História e natureza: 8 melhores planos para fazer em Paraty
Você procura por um destino litorâneo, mas também é apaixonado por história? Então, Paraty é o destino perfeito para os seus planos. Considerada Patrimônio Histórico Nacional, a cidade recebeu em 2019 o primeiro título do Brasil de Patrimônio Misto da Humanidade pela Unesco, celebrando sua rica cultura histórica e natural. Para celebrar a cidade, nós da Civitatis fizemos uma lista com os nossos planos preferidos para fazer Paraty. Você vem com a gente?
Um pouco de história
Fundada em 1667 e situada na antiga Estrada Real, Paraty tem suas origens ligadas à exploração de ouro no Brasil colonial, quando era um entreposto importante entre Minas Gerais e o litoral, onde o ouro e pedras preciosas eram embarcados para Portugal.
Com o declínio da mineração, a cidade ficou isolada por décadas até 1960, sendo possível chegar apenas pela via marítima. Isso ajudou a fazer com que Paraty preservasse seu estilo colonial tão característico. No século XX, Paraty renasceu como destino turístico graças às suas belezas naturais e riqueza histórica e foi tombada como patrimônio nacional.
Conheça o centro histórico
O centro histórico é uma visita obrigatória para fazer em Paraty. Isso por que é um dos conjuntos arquitetônicos coloniais mais bem preservados do Brasil. As ruas da cidade, conhecidas como “pé de moleque”, foram feitas com pedras irregulares e traçadas do norte para o sul e do leste ao oeste e são fechadas para a passagem de automóveis.
Além disso, os edifícios antigos são uma verdadeira viagem ao tempo do Brasil colonial e você poderá observar também diversos elementos da maçonaria nas fachadas dos sobrados.
Paraty foi fundada em torno da igreja de Nossa Senhora dos Remédios, a padroeira da cidade. No entanto, o centro histórico possui outros três templos coloniais: as igrejas de Santa Rita, o cartão-postal da cidade, de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito e a capela Nossa Senhora das Dores.
Outro dos atrativos imprescindíveis do centro histórico é a Casa do Príncipe, residência dos antigos imperadores do Brasil e que ainda pertence a seus descendentes, a família Orleans e Bragança. O local, construído no século XVIII, reflete em seus detalhes arquitetônicos o luxo e a elegância do ciclo do ouro no país.
Para conhecer esse impressionante centro antigo acompanhado de um guia especializado na história da cidade, recomendamos reservar um free tour por Paraty. Mas, se preferir um passeio mais exclusivo, você pode reservar um tour privado pela cidade com um guia só para você e seu grupo.
Faça trilhas até praias e cachoeiras
Não é à toa que Paraty também faz parte do Patrimônio Natural da Humanidade, já que suas paisagens conquistam todos os seus visitantes. Por isso, uma trilha pelos cenários mais verdes da cidade pode ser uma boa escolha do que fazer em Paraty.
A cidade conta com diversos destinos que você poderá conhecer a pé, desde cachoeiras e rios até praias mais isoladas, como a praia de Antigos e Antiguinhos.
Um dos destinos preferidos dos fãs de trilha é a praia do Sono, uma enseada afastada do agito da cidade e de beleza exuberante. Quer descobri-la? Junte-se a nós nesta trilha pela praia do Sono.
Se preferir, pode optar pela trilha pelo Pico do Pão de Açúcar, que levará você até o topo dessa montanha, onde terá vistas incríveis das praias de Paraty de seu mirante natural. Imperdível!
Além das caminhadas pelos cenários naturais, você também pode optar por fazer em Paraty a trilha do Caminho do Ouro, que conta mais sobre a história do Brasil Colonial. Acesse o site oficial do Circuito do Caminho Ouro para saber mais informações.
Visite as ilhas de Paraty com um passeio de barco
Um dos planos mais imprescindíveis para fazer em Paraty é um passeio de barco pelas suas ilhas, a maneira perfeita de conhecer a costa dessa cidade fluminense. A região conta com mais de 60 ilhas com características únicas, cada uma mais bonita que a outra.
A bordo dessa embarcação, você desfrutará de uma travessia tranquila pelo litoral enquanto deslumbra de suas incríveis paisagens naturais. Além disso, haverá paradas nas ilhas para que você possa se refrescar e praticar snorkel em suas águas cristalinas.
