Europa

O que ver e fazer nos Alpes franceses

Cosa fare nelle Alpi francesi
Hoje na Civitatis explicamos o que ver e fazer nos Alpes franceses, que oferecem diversos atrativos e destinos pitorescos.
12 fevereiro 2025

Tanto no inverno quanto no verão, as zonas montanhosas da Europa Central oferecem uma grande variedade de destinos e atividades para todos os públicos. É por isso que na Civitatis contamos a você o que ver e fazer nos Alpes franceses.

A parte oriental da França e especialmente a área dos Alpes, compartilhada com a Suíça e a Itália, cativa todos os seus visitantes, de amantes de esportes de inverno a praticantes de trilha de montanha, passando por fãs de fotografia de natureza. Os Alpes franceses nunca decepcionam, pois sua oferta de atividades é tão ampla quanto a de seus destinos.

Se você está planejando uma escapada à zona alpina do país galo e ainda não sabe o que fazer ou ver, então lhe oferecemos os melhores planos. Você está pronto? Vamos lá!

1. Chamonix

Um bom destino para começar o passeio pode muito bem ser Chamonix-Mont-Blanc. O motivo? Essa cidade na Alta Saboia é considerada a capital dos Alpes franceses. Na verdade, esse município é o ponto de partida para muitas das atividades e atrações alpinas. Inclusive, quando visitar essa cidade, você pode fazer essa atividade de voo de parapente Chamonix-Mont-Blanc, um plano diferente e divertido para fazer nos Alpes franceses.

Se pensarmos na imagem característica de um povoado de montanha alpina, visitar Chamonix irá satisfazer todas as suas expectativas. Sua arquitetura é típica da região: casas de enxaimel e ruas pitorescas de onde se avistam as imensas montanhas…

Claro, Chamonix também é uma das grandes capitais do esqui alpino. Também é famosa pelo après-ski, ou seja, as atividades e planos que se realizam após a prática desse esporte.

Se você estiver em Genebra, pode aproveitar para conhecer esse local fazendo essa excursão a Chamonix. Imperdível!

Igreja de Chamonix-Mont-Blanc com as montanhas nevadas atrás e uma paisagem cheia de neve nas ruas
Igreja de Chamonix-Mont-Blanc, nos Alpes franceses

2. L’Aiguille du Midi

Uma vez em Chamonix, o que você pode fazer? Para aqueles que ainda não têm certeza, propomos um grande plano. Estamos falando da visita a L’Aiguille du Midi, o mirante mais alto dos Alpes franceses. Está localizado a 3.842 metros acima do nível do mar!

Para subir esse grande topo, que pertence ao maciço do Mont-Blanc, a maneira mais fácil é pegar o teleférico L’Aiguille du Midi saindo de Chamonix. Esse meio de transporte também é muito confortável para os praticantes de trilha. Entre Chamonix e L’Aiguille du Midi, o teleférico faz uma parada no Plan de l’Aiguille. Dessa estação intermediária, localizada a 2.310 metros de altitude, partem numerosas rotas de trekking.

Conheça esse deslumbrante local europeu fazendo essa excursão a Chamonix e Aiguille du Midi saindo de Genebra.

Mirante de L'Aiguille du Midi cercado de montanhas cobertas de neve
Mirante de L’Aiguille du Midi

3. Mont-Blanc

Quando pensamos em picos alpinos, a mente inevitavelmente nos leva ao Mont-Blanc. Com 4.807 metros, é a montanha mais alta dos Alpes. Esse maciço colossal, localizado entre a França e a Itália, é um dos grandes paraísos do montanhismo na Europa. Os vários alpinistas que já passaram por esse local contribuíram para engrandecer ainda mais a lenda dessa serra.

Além das trilhas alpinas, o Mont-Blanc oferece muitas outras alternativas. Outra de suas grandes atrações consiste em subir aos seus diferentes mirantes. De la, você pode fotografar algumas paisagens incríveis dos picos nevados dos Alpes franceses.

Outra maneira de ver as paisagens alpinas é fazê-lo do ar. Para isso, recomendamos adquirir esse ingresso do teleférico de Mont Blanc. Se você não sabe o que fazer nos Alpes franceses, esse plano é obrigatório!

Uma pessoa fazendo uma trilha por um dos caminhos do Mont-Blanc
Fazendo uma trilha por um dos caminhos do Mont-Blanc

4. Grenoble e Chambéry

Outros destinos essenciais nos Alpes franceses são Grenoble e Chambéry. A primeira, capital do departamento de Isère, também é muito procurada por esquiadores e montanhistas. A cidade também oferece muitas atrações, como seu famoso teleférico, o imponente forte da Bastilha ou o Museu Dauphinois, cuja exposição sobre a cultura popular alpina está instalada em um antigo convento.

Por outro lado, Chambéry é um pequeno povoado saboiano que se destaca pelas suas ruas pitorescas e pelo seu inconfundível ambiente alpino. A Fonte dos Elefantes, a basílica-catedral de São Francisco de Sales e o castelo dos Duques de Saboia são, sem dúvida, seus três grandes atrativos.

Se deseja conhecer essas cidades dos Alpes franceses de uma maneira diferente, você pode optar por fazer um tour de segway por Grenoble ou por Chambéry.

Ponte sobre o rio Isère na sua passagem por Grenoble, com as montanhas dos Alpes franceses ao fundo
Rio Isère na sua passagem por Grenoble, nos Alpes franceses

5. Viajar para a Itália e a Suíça saindo dos Alpes Franceses

Quando alguém pensa no que fazer nos Alpes franceses e já conhece os arredores, uma boa opção é viajar para as vizinhas Itália ou Suíça. Se você decidir viajar para a primeira, um dos destinos mais populares é, sem dúvida, Courmayeur. Esse belo povoado italiano no Vale de Aosta, caracterizado por suas típicas casas de madeira, oferece belíssimas vistas alpinas. Você pode apreciá-las com este ingresso do teleférico do Mont-Blanc.

Outro destino altamente recomendado para visitar dos Alpes franceses é a Suíça. No caso do país helvético, junto à fronteira gala se destacam cidades como Genebra. Essa cidade às margens do Lago Léman, sede de inúmeras instituições internacionais, se destaca por seu icônico Jet d’Eau e por seus muitos parques e jardins.

Plaza de Courmayeur em um dia de sol com alguns turistas e as montanhas nevadas ao fundo
Praça de Courmayeur, nos Alpes italianos

6. Annecy

Para terminar essa rota alpina, não poderia faltar Annecy, a chamada Veneza dos Alpes franceses. Essa cidade da Alta Saboia possui canais que lhe dão um encanto muito especial. Trata-se de uma localidade saída de um conto de fadas, intimamente ligada ao Lago de Annecy, considerado um dos lagos mais limpos do mundo.

Se você quiser conhecê-la, pode fazer esse tour privado por Annecy. Se estiver em Genebra, pode aproveitar para fazer essa excursão a Annecy.

Canais de Annecy rodeados por construções históricas ao entardecer
Canais de Annecy, a Veneza dos Alpes franceses

Como você viu, os Alpes franceses são uma das regiões mais espetaculares da Europa, com muitos planos e atividades que tornam esta região entre a França e a Itália uma das mais atrativas do continente. E se você quer completar ainda mais a sua viagem, pode consultar o catálogo completo de planos da Civitatis.

Más en
COMPÁRTELO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Le informamos de que sus datos personales son tratados por CIVITATIS en las condiciones que se indican a continuación:

Lo más leído #França