Onde ver a aurora boreal? Descubra os 10 melhores destinos
Apelidada de luzes do norte, a aurora boreal é um dos fenômenos naturais mais incríveis do mundo. Contemplar esses tons roxos, rosados e esverdeados que pintam o céu é desfrutar de algo mágico. Mas a pergunta de um milhão de dólares é: onde ver a aurora boreal? Abaixo, listamos os 10 melhores destinos para contemplar esse incrível fenômeno.
Em primeiro lugar, você deve estar se perguntando o que são as luzes do norte e como exatamente elas se formam. É um efeito de luz produzido pela interação de gases na atmosfera com o vento solar. O sol produz um fluxo de partículas eletricamente carregadas que atingem a Terra e, em contato com o oxigênio e o nitrogênio, geram esse fenômeno muito especial conhecido como aurora boreal, ou aurora austral, se ocorrer no hemisfério sul.
1. Rovaniemi, Finlândia
Qualquer país escandinavo é uma escolha perfeita para ver a aurora boreal, mas, sem dúvida, a Finlândia ocupa o primeiro lugar. Em particular, Rovaniemi, a capital da Lapônia finlandesa, é perfeita para ver a aurora boreal, seja na própria cidade ou em suas florestas.
Para garantir a melhor visão deste fenômeno, recomendamos que você faça o tour da aurora boreal. Você estará longe da poluição luminosa e será acompanhado por caçadores de luz do norte. Além disso, na temporada de geadas, você pode reservar um passeio de moto de neve sob a aurora boreal ou um passeio de trenó.
Se preferir tentar a sorte por conta própria, no centro da cidade você encontra o centro científico e museu Arktikum. O parque ao redor do Arktikum oferece boa visibilidade e é um bom lugar onde ver a aurora boreal em Rovaniemi.
A propósito, nos arredores da capital da Lapônia você encontra a aldeia do papai noel, um lugar de conto de fadas na temporada de inverno, mas que, na verdade, fica aberto o ano todo. Na aldeia do papai noel, você pode enviar uma carta para a família e os amigos com a placa do Círculo Polar Ártico, conhecer um elfo e até mesmo fazer um passeio de rena.
2. Tromsø, Noruega
Uma das melhores coisas para se fazer em Tromsø é ir “à caça da aurora boreal”. A proximidade dessa cidade norueguesa com o Polo Norte faz com que ela seja considerada um dos melhores lugares para ver a aurora boreal. De fato, muitos a consideram a porta de entrada da Noruega para o Ártico.
O tour da aurora boreal por Tromsø é a maneira perfeita de apreciar esse fenômeno natural. Embora nunca se possa ter 100% de certeza de vê-las, participar de uma excursão guiada maximizará muito as suas chances de ver a aurora boreal, pois você será levado a pontos estratégicos onde elas são frequentemente visíveis.
3. Reykjavík, Islândia
A intensidade da aurora boreal na Islândia é inimaginável. Se estiver pensando em viajar para Reykjavík para ver a aurora boreal, faça-o sem hesitar! A aurora boreal se espalha quase continuamente pelo céu da Islândia e, em muitas ocasiões, é possível vê-la até mesmo na própria cidade.
Ainda assim, acreditamos que a melhor maneira de ver a aurora boreal na Islândia é afastar-se da capital e da sua poluição luminosa para apreciar as paisagens desérticas iluminadas pelas cores verde, azul ou rosa. E sim, há passeios especializados para isso, como o tour da aurora boreal.
Aproveitando a sua estadia na capital islandesa, recomendamos que consulte a nossa lista completa de excursões e visitas guiadas em Reykjavík para descobrir todos os pontos turísticos imperdíveis desse destino.
4. Kiruna, Suécia
É seguro dizer que Kiruna é um dos melhores lugares do mundo para ver a aurora boreal. Por quê? Avistar a aurora boreal em um céu nublado é praticamente impossível e Kiruna é o lugar mais seco e menos nublado da Suécia. Isso, combinado com a baixa poluição luminosa na área circundante, torna esse destino um local estratégico.
Assistir a esse espetáculo da natureza no meio da Lapônia sueca é uma experiência única na vida. Por esse motivo, aqui estão duas atividades em Kiruna voltadas para ver a aurora boreal:
5. Svolvær, Noruega
Retornamos à Noruega, especificamente a Svolvær, nas Ilhas Lofoten. O chamado cinturão de luzes do norte entra no país por essas ilhas e, de lá, viaja e deixa o seu rastro de cores de uma forma quase mágica. Além disso, a beleza da paisagem do arquipélago contribui para criar uma experiência ainda melhor. Não há dúvida de que esse é um dos melhores destinos para ver a aurora boreal.
Se você ficou interessado nessa região, dê uma olhada no nosso guia para visitar as Ilhas Lofoten e no nosso catálogo completo de atividades em Svolvær.
6. Whitehorse, Canadá
Deixamos os países nórdicos para trás e viemos para o Canadá para ver a aurora boreal. Nosso foco é o Território de Yukon, localizado não muito longe da fronteira com o Alaska (Estados Unidos). Entre as muitas atividades para fazer em Whitehorse, a capital dessa região canadense, destaca-se claramente o tour da aurora boreal.
