O que fazer em Vancouver: 10 atrações e dicas na cidade canadense

A maior cidade do estado da Colúmbia Britânica e a terceira maior do Canadá, Vancouver é uma cidade com um clima bastante descontraído, muitas coisas para fazer e um cenário espetacular de montanhas e vistas para o oceano Pacífico. Com sua rica história, cultura e beleza natural, a parte mais difícil da visita é escolher o seu itinerário. Portanto, hoje na Civitatis, fizemos uma lista do que fazer em Vancouver, desde os principais pontos turísticos da cidade até excursões saindo da cidade, para que você não perca nada.
Seja explorando sua cena artística e gastronômica ou simplesmente admirando suas paisagens deslumbrantes, Vancouver cativa e surpreende todos os seus visitantes em qualquer época do ano. Vamos lá!
1. Faça um passeio no Stanley Park
Você sabia que Vancouver é o lar do maior parque urbano do país? Esse oásis verde de quase 400 hectares está localizado bem no centro de Vancouver e é, em muitos aspectos, o coração da cidade. O Stanley Park está aberto desde 1886 como o primeiro parque público da cidade, e uma grande parte do parque permanece arborizada.
O parque conta com mais de 500.000 árvores, algumas das quais se elevam a 76 metros acima do solo. A mais famosa dessas árvores é a Hollow Tree (árvore oca), um tronco de cedro de mais de 700 anos com uma enorme cavidade, o que a torna um local popular para tirar fotos.
Além disso, há uma grande variedade de trilhas para caminhada, como a Beaver Lake Trail e a Lost Lagoon Walk. Você também encontrará uma variedade de jardins, desde o Rose Garden até o Ted and Mary Greig Rhododendron Garden.
O marco mais famoso do parque e, na verdade, um dos marcos mais populares da Colúmbia Britânica, são os Totem Poles (postes totêmicos) da Primeira Nação do parque, um exemplo da arte indígena e do patrimônio cultural. Esculpidos por mestres artesãos, cada poste conta uma história única, rica em simbolismo que reflete linhagens familiares, crenças espirituais e uma profunda conexão com a natureza. Ao longo dos anos, esses totens foram cuidadosamente preservados e restaurados, tornando-se um dos marcos mais emblemáticos da Colúmbia Britânica. Termine sua exploração do Stanley Park em Prospect Point, um ponto de observação na extremidade norte do parque.
Conheça o Stanley Park com um guia especializado como parte desse free tour por Vancouver ou uma visita guiada em Vancouver. Se preferir, pode optar também por esse passeio de bicicleta em Vancouver.

2. Confira um dos bairros mais antigos de Vancouver: Gastown
Outro ponto obrigatório da lista do que fazer em Vancouver é o bairro de Gastown, considerado o coração histórico da cidade e um Patrimônio Histórico Nacional. Acessível a partir da Waterfront Station, esse bairro está repleto de bares animados e cafés da moda, além de uma ampla seleção de encantos históricos.
Você pode explorar Gastown a pé em suas belas ruas de paralelepípedos, ladeadas por belos postes de luz antigos e edifícios vitorianos. O marco mais famoso do bairro é seu relógio movido a vapor, que toca a icônica badalada de Westminster a cada 15 minutos.
Se você quer saber mais sobre um dos bairros mais emblemáticos da cidade, pode conhecê-lo nesta visita guiada por Gastown.

3. Visite a Chinatown
A Chinatown de Vancouver é uma parte fascinante da cidade, com suas origens remontando ao final do século XIX, quando muitos trabalhadores chineses vieram para o Canadá para ajudar a construir a Canadian Pacific Railway. Após a conclusão da ferrovia em 1885, muitos desses trabalhadores se estabeleceram aqui, no que se tornaria a Chinatown da cidade.
Essa é uma das partes mais culturalmente diversificadas da cidade, com muito a ser descoberto e, por isso, é um item obrigatório na lista do que fazer em Vancouver. Delicie-se com a fantástica culinária chinesa, que inclui delícias de lojas de chá, churrascos chineses e coquetéis. Recomendamos uma visita ao oásis urbano do Jardim Clássico Chinês Dr. Sun Yat-Sen, bem como ao Sam Kee Building, o prédio comercial mais estreito do mundo, com apenas 1,5 metro de largura.

