Ásia

O que fazer em Bali: 12 atividades imperdíveis

Vista panorâmica dos terraços de arrozais
Se sua pergunta é o que fazer em Bali, não se preocupe, a Civitatis elaborou uma lista das atividades imperdíveis na ilha.
29 outubro 2024

Conhecida como a Ilha dos Deuses, Bali se tornou o principal destino turístico da Indonésia, e por um bom motivo. Com suas exuberantes montanhas vulcânicas, arrozais icônicos e praias paradisíacas, essa ilha deslumbrante é um lugar que tem tudo para proporcionar férias idílicas. Se você não sabe o que fazer em Bali e deseja aproveitar ao máximo sua viagem, a Civitatis preparou uma lista de atividades e recomendações para ajudá-lo a preparar seu itinerário.

1. Monte Batur ao amanhecer

Apreciar a cidade ao amanhecer é uma experiência que definitivamente merece um lugar na sua lista do que fazer em Bali. Mas essa aventura se torna ainda mais emocionante se escalar a cratera do vulcão Batur. Já pensou em contemplar os primeiros raios de sol surgindo no horizonte do topo do vulcão? Com 1.717 metros de altura é um dos locais sagrados da ilha para os hindus e permanece ativo até hoje. A primeira erupção foi documentada em 1804 e a mais recente no ano 2000.

Garantimos que o esforço para chegar ao cume será totalmente recompensado ao se deparar com a impressionante paisagem vulcânica banhada pela luz do amanhecer. Dependendo do seu grau de aventura, recomendamos subir este lugar com um tour de 4×4 ou fazendo uma trilha, ambos ao nascer do sol.

O sol nascendo no horizonte, com o vulcão Batur ao fundo, à direita, e três pessoas fotografando-o.
Amanhecer no Monte Batur

2. Templo de Besakih

Nas ladeiras do Monte Agung, o ponto mais alto da ilha, encontra-se o templo mais importante para o hinduísmo balinês: o Pura Besakih, também conhecido como o Templo-mãe de Besakih. No entanto, esse local sagrado é um complexo espetacular de mais de um quilômetro composto por 23 outros templos separados, mas relacionados, sendo o maior deles, o Pura Penataran Agung, uma abadia imperdível em Bali.

Para conhecer o centro de peregrinação mais relevante de Bali, é aconselhável optar por um tour privado. Dessa forma, você realizará o tour apenas com seus acompanhantes e não terá que se preocupar com nada além de se divertir. Para isso, recomendamos este tour privado pelo leste de Bali e Templo-mãe de Besakih onde também poderá descobrir como é a vida cotidiana em alguns dos vilarejos balineses, como Penglipurán ou Redang.

Os raios de sol iluminando um dos templos do complexo Pur besakih em Bali.
Pura Besakih

3. Arrozais de Bali

O excelente clima quente e úmido de Bali é ideal para os arrozais, permitindo que sejam plantados e colhidos durante quase todo o ano. Os muitos terraços ou arrozais em áreas montanhosas de cor verde vibrante são muito famosos e se tornaram uma característica da ilha e uma de suas atrações turísticas mais populares. Portanto, em resposta à sua pergunta sobre o que fazer em Bali, um passeio pelos arrozais é uma atividade que você não pode deixar de fazer.

Se quiser ver os terraços de arroz mais famosos de Bali, então você precisa conhecer Tegalalang, a apenas 15 quilômetros de Ubud. Uma ótima maneira de explorar esse lugar é com este tour de bicicleta elétrica pelos campos de arroz. Você pedalará pela área mais rural de Bali, verá como os fazendeiros locais trabalham e aprenderá sobre a importância desse alimento na dieta indonésia.

Terraços de arroz nas montanhas de Bali
Arrozais de Bali

4. Praias de Bali

Como mencionamos anteriormente, a ilha é um destino que oferece uma variedade incrível de atrações, e percorrer suas praias paradisíacas deve ser parte de sua lista do que fazer em Bali. Esse paraíso, possui uma extensa seleção de praias virgens, especialmente no sul, na costa de Nusa Dua. Com suas espetaculares águas turquesas, essa região é ideal para quem ama atividades aquáticas, como surfe e parasailing.

