América

O que fazer em Salvador: 11 atrações na capital baiana

História, um forte legado cultural afro-brasileiro e belezas naturais. Venha descobrir o que fazer em Salvador com a Civitatis!
4 fevereiro 2025

Salvador é uma das capitais do Brasil mais ricas em história e legado, além de contar com belezas naturais impressionantes. Do seu rico patrimônio histórico, gastronomia marcante, às praias e a cultura africana, cada canto da capital baiana encanta quem a visita. Hoje, nós da Civitatis fizemos a nossa lista preferida do que fazer em Salvador para que você não perca nada na sua viagem.

Fundada em 1549, Salvador foi a primeira capital do Brasil e até hoje carrega as marcas profundas da colonização e resistência dos escravizados. Você encontrará seus rastros desde as ruas de paralelepípedos, igrejas barrocas e casarões, até nas festas tradicionais, música e religião da cidade. Vamos?

1. Pelourinho

O primeiro item da nossa lista do que fazer em Salvador é, sem dúvidas, o Pelourinho, uma das principais atrações da capital baiana. O lugar está repleto de casarões coloniais coloridos, as famosas ruas de paralelepípedos e igrejas barrocas. É uma verdadeira viagem ao Brasil colonial. Não é à toa que foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1985. 

Seu nome faz referência ao trágico passado histórico do local, quando existia uma coluna de pedra no local, onde os escravizados eram punidos publicamente. Hoje, o bairro é um dos melhores lugares para homenagear e celebrar a cultura afro-brasileira. Além disso, o Pelourinho é conhecido internacionalmente por ter sido o cenário do clipe de They Don’t Care About Us, de Michael Jackson.

Casas coloniais coloridas no Pelourinho
O Pelourinho

Nesse famoso bairro da capital baiana, você poderá presenciar apresentações ao vivo do grupo Olodum, espetáculos de balé folclórico e, claro, rodas de capoeira. É um ótimo lugar para viver a cultura e tradição de Salvador!  

O Pelourinho também é um ótimo ponto de Salvador para provar a gastronomia local. Você encontrará uma grande variedade de restaurantes tradicionais e bares, além de ser um agitado ponto de encontro da vida noturna. 

Você pode conhecer esse lugar icônico de Salvador (e do Brasil!) fazendo este free tour pelo Pelourinho. Se quiser mergulhar ainda mais nas tradições baianas, pode reservar este jantar com espetáculo folclórico ou este tour noturno com ritos tradicionais. São planos imperdíveis para fazer em Salvador!

Igrejas do Pelourinho

Passeando pelo Pelourinho, você encontrará a igreja de São Francisco, construída entre os séculos XVII e XVII. Apesar de sua fachada sóbria, esse templo é considerado uma das igrejas mais bonitas do Brasil, graças ao seu interior decorado com uma grande quantidade de ouro. Simplesmente impressionante!

Apesar desse templo ser o mais famoso, há outras igrejas no bairro que também chamam muito a atenção, como a catedral basílica de Salvador e a igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, construída pelos e para os escravizados.

Igreja de São Francisco no Pelourinho ladeada por casarões coloniais coloridos e rua de paralelepípedo
Não se deixe enganar pela fachada sóbria da igreja of São Francisco

Fundação Casa de Jorge Amado

O Pelourinho, você também encontrará a Fundação Casa de Jorge Amado, um espaço dedicado ao famoso autor baiano. Fundada em 1987, esse espaço abriga um acervo com as primeiras edições de seus livros, além de objetos pessoais, fotos e cartas. Além disso, há exposiões e pesquisas sobre a cultura e literatura baiana. 

Você pode conhecer esse local acompanhado de um guia fazendo este tour pela Casa de Jorge Amado, que também inclui a visita ao espaços Carybé e Verger. Imperdível!