Visite a vila de Trindade
Outra opção para fazer em Paraty é conhecer as praias paradisíacas da vila de Trindade, a cerca de 30 quilômetros da cidade. É um plano perfeito para os amantes da natureza, já que o vilarejo é cercado pela Mata Atlântica, além de ser conhecida por suas praias idílicas, trilhas pelas paisagens naturais e clima caiçara.
Além das belas praias, Trindade também é conhecida pela piscina natural do Cachadaço, uma de suas atrações mais famosas. Essa piscina é formada por rochas que bloqueiam as ondas da praia homônima, criando um lugar perfeito para nadar tranquilamente ou praticar snorkel.
Para visitar as melhores praias, incluindo essa última, faça essa excursão a Trindade saindo de Paraty, na qual você poderá, é claro, se refrescar em cada uma delas. Não perca!
Conheça Paraty praticando esportes
Para quem gosta de unir lazer e esporte, um bom plano para fazer em Paraty é conhecer a cidade e suas belezas enquanto pratica alguma atividade física. A boa notícia é que há muitas opções, tanto na terra quanto no mar.
Com os esportes aquáticos, é possível conhecer as belezas naturais do litoral da cidade da melhor maneira possível. Nesta experiência de caiaque por Paraty, você verá seus manguezais e ilhas e, claro, poderá nadar nesse cenário incrível.
Se preferir descobrir o mundo submerso e a fauna marinha, as melhores opções são snorkel e mergulho. Mas, se você nunca mergulhou antes, não se preocupe! Neste batismo de mergulho em Paraty, você aprenderá como submergir para conhecer suas maravilhas marinhas.
Prefere ficar em terra firme? Há outras atividades terrestres para fazer em Paraty que lhe permitirão conhecer a cidade e seus arredores praticando esporte. Uma ótima opção é alugar uma bicicleta para explorar o centro histórico, o porto e as praias da cidade. Se preferir estar acompanhado com um guia, junte-se neste tour de bicicleta por Paraty.
Você também pode conhecer a natureza do interior do estado do Rio de Janeiro reservando esse divertido passeio a cavalo pela Serra da Bocaina.
Visite os alambiques de Paraty
Degustar cachaças nos alambiques locais é uma das experiências mais autênticas para fazer em Paraty. Isso porque a cidade é famosa por sua produção de cachaças artesanais, e seus alambiques estão entre os mais tradicionais do Brasil. Entre os destiladores de Paraty, os mais famosos são o Engenho D’Ouro, Coqueiro e Pedra Branca.
Em cada visita, você pode degustar as bebidas, uma parte fundamental da experiência (apenas para maiores de 18 anos!), e poderá provar diversas variedades da cachaça, das mais jovens às envelhecidas em barris de carvalho, amburana ou bálsamo. Além disso, você aprenderá sobre sua produção, desde a cana-de-açúcar até a destilação e envelhecimento da bebida.
Conheça o único fiorde tropical do mundo
Você já pensou em conhecer um fiorde em terras brasileiras? O único exemplar em região tropical do mundo fica na costa de Paraty e é conhecido como Saco do Mamanguá. Lá, você poderá avistar exemplares da fauna marinha como tartarugas e golfinhos.
Também é possível encontrar ruínas de uma antiga fazenda colonial onde se costumava produzir açúcar na praia do Engenho e nadar ou praticar snorkel na praia da Costa. Se você quer conhecer o único fiorde tropical do mundo, reserve esta excursão a Saco Mamanguá.
Delicie-se com a gastronomia de Paraty
E, como não poderia faltar em nenhuma lista do que fazer em Paraty, descobrir sua gastronomia é um plano imprescindível. Graças a sua forte influência caiçara, a culinária da cidade é baseada em peixes e frutos do mar frescos, típicos da gastronomia do Rio de Janeiro.
A maior estrela da culinária de Paraty é moqueca caiçara, uma releitura da versão clássica, mas mais leve e simples, que leva peixes frescos cozidos com tomates, cebolas, alho e pimentões. Ficou com água na boca?
Não deixe de provar também a tainha recheada, preparada com farofa, camarão e legumes, um prato muito popular nos restaurantes da cidade. Outra experiência imperdível para o seu paladar é experimentar o camarão na moranga, feito com camarões cozidos e servidos em uma abóbora tipo moranga com molho cremoso e temperos. Imperdível!
Como você pode ver, Paraty é uma cidade com muitas opções de atividades, que agradam os amantes da natureza, da história e dos esportes. E, se quiser completar ainda mais a sua viagem, descubra mais atividades e planos para fazer em Paraty com a Civitatis.