O que fazer em Bruges em 1 dia
Se você pensa em fazer uma viagem de vários dias a Bruxelas, certamente planejou passar um dia em uma das cidades medievais mais bonitas do país. Por isso, hoje na Civitatis vamos lhe mostrar o que fazer em Bruges em um dia.
Bruges é a capital de Flandres Ocidental, uma pitoresca região situada no extremo noroeste da Bélgica. Seu belo centro histórico, declarado Patrimônio da Humanidade, faz dessa cidade um destino imprescindível, além de ser muito fácil e prático fazer uma excursão a Bruges saindo de Bruxelas.
Conteúdo
- Grote Markt
- Parque Minnewater
- As igrejas de Bruges
- Um passeio pelos canais
- Visitar os museus de Bruges
- Moinho de São João
- Dicas para aproveitar seu dia em Bruges
1. Grote Markt
Para começar a visita de um dia à capital de Flandres Ocidental, o mais recomendável é iniciar o passeio pela Grote Markt. Essa charmosa praça é o centro nevrálgico de Bruges. Este tour privado por Bruges levará você para conhecer essa icônica praça, além de muitos outros locais da cidade belga.
Por onde olhar, você verá que qualquer lugar dessa esplanada é bonito. Destacam-se especialmente as típicas casinhas flamengas, cujas cores vivas oferecem uma incrível paleta que contrasta com o céu quando está nublado, nos meses mais frios.
No entanto, o mais chamativo da Grote Markt de Bruges é o Belfort. Essa torre medieval, que alcança os 83 metros, faz parte dos 56 campanários da Bélgica e França declarados Patrimônio da Humanidade. Se você quiser subir os 366 degraus dessa atalaia, chegará ao mirante, que oferece vistas panorâmicas de Bruges.
Outro dos monumentos mais destacados da Grote Markt é o edifício do Provinciaal Hof, o Tribunal Provincial de Flandres Ocidental, construído no final do século XIX em estilo neogótico. Você poderá contemplar todos os detalhes desse edifício, do Belfort e das casas flamengas da praça neste free tour dos mistérios e lendas de Bruges, que lhe mostrará também o lago mais desconhecido da cidade.
2. Parque Minnewater
Certamente, se você viaja à capital da Bélgica, se perguntará como ir a Bruges saindo de Bruxelas. Uma opção muito recomendável é pegar um trem até Bruges. Então, assim que sair da estação, você encontrará o Parque Minnewater, uma das grandes joias escondidas da cidade dos canais.
Muitos turistas que chegam de trem a Bruges saem da estação e vão diretamente ao centro histórico. Porém, antes de caminhar até a parte antiga, recomendamos que você faça uma parada no Parque Minnewater. Nesse romântico jardim público, você encontrará o Lago do Amor, cuja beleza faz jus à sua terna denominação.
Neste free tour por Bruges, você conhecerá a história desse belo parque.
3. As igrejas de Bruges
Se você não sabe o que ver em Bruges em um dia, leve em conta que não pode perder duas importantes igrejas entre seu vasto patrimônio religioso. Um desses templos imprescindíveis é a igreja de Nossa Senhora. Em seu interior está protegida a conhecida Madonna de Bruges, a única obra de Michelangelo Buonarroti que se encontra fora da Itália. Só de ver essa magnífica escultura, a visita à igreja já valerá a pena.
O outro grande templo de Bruges que não pode faltar em sua visita é a catedral de São Salvador. Isso por que sua arquitetura e decoração combinam com perfeição o gótico e o neorromânico. Essa conjunção de estilos faz do templo um monumento grandioso que sem dúvida vale a pena conhecer.
Nessa visita guiada por Bruges, conheceremos o exterior desses dois templos religiosos entre outros lugares da cidade.
4. Um passeio pelos canais
Se você só tem um dia para visitar a cidade, não pode ir embora sem dar um passeio pelos canais de Bruges. Diversas companhias de barcos percorrem a ampla estrutura de vias aquíferas do centro histórico, conhecido popularmente como a Veneza do Norte por esse fato.
Sobre onde pegar um barco nos canais de Bruges, se destacam os pontos de embarque de Huidenvettersplein, Rozenhoedkaai e Wollestraat, todos eles situados no centro histórico da cidade.
5. Visitar os museus de Bruges
Se você busca uma opção mais cultural, um plano perfeito consiste em visitar alguns dos museus de Bruges. A oferta é muito grande, se destacando especialmente o Museu Municipal de Belas Artes Groeninge. Lá se encontra a Virgem e Menino com o Córnego Van der Paele, um quadro de Jan van Eyck que se transformou em um ícone da pintura flamenga.
Quem preferir viver a história de Bruges de maneira interativa, pode optar por comprar o ingresso do Historium Brugge. Suas diversas projeções, decorações e efeitos especiais vão levá-lo à Idade Média, quando a cidade começou a se desenvolver graças ao comércio.
Mas nem tudo é arte e história nos museus de Bruges. Com este ingresso do Frietmuseum, o Museu das Batatas Fritas, você descobrirá (e provará) um dos principais ícones da gastronomia da Bélgica. Se o seu paladar prefere os doces, poderá optar por este ingresso do museu Choco Story.
Mas, se você gosta mais das bebidas, você não pode deixar de conhecer o Museu da Cerveja com este ingresso. Há opções para todos os gostos!
6. Moinho de São João
Para finalizar o dia em Bruges, recomendamos um lugar que, por simples desconhecimento, poucos turistas costumam ir. Da Grote Markt, são apenas 15 minutos a pé até Kruispoort. Se você seguir o canal que corre paralelo a essa bonita porta medieval, chegará ao Sint-Janshuismolen: o moinho de São João.
Esse moinho, em funcionamento desde o século XVIII, costuma surpreender os visitantes tanto por seu tamanho quanto por seu excepcional estado de conservação. Nessa zona da cidade é possível desfrutar também da Bruges mais autêntica, longe das grandes massas turísticas.
Canais, arquitetura medieval, arte e cultura, gastronomia… Definitivamente, Bruges tem tudo para ser um destino ideal para sair de Bruxelas durante um dia.
7. Dicas para aproveitar seu dia em Bruges
- Para conhecer ao máximo do charme Bruges, o ideal é começar sua jornada a pé. Isso por que cidade é pequena, o que torna esse deslocamento prático e atrativo para explorar seus encantos.
- O sistema de transporte público é bastante eficiente, e poderá levar você para o centro e arredores sem dificuldades. Se preferir, pode reservar um tour panorâmico por Bruges.
- Faça um free tour gastronômico por Bruges para conhecer todas as maravilhas da culinária dessa cidade belga. Você também pode optar por participar de uma oficina de waffle com degustação de cerveja.
- As melhores épocas do ano para visitar Bruges é na primavera, de abril a junho, e no início do outono, em setembro e outubro. Nessas estações, você evitará a alta temporada e conseguirá passear pela cidade desfrutando de temperaturas mais agradáveis.
- A língua oficial de Bruges é o flamengo, mas o inglês e o francês são bem difundidos nessa cidade turística.