Europa

Rota do Harry Potter pela Escócia

El tren Jacobite de Escocia, atravesando el viaducto de Glenfinnan, uno de los escenarios más famosos de las películas de Harry Potter.
Esta rota do Harry Potter pela Escócia é ideal para os amantes das aventuras do bruxo mais famoso de todos os tempos. Você se impressionará!
13 setembro 2024

O universo de Harry Potter vem conquistando o mundo desde o final dos anos 1990. Livros, filmes e merchandising transformaram esse jovem bruxo e suas aventuras em uma das franquias de maior sucesso do mundo. Por isso, mesmo tendo passado anos depois do fim da saga, os fãs seguem pedindo por mais conteúdo, algo que podemos apreciar em spin-offs como Animais Fantásticos e Onde Habitam ou a peça de teatro Harry Potter e a Criança Amaldiçoada.

Os cenários que serviram de inspiração a J.K. Rowling para escrever os livros e os lugares utilizados na gravação dos filmes atraem milhões de turistas e, sem dúvida, uma das regiões mais frequentadas para esse tipo de visita é o Reino Unido, especialmente sua zona norte. Como queremos facilitar a sua vida, nós da Civitatis compilamos aqui alguns lugares realmente mágicos para que você possa fazer sua rota do Harry Potter pela Escócia.

Rota do Harry Potter pela Escócia

Outros cenários de Harry Potter

Um passeio pelo Beco Diagonal de Edimburgo

Começamos essa rota do Harry Potter na capital da Escócia. Lá, você poderá encontrar a Victoria Street, a rua mais bonita de Edimburgo. Projetada no século XVIII, essa via se destaca por suas lojas de fachadas coloridas que dão um aspecto alegre a essa cidade chuvosa.

Fachadas coloridas das lojas da Victoria Street de Edimburgo em um dia de sol. No fim da rua há edifícios em reforma
A Victoria Street de Edimburgo é imprescindível na rota do Harry Potter pela Escócia

Mas o que a Victoria Street tem a ver com a J.K. Rowling? Segundo contam, essa artéria de Edimburgo serviu de inspiração à escritora para criar o famoso Beco Diagonal. Sim, a rua típica onde bruxas e bruxos fazem suas compras e onde também se encontra o banco Gringotts.

Passear por esse lugar certamente fará você se sentir como um dos personagens da saga. A semelhança com o set de filmagens dos estúdios Warner de Londres é mais do que evidente.

O hotel Balmoral, onde as palavras chegaram ao fim

No número 1 da Princes Street, também no centro de Edimburgo, encontramos o luxuoso hotel Balmoral. Inaugurado no ano 1902, o edifício é visível de diferentes pontos da cidade graças à sua emblemática torre do relógio.  

Fachada do hotel Balmoral de Edimburgo ao entardecer com as luzes exteriores acesas e sua típica torre de relógio marcando as quatro da tarde
O hotel Balmoral de Edimburgo, onde foi escrito o último capítulo da saga Harry Potter

Você pode passear por seu hall e sentar em sua cafeteria para tomar algo no hotel em que J.K. Rowling escreveu os últimos capítulos de Relíquias da Morte no ano de 2007. Sem dúvida, um lugar de vital importância para os seguidores da saga Harry Potter.

Trem Jacobite: Bem-vindo ao Expresso Hogwarts!

viaduto de Glenfinnan é um dos cenários mais famosos de Harry Potter. As viagens do Expresso de Hogwarts por essa ponte eram uma das cenas mais habituais da saga cinematográfica. E você sabia que que essa ferrovia existe de verdade? Inclusive, listamos ela como uma das viagens de trens mais bonitas do mundo!

Seus assentos, cabines e paisagens vão lhe resultar muito familiares. No entanto, no mundo trouxa, seu nome real é trem Jacobite e conecta a cidade de Glasgow com Mallaig.

O trem Jacobite da Escócia atravessando o viaduto de Glenfinnan, um dos cenários mais famosos dos filmes de Harry Potter
O trem Jacobite, conhecido na saga de Harry Potter como o Expresso de Hogwarts

Reservando um passeio no trem do Harry Potter, você desfrutará das paisagens das Highlands escocesas e admirará os campos de Rannoch Moor enquanto se sente como um bruxo a caminho do fictício lugar onde fica Hogwarts, a escola de magia e bruxaria mais conhecida do mundo. Incrível!

Loch Shiel e o Torneio Tribuxo

Você se lembra do filme Harry Potter e o Cálice de Fogo? Durante o Torneio Tribruxo os jovens de maior prestígio e talentos das escolas de magia competiam para serem vitoriosos em diferentes provas. Uma das mais impressionantes acontecem em Loch Shiel, localizado a 20 quilômetros de Fort William.

O lago Loch Shiel da Escócia ao entardecer com a névoa começando a atravessar suas montanhas
O lago Loch Shiel ao entardecer, uma paisagem de pura beleza

Nesse belo lago das Highlands foi gravada a prova aquática do quarto filme da saga. Se de alguma maneira você não se lembrou de toda essa cena, não se preocupe, a paisagem ainda será familiar, já que também aparece em segundo plano em muitos outros momentos dos filmes. E o melhor de tudo, você poderá vê-la a bordo do trem Jacobite fazendo este tour pelas Highlands no trem do Harry Potter!

As cataratas de Steall e uma aventura com dragão

Seguindo com a quarta aventura do jovem bruxo em nossa rota do Harry Potter pela Escócia, não podem faltar as cataratas de Steall.

As cataratas de Steall fluindo pelas montanhas em um dia nublado e possivelmente de outono devido aos tons ocres e amarelos da vegetação
As cataratas de Steall, um dos cenários mais desconhecidos da rota do Harry Potter pela Escócia

Diante dessas águas cristalinas, o Menino Que Sobreviveu passa por um momento de adrenalina em uma perseguição sem precedentes em seu enfrentamento com o Rabo-Córneo húngaro. Sim, o dragão que protagoniza sua primeira prova no Torneio Tribruxo. Esperamos que ele não esteja lhe perseguindo quando você visitar essa paisagem…

Loch Eilt e o túmulo do bruxo mais poderoso de todos os tempos

Um pouco mais ao norte de Loch Shiel está o Loch Eilt, um lugar que vai lhe arrepiar. O motivo? Esse espaço serviu de set de filmagem para recriar o túmulo de um dos bruxos mais famosos de todos os tempos, Alvo Percival Wulfrico Brian Dumbledore. Sem dúvida, uma das perdas mais tristes da saga.

O lago Loch Eilt da Escócia e sua pequena ilha, Eilean na Moine, repleta de árvores
O lago Loch Eilt da Escócia e sua pequena ilha, Eilean na Moine, um lugar muito especial para os seguidores da saga Harry Potter

Na ilha de Eilean na Moine, na parte ocidental desse lago das Highlands, descansa aquele que foi o diretor da escola de Hogwarts. Além disso, aqui acontece uma das cenas mais arrepiantes, sombrias e desesperadoras da saga: o roubo da Varinha das Varinhas, protagonizado por Voldemort.

George Heriot’s School e seus vínculos com Hogwarts

Regressamos a Edimburgo e lhe convidamos a se aproximar do exterior de George Heriot’s School, uma das escolas mais prestigiadas do Reino Unido. Aqui não é o lugar onde fica Hogwarts, mas sua importância na rota do Harry Potter pela Escócia é por sua filosofia.

George Heriot’s School, com sua torre de relógio, entre diferentes telhados do centro histórico de Edimburgo em um dia com muitas nuvens, outro lugar parte da rota de Harry Potter pela Escócia
George Heriot’s School, um lugar muito importante para J.K. Rowling e a saga de Harry Potter

A escola tem um curioso sistema de recompensas para alunos com méritos e, além disso, divide seus estudantes em diferentes casas. Isso pode ter servido de inspiração a J.K. Rowling para idealizar o sistema competitivo que se mantém a cada ano escolar entre Sonserina, Corvinal, Lufa-lufa e Grifinória.

O cemitério Greyfriar e os personagens de Harry Potter

Se você fizer o free tour do Harry Potter por Edimburgo, será levado até o cemitério de Greyfriar. Lendo os nomes que aparecem nas lápides, você verá sobrenomes muito familiares.

O cemitério Greyfriar de Edimburgo com suas lápides na grama também faz parte da rota do Harry Potter pela Escócia
O cemitério Greyfriar de Edimburgo, uma parada obrigatória da rota do Harry Potter pela Escócia

Nas inscrições em pedra, você encontrará nomes como Thomas Riddell, William McGonagall e Elizabeth Moodie. Aquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado, a professora de Transfigurações e Olho-Tonto Moody parecem ter familiares enterrados nesse cemitério. Será coincidência? Certamente não!

Loch Etive, em busca das Horcruxes

A rota do Harry Potter pela Escócia não para. Vamos lhe mostrar outro lago de relevância para o jovem bruxo, o Loch Etive. É ali que o trio de amigos acampa em Harry Potter e as Relíquias da Morte I em sua incessante busca pelas Horcruxes.

Panorâmica do lago Loch Etive, parte da rota do Harry Potter pela Escócia. com suas águas cristalinas que refletem as cores do céu e os tons esmeralda da vegetação que rodeiam a paisagem
Panorâmica do lago Loch Etive da Escócia

Alguns turistas conseguiram tirar fotos que imitam essa cena do filme, já que é permitido acampar nessa área. Quer se sentir como Harry, Rony e Hermione? Agora você pode fazer isso nas imediações desse lago espetacular.

Onde fica o castelo de Hogwarts de Harry Potter?

A menos de duas horas de viagem saindo de Edimburgo, deixando para trás a Escócia e entrando na Inglaterra, você poderá encontrar vários exemplos de edificações que serviram para filmar diferentes cenas exteriores de Hogwarts.

Uma escultura de um leão no primeiro plano em frente à fachada do castelo de Alnwick em um dia de céu aberto e com uma grama de um verde intenso
O castelo de Alnwick é outra das paradas imprescindíveis da rota do Harry Potter pelo Reino Unido

A fachada de Hogwarts foi modificada digitalmente, mas a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts também existe na vida real, já que vários lugares foram usados como inspiração para representar esse lugar mágico.

A maioria das cenas de Hogwarts do primeiro filme foi gravada no castelo de Alnwick. Esse lugar fica a aproximadamente 500 quilômetros de Londres e é residência dos Duques de Northumberland, que são membros da família real.

Fachada do verdadeiro castelo de Hogwarts, o castelo de Alnwick, na Inglaterra
O verdadeiro castelo de Hogwarts, o castelo de Alnwick, na Inglaterra

No filme Harry Potter e a Pedra Filosofal, é nesse lugar onde Harry tem sua primeira aula de voo, para depois se tornar um jogador de quadribol. Faça uma excursão ao castelo de Alnwick para conhecer esse cenário incrível.

Outro lugar que aparece no filme é a catedral de Durham, em cujos claustros você poderá reconhecer os pátios de Hogwarts.

A parte mágica da Universidade de Oxford

Outro dos lugares que são paradas obrigatórias para os fãs do bruxo é a Universidade de Oxford. A escola de Teologia, por exemplo, é a verdadeira enfermaria que aparece em Harry Potter e o Cálice de Fogo.

Na faculdade de Christ Church foram gravadas várias cenas onde aparecem o salão principal de Hogwarts e, além do mais, suas escadas, que na verdade não se movem, também fazem parte de algumas cenas do filme.

Vista da Universidade de Oxford e do seu pátio central, um dos cenários usados para representar Hogwarts
Vista da Universidade de Oxford, um dos cenários usados para representar Hogwarts

A biblioteca real do castelo de Hogwarts se chama Duke Humprey’s e também fica em Oxford. Será que você vai encontrar a Hermione por lá? Mas melhor ficar longe da Seção Proibida!

Para a nossa alegria, é possível ver os cenários do interior da escola, entrar pelas grandes portas do grande salão, ver os detalhes das salas comunais de cada casa e até uma maquete enorme do castelo e dos seus terrenos com o tour do Harry Potter nos estúdios Warner. Ver todos esses cenários em um único passeio é o sonho de qualquer fã da saga!

Onde ficam os outros cenários de Harry Potter?

Há muitos outros cenários de Harry Potter que existem de verdade, mas não estão na Escócia. Muitos deles ficam na Inglaterra, outro país da Grã-Bretanha. Você também quer saber onde estão localizados? Estes são alguns dos mais famosos:

O Mercado Leadenhall, fica em Londres, na Inglaterra, e também aparece nos filmes como o Beco Diagonal. Infelizmente, não poderemos ver as mesmas lojas que nos filmes, já que o letreiro de muitas delas foi alterado digitalmente, mas você poderá notar a semelhança por sua arquitetura.

Mercado Leadenhall à noite, outro ponto parte da rota do Harry Potter, mas que fica na Inglaterra
Mercado Leadenhall à noite, outro ponto parte da rota do Harry Potter, mas que fica na Inglaterra

A verdadeira Rua dos Alfeneiros, número 4, fica em Bracknell, uma cidade a oeste de Londres. No entanto, o endereço real dessa casa, cuja fachada é a mesma, é Picket Close, número 12.

A Estação de King’s Cross também é real e fica em Londres. O lugar se tornou tão popular que agora tem um carrinho de bagagens como o do Harry em que você poderá tirar a famosa foto atravessando a parede. Também há uma loja oficial onde você pode comprar souvenirs!

Agora que você já sabe onde ficam os pontos mais importantes da saga Harry Potter na Escócia, pode começar a planejar a sua viagem para conhecê-los. Descubra mais atividades para completar a sua aventura na Civitatis!

COMPÁRTELO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Le informamos de que sus datos personales son tratados por CIVITATIS en las condiciones que se indican a continuación:

Lo más leido de #Reino Unido

It seems we can’t find what you’re looking for. Perhaps searching can help.

... ...