2. Farol da Barra

O próxim item da nossa lista do que fazer em Salvador é o Farol da Barra, um dos cartões-postais da capital baiana e um dos faróis mais antigos das Américas. Ele faz parte do forte de Santo Antônio da Barra, uma construção histórica que hoje abriga o museu náutico da Bahia. O farol foi construído em 1698 e, durante o período colonial, guiava as embarcações que chegavam até o porto e o forte defendia a primeira capital brasileira das invasões de estrangeiros e ataques de corsários.   

Localizado bem próximo à praia do Forte, o Farol da Barra é também um dos melhores lugares para apreciar o pôr do sol em Salvador e, por isso, atrai diariamente moradores e turistas que querem contemplar a vista da baía de Todos-os-Santos e do oceano Atlântico ao entardecer. 

Se você quiser conhecer esse monumento repleto de história, faça esse tour pelo centro histórico de Salvador e Farol da Barra, que também passa por muitos outros atrativos da capital. 

Panorâmica do pôr do sol no Farol da Barra
Pôr do sol no Farol da Barra

3. Elevador Lacerda

Você verá que o centro de Salvador está dividido em duas partes: a Cidade Baixa e a Cidade Alta, que estão conectadas pelo Elevador Lacerda, o primeiro do Brasil e um dos mais antigos do mundo, construído em 1873. Você sabia que ele transporta até 128 pessoas por vez? 

O Elevador Lacerda está na nossa lista do que fazer em Salvador por sua importância histórica e por ser um dos cartões-postais da cidade. Diariamente, ele transporta milhares de pessoas que sobem os seus 72 metros de altura para ter uma vista panorâmica da Baía de Todos-os-Santos.

Suba no Elevador Lacerda para conhecer um dos principais atrativos da cidade e sua vista incrível participando deste tour privado por Salvador.

Elevador Lacerda visto do alto com o mar ao fundo
Elevador Lacerda, um dos mais antigos do mundo

4. Mercado Modelo

Localizado na Cidade Baixa, bem em frente ao Elevador Lacerda, o Mercado Modelo é um dos maiores centros de artesanato do país. O edifício foi fundado em 1912 e hoje abriga mais de 250 lojas que oferecem roupas, rendas, souvenirs, artesanato e, inclusive, berimbaus.

Além disso, o Mercado Modelo é um excelente local para provar a deliciosa gastronomia baiana. No segundo andar do prédio, você encontrará diversos restaurantes e bares que servem os pratos típicos do estado. 

Se você quer visitar esse ponto icônico da capital baiana, além de outros atrativos, participe deste tour panorâmico por Salvador, que inclui o transporte de ida e volta ao seu hotel e um guia.

Vista de cima do Mercado Modelo com a baía de Todos-os-Santos ao fundo
Mercado Modelo, um passeio imperdível para fazer em Salvador

5. Igreja do Nosso Senhor do Bonfim

Não poderíamos fazer uma lista do que fazer em Salvador sem mencionar a igreja de Nosso Senhor do Bonfim, uma das mais famosas do Brasil. Construída em 1772, o templo apresenta o estilo rococó no exterior e neoclássio no interior. Você ficará impressionado com o decorado altar-mor, as pinturas sacras e pelos azulejos portugueses que retratam cenas bíblicas.

Um dos destaques da igreja do Bonfim de Salvador é a Sala dos Milagres, ou Sala das Promessas, um espaço onde os devotos deixam ex-votos para agradecer as graças alcançadas. Você ficará impressionado com a quantidade de objetos que há no local, uma prova da grande devoção ao Senhor do Bonfim.

Fitas coloridas no portão de entrada da Igreja do Bomfim
A Igreja do Bonfim com suas famosas fitinhas

Sem dúvida, o maior símbolo da igreja e da fé baiana são as fitinhas do Bonfim. Muito coloridas e com a inscrição “Lembrança do Senhor do Bonfim”, as fitinhas surgiram no século XIX e a tradição diz que se deve dar três nós na fita, fazendo um pedido para cada um. Fiéis e turistas amarram as fitas nos portões da igreja, o transformando em um verdadeiro mural colorido.

