Os 10 melhores destinos da Rota Romântica da Alemanha
Hoje, nós da Civitatis vamos levá-lo por um caminho charmoso, repleto de vilarejos pitorescos, vinhedos e deslumbrantes castelos que vão te parecer muito familiares… Estamos falando da Rota Romântica da Alemanha, ou Romantische Straße, em alemão, uma das mais famosas do país e quem vem ganhando cada vez mais adeptos pelo mundo.
Essa rota, de cerca de 350 quilômetros, conecta as cidades de Würzburg, no norte da Baviera, com Füssen, nos pés dos Alpes. Durante o percurso, é possível desfrutar de experiências emocionantes, como degustar vinhos, saborear a incrível culinária bávara e até participar de festivais locais. Além disso, a Rota Romântica tem um encanto especial para os fãs dos clássicos contos de fada da Disney.
Entre as 28 cidades que fazem parte do caminho, alguns vilarejos se destacam por sua beleza arquitetônica, história e atrações. Listamos as 10 cidades imprescindíveis da Rota Romântica para conhecer durante a sua viagem.
Rota Romântica da Alemanha
- Würzburg
- Tauberbischofsheim
- Lauda-Königshofen
- Bad Mergentheim
- Weikersheim
- Rotemburgo
- Dinkelsbühl
- Augsburgo
- Schwangau
- Füssen
Dicas para sua viagem
1. Würzburg
Situada nas margens do rio Meno, Würzburg é a porta de entrada da Rota Romântica e encanta já à primeira vista por sua charmosa arquitetura com ruas de paralelepípedos, sua rica história e pelos belos vinhedos. Além de ser um encanto por si só, a cidade ainda conta com diversos monumentos e atrativos.
Você pode visitar a Residenz Würzburg, um palácio barroco declarado Patrimônio da Humanidade que se destaca por sua incrível arquitetura e seus belos jardins. Outro atrativo imprescindível é a Fortaleza Marienberg, localizada em uma colina e que abriga os museus Mainfränkisches, com artefatos históricos e o Fürstenbaumuseum, que conta a história do local. Além disso, não perca a catedral românica de São Quiliano, uma das maiores da Alemanha que se destaca por suas belas esculturas, altares detalhados e vitrais muito coloridos.
Os amantes do bom vinho vão adorar Würzburg! A cidade está no coração da região vinícola de Franconia, conhecida por seus vinhos brancos, especialmente o Silvaner. Não deixe de provar esse delicioso vinho e de provar os pratos típicos da cidade, como o bratwurst (salsicha grelhada) e o schweinebraten (carne de porco assada).
2. Tauberbischofsheim
Seguindo pela Rota Romântica da Alemanha, chegaremos a Tauberbischofsheim. Localizada no norte de Baden-Württemberg, a cidade é conhecida por suas ruas pitorescas e impressiona por sua arquitetura medieval. O maior destaque é, sem dúvida, o charmoso centro histórico que conta com casas de enxaimel e com a bela igreja paroquial São Martinho, construída no século XIII.
Em Tauberbischofsheim, você também poderá visitar o castelo medieval, um dos principais marcos da cidade, que conta com uma impressionante torre de vigia e oferece uma visão fascinante da história local, além de vistas panorâmicas da cidade e do vale do Tauber.
3. Lauda-Königshofen
Também situada na região de Baden-Württemberg, Lauda-Königshofen é conhecida por sua história, já que é resultado da junção de duas cidades Lauda e Königshofen. Nesse destino encantador da Rota Romântica da Alemanha, você pode conhecer seu charmoso centro histórico, as igreja católica de São Pedro e São Paulo e o templo evangélico de Königshofen.
A cidade conta também com um castelo e embora não seja uma grande fortaleza, é uma construção histórica muito importante para a região, onde você pode conhecer mais da história medieval da região e uma adorável vista dos arredores.
Por estar situada ao longo do rio Tauber, Lauda-Königshofen oferece paisagens tranquilas, ideais para caminhadas e passeios de bicicleta. Além do charme medieval imortal, você encontrará diversos cafés, restaurantes, lojas, mercados e feiras, perfeitos para provar a culinária e conhecer as tradições da região.