Nesta excursão às praias Geger e Green Bowl, você fará um percurso pelas melhores praias de Bali e desfrutará de um dia relaxante sob o sol. Imagine-se em uma confortável espreguiçadeira, com uma bebida fresca na mão, ouvindo o suave som das ondas quebrando nas areias brancas e finas. Uma experiência perfeita para quem gosta de relaxar na natureza!

Uma praia na costa de Nusa Dua, em Bali, com um céu azul claro ao fundo e rochas em primeiro plano.
Uma das praias de Nusa Dua

5. Ilhas Gili

Se um dia na costa de Nusa Dua não foi suficiente para você e quer continuar a desfrutar de lugares de sonho, recomendamos as Ilhas Gili, compostas por Gili Trawangan, Gili Meno e Gili Air. Após um curto passeio de lancha saindo do porto de Padang Bai, você estará em um dos cenários mais idílicos do mundo.

Com este transfer até as Ilhas Gili de lancha, você poderá chegar de forma confortável e decidir em qual delas deseja desembarcar. Gili Trawangan, a maior e mais movimentada do arquipélago, é famosa por sua animada vida noturna e atmosfera festiva. Gili Meno, por outro lado, é conhecida por suas impressionantes esculturas submarinas, que oferecem um ambiente perfeito para a prática de snorkel. Já Gili Air tem se destacado como um destino romântico, ideal para casais em lua de mel que buscam um refúgio tranquilo. Qual delas você escolherá para explorar?

Um balanço no meio de uma praia de água cristalina e areia branca em Bali.
Uma das praias das Ilhas Gili

6. Nusa Penida

Você é amante do mundo subaquático e está se perguntando o que fazer em Bali? Civitatis tem a resposta! Você não pode deixar a ilha sem fazer esta atividade de snorkel em Nusa Penida e Nusa Lembongan. O motivo? Bali é famoso por sua rica diversidade de peixes, tartarugas e raias, consolidando-se como um dos melhores destinos do mundo para mergulho e snorkel.

Nesta experiência, você não apenas visitará algumas das baías mais icônicas da ilha, mas também fará um passeio de barco pelos manguezais na parte norte de Bali. É um dia repleto de natureza e diversão que você definitivamente não pode deixar de fazer!

Vista aérea de uma praia na costa de Nusa Penida, em Bali.
Nusa Penida

7. Cachoeiras Nung Nung

Sua lista do que fazer em Bali não estará completa sem um mergulho nas cachoeiras Nung Nung, cujas quedas d’água atingem 70 metros de altura. No entanto, para chegar perto da cascata, você terá que descer as mais de 500 escadas que estão escondidas ao longo do caminho. Mas quando você ouvir o som da água batendo no chão e der um mergulho refrescante na água fria, tudo valerá a pena.

Para aproveitar ao máximo essa maravilha natural, recomendamos um dia completo de aventura. Uma ótima opção é reservar um tour privado por Tanah Lot, cachoeiras Nung Nung e Bedugul. Esse passeio levará você a essa deslumbrante cascata, a um dos templos sagrados da ilha situado sobre uma rocha, e à pitoresca localidade de Bedugul. É uma experiência que combina natureza, cultura e vistas de tirar o fôlego!

Queda-d'água Nung Nung no meio da floresta de Bali
Cachoeira Nung Nung

8. Safari and Marine Park e Bali Bird Park

Bali é o lar de uma diversidade surpreendente de vida selvagem. De fato, estima-se que haja mais de 160 espécies de animais, incluindo tigres, rinocerontes, hipopótamos, macacos e javalis. Se quiser ter a oportunidade de ver esses animais de perto em seu habitat natural, a melhor maneira de fazê-lo é comprando este ingresso do Safari and Marine Park. Uma visita a essa reserva natural é um passeio obrigatório em Bali. Fique atento ao famoso dragão de Komodo!

Para os amantes das aves, este ingresso do Bali Bird Park, deixará você boquiaberto. Com mais de 5.000 aves e um total de 250 espécies, esse recinto se destaca por abrigar aves difíceis de encontrar, como a raposa-voadora-das-léquias, o uiraçu ou o grande faisão-argus.

