Onde se hospedar em Paris? As melhores opções na capital francesa

Lar de uma das melhores cozinhas do planeta, arquitetura gloriosa, cultura rica e muito mais… a capital francesa fala por si só. Por isso, hoje, na Civitatis, não vamos tentar persuadi-lo a visitar a Cidade do Amor. Em vez disso, vamos dar a você uma visão geral de onde se hospedar em Paris.
A hospedagem influencia diretamente na maneira de aproveitar a cidade. Há muitas opções excelentes, mas quais são os melhores lugares para se hospedar em Paris? Na verdade, o “melhor lugar” para você depende de você e do que deseja fazer na sua viagem.
Portanto, aqui estão algumas de nossas áreas favoritas de onde se hospedar em Paris… continue lendo e descubra qual delas é a mais adequada para você!
1. Le Marais
O bairro de Le Marais é um dos mais populares de Paris, localizado principalmente nos 3º e 4º distritos. Na verdade, isso não é nenhuma surpresa, pois suas românticas ruas de paralelepípedos, tesouros culturais e butiques fantásticas são suficientes para impressionar qualquer visitante e assumir a primeira posição do nosso ranking de onde se hospedar em Paris.
Essa área tem sido chamada de le Marais (geralmente traduzido como “o pântano”) desde os tempos medievais. Durante muito tempo, esse pedaço de terra foi usado para cultivar vegetais para a cidade, até o século XVI, quando os aristocratas ricos de Paris começaram a construir suas mansões (hôtels particuliers) nesta área. A região era perfeita, pois fica próxima ao Louvre, que na época era a sede da monarquia francesa. Mais tarde, no século XVII, Luís XIV mudou-se de Paris para Versalhes, e a área gradualmente caiu em desuso entre as elites. No entanto, muitas dessas mansões se alinham nas estreitas ruas de paralelepípedos da área e continuam a contribuir para o caráter e o charme de le Marais. Algumas delas incluem o Hôtel de Sully, o Hôtel Carnavalet e o Hôtel de Guénégaud.
Embora seja um pouco mais caro, a zona de Le Marais é incrivelmente bonita, bem conectada com o resto da cidade e com ótimos museus, como o Museu Picasso, Casa de Victor Hugo e Museu Carnavalet, galerias e parques, como o Jardim Rosiers Joseph Migneret, bem como opções de restaurantes e vida noturna.

2. Saint-Germain-des-Prés
Essa vibrante zona do 6º distrito talvez seja mais conhecida por suas conexões com o mundo literário do século XX. A área antes era o refúgio de grandes nomes da literatura, artistas e apreciadores de comida, que se reuniam para discutir seus trabalhos, que deixariam uma marca profunda no mundo. De Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir a Albert Camus e Pablo Picasso, Saint-Germain-des-Prés é a alma intelectual e artística de Paris. Portanto, se você ama cultura e ainda tem dúvida de onde se hospedar em Paris, esse pode ser o lugar ideal!
Além disso, Saint-Germain-des-Prés também é perfeito para desfrutar da gastronomia, fazer compras, assistir a um show… tem de tudo! Nossos destaques incluem a belíssima igreja de Saint-Sulpice e a abadia Église Saint-Germain-des-Prés, construída em 543, o que a torna a mais antiga de Paris.
Dependendo da época de sua visita, você poderá assistir a concerto de música clássica em Saint-Germain-des-Prés. Saint-Germain-des-Prés é muito central, localizada na margem oeste da cidade, o que significa que você pode facilmente caminhar até muitos dos principais pontos de referência da cidade, incluindo o Musée d’Orsay, a Torre Eiffel e os Jardins de Luxemburgo.
E não se preocupe, apesar de sua arquitetura burguesa e da elegância parisiense em geral, Saint-Germain-des-Prés tem seu lado animado, com muitas casas noturnas e bares de coquetéis excelentes que dão vida ao bairro quando escurece!

3. Montmartre
Quer mais opções de onde se hospedar em Paris? Então, viva a fantasia parisiense no bairro de Montmartre, ao norte, localizado no 18º distrito. Esse bairro foi outro frequentado por artistas ao longo dos anos, comumente associado a figuras dos séculos XIX e XX, incluindo Monet, Renoir e van Gogh. Os edifícios coloridos e as ruas inclinadas e sinuosas de Montmartre, repletas de cafés e restaurantes de primeira classe, também serviram de cenário para o filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, uma das mais românticas e belas representações de Paris.
No topo da colina de Montmartre está a basílica de Sacré-Coeur de Montmartre, um dos marcos mais icônicos da cidade. Você pode caminhar até o topo da colina para vê-la ou comprar um ingresso para andar de funicular. De qualquer forma, confira esta visita guiada por Sacré Coeur para saber tudo sobre a história desse marco.
Outro passeio imperdível é pegar um ingresso do Museu de Montmartre, localizado em uma linda mansão do século XVII. Um dos edifícios mais antigos do distrito, esse museu conta a história de Montmartre por meio de pinturas, pôsteres e desenhos. Aproveite também os belos jardins do museu, batizados em homenagem a Renoir, um dos muitos artistas que usaram esse espaço durante o século XIX.
Lembre-se de que Montmartre fica um pouco fora do centro da cidade. Você não estará a uma curta distância de nenhuma das principais atrações turísticas de Paris, embora existam linhas de ônibus e metrô que conectam Montmartre ao resto da cidade. Portanto, você não ficará isolado dos principais pontos de referência!
- Faça um free tour por Montmartre
- Você está viajando com crianças? Não perca este tour por Montmartre para famílias

4. Opéra
O bairro Opéra é outra excelente opção de onde se hospedar em Paris. Essa área no 9º distrito é provavelmente mais conhecida por abrigar a Ópera Garnier, um dos edifícios mais deslumbrantes da cidade. Embora seja lindo por fora, não deixe de comprar um ingresso da Ópera Garnier para descobrir seu interior de tirar o fôlego. Se tiver tempo, veja se há algum espetáculo durante a sua visita para ter a experiência completa.
Para os que gostam de comprar, essa área é perfeita para explorar os grandiosos Grands Magasins, o icônico trio de lojas de departamentos de Paris (Le Bon Marché, Printemps e Galeries Lafayette) com uma história de mais de 160 anos. Na verdade, você sabia que o Le Bon Marché, fundado em 1852, é considerado a primeira loja de departamentos moderna?
Recomendamos que você conheça a deslumbrante Galeries Lafayette, o mais agradável dos