4. Almoce no mercado público de Granville Island
O próximo da nossa lista do que fazer em Vancouver é o conhecer o Granville Island Public Market, um local repleto de produtos frescos das fazendas e delícias do oceano para a mesa. Esse mercado também conta com restaurantes, bares, estúdios de artistas e outras curiosidades para você conferir.
Se você decidir almoçar no Granville Island Public Market, terá muitas opções, incluindo ótimas sopas, comida tailandesa, peixe e batatas fritas. Para a sobremesa, prove um dos deliciosos donut da cidade. Para conhecer o mercado, faça uma visita guiada a Vancouver.

5. Faça um tour de street art por Vancouver
Vancouver também abriga uma cena artística vibrante, com murais coloridos que iluminam as ruas da cidade, mesmo nos dias mais cinzentos. Desde grandes e vivos designs até detalhados trabalhos em estêncil, muitos desses murais contam histórias de cultura, história e comunidade.
Explore o Downtown Eastside ou Mount Pleasant para ver os melhores murais. Para isso, faça um tour que combina uma oficina de café com stree art ou em um tour que une arte com degustação de cerveja. São planos imperdíveis para fazer em Vancouver!
6. Vá Capilano Suspension Bridge Park
Situado nas alturas ao norte da cidade, o Capilano Bridge Park é um dos pontos mais fotografados da cidade e um ponto imperdível na lista do que fazer em Vancouver. Esta icônica ponte suspensa, que se eleva a 70 metros de altura e se estende por 213 metros de comprimento, fica envolta pela copa de uma floresta tropical. Datada de 1889, a ponte suspensa foi originalmente construída por um engenheiro escocês para atravessar o Primeiro Cânion de Capilano.
Compre um ingresso do Capilano Suspension Bridge Park e sinta a emoção de cruzar a ponte por conta própria. De lá, você apreciará vistas deslumbrantes e poderá ver as muitas aves magníficas que sobrevoam o vale.

7. Experimente o Poutine e outras delícias em um tour gastronômico
A criação gastronômica mais famosa do Canadá é, sem dúvida, o poutine. Esse prato, que consiste em batatas fritas e queijo coalho cobertos com um delicioso molho, teve origem em Quebec, e hoje é celebrado como um prato nacional. Por isso, prová-lo é um dos itens obrigatórios da lista do que fazer em Vancouver.
Além do poutine, Vancouver também é conhecida por ter alguns dos melhores sushis do continente norte-americano. Nesse tour gastronômico por Vancouver, você pode experimentar algumas iguarias locais em vários restaurantes bem avaliados em Gastown, acompanhado por um guia local.

8. Assista a um jogo de hóquei da NHL na Rogers Arena
Um dos nossos planos preferidos para fazer em Vancouver é ir à Rogers Arena para ver o time local jogar. Embora Vancouver seja a cidade mais quente do Canadá, o hóquei ainda é um esporte extremamente popular, e os moradores adoram a NHL e seu time, o Canucks.
O hóquei está profundamente enraizado na cultura do país, e os jogos de hóquei são muito divertidos de assistir, mesmo que você não esteja muito interessado no esporte em si. Basta apreciar a teatralidade e a atmosfera.
Para assistir esse verdadeiro espetáculo, adquira um ingresso para um jogo dos Canucks da NHL na Rogers Arena. Será muito divertido!

9. Coloque os pés na areia
Quando você pensa no Canadá, provavelmente não vem à mente a ideia de ir à praia e aproveitar o sol, não é? No entanto, essa Vancouver é cercada por uma natureza deslumbrante, e isso inclui um litoral maravilhoso! Os meses de verão nessa metrópole são ensolarados, mas bastante amenos, com temperaturas variando, em sua maioria, entre 18 °C e 21 °C.
A praia mais popular da cidade é a English Bay, que fica bem perto do centro de Vancouver, o que a torna um ótimo lugar para um passeio noturno. Para um pôr do sol incrível, vá até o Sunset Beach Park, onde você pode observar os barcos navegando ao cair da noite. Os moradores adoram a Wreck Beach, uma grande praia naturista com cerca de 8 quilômetros de praia e uma beleza natural deslumbrante.