4. Bad Mergentheim
Outra parada importante na Rota Romantica da Alemanha é Bad Mergentheim, situada também na região de Baden-Württemberg. A cidade é famosa por suas águas termais, perfeitas para quem busca relaxar nas piscinas, saunas e, inclusive, serviços de spa.
Além disso, Bad Mergentheim também conta com diversos atrativos que valem a pena a visita, como seu charmoso centro histórico bem preservado com ruas de paralelepípedos e antigos edifícios que relembram seu passado medieval. Lá, você encontrará a igreja gótica de São João Batista, uma tempo católico famoso por sua bela arquitetura.
Outro monumento imprescindível para ver em Bad Mergentheim é o castelo da Ordem Teutônica, que foi a residência do seu grão-mestre. Hoje, o castelo abriga um museu que conta a história da Ordem Teutônica e da cidade e uma igreja que mostra sua espiritualidade e arquitetura.
5. Weikersheim
Continuando nosso caminho pela Rota Romântica alemã, chegaremos a Weikersheim, um charmoso vilarejo no qual você ficará igualmente encantado com suas ruas de paralelepípedos e casinhas em estilo enxaimel.
No centro histórico, você verá a Marktplatz, a antiga praça do mercado, na qual encontrará aconchegantes cafés e restaurantes. Muito próximo de lá, você encontrará a igreja de São Jorge, uma joia da arquitetura gótica que se destaca por seus belos vitrais.
Uma das principais atrações da cidade é o seu castelo renascentista, o Schloss Weikersheim, construído no século XVI. Você ficará impressionado sua arquitetura bem preservada e, sem dúvidas, com os belos jardins do castelo. É um lugar perfeito para descobrir a fascinante da vida aristocrática da época e passear tranquilamente pelos jardins barrocos.
Além disso, Weikersheim está localizada na região vinícola de Tauber, por isso é uma oportunidade perfeita para degustar os vinhos da região e passear pelos seus charmosos vinhedos enquanto aprende mais sobre e viticultura local.
6. Rotemburgo
Uma das cidades protagonistas da Rota Romântica na Alemanha é Rotemburgo, localizada na região da Francônia. Seu charme medieval, suas ruas de paralelepípedos, suas construções que impressionam pelo bom estado de conservação e suas muralhas do século XIII, vão levar você à época da Idade Média em um piscar de olhos.
Você pode passear pela Marktplatz, o centro histórico da cidade, onde encontrará a Rathaus (a Prefeitura), que combina os estilos góticos e renascentistas e a igreja de São Tiago, do século XIV que abriga o famoso Altar do Santo Sangue, uma obra-prima da arte sacra que atrai visitantes e fiéis de todo o mundo.
Um dos lugares favoritos dos turistas que passam por Rotemburgo é a rua Plönlein, uma paisagem icônica da cidade e um dos lugares mais fotografados. O local é repleto de casinhas coloridas de madeira que parecem terem saído de um conto de fadas. Inclusive, você pode achar esse cenário muito familiar caso seja fã dos clássicos da Disney, já que essa cidade serviu de inspiração para o vilarejo de Pinóquio.
Se você quer conhecer essa pitoresca cidade acompanhada por um guia exclusivo, reserve esse tour privado por Rotemburgo.
Depois de passear pela cidade, talvez seja hora de recarregar as energias, um momento perfeito para provar as especialidades de Rotemburgo. Você pode experimentar as bratwurst, e as flammkuchen (um tipo de pizza coberta com creme de leite, cebolas e bacon).
Para a sobremesa, não deixe de provar as schneeballen, ou bola de neve, um doce em forma de bola coberto com açúcar de confeiteiro, especialidade local. Você vai adorar!
Se você pretende visitar fazer a Rota Romântica da Alemanha no inverno europeu, pode aproveitar a atmosfera mágica durante a temporada de Natal, quando Rotemburgo é decorada com enfeites e luzes. Além disso, você poderá visitar o Mercado de Natal, Reiterlesmarkt, no qual verá belos produtos artesanais e poderá provar comidas típicas.