Para conhecer esse icônico templo, reserve este tour pela igreja do Bonfim, que também passa pelo santuário da Irmã Dulce.

6. Solar do Unhão e Museu de Arte da Bahia

Às margens da Baía de Todos-os-Santos, você encontrará um importante patrimônio histórico e cultural de Salvador, o Solar do Unhão. O casarão, construído no século XVII, foi residência de famílias da nobreza baiana. De fato, o nome Unhão vem de uma palavra de origem portuguesa que se refere a um tipo de residência de luxo. 

Hoje, o Solar do Unhão abriga o Museu de Arte da Bahia, o MAB, um dos mais importantes do estado. O museu, inaugurado em 1983, expõe uma coleção de esculturas, pinturas e mobiliário dos séculos XVIII, XIX e XX. Você verá obras de Cândido Portinari, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti. Um plano obrigatório do que fazer em Salvador, especialmente para os amantes da arte!

Vista lateral do Solar do Unhão, um casarão colonial em frente à baía de Todos-os-Santos
O Solar do Unhão abriga o Museu de Arte da Bahia

7. Baía de Todos-os-Santos

Plano de fundo de muitos cenários de Salvador, como o Elevador Lacerda, o Mercado Modelo e o Solar do Unhão, você verá a Baía de Todos-os-Santos, uma das maiores baías do mundo, com uma área de aproximadamente 1.200 km². 

Foi nesse lugar que os portugueses chegaram em 1501. O navegador Gaspar de Lemos logo a batizou de Baía de Todos-os-Santos, em homenagem à data do descobrimento, 1º de novembro, dia de Todos os Santos. A baía foi um ponto estratégico para exploração e comércio de escravizados, além de ter sido cenário de eventos importantes, como a invasão holandesa e a Independência da Bahia. 

Um dos melhores jeitos de desfrutar da Baía de Todos-os-Santos é fazendo um passeio de barco que vai até a Ilha dos Frades e Itaparica. Se você gosta de aventuras, pode fazer uma atividade de mergulho na baía

Ilha dos Frades vista do alto com o mar cristalino e ampla vegetação
Vista da Ilha dos Frades

8. Praias de Salvador

As praias são outro item da lista obrigatória do que fazer em Salvador. A capital baianha é conhecida por ter praias paradisíacas que, combinadas com o clima tropical da Bahia, formam um cenário perfeito. Um plano perfeito para relaxar depois de conhecer os monumentos históricos da cidade. Além disso, os entardeceres em Salvador, banhado de um lado pela Baía de Todos-os-Santos e pelo Atlântico do outro, são incríveis!

Praia do Farol da Barra

A praia do Farol da Barra é uma das mais famosas de Salvador e também uma das mais populares. A enseada é famosa por suas águas tranquilas, ideal para banhos de mar e também para quem gosta de caminhadas, já que o Aterro da Barra oferece uma linda vista da baía. Você também pode visitar a região e finalizar da melhor maneira possível: contemplando o pôr do sol do Cristo da Barra, um ponto privilegiado situado em uma pequena colina.

Se você quiser um plano diferente, pode fazer um batismo de mergulho em Porto da Barra, ideal para principiantes, pois você será acompanhado por um profissional que vai lhe explicar todos os conceitos básicos. Durante essa atividade é possível ver a barreira de corais de Santa Maria e avistar uma grande variedade de fauna marinha. 

Vista aérea do Porto da Barra, com a areia repleta de guarda-sóis e alguns barcos nas águas verdes do mar
Vista aérea do Porto da Barra

Praia do Itapuã

A Praia de Itapuã é uma das mais queridas pelos soteropolitanos, graças à sua atmosfera tranquila e por suas incríveis paisagens naturais. Se você quer relaxar, é a praia perfeita! Suas águas claras e mornas são ideais para descansar e tomar sol. Ao visitar Itapuã, você entenderá o amor do poeta Vinícius de Moraes por esse bairro e pela Bahia.