10. Faça uma excursão a Grouse Mountain
Aproveite ao máximo os arredores montanhosos da cidade nesta excursão à Grouse Mountain saindo de Vancouver. Essa montanha é conhecida como o Pico de Vancouver e atrai muitos visitantes, turistas e moradores locais durante todo o ano. Durante o verão, as pessoas fazem caminhadas e usam as tirolesas da montanha. No inverno, Grouse é um ponto de encontro para esquiar e praticar snowboard. Durante todo o ano, a montanha oferece vistas fantásticas do pico, que pode ser acessado por teleférico. Um plano imperdível para fazer em Vancouver!

Mais excursões saindo de Vancouver
Embora haja muitas visitas e atrações na nossa lista do que fazer em Vancouver, há também outras excursões excelentes para fazer saindo da cidade. Se você quiser conhecer outra cidade canadense, uma viagem de um dia para Victoria é certamente possível. A capital da Colúmbia Britânica, essa cidade histórica pode ser facilmente explorada a pé, com todas as principais atrações localizadas ao redor do Inner Harbour. Veja os edifícios do parlamento e os famosos Butchart Gardens, um destaque definitivo da cidade.
Confira abaixo algumas opções de excursões saindo de Vancouver com a Civitatis:
- Excursão a Victoria saindo de Vancouver
- Excursão de hidroavião saindo de Vancouver
- Rafting no rio Elaho saindo de Vancouver

O que você precisa saber antes de viajar a Vancouver
Um pouco de história
Por milhares de anos, a terra conhecida como Vancouver foi o lar de povos indígenas, cuja herança é profunda e duradoura. Em 1792, George Vancouver, um explorador britânico, reivindicou essas terras em nome da Grã-Bretanha. No entanto, foi somente em 1860 que os colonos europeus começaram a se estabelecer em Vancouver, por causa de suas terras ricas em recursos.
Mais tarde, eventos como a construção da primeira linha ferroviária, a inauguração do icônico Hotel Vancouver e a criação da University of British Columbia tiveram um papel importante na transformação de Vancouver na cidade vibrante e moderna que conhecemos hoje.
Vale a pena conhecer Vancouver?
Sim, definitivamente, vale a pena visitar Vancouver. Não apenas é “digna de ser visitada”, como também é uma de nossas cidades favoritas no Canadá. Uma cidade animada e limpa, com uma cultura rica e muitos belos parques, essa cidade da costa oeste canadense também é cercada por água e montanhas.
Qual é a melhor época para visitar Vancouver?
A época ideal para explorar Vancouver realmente depende de seus interesses. O verão, de junho a setembro, é a época favorita de muitos visitantes, graças ao clima quente e ensolarado, perfeito para atividades ao ar livre, desde andar de bicicleta até aproveitar os muitos festivais e mercados ao ar livre da cidade.
Se você preferir uma experiência mais tranquila com clima mais ameno, considere visitar na primavera (abril a maio) ou no outono (outubro a novembro), quando a cidade está menos cheia e você ainda pode desfrutar de belas paisagens.
Onde ficar em Vancouver?
Recomendamos ficar no centro de Vancouver, especialmente se essa por a sua primeira visita à cidade. É bastante simples chegar do aeroporto ao centro, além de ser um ponto de partida fantástico para explorar as atrações da cidade. Você estará a uma curta distância a pé ou em uma linha de transporte público de quase todas as atrações turísticas.
A região central também abriga uma ótima variedade de hotéis. Para alimentação, o centro da cidade abriga as grandes cadeias de restaurantes. No entanto, a maioria dos melhores restaurantes está em outros bairros da cidade.
Como usar Internet em Vancouver?
Se você estiver viajando para Vancouver de fora do Canadá, é melhor procurar um eSIM, a maneira mais fácil de se manter conectado durante a viagem. A vantagem de um eSIM é que você não precisa pegar um chip físico, você pode acessar o eSIM seguindo as instruções que receberá em seu e-mail após a compra. Aproveite para comprar esse chip eSIM para o Canadá da Civitatis.
É isso aí! Essas são as nossas principais opções do que fazer em Vancouver. Essa cidade certamente o deixará impressionado, com tantas coisas para fazer e ver, e com uma natureza tão bela ao redor. Se você estiver procurando outras maneiras de aproveitar a cidade, confira mais tour e atividades em Vancouver com a Civitatis.