As ruas mais longas do mundo
Você já se perguntou quais são as ruas mais longas do mundo? Embora seja difícil de acreditar, algumas ruas podem chegar a medir mais de 50 quilômetros de longitude. Passear por elas já é uma viagem!
Antes de começar, é importante saber que a maioria dessas ruas está situada no continente americano, devido à sua história mais recente no que se refere à infraestrutura vial. Nós da Civitatis queremos lhe levar para viajar pelo mundo passeando por suas ruas mais longas e descobrindo a história por trás de cada uma delas. Preparado para caminhar?
Yonge Street (Toronto)
Com seus 56 quilômetros, a Yonge Street, em Toronto, é a maior rua do mundo. Até 1999 considerava-se que ela tinha nada menos 1.896 quilômetros de extensão! Isso porque até essa data era tido em conta todo o caminho, diferentemente de hoje que é contabilizado apenas o trecho urbano.
Essa via, declarada Lugar Histórico Nacional e que também aparece no Livro Guinness World Records, é o lugar perfeito para descobrir os principais atrativos da cidade canadense desde a sua origem, no Waterfront de Toronto até chegar à fronteira com o estado de Minnesota. Incrível!
A Yonge Street, coluna vertebral de Toronto, abriga o mercado de St. Lawrence, a Torre CN ou os Jardins de Alexander Muir. Se você quer conhecê-la, recomendamos pegar o ônibus turístico de Toronto e percorrer a rua de uma maneira confortável, porque haja fôlego para caminhar por ela.
Avenida Sapopemba (São Paulo)
Você sabe qual é a maior avenida do Brasil? É a avenida Sapopemba, em São Paulo, que possui 45 quilômetros de extensão no total, sendo 26 na capital paulista e 19 nas cidades de Mauá e Ribeirão Pires. A maior rua do Brasil tem um nome de origem indígena: “sapo” significa raiz em tupi, e “pem”, protuberante.
Western Avenue (Chicago)
Com nada mais e nada menos do que 37 quilômetros de longitude, Chicago e sua Western Avenue, ou Avenida Oeste, ocupam o 2º lugar da nossa lista de ruas mais longas do mundo. Essa via foi construída entre 1851 e 1869 e, desde então, é o cenário dos famosos desfiles do Dia de São Patrício ou da Chicagoland Toys for Tots.
Além do mais, passeando pela Western Avenue você poderá ver um antigo parque de diversões que foi transformado em um shopping center, um cemitério e uma área de piquenique. Um lugar super atípico!
Avenida Rivadavia (Buenos Aires)
Chegar ao topo desta lista é quase impossível, mas a capital argentina pode se gabar de ter a avenida mais larga do mundo, a 9 de Julio e também uma das avenida mais longas: a Rivadavia, com 35 quilômetros. Essa grande rua parte da famosa Plaza de Mayo e chega até Moreno.
Se você vai percorrê-la, saiba que o seu nome é uma homenagem a Bernardino Rivadavia, o primeiro presidente da República Argentina. Com o free tour pelo centro histórico de Buenos Aires, você poderá passear tranquilamente pela avenida Rivadavia e conhecer sua história.
Sunset Boulevard (Los Angeles)
Nada menos que 35 quilômetros. Isso é o que mede também a Sunset Boulevard, uma das ruas mais famosas de Los Angeles e uma das ruas mais longas do mundo. Ao ser tão grande, essa rua passa por diferentes áreas famosas da cidade, como Sunset Strip, Hollywood, Beverly Hills e Bel Air.
Você sabia que essa rua segue o traçado de um antigo caminho de gado? Atualmente, na Sunset Boulevard é possível encontrar os melhores restaurantes, bares, lojas de moda e clubes de comédia da cidade californiana. Conheça essa rua tão importante fazendo o tour completo de Los Angeles!