Praia do Flamento

No norte de Salvador, você encontrará a praia do Flamengo, que se destaca com suas areias douradas e águas cristalinas. Por sua atmosfera reservada, essa enseada é procurada por turistas que buscam sossego e tranquilidade.

Para quem viaja em família e não sabe o que fazer em Salvador com crianças, a praia do Flamengo é uma ótima opção, já que conta com uma boa infraestrutura de quiosques com cadeiras e guarda-sóis. Além disso, a maré baixa forma piscinas naturais, ideais para banhos refrescantes.

Você pode conhecer essa enseada fazendo esse tour por Salvador e praias do Flamengo e Stella Maris.

Praia do Forte

A aproximadamente 80 quilômetros da capital baianha, a Praia do Forte é, sem dúvida, um dos planos imperdíveis para fazer em Salvador. Além das águas cristalinas, areia branca e dos belos coqueirais, durante a maré baixa, você também verá as piscinas naturais que se formam na praia, ideais para observar peixes coloridos entre os corais.

Além disso, você pode visitar o vilarejo, onde encontrará lojas de artesanato, restaurantes e bares, nos quais você poderá mergulhar na cultura baiana. Não deixe de visitar também a sede do Projeto Tamar, a primeira base do projeto no Brasil. Para quem gosta de história, uma visita ao castelo Garcia D’Ávila, uma das primeiras contruções coloniais do país.

Se você quiser conhecer essa praia de Salvador, pode fazer uma excursão a Praia do Forte, que também passa pela praia de Guarajuba.

Vista aérea da Praia do Forte com águas cristalinas e uma grande barreira de corais
Praia do Forte

9. Gastronomia de Salvador

Uma lista do que fazer me Salvador não poderia deixar de fora a gastronomia baiana, uma das mais marcantes do Brasil, com fortes influências africanas, indígenas e portuguesas. Os ingredientes estrelas que marcam a identidade dos pratos típicos de Salvador são o azeite de dendê, leite de coco e pimentas.

Você encontrará diversas opções de restaurantes e bares que servem comidas típicas de Salvador, especialmente no centro histórico e no Pelourinho. Aproveite para provar o famoso acarajé, a moqueca baiana, o vatapá, o caruru e, claro, o bobó de camarão. A gastronomia de Salvador é muito diversificada! Para a sobremesa, você pode optar pela cocada, o quindim ou o delicioso pé-de-moleque baiano.

Se você quer desfrutar dos pratos típicos baianos, mas não sabe por onde começar, pode se juntar a nós neste tour gastronômico por Salvador. E, se quiser mergulhar na cultura de uma maneira diferente, reserve esta aula de culinária baiana, que inclui um tour pelos mercados de Salvador. Imperdível!

Um prato estampado de flores servindo um acarajé com camarões
Acarajé baiano

10. Cultura africana de Salvador

Para quem quer mergulhar ainda mais nas tradições da capital baiana, um dos itens obrigatórios do que fazer em Salvador é conhecer sua cultura africana. De fato, a cidade é considerada um dos maiores símbolos da herança africana no Brasil.

Das músicas e danças até a religião e gastronomia, há uma grande influência dos povos africanos que foram trazidos ao país durante o período colonial. Você pode se aprofundar ainda mais na história da cidade através do ponto de vista do povo colonizado fazendo este tour da herança africana pelo centro histórico de Salvador.

Essa influência pode ser vista em manifestações culturais, como a religião Candomblé, com cultos dedicados aos orixás e a tradicional festa de Iemanjá. Se você quer conhecer mais sobre essa religião trazida da África e enraizada em Salvador, pode participar desse tour do Candomblé, que também passa pelo museu Afro-Brasileiro. Quer uma experiência ainda mais imersiva? Então participe dessa cerimônia de Candomblé em Salvador

Além disso, não poderíamos deixar de citar a Capoeira, criada pelos escravizados como forma de resistência, um movimento que continua forte em Salvador, sendo um dos principais símbolos da cultura afro-brasileira. Você pode aprender essa prática fazendo nossa aula de capoeira em Salvador

Dois homens jogando capoeira ao ar livre enquanto outros dois tocam os instrumentos
Capoeira no Pelourinho

11. Excursões saindo de Salvador

Se você ainda tem um dia livre na cidade e acha que já conheceu seus principais atrativos, colocamos na nossa lista do que fazer em Salvador um passeio por suas redondezas. Você pode optar por fazer uma excursão a Morro de São Paulo, um dos destinos mais paradisíacos e populares da Bahia.

Se prefere mergulhar na história, pode optar por uma excursão até a cidade colonial de Cachoeira, declarada como Patrimônio Nacional, ou ao Quilombo Kaonge, no Recôncavo Baiano. Uma verdeira viagem ao Brasil colonial e à cultura afro-brasileira.

Vista aérea da praia turquesa de Morro de São Paulo repleta de banhistas
Faça uma excursão ao Morro de São Paulo

Agora só resta fazer as malas e escolher uma data para a sua viagem. E se quiser mais opções de planos e atividades para fazer em Salvador, confira o nosso catálogo completo. Esperamos que você tenha curtido!

O que fazer em Salvador em 3 dias?

Se você tem apenas três dias na capital baiana, recomendamos o seguinte itinerário:

  • Dia 1: conheça os principais pontos turísticos de Salvador, como o Pelourinho, o Elevador Lacerda, o Mercado Modelo e a Igreja do Bonfim. Para isso, recomendamos que faça o tour panorâmico por Salvador, que passa por esses e outros pontos de interesse da capital.
  • Dia 2: visite pelo menos uma das praias de Salvador. Recomendamos a praia do Farol da Barra, a mais popular e de onde você poderá ver o farol da cidade.
  • Dia 3: faça uma das excursões para conhecer um dos destinos próximos de Salvador. Se preferir ficar na cidade, pode aproveitar para fazer um tour da cultura africana de Salvador, que inclui almoço, para conhecer as raízes e o legado da cidade.

Qual é a melhor época para visitar Salvador?

Nordeste brasileiro é sinônimo de calor o ano inteiro e em Salvador não seria diferente. As médias anuais variam entre 24º e 27 °C e suas águas são sempre agradáveis. No entanto, para fugir das temporadas de chuvas, recomendamos evitar os meses entre abril e julho.

As altas temporadas são entre dezembro e março, especialmente em fevereiro, no Carnaval. Por isso, se você optar por essa época, vai acabar encontrando preços mais altos.

Casarões coloniais coloridos do centro histórico de Salvador com a Igreja de São Francisco ao fundo
Casarões coloniais do centro histórico de Salvador

Como se locomover

Por ser uma cidade grande, é difícil se deslocar para todos os lados de Salvador a pé. Por isso, para você conseguir conhecer todos os lugares que escolher da cidade, será necessário contar com algum tipo de transporte.

Você pode usar a linha urbana de ônibus que passa por toda a cidade para se deslocar pelos pontos turísticos. Além disso, Salvador conta com uma linha de metrô, mas ela não passa pelos principais atrativos, e você possivelmente precisará completar a viagem com algum outro meio de transporte.

Outra opção é contar com transporte de aplicativos, que funcionam muito bem na cidade. Além disso, se você preferir, pode, inclusive, alugar um carro para passear por onde quiser em Salvador.

COMPÁRTELO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Le informamos de que sus datos personales son tratados por CIVITATIS en las condiciones que se indican a continuación:

Lo más leído #Brasil