Seja devido à sua localização ao norte ou à ausência de grandes edifícios e indústrias, Whitehorse entrou para o Guinness World Records por ter um dos céus mais claros do planeta. Só isso já é suficiente para explicar por que é um dos melhores lugares para ver a aurora boreal.
7. Fairbanks, Estados Unidos
Alasca e a aurora boreal andam de mãos dadas, e não é de se admirar! De lugares como Fairbanks, a segunda cidade mais populosa, há várias excursões e atividades para ver a aurora boreal. As diferentes experiências são renovadas e atualizadas todos os anos para que você sempre encontre boas alternativas para sua viagem.
Por que Fairbanks é um dos melhores lugares onde ver a aurora boreal nos Estados Unidos? Porque essa cidade está localizada dentro do chamado Oval da Aurora, a região da Terra onde as luzes do norte são vistas com mais frequência e intensidade.
Como se isso não bastasse, a área é caracterizada por baixa poluição luminosa e pouca precipitação, o que favorece ainda mais a formação do nosso fenômeno natural favorito. Dá vontade de viajar para lá agora mesmo! Descubra as melhores atividades para fazer em Fairbanks com a Civitatis.
8. Nuuk, Groenlândia
Apesar de ser um dos destinos mais remotos e exclusivos onde ver a aurora boreal, não poderíamos deixá-lo de fora. Nuuk, localizada na Groenlândia, é uma das capitais menos populosas do mundo e só isso já lhe confere uma aura especial. Se, como um bônus adicional, ela tiver a posição e as condições climáticas perfeitas para admirar a aurora boreal, a magia é ainda maior.
Devido à sua localização remota, à beira do inexplorado Ártico, poucos países têm conexões diretas com esse destino. Se isso chamar a sua atenção e você quiser incluí-lo na sua lista de desejos, lembre-se de que o maior volume de voos para a Groenlândia parte de Copenhague e Reykjavík.
9. Escócia, Reino Unido
Vamos agora para a Escócia. Pode não ser um dos primeiros lugares que lhe vêm à mente quando você pensa em destinos para ver a aurora boreal. Entretanto, ao largo da costa perto de Caithness ou nas Ilhas Orkney, é provável que você veja o tão desejado segredo natural que se desenha no céu. Isso é o que diz o site oficial de turismo VisitScotland.
De fato, embora talvez não percebamos, as famosas Highlands ficam quase na mesma latitude das cidades escandinavas, como Stavanger, na Noruega. Como resultado, cada vez mais viajantes estão tentando encontrar a aurora boreal na Escócia.
Para organizar uma viagem ao norte do Reino Unido, nada melhor do que consultar a ampla gama de excursões e atividades na Escócia que a Civitatis oferece. Você encontrará diferentes experiências nos seus principais destinos, como Edimburgo, Glasgow, Stirling ou Inverness, entre muitos outros.
10. Yellowknife, Canadá
E, por último, mas não menos importante, destacamos Yellowknife. Mais uma vez, o Canadá entra no ranking com essa cidade localizada às margens do Great Slave Lake. Para muitos, é o melhor lugar da América para apreciar o espetáculo natural da aurora boreal.
Você já está ansioso para fazer um tour da aurora boreall em Yellowknife? A propósito, nessa parte do mundo, esse fenômeno é tradicionalmente conhecido como yaké nagás. Para as tribos locais, isso significa “o céu está agitado”, um sinal claro da natureza espetacular do céu noturno nessa região.
Quando ver a aurora boreal?
Agora que já conhecemos alguns dos melhores lugares onde ver a aurora boreal, você deve estar se perguntando quando é a melhor época para viajar em busca desse fenômeno tão atraente para os amantes da natureza.
Do final de setembro ao final de março é a melhor época para ver a aurora boreal. E, como regra geral, o melhor momento para testemunhar esse fenômeno é do início da noite até as primeiras horas da manhã. Entretanto, a latitude e o horário do pôr e do nascer do sol em cada área desempenham um papel importante.
É claro que não há garantia de ver a aurora boreal, mesmo quando se viaja para esses destinos, pois tudo depende das condições climáticas. Mas talvez essa seja a magia e o fascínio das luzes do norte: você nunca sabe quando elas iluminarão o céu noturno.
Me gustaría viajar para disfrutar las bellezas de las Auroras boleares, se pueden ver todos el años?
¡Estamos encantados de ayudarte Zaida! Efectivamente, las auroras boreales se pueden ver todos los años. Aunque al ser un fenómeno meteorológico, son impredecibles. En ocasiones pueden aparecer en el firmamento nocturno y en otras no. Todo depende de las condiciones climáticas, la ausencia de contaminación lumínica y otros factores. Pero te animamos a intentar verlas, realmente merece la pena.
Hola me gustaría ir a conocer las auroras boreales, pero tengo una mascota pequeña ( perrito) de apoyo emocional.
Entiendo que hay países en los cuales no podría entrar por qué los dejan en cuarentena
A qué país puedo viajar con ella?
Gracias!