Se você está em Nuremberg e quiser dar um passeio por essa charmosa cidade, pode aproveitar reservando essa excursão a Rotemburgo de trem.
7. Dinkelsbühl
A próxima parada é em Dinkelsbühl, uma cidade encantadora conhecida por seu centro histórico bem preservado que levará você imediatamente à Idade Média. Suas muralhas, construídas no século XIV ainda cercam boa parte do vilarejo, intercaladas por várias torres como as Wörnitztor e a Rothenburger Tor e, ao visitá-las, você terá belas vistas panorâmicas da cidade e dos arredores.
No centro histórico de Dinkelsbühl, você encontrará edifícios de enxaimel e ruas de pedras muito bem preservadas. Lá, você conhecerá a Marktplatz, onde poderá desfrutar dos diversos cafés e lojas da praça. Aproveite também para visitar a catedral de São Jorge, um impressionante templo católico construído em estilo gótico entre os séculos XV e XVI.
Dinkelsbühl também é conhecida por sua deliciosa gastronomia. Você pode degustar dos pratos tradicionais da Baviera, como bratwurst, pretzels e assados, acompanhados por vinhos locais nas diversas tavernas e restaurantes da cidade. Imprescindível!
8. Augsburgo
Chegamos a uma das cidades mais antigas da Alemanha e uma das mais importantes da Rota Romântica. Fundada pelos romanos no ano 15 a.C., Augsburgo possui um rico legado que você verá refletido em sua arquitetura e cultura. Perfeito para os amantes de história! Você sabia que ela foi uma cidade imperial livre durante o Sacro Império Romano-Germânico e que desempenhou um papel importante na história europeia?
No centro histórico, você encontrará diversos monumentos que contam a história de Augsburgo, como a Rathaus (Prefeitura), uma obra-prima renascentista construída no século XV, e a Perlachturm, uma torra icônica que oferece belas vistas panorâmicas da cidade. Próximo de lá, você encontrará a catedral de Santa Maria, uma igreja gótica do século XI conhecida por suas janelas com vitrais românicas.
Não deixe também de visitar a Maximilianstraße, a principal avenida histórica de Augsburgo, ótima para passear e admirar a arquitetura, já que conta com diversos edifícios renascentistas e barrocos, além de cafés, restaurantes e lojas.
9. Schwangau
Um dos destinos mais famosos da Rota Romântica da Alemanha é, sem dúvida, Schwangau, uma pitoresca vila que abriga o castelo de Neuschwanstein, a principal atração da cidade. Essa construção te parece familiar? Isso se deve porque ele é a inspiração dos castelos da Cinderela e da Bela Adormecida nos parques da Disney.
O castelo de Neuschwanstein foi construído pelo rei Luís II da Baviera, conhecido como o Rei Louco, no século XIX e está localizado em uma paisagem deslumbrante nas montanhas dos Alpes. Se você estiver em Munique, pode aproveitar para fazer uma excursão ao castelo de Neuschwanstein com guia em português.
Outro famoso atrativo de Schwangau que você poderá conhecer ao passar pela cidade é o castelo de Hohenschwangau, uma fortaleza neogótica reconstruída pelo rei Maximiliano II. Com uma visita, você verá sua incrível decoração com pinturas e móveis históricos.
Nos pés dos castelos de Neuschwanstein e Hohenschwangau, você encontrará o Lago Alpsee, uma bela lagoa alpina, a qual você poderá fazer caminhadas, tirar fotos e, inclusive fazer um passeio de barco enquanto admira a bela paisagem natural.
O centro histórico de Schwangau, embora pequeno, é um lugar imprescindível de visita na sua viagem. Lá, você poderá admirar sua arquitetura bávara típica, com as casas enxaimel e fachadas coloridas, fontes e monumentos que refletem a história da vila.
Além disso, você também pode conhecer a igreja paroquial de Nossa Senhora e, na praça principal, você também encontrará diversas lojas e cafés. Um passeio completo!
E não vá embora de Schwangau sem provar seu delicioso schweinshaxe (joelho de porco) acompanhado dos mais variados tipos de cerveja bávara. Além disso, a hospitalidade amigável dos moradores tornará sua experiência gastronômica ainda mais agradável.
