca grande e cor azul na Reserva Natural Parcial de Garajau
Peixe assustador na Reserva Natural Parcial de Garajau

As águas cristalinas da reserva permitem admirar a sua grande biodiversidade mesmo a 20 metros de profundidade. Por esta razão, é um local de grande relevância para quem deseja observar a variada vida selvagem da Macaronésia. Se você não tem experiência em mergulho, pode começar como principiante no assunto reservando este batismo de mergulho no Garajau.

Outros belos lugares para ver na Madeira

Você é daqueles que aproveita ao máximo cada minuto das viagens? Pois bem, se ainda tiver tempo e tiver dúvidas sobre o que fazer na Madeira em 3 dias, recomendamos que considere uma destas opções:

Porto Moniz e suas piscinas naturais

A localidade de Porto Moniz, na costa norte da Madeira, é conhecida principalmente pelas suas piscinas naturais. De origem vulcânica, estas piscinas atraem multidões de turistas que vêm mergulhar rodeados de um ambiente verdadeiramente único. Ideal para uma manhã ou tarde de relaxamento em águas cristalinas.

Falésias e piscinas naturais de Porto Moniz em frente a um conjunto de montanhas verdes da Madeira
Piscinas naturais de Porto Moniz

Continuando para oeste a partir de Porto Moniz, chegamos à vila do Seixal, que também possui piscinas naturais e praias de areia preta, ou à magnífica cachoeira do Véu da Noiva. Esta cascata, que cai diretamente no Atlântico de uma alta falésia, é muito procurada pelos visitantes da costa noroeste da Madeira. Não hesite em chegar ao seu mirante!

Câmara de Lobos, autêntico ambiente marinheiro

O pitoresco povoado piscatório de Câmara de Lobos é outra visita obrigatória na ilha da Madeira. Passear pelo centro desta vila é como fazer uma viagem ao passado, respirar ar puro e sentir como a população local vive sem pressas e sem o stress típico das grandes cidades.

Porto de Câmara de Lobos repleto de casas de dois pisos e barcos pequenos
Câmara de Lobos

O povoado costuma aparecer em todos os guias de viagem por suas ruas empedradas, suas casas de cores vivas e suas belas vistas para o mar. Como curiosidade, o povoado também abriga diversas obras de arte de rua. Uma das mais conhecidas é a de um leão-marinho feito com elementos reciclados, da autoria do artista português Bordalo II.

Reserve um tour panorâmico pelo oeste da Madeira, você conhecerá as piscinas naturais do Pico Moniz, a Câmara dos Lobos e Cabo Girão. Imperdível para fazer na Madeira!

Pico do Arieiro, um dos melhores lugares para ver o entardecer na Madeira

Trata-se do terceiro pico mais alto da Madeira, sendo um local perfeito para fazer trilhas e apreciar as vistas panorâmicas da ilha. Mede um total de 1.818 metros e, se o céu estiver limpo, é um local ideal para ver o nascer ou o pôr do sol na ilha.

Se você alugar um carro, poderá desfrutar deste mirante sem realizar uma longa trilha, uma vez que o estacionamento de veículos fica apenas a cinco minutos do topo. O pico situa-se a apenas 40 minutos do Funchal! Claro que coroá-lo exige algum esforço, já que este trecho final a pé é bastante íngreme.

Escadas subindo ao Pico do Arieiro, uma montanha de Madeira de grande altura
Pico do Arieiro

Caso não disponha de carro próprio, você poderá reservar a trilha pelos Picos do Arieiro e Ruivo ao amanhecer. Ideal para explorar estes belos recantos da ilha.

Qual é a melhor época do ano para ir à Madeira?

Assim como noutros territórios da Macaronésia, como as Canárias ou os Açores, a Madeira apresenta um clima temperado durante todo o ano. Por isso, qualquer estação é boa para desfrutar da sua gente e das suas incríveis paisagens. As temperaturas mínimas raramente caem abaixo dos 6 graus em média, e as máximas médias permanecem em torno dos 23 graus. O clima pode ser definido como nem excessivamente frio, nem excessivamente quente. Uma espécie de primavera eterna ideal para seus turistas.

Praia da Calheta, uma das praias da Madeira de areia dourada e águas turquesas cercada por palmeiras
Praia da Calheta, uma das praias da Madeira

Entre novembro e março você encontra os preços mais baixos, tanto em voos quanto em hotéis. A razão é que esta temporada é quando geralmente se espera mais chuva. No entanto, o clima permanece agradável e ameno como no resto do ano. Com sorte, você pode até ir à praia nessas datas.

Seja qual for a época que você escolher, você terá tido muito sucesso. Não hesite e reserve já a sua viagem! Se tiver dúvidas ou quiser mais ideias para as suas férias, basta consultar a lista completa de excursões, visitas guiadas e atividades na Madeira.

Más en
COMPÁRTELO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Le informamos de que sus datos personales son tratados por CIVITATIS en las condiciones que se indican a continuación: