Rota de carro de 7 dias pela Sardenha

Já pensou em passar umas férias de verão diferentes na Europa? Na Civitatis temos uma proposta que surpreendente: que tal uma rota de carro pela Sardenha. Essa ilha de clima mediterrâneo e praias de areia branca é um dos destinos preferidos dos italianos para viajar sem sair do seu país e, nos últimos anos, se tornou também um destino internacional, atraindo cada vez mais turistas de outros países.
O tempo ideal para conhecer todas as maravilhas que essa ilha italiana oferece é de duas semanas, mas se você não tiver tanto tempo, nesta rota de carro pela Sardenha de 7 dias sugerimos um itinerário para você não perder os lugares mais emblemáticos.
Como chegar a Sardenha?
Há três aeroportos na Sardenha, situados em Olbia, Cagliari e Alghero, por isso uma boa ideia para conhecer a ilha de costa a costa é escolher a ida e a volta de aeroportos diferentes (por exemplo, chegada a Cagliari e saída de Alghero ou vice-versa).
Já em Sardenha, a forma mais prática de se locomover com total liberdade é de carro. Embora as cidades costumem estar conectadas com ônibus, há algumas praias que não são acessíveis de transporte público, e é necessário levar em conta os horários.
Quando você chegar ao aeroporto, a melhor opção é alugar um carro. Você poderá reservá-lo por vários dias, com retirada e devolução no mesmo aeroporto ou em outro diferente. Se você tem uma semana completa, recomendamos essa rota de carro pela Sardenha de sul a norte.

Cagliari e Nora
Para começar a rota de carro pela Sardenha, nada melhor que Cagliari. A capital da ilha é um lugar que transborda história. Vale a pena passar um dia passeando por seu centro antigo e visitar a catedral de Santa Maria com suas criptas e capelas, o castelo de São Miguel ou a Torre do Elefante. Você também não deveria perder seus mercados nem o animado ambiente diurno da praia de Poetto.
A cerca de 45 minutos de Cagliari está o sítio arqueológico de Nora, um espaço que conserva restos fenícios e romanos e onde é possível ver edifícios decorados com mosaicos, antigas termas e um anfiteatro. Se quiser conhecer esse local, pode reservar uma excursão ao sítio arqueológico de Nora.

Iglesias e templo de Antas
Enquanto você está hospedado em Cagliari ou seguindo a rota de carro pela Sardenha rumo ao norte, você pode fazer uma parada na em Iglesias, que conserva parte do seu centro histórico. Aproveite para fazer uma visita guiada pela cidade.
Perto dessa cidade de nome hispânico está o templo de Antas, um dos mais importantes da Sardenha, de origem romana-cartaginesa.

Praia de Piscinas e Oristano
Uma das praias do sudoeste da Sardenha é a de Piscinas, famosa por suas dunas. Trata-se de um lugar quase selvagem e pouco frequentado pelo turismo. Depois de desfrutar da sua areia fina e natureza virgem, sugerimos ir ao interior da ilha para visitar o povoado de Oristano.
Essa cidade é conhecida por sua animada vida noturna e seus monumentos de origem medieval, como a Torre de San Cristoforo ou a catedral de Santa Maria. Se for a Oristano, aproveita para fazer uma visita a um olival com degustação de azeites. Imperdível!

Poço de Santa Cristina e Monte Tiscali
Aproveitando a rota de carro pela Sardenha, você poderá visitar o poço sagrado de Santa Cristina, localizado a poucos quilômetros ao norte de Oristano. É uma curiosa construção de época nurágica, um recinto circular com escadas que entram nas profundezas da terra.
Um dos atrativos dessa zona do interior é o monte Tiscali, onde é possível fazer trilhas e conhecer sua beleza natural e seus sítios arqueológicos da época nurágica. Nessa atividade de trilha pelo golfo de Orisei, você pode optar por fazer uma caminhada pelo monte Tiscali.
Daqui você poderá ir rumo à costa sudeste em um trajeto de aproximadamente duas horas na estrada. Viajando de carro pela Sardenha profunda, você encontrará povoados com costumes arraigados, como Galtellí, Orgósolo ou Mamoiada. Esse último é conhecido por suas tradicionais festas de Carnaval.

Orosei
A costa sudeste é um dos lugares mais bonitos de toda ilha. O destaque é, sem dúvida, o golfo de Orosei, um conjunto de praias de águas turquesas e impressionantes desfiladeiros. Uma opção é visitar Cala Gonone, onde você pode pegar um barco que sai rumo a Bue Marino, uma impressionante caverna marinha.
Nessa zona também está o parque natural de Gennargentu, ideal para trilhas, Pranu Mutteddu, uma necrópole com menires, e as praias de Villasimiu, que estão entre as mais bonitas da ilha.

Costa Esmeralda
A Costa Esmeralda, no norte da Sardenha, é um dos destinos mais populares da ilha e é o preferido dos amantes do turismo de luxo. Porto Cervo é um glamouroso centro turísticos com lojas exclusivas e preços de acordo com seus seletos clientes.
Mas o ponto mais destacado da costa norte da Sardenha são suas paisagens e lugares naturais ou arqueológicos, como a praia do Príncipe ou o complexo pré-histórico da tumba dos Gigantes, em Li Muri. Pontos interessantes para incluir na rota de carro pela Sardenha.
Faça um tour pela Costa Esmeralda para conhecer esse local repleta de luxo e paisagens paradisíacas.

Alghero
Seguindo a rota de carro pela Sardenha, a caminho ao destino final, é possível conhecer alguns lugares interessantes, como a gruta de Netuno, a Rocha do Elefante, Praia Pelosa ou Cosa Paradiso (com praias tão espetaculares como a de Li Cossi). Não poderíamos deixar Castelsardo de fora, um pitoresco povoado medieval, nem Santa Teresa de Gallura, a cidade mais setentrional da ilha, com belas paisagens.
Chegamos assim ao final! Alghero lhe espera com suas maravilhosas praias e seu passado medieval. Seu centro antigo é um dos mais bem conservados e, depois de percorrê-lo, você poderá visitar os desfiladeiros do Cabo Caccia ou o parque nacional de Asinara, uma das imagens da Sardenha que são um verdadeiro cartão-postal.

A Sardenha é um destino perfeito para conhecer as praias paradisíacas e paisagens naturais da Itália, além de poder mergulhar no rico legado histórico. Descubra mais atividades na Sardenha para completar ainda mais a sua aventura.
O mais lido #Itália
O que fazer em Gênova: 13 dicas para não perder nada
14 março 2025O que fazer em Veneza: 10 planos e lugares para visitar
10 março 2025O que fazer na Sardenha: 10 atividades imprescindíveis
21 fevereiro 2025O que fazer em Florença – 13 atrações e dicas na capital toscana
18 dezembro 202415 monumentos e planos imperdíveis para fazer em Milão
30 outubro 2024