Primeiro plano de um dragão-de-komodo, olhando para a esquerda, em um piso de tijolos.
Dragão-de-komodo

9. Ubud

O que fazer em Bali para mergulhar na cultura local? O coração da cultura balinesa pulsa em Ubud. Embora não tenha praias, esta parte da ilha é um dos melhores lugares para se hospedar pois oferece uma experiência rica e autêntica, com proximidade a diversas atrações. Nesse povoado, você encontrará a verdadeira essência de Bali, com seus pitorescos mercados de rua, galerias de arte originais, restaurantes típicos e apresentações de dança tradicional balinesa à noite.

Para explorar tudo o que este encantador vilarejo tem a oferecer, você pode fazer esta visita guiada a Ubud. Entre muitas outras coisas, você caminhará pelo Palácio Real e visitará o Templo Pura Saraswati. Esse santuário repleto de flores de lótus é dedicado a Saraswati, a divindade hindu do conhecimento, da arte e da literatura, e é um dos lugares imperdíveis na ilha dos Deuses.

Uma mulher passando por um corredor com xícaras de cerâmica penduradas nas laterais.
Mercado de Ubud

10. Parque de balanços Bali Swing

Uma atividade cada vez mais popular em Bali é visitar chamados “Bali Swing” que são balanços enormes, com paisagens cenográficas ao fundo, e que rendem belas fotos. Esses balanços existem em diferentes pontos da ilha, com visão para diferentes cenários naturais e podem render uma experiência divertida.

Levar para a casa uma foto com paisagens cenográficas ao fundo é algo que você deve fazer em Bali. Com este ingresso do parque de balanços Bali Swing você poderá estar de 10 a 78 metros acima do solo balançando em um entorno natural idílico. Prepare sua câmera!

Uma mulher se balançando em um balanço em Bali, com uma grande área de nuvens e floresta visível ao fundo.
Uma jovem desfrutando do Bali Swing

11. Aula de yoga

Nos últimos anos, Bali se tornou um destino popular para quem busca tranquilidade, retiros de yoga, meditação e alimentação natural. A maior parte das atividades espirituais estão concentradas em Ubud e seus arredores, um local que inspira experiências introspectivas, cercado por uma natureza exuberante e vistas deslumbrantes dos famosos arrozais. Você sabia que o filme “Comer, Rezar e Amar”, protagonizado pela Julia Roberts, foi gravado em Ubud?

Se você quiser ser parte de uma atividade que envolve saúde física, mental e espiritual, lhe recomendamos participar desta aula de yoga em Bali, onde você viverá uma experiência diferente e mística em um entorno natural único em plena selva.

Várias pessoas em uma prática de yoga em um recinto cercado por vegetação
Aula de yoga em Ubud

12. Massagem balinesa

Depois de explorar todos os lugares da sua lista sobre o que fazer em Bali, que tal finalizar sua estadia na ilha com uma das famosas massagens balinesas? Embora uma massagem possa não parecer uma atividade essencial durante uma viagem, quando se está em Bali, você pode ter certeza de que é algo que não pode deixar de fazer. A tranquilidade e os benefícios dessa prática local farão toda a diferença na sua viagem.

Com esta sessão de massagem balinesa tradicional em Ubud, você irá liberar tensões, sentir paz e relaxar plenamente. O final perfeito que toda viagem precisa ter!

Duas pessoas desfrutando de massagens deitados em camas e cobertos com toalhas brancas
Massagem balinesa

Como você pode notar, Bali oferece uma infinidade de opções, seja para quem busca experiências culturais ou aventuras repletas de adrenalina. A ilha brinda algo especial para cada um de seus visitantes.

De fato, se você quiser completar sua viagem com mais atividades para ver e fazer em Bali, não hesite em dar uma olhada nesta lista de excursões e visitas guiadas da Civitatis. Aproveite!

COMPÁRTELO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Le informamos de que sus datos personales son tratados por CIVITATIS en las condiciones que se indican a continuación:

Lo más leído #Alemanha