Europa

O que fazer em Amsterdam: 15 atividades imperdíveis

Uma ponte atravessando um canal e a cidade de Amsterdam ao fundo
O que fazer em Amsterdam? Simples! A Civitatis selecionou as 15 atividades imperdíveis da capital holandesa para aproveitá-la ao máximo!
20 novembro 2024

Se você está planejando um roteiro para visitar a capital da Holanda e se pergunta o que fazer em Amsterdam, fique tranquilo. A Civitatis preparou uma seleção dos principais atrativos, opções gastronômicas, museus imperdíveis e outras curiosidades para que você aproveite ao máximo sua estadia. Além disso, você pode adquirir o I amsterdam City Card, um cartão turístico que oferece acesso aos principais pontos da cidade e lhe permitirá economizar dinheiro.

1. Passear de barco pelos canais

Os canais de Amsterdam deram à cidade o apelido de “Veneza do Norte”, e isso não é por acaso. A capital holandesa é atravessada por mais de 160 canais, que somam cerca de 100 km de extensão, além de contar com mais de 1.000 pontes e 1.500 monumentos ao longo de suas águas. Devido à sua relevância histórica, em 2010, os canais foram incluídos na lista do Patrimônio Histórico da Unesco.

Nossa primeira sugestão para incluir em sua lista do que fazer em Amsterdam é explorar a encantadora “Veneza do Norte” a partir da água. Com este passeio de barco pelos canais, você terá a oportunidade de admirar as fachadas históricas, as pontes elegantes e as casas tradicionais da capital holandesa. Para uma experiência ainda mais especial, recomendamos fazer o cruzeiro noturno para ver os monumentos iluminados e encerrar o dia com grande estilo.

Vista de um canal em Amsterdam, com barcos e edifícios ao fundo, ao anoitecer
Canais de Amsterdam

2. Visitar o Museu Van Gogh

O Museu Van Gogh é uma atração imperdível em Amsterdam. Este renomado museu abriga a maior coleção do mundo de obras deste artista, um dos mais célebres da história da arte ocidental. Com mais de 400 pinturas e quase 800 desenhos, o recinto oferece uma imersão completa no universo do pintor pós-impressionista neerlandês. Ao adquirir o ingresso do Museu Van Gogh além de explorar cada canto desse incrível espaço, você ainda poderá desfrutar de um passeio de barco pela cidade dos canais.

Para os fãs da arte, fazer uma visita guiada pelo museu significará mergulhar na história e na essência de Van Gogh. Acompanhado por um guia especializado, você descobrirá a trajetória pessoal do artista e entenderá como se conectou com a arte. 

3. Visitar o Rijksmuseum

O Rijksmuseum é uma das principais atrações de Amsterdam, sendo o maior museu da Holanda e o segundo mais visitado do país. Com mais de um milhão de obras, o museu possui a maior coleção de arte flamenca do mundo e oferece um panorama completo da história da arte holandesa.

A peça central de seu acervo é, sem dúvida, a icônica pintura A Ronda da Noite, de Rembrandt e, além disso, o edifício do museu é um espetáculo à parte! Com esta visita guiada pelo Rijksmuseum você conhecerá a história das obras-primas dos mais famosos artistas holandeses e ficará maravilhado com arquitetura do prédio.

Vista do Rijksmuseum com uma piscina em primeiro plano decorada com vasos de tulipas vermelhas e brancas, uma das melhores para fazer em Amsterdam
Rijskmuseum, em Amsterdam

4. Conhecer a Casa de Anne Frank e o Bairro Judeu

Ao planejar o que fazer em Amsterdam, não deixe de incluir uma visita à Casa de Anne Frank. Esse local, um dos pontos turísticos mais significativos da Holanda, foi onde a jovem e sua família, junto a outros judeus, se esconderam dos nazistas. Foi ali também que ela escreveu o icônico Diário de Anne Frank, que é preservado até hoje. Atualmente transformada em um comovente museu, a casa oferece uma reflexão poderosa sobre o Holocausto e nos transporta ao passado sombrio da história da Holanda.