10. Füssen
Chegamos ao nosso último destino da Rota Romântica da Alemanha, Füssen. A cidade está localizada nas margens do rio Lech e é rodeada pelos Alpes Bávaros, que lhe concede uma paisagem natural deslumbrante. No seu encantador centro histórico, você encontrará as ruas de paralelepípedos e construções medievais e renascentistas preservadas, tão típicas da rota.
Além disso, a cidade tem outros monumentos que valem a pena serem visitados, como o castelo Hohes Schloss, ou Alto Castelo, uma fortaleza gótica que abriga um museu com obras renascentistas e barrocas e de onde você terá vistas incríveis de Füssen. Outro atrativo é o mosteiro de São Magno, construído no século IX, onde você poderá admirar a igreja barroca com afrescos e altar deslumbrantes.
Se você gosta de aventuras, em Füssen poderá fazer a Trilha dos Reis, ou Königliche Wanderwege, caminhos que o levarão pelas incríveis paisagens alpinas. As trilhas têm diversos níveis de dificuldade e, por isso, são acessíveis para todos os caminhantes.
Você chegou ao final da Rota Romântica da Alemanha. Temos certeza você ficou encantado depois de visitar essas belas cidades e vilarejos e conhecer seus monumentos e lugares que o fizeram viajar no tempo. É impossível não se apaixonar! Se você pretende estender a sua viagem pela Alemanha, conheça mais atividades e planos para completar a sua viagem com a Civitatis.
Dicas para sua viagem na Rota Romântica da Alemanha
Planeje sua viagem
Como dissemos no início desta publicação, a rota tem um total de 28 cidades que você pode conhecer. Se você pretende visitar apenas as 10 principais, listadas acima, o ideal é reservar de 7 a 10 dias para fazer a Rota Romântica da Alemanha com calma e poder explorar todos os atrativos.
Além disso, faça seu itinerário e reserve ingressos e atividades para garantir que não vai perder nada. Recomendamos também reservar suas hospedagens em casa cidade com antecedência pois, em certas épocas do ano, algumas dessas cidades são bastante populares, como Rotenburgo e Augsburgo.
Transporte
Você pode fazer a Rota Romântica da Alemanha com os seguintes meios de transporte:
- Carro: você pode alugar um carro para conhecer as cidades no seu ritmo e fazer as paradas que preferir. Outra vantagem é não gastar tempo esperando outros tipos de transporte para se locomover.
- Bicicleta: se você gosta de esportes e é um verdadeiro aventureiro, pode optar por fazer a Rota Romântica da Alemanha de bicicleta, já que o caminho conta com ciclovias bem sinalizadas.
- Transporte público: há também a possibilidade de contar com serviços de ônibus e trens que passam pela rota, mas leve em conta que essa opção é menos flexível e é necessário um pouco mais de planejamento para você não perder nada.
Quando visitar
Você pode visitar a Rota Romântica da Alemanha durante todos o ano, mas leve em conta que em cada estação há diferentes experiências.
- Verão: os dias são mais longos e há mais festivais, mas leve em conta que é a temporada mais visitada, portanto haverá um fluxo maior de pessoas.
- Outono: há menos turistas e paisagens naturais mais coloridas.
- Inverno: as paisagens nevadas e mercados natalinos estarão te esperando, mas leve em conta que alguns atrativos podem estar fechados.
- Primavera: o clima está agradável e paisagens mais floridas, ideal para passear com tranquilidade.
Informações úteis
Embora a Rota Romântica seja na Alemanha, você conseguirá se comunicar falando inglês, mas leve em conta que aprender algumas frases em alemão pode ajudar, como, por exemplo, para pedir coisas simples em estabelecimentos (água, café, etc.).
Além de cartões de crédito e débito internacionais, é altamente recomendável levar algum dinheiro em espécie, pois nem todo local aceita cartões.
Use mapas detalhados das cidades ou aplicativos de navegação para te ajudar no deslocamento entre os lugares.
Visita o site oficial em português da Rota Romântica da Alemanha, para encontrar mais informações sobre os atrativos e o mapa oficial da rota.