Tradições da Semana Santa no mundo
A Semana Santa é um feriado compartilhado por diferentes religiões. Essa celebração começa no Domingo de Ramos e acaba no Domingo de Páscoa, sendo a Sexta-feira Santa um dos dias mais relevantes. Embora muitas das festas estejam relacionadas com costumes religiosos, outras são uma maneira de passar tempo em família e se divertir na natureza. Você quer conhecer as tradições da Semana Santa mais famosas ou curiosas do mundo? Neste post, vamos revelar algumas delas e, se você se animar, poderá participar com a Civitatis.
Origem da Semana Santa
A origem da Semana Santa e da Páscoa remonta ao período inicial do cristianismo e tem raízes nas tradições da Páscoa Judaica, o Pessach (Passagem, em hebraico), que comemora a libertação dos hebreus. A Última Ceia teria ocorrido durante essa festividade.
As primeiras referências à celebração da Páscoa cristã surgiram no século II, de acordo com documentos dos Padres da Igreja. Embora as comunidades já celebrassem a ressurreição de Cristo antes disso, durante essa época, a prática se expandiu com rituais relacionados também à crucificação de Jesus.
No século IV, a data da Páscoa foi oficialmente definida como o primeiro domingo após a lua cheia, seguindo a tradição judaica de celebrar o Pessach e, a partir daí, algumas das celebrações que conhecemos hoje começou a se padronizar. Já no século VII, as comemorações da Semana Santa já estavam mais consolidadas da forma atual, com a procissão do Domingo de Ramos e o Lava-pés. O cronograma da Semana Santa é este:
- Domingo de Ramos: o domingo anterior à Páscoa, que marca a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.
- Quinta-feira Santa: o dia da Última Ceia e do Lava-pés.
- Sexta-feira Santa: marca o dia do julgamento e da crucificação de Jesus Cristo.
- Sábado de Aleluia: momento de silêncio e espera pela ressurreição.
- Domingo de Páscoa: celebração da ressurreição de Cristo.
Durante a Sexta-feira Santa não são realizadas missas, casamentos e batizado, mas sim uma Celebração da Paixão de Cristo. Nesse dia, os fiéis fazem abstenção de carnes vermelhas e frango ou jejum como parte de uma penitência e renúncia aos prazeres físicos, buscando uma purificação espiritual. Os mais ortodoxos costumam cobrir as imagens de todos os santos, pois o foco deve ser a adoração a Jesus.
Israel
Começamos com a origem da tradição da Semana Santa em Jerusalém, a Terra Santa. Sem dúvida, um dos momentos mais icônicos é a procissão que ocorre na Sexta-Feira da Paixão em que vários peregrinos cristãos marcham ao longo da Via Dolorosa no Bairro Cristão da Cidade Velha.
No Domingo de Ramos, acontece uma grande procissão que vai do Monte das Oliveiras até a zona mais antiga que representa a entrada de Jesus na cidade. Nessa procissão participam vários peregrinos de dentro e fora do país. Um momento único!
No sábado, os cristãos ortodoxos celebram o Fogo Sagrado, um ritual que tem pelo menos 1.200 anos com a crença de que um fogo sagrado se acende todos os anos no túmulo de Jesus, em Jerusalém. Além do mais, o evento é transmitido ao vivo para outros países de tradição ortodoxa como a Grécia, Romênia, Chipre, Líbano e muitos outros.
Espanha
Sem dúvida, a Espanha é um dos países onde a Semana Santa é celebrada com mais fervor. É uma tradição muito arraigada no país, com procissões em quase todas as cidades organizadas pelas confrarias e Irmandades religiosas. Uma tradição passada de geração em geração!
Cada confraria conta com seu tipo de vestimenta e cores próprias, sendo a peça mais caraterística do traje um chapéu em forma de cone chamado capirote. Durante as procissões, os membros das confrarias percorrem as ruas com os trajes típicos com os pasos, os carros onde são levadas as estátuas religiosas.
A Semana Santa de Zamora, por exemplo, foi declarada Bem de Interesse Cultural e está na lista de candidatas a Patrimônio Imaterial da Humanidade. Outra bem famosa é a de Sevilha. Também há outras tradições da Semana Santa inusitadas, como a procissão dos bêbados em Cuenca e a Dança da Morte de Verges, em Girona. Apesar do nome, as duas são de caráter religioso!
Se estiver em Sevilha, você pode participar de um tour da Semana Santa sevilhana, uma ótima maneira para mergulhar nas tradições de Páscoa da Espanha. Outra opção é reservar o tour da Semana Santa em Málaga, se estiver nessa cidade.
Se você vai viver esse momento do ano no país, definitivamente não pode deixar de provar as comidas típicas da Semana Santa Espanhola. Uma delas é a torrija, um doce delicioso feito com pão, leite, açúcar, canela e outros ingredientes.
Itália
A Semana Santa na Itália, da mesma forma que a da Espanha, também é um grande evento onde são organizados desfiles religiosos e festas nas ruas. Em Roma, por exemplo, a Semana Santa começa com uma grande missa no Praça São Pedro liderada pelo próprio papa, onde os ramos de oliveira são benzidos.
Leve em conta que a Semana Santa na Itália reúne muitas pessoas, por isso, para participar em algumas celebrações organizadas dentro do Vaticano é necessário fazer reserva prévia como, por exemplo, para a participar de uma audiência com o papa Francisco.