Fazendo este tour da Anne Frank pelo bairro judeu, você percorrerá Amsterdam através da história da jovem e passeará pelo bairro judeu enquanto descobre a relação entre a cidade holandesa e o regime nazista.

5. Caminhar pelo Red Light District

O Red Light District é uma das áreas mais famosas de Amsterdam, conhecida por suas vitrines iluminadas por luzes vermelhas, onde as garotas de programa se exibem para quem passa na rua. O nome “Barrio Vermelho” vem exatamente dessas luzes, que tingem a região com um tom avermelhado. Fazer um tour pelo Red Light District é uma oportunidade de explorar uma parte única da cultura, já que Holanda é um dos poucos lugares no mundo onde a prostituição é legalizada e regulamentada.

Vista de um canal no Bairro Vermelho ao anoitecer, uma visita obrigatória em Amsterdam
Red Light District à noite

6. Viver a Rembrandts Amsterdam Experience

Se você e amante da arte, então incluía na sua lista sobre o que fazer em Amsterdam a surpreendente experiência dedicada a um dos pintores holandeses mais importantes do século XVII. Com o ingresso da Rembrandts Amsterdam Experience, você verá através de uma projeção de um vídeo o último estúdio de Rembrandt em Rozengracht e descobrirá como era Amsterdam no século XVII. Além disso, você também desfrutará de música, efeitos especiais em 5D e diversos painéis de videoarte que lhe permitirão conhecer em profundidade a vida do artista.

7. Fazer um tour gastronômico

Na “Veneza do Norte”, você encontra uma rica diversidade gastronômica, desde restaurantes que oferecem porções generosas até mercados e barracas de street food. Em cada recanto, é possível saborear uma ampla variedade de pratos típicos, preparados com ingredientes frescos.

Se você quer explorar os sabores do street food, este tour gastronômico por Amsterdam lhe permitirá degustar 8 aperitivos típicos enquanto você conhece os principais pontos da cidade. Também não deixe de visitar o Foodhallen, um mercado gastronômico com estandes de restaurantes locais. E, percorrendo o bairro de De Pijp você poderá conhecer o Albert Cuyp Market, o maior mercado ao ar livre da Europa, com irresistíveis comidas típicas.

Uma barraca de queijos holandeses em um mercado de Amsterdam
Queijos holandeses em um mercado

8. Visitar o Museu Stedelijk

Uma vista ao Museu Stedelijk é o programa ideal se você procura o que fazer em Amsterdam. O motivo? É considerado um dos melhores museu do mundo de arte moderna e contemporânea. Localizado na famosa Museumplein (Praça dos Museus),abriga uma extensa coleção de arte, design e fotografia de grandes mestres como Picasso, Mondrian, Kandinsky, Warhol e muitos mais. Expressionismo abstrato, pop art, minimalismo… Este impressionante museu, apresentará diferentes movimentos artísticos.

9. Percorrer o Mercado de Flores

Continuando com nossas dicas sobre o que fazer em Amsterdam não podemos deixar de lhe recomendar um tour pelo Mercado das Flores. Conhecido localmente como Bloemenmarkt, é o único mercado de flores flutuante do mundo.

Situado às margens do Singel, os postos de venda estão dispostos sobre barcaças atracadas ao longo das margens do canal. Embora ofereça uma ampla variedade de flores, o Bloemenmarkt se destaca por ser especializado em tulipas, o símbolo icônico da Holanda. Além disso, você encontrará uma grande seleção de sementes, bulbos e diversos souvenirs, tornando-o o local perfeito para comprar lembranças.

Vista das barracas de flores com casas típicas de Amsterdam ao fundo
O Mercado de Flores de Amsterdam

10. Conhecer o Vondelpark

Com 47 hectares de extensão, o Vondelpark é o maior e mais famoso parque de Amsterdam. Situado no coração da cidade, oferece um refúgio de paz, longe da agitação urbana. O parque conta com um grande lago no meio e é onde os moradores costumam ir para descansar. Você pode percorrê-lo caminhando, alugar uma bicicleta ou relaxar deitado na grama. Mas se tiver pouco tempo você descobri-lo a bordo do ônibus turístico de Amsterdam, que inclusive realiza uma parada no parque.