Broadway (Nova York)
Continuamos nos Estados Unidos, especificamente na Big Apple, para explorar a Broadway. Você sabia que é a rua mais longa de Nova York, com 33 quilômetros de longitude? A via atravessa de sul a norte a ilha de Manhattan, onde encontramos alguns dos teatros mais importantes do mundo, além do edifício Flatiron, a Times Square ou o Radio City Music Hall. O nome da rua vem do termo holandês “breede wegh”, que significa caminho amplo em português.
Você quer conhecer melhor essa avenida de Nova York? Então recomendamos reservar um tour por Midtown Manhattan para descobrir a origem da Broadway.
Rua Roskildevej (Copenhague)
Sairemos de Nova York e iremos a Copenhague para percorrer a rua Roskildevej, uma das mais longas do mundo e a maior da Europa. Essa via da capital dinamarquesa tem um total de 31 quilômetros de longitude e vai desde a prefeitura até Roskilde.
A rua começou a ser construída no século XVIII para substituir a Via Regia, pertencente ao traçado medieval da cidade. Dessa rua é possível contemplar o imponente Palácio Frederiksberg. O tour privado por Copenhague com guia em português é a oportunidade perfeita para explorar a rua Roskildevej e viajar pela história da cidade.
Avenida de los Insurgentes (México DF)
Voltamos ao continente americano, especificamente à Cidade do México, na avenida de los Insurgentes, que garante o seu lugar na lista das ruas mais longas do mundo com seus 28,8 quilômetros. Essa é uma das principais vias da CDMX, pois atravessa a cidade do Aqueduto de Guadalupe até o Viaduto Tlalpan. Passear por aqui é conhecer a história do México, pois, desde sua inauguração em 1953, o nome da via foi trocado várias vezes, conforme os acontecimentos da capital.
O tour panorâmico pela Cidade do México lhe levará pela avenida de los Insurgentes para conhecer os atrativos turísticos dos arredores.
Rua Ulloi (Budapeste)
Saindo da categoria dos 20 quilômetros das avenidas anteriores, vamos nos preparar para percorrer os 15,6 quilômetros da rua Ulloi, em Budapeste. Caminhando pela artéria principal da capital da Hungria, é possível ver a Universidade, o Museu de Artes Aplicadas e os jardins mais bonitos da cidade.
Quinta Avenida (Nova York)
Já estamos quase no final da lista e nada melhor do que voltar à cidade que nunca dorme. A Quinta Avenida de Nova York é uma das ruas mais longas do mundo graças aos seus 14 quilômetros. Por isso, caminhar por ela é algo que consideramos que é preciso fazer ao menos uma vez na vida, pois essa rua tão famosa já foi cenário de milhares de filmes e conta com algumas das lojas e edifícios mais importantes e reconhecidos do mundo.
Se você quer ver o Empire State Building, a Biblioteca Pública, a loja da Apple ou museus como o Metropolitan, The Frick Collection ou o Museu da Cidade, então venha passear pela Quinta Avenida. Será uma experiência incrível!
The Bund (Shanghai)
A última rua da nossa lista fica no distrito financeiro de Shanghai. A rua Zhongshan East, conhecida popularmente como The Bund, se estende ao longo de 13 quilômetros às margens do rio Huangpu. Sendo, dessa maneira, o coração das atividades financeiras da cidade chinesa, The Bund está repleto de edifícios emblemáticos, como o antigo edifício HSBC, a Alfândega ou o Parque Huangpu. Uma visita imperdível em Shanghai!
A visita guiada por Shanghai é perfeita para descobrir alguns dos lugares mais emblemáticos da cidade e, como não, para passear por The Bund.
Curiosidade: Avenida Joaquim Teotônio Segurado (Palmas)
Se fossemos contabilizar apenas a extensão da avenida Sapopemba na capital paulista, ela estaria compartilhando o primeiro lugar na lista das ruas mais longas do Brasil com a Avenida Joaquim Teotônio Segurado, na capital do Tocantins, que também possui 26 quilômetros de comprimento. Ela é o coração financeiro da cidade e sedia bancos, universidades, edifícios empresariais e muitos outros estabelecimentos.