A origem da Árvore de Natal do Rockefeller Center
Todos os anos, milhões de pessoas passeiam por Nova York e são cativadas pelas surpreendentes vitrines decoradas da Big Apple, pela bela iluminação das avenidas e ruas de Manhattan e, é claro, pela emblemática árvore de Natal do Rockefeller Center. Mais de 50.000 luzes LED e uma espetacular estrela de Swarovski decoram anualmente esse ícone da cidade, mas… você sabe qual é a origem da Árvore de Natal do Rockefeller Center? Nós da Civitatis queremos revelar a história e diversas curiosidades sobre esse emblema de Nova York.
A primeira árvore de Natal do Rockefeller Center
Você sabia que em 1931 foi montada a primeira árvore de Natal no complexo do Rockefeller Center? Os trabalhadores do local decidiram arrecadar fundos para decorar a área com um pinheiro enfeitado com guirlandas confeccionadas por suas próprias famílias.
Essa primeira e modesta árvore media seis metros, bastante pequena se comparada aos mais de 20 metros dos habituais pinheiros de atualmente. No entanto, esse pequeno gesto dos trabalhadores plantou a semente da que viria a ser uma das maiores atrações turísticas do Natal em Nova York. De fato, já em 1933 a cerimônia para ligar as luzes de Natal se tornou habitual.
A tradição chegou para ficar. Pouco tempo depois foi instalada a famosa pista de patinação no gelo e nos anos 1950 já se transmitia pela televisão a cerimônia de iluminação da árvore de Natal do Rockefeller Center, que continua até hoje.
Como é a árvore de Natal mais famosa de Nova York
Não é qualquer pinheiro que tem a sorte de se tornar a Árvore de Natal do Rockefeller Center. É preciso ser uma árvore com mais de 50 anos e, no mínimo, 20 metros de altura. O recorde foi em 1999, quando a árvore media 30 metros!
Geralmente, a árvore escolhida é uma pícea-europeia trazida dos estados de Nova York, Connecticut ou Pensilvânia. A instalação é feita entre meados e final de novembro para que tudo esteja pronto para a cerimônia de inauguração. Se você é apaixonado pela época do Advento, não perca este tour natalino por Manhattan, que finaliza justamente nessa incrível árvore do Rockfeller Center.
Curiosidades da Árvore de Natal
A emblemática árvore de Natal é colocada anualmente diante do arranha-céu da General Electric, o edifício mais famoso do complexo do Rockefeller Center. Mas, além desse grande emblema, também são famosas as esculturas de anjos que decoram Channel Gardens, o caminho que leva até a árvore. A origem dessas figuras remete a 1969!
Você quer conhecer mais curiosidades? Foi apenas na década de 1950 quando começaram a utilizar andaimes para montar e decorar a árvore de Natal do Rockefeller Center. Até esse momento eram necessários mais de 20 homens e dez dias de trabalho para poder oferecer essa decoração de Natal. A engenharia conseguiu agilizar este processo enormemente.
Outro fato curioso é que a estrela no topo da árvore é de cristais Swarovski. A primeira vez que essa marca desenhou um adorno para esse ícone de Nova York foi em 2004.
Você sabia que atualmente é considerada a quinta maior e mais brilhante árvore de Natal do mundo? Embora não seja a maior, a árvore de Natal do Rockefeller Center está entre as mais importantes que possuem reconhecimento internacional.
Além disso, a Árvore de Natal do Rockfeller Center também faz parte das memórias afetivas de quem cresceu assistindo filmes natalinos nos anos 1990. Quem não se lembra do emocionante reencontro de Kevin McCallister com sua mãe em Esqueceram de Mim 2? Por isso, se você fez parte dessa geração, vai adorar participar desse tour natalino pelos cenários de filmes e séries em Nova York.
Um Natal solidário em Nova York
Embora seja um dado pouco conhecido, a magia de Natal do Rockefeller Center não acaba depois da época festiva. Desde 2007, a fundação Habitat for Humanity recebe a árvore para realizar obras sociais. O que fazem com ela? Depois do fim das festas, quando a decoração é retirada, a árvore é doada para fins beneficentes.
A organização se encarrega de obter madeira da árvore para ajudar a construir e reconstruir lares de famílias sem recursos. Por isso, o Rockefeller Center seleciona exemplares que estão no seu último ciclo de vida, para que depois possam ser utilizados para esses fins solidários.
Como assistir à cerimônia de iluminação da Árvore do Rockefeller Center?
Depois de conhecer a origem da árvore de Natal do Rockefeller Center, chegamos à pergunta do milhão. Como podemos ver a cerimônia de iluminação da árvore de Natal do Rockefeller Center? Quando acontece? Que personalidades se apresentam nessa importante gala? Anote para não perder!
As luzes da árvore de Natal são acesas anualmente na primeira quarta-feira depois do dia de Ação de Graças. Se você está em Nova York no Natal e quer assistir ao espetáculo ao vivo, recomendamos chegar pelo menos três ou quatro horas antes. Você não será dos primeiros, mas, graças às dimensões da árvore, certamente poderá desfrutar do show e das apresentações musicais nas telas gigantes instaladas em vários extremos da praça do Rockefeller.
Artistas tão conhecidos como Mariah Carey, John Legend, Lea Michele e Diana Ross já participaram dessa cerimônia. A lista dos artistas varia a cada ano, mas nunca decepciona. O espetáculo finaliza quando apertam o botão vermelho que ilumina a árvore. Uma lembrança para sempre!
A Árvore de Natal do Rockfeller Center em 2024
De acordo com o site oficial do Rockfeller Center, esse ano, a Árvore de Natal virá de Massachusetts, a primeira desse estado desde 1959. Ela será cortada no dia 7 de novembro e chegará ao Center Plaza no dia 9 de novembro, quando começará a ser enfeitada.
A Cerimônia de Iluminação da Árvore Rockefeller Center acontecerá na quarta-feira, 4 de dezembro, e será transmitida ao vivo “Natal no Rockefeller Center”. A Árvore de Natal será iluminada diariamente das 17h às 00h até meados de janeiro de 2025. Na véspera de Natal, ela ficará acesa por 24 horas e na véspera de Ano Novo, das 17h às 21h.
Se você estiver em Nova York no final do ano, é uma visita obrigatória! Merry Christmas to all, and to all a good night!