11. Explorar os moinhos de vento

Além das tulipas, os moinhos de vento também são um dos símbolos mais emblemáticos da Holanda, e uma visita à capital não estaria completa sem conhecer um moinho de perto. Você sabia que a Holanda celebra o Dia Nacional do Moinho? Todo segundo sábado de maio, cerca de 600 moinhos em todo o país abrem suas portas para os visitantes.

Para não perder essa experiência única, lhe recomendamos adicionar em sua lista sobre o que fazer em Amsterdam uma das excursões aos moinhos de vento de Zaanse Schans, onde você terá a oportunidade de explorar o interior de um desses moinhos históricos.

Os moinhos de vento de Zaanse Schans ao fundo e os campos de tulipas coloridas em primeiro plano
Os moinhos de vento de Zaanse Schans

12. Viver a Heineken Experience

Amantes da cerveja, preparem-se! A famosa marca holandesa, transformou sua primeira fábrica em um local para que as pessoas possam conhecer tudo sobre sua prestigiosa bebida. Com este ingresso da Heineken Experience, você aprenderá sobre a origem dos ingredientes, o processo de fabricação, a história da família Heineken e a evolução da marca ao longo do tempo. E como se isso não fosse suficiente, você poderá degustar 2 cervejas!

13. Passear de bicicleta por Amsterdam

A capital holandesa, além de seus encantadores canais e impressionante arquitetura, é famosa por ter bicicletas em todos os cantos. Elas são o principal meio de transporte dos moradores, e Amsterdam é uma cidade completamente adaptada para os ciclistas.

Por que pedalar é uma atividade que não pode faltar na sua lista sobre o que fazer em Amsterdam? Simples! Visitar a capital holandesa e não andar de bicicleta é como ir ao Rio de Janeiro e não conhecer o Cristo Redentor. A cidade não conta com um sistema de aluguel de bicicletas por autosserviço, por isso, recomendamos que você faça este tour de bicicleta por Amsterdam. Além de explorar os principais pontos turísticos, o tour inclui o aluguel da bicicleta e a orientação de um guia experiente.

Duas bicicletas apoiadas em uma ponte florida ao pôr do sol
Bicicletas em uma ponte de Amsterdam

14. Descobrir a cidade fazendo um jogo de pistas

Você sabia que é possível descobrir Amsterdam de uma maneira inusitada? A capital holandesa oferece de tudo e, desta vez, com a ajuda de um aplicativo você percorrerá a cidade brincando neste jogo de pistas em Amsterdam: Os segredos do marinheiro. Enquanto resolve enigmas e desafios, você vai descobrir alguns dos pontos turísticos mais importantes como o Castelo De Waag, a Catedral de Oude Kerk e o Red Light District, entre outros. Uma atividade ideal para compartilhar com seus amigos ou sua família!

15. Passear pela Praça Dam

Vamos encerrar esta lista das 15 melhores atividades para fazer em Amsterdam com a deslumbrante Praça Dam. Localizada no coração histórico da cidade, é um ponto imperdível pois é cercada por marcos importantes como o Palácio Real, a Nieuwe Kerk e o Monumento Nacional, que homenageia as vítimas da Segunda Guerra Mundial.

Além de sua carga histórica, a praça é um local vibrante, repleto de bares, restaurantes e lojas, o que a torna um lugar ideal para quem deseja comprar lembranças. Com este free tour por Amsterdam você passará pela praça e poderá explorar a cidade com um guia local. Se preferir uma experiência mais personalizada, oferecemos um tour privado pelo centro histórico, onde você percorrerá a Praça Dam acompanhado por um guia que fala português.

Vista aérea da Praça Dam cercada por edifícios históricos com muitas pessoas caminhando
Praça Dam

Com sua combinação única de cultura, história e modernidade, a capital holandesa é uma cidade que vai conquistar você! De museus renomados a sabores autênticos, bairros vibrantes e seus encantadores canais, sempre há algo novo para explorar. Com a Civitatis, você pode aproveitar as melhores atividades que Amsterdam tem a oferecer!

Más en
COMPÁRTELO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Le informamos de que sus datos personales son tratados por CIVITATIS en las condiciones que se indican a continuación:

Lo más leído #Alemanha