Outro dos momentos imperdíveis é a celebração da Via Crucis, na Sexta-Feira Santa, que começa no Coliseu e finaliza na área do Fórum Romano e do Palatino. Inegavelmente, é um dos momentos mais esperados da Semana Santa da cidade, além de ser muito emocionante, porque os fiéis realizam o trajeto com velas e tochas.
Outro dia importante para o país é a Pasquetta, a segunda-feira posterior à Páscoa, quando os italianos costumam fugir das cidades grandes para fazer piqueniques em família no campo e desfrutar do dia. Também é comum comer a colomba pascal, um bolo com forma de pomba da paz.
Brasil
No Brasil, também são realizadas várias procissões e missas durante a semana. No Nordeste são realizadas muitas manifestações religiosas, sendo uma das tradições da Semana Santa mais conhecidas a encenação da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. Essa apresentação acontece no estado de Pernambuco, que conta com centenas de figurantes, é realizada desde 1951!
Já o Sudeste, como em Ouro Preto, por exemplo, os moradores da cidade enfeitam as ruas pelas que as procissões passam com tapetes feitos com flores e serragem, uma festa que atrai muitos turistas. Em outras cidades históricas de Minas Gerais e São Paulo, da mesma maneira, também são usadas toalhas, flores, serragem e areia para decorar as ruas e casas da cidade.
Também são muito comuns no Brasil os ovos de Páscoa de chocolate, que enchem as prateleiras dos estabelecimentos e fazem tanto alegria das crianças como dos adultos.
Adicionalmente às tradições descritas no início e especialmente durante a Sexta-feira da Paixão, as pessoas não devem matar animais, executar trabalhos braçais pesados, ouvir música alta ou dançar, participar de festas, e brigar, tudo em respeito à data.
Guatemala
A Guatemala é outro país que sem dúvida se destaca pela beleza da sua Semana Santa, uma mistura entre a cultura católica trazida pelos espanhóis e a religião dos maias que habitavam o país antes da chegada dos europeus. O destaque fica para as celebrações de Antigua Guatemala, Cidade da Guatemala e Quetzaltenango, que datam de 1560, 1776 e 1560, respectivamente.
Além das estátuas religiosas e trajes típicos das procissões espanholas, na Guatemala a população católica também cria tapetes para decorar as ruas. Conhecidos como “arte efímero”, nesses tapetes aparecem símbolos como borboletas, que para os maias representavam o Sol, a vida e o além. Em suma, uma mistura incrível de catolicismo e misticismo. Se você quer saber mais sobre essa festa, pode visitar o Museu da Semana Santa de Antigua Guatemala em qualquer época do ano.
Outras tradições da Semana Santa pelo mundo
Em Haux, na França, na segunda-feira de Páscoa, os moradores cozinham uma omelete gigante na praça da cidade com cerca de 4.500 ovos. Os sinos das igrejas também são silenciados e permanecem dessa maneira até o domingo de Páscoa, como sinal de respeito.
Na Escócia, os ovos são usados de uma maneira diferente: em uma corrida de ovos cozidos onde as crianças lançam os ovos do topo de uma colina. O ganhador? O ovo que chegue à linha de chegada inteiro.
Na Suécia e na Finlândia, a Páscoa também é comemorada de uma maneira diferente, em que as crianças da vizinhança trocam artes feitas por elas ou ramos para afastar os maus espíritos por doces. Nas Bermudas, as pessoas soltam pipas fabricadas por elas mesmas na Sexta-feira Santa, uma tradição que começou com a explicação de um professor em uma aula de religião. Curioso, não é?
Coelho e Ovos de Páscoa
Se a Semana Santa é uma data cristã, de onde vem a tradição do coelho e dos ovos de Páscoa? O ovo é um símbolo de vida nova e renascimento. Por isso, no Cristianismo, o ovo passou a ser o símbolo da ressurreição. Sua casca representa o túmulo de Cristo e, o momento da quebra do ovo, simboliza a sua ressurreição.
Em muitos países, uma das maiores tradições da Semana Santa é presentear ou decorar os ovos de Páscoa e há muitas variações de culturas e tradições religiosas. Além disso, os ovos podem ser reais (de galinha) decorados, de madeira, de cerâmica, de açúcar e de chocolate, como é o caso do Brasil.
Já o Coelho da Páscoa, como conhecemos, surgiu na Alemanha, no século XVII. Segundo a tradição, o Osterhase (coelho da Páscoa) visitava as casas durante a noite do Sábado de Aleluia, escondendo ovos coloridos e doces para as crianças encontrarem na manhã do Domingo de Páscoa.
Semana Santa de 2025
Este ano, a Semana Santa começará no dia 13 de abril, no Domingo de Ramos e terminará no dia 20 de abril, no Domingo de Páscoa. O cronograma completo é o seguinte:
- Domingo de Ramos: 13 de abril
- Quinta-feira Santa: 17 de abril
- Sexta-feira Santa: 18 de abril
- Sábado de Aleluia: 19 de abril
- Domingo de Páscoa: 20 de abril
Como você viu, as tradições da Semana Santa são celebradas de várias maneiras em diferentes países, regiões e, claro, de acordo com as diversas religiões cristãs. Você já escolheu como quer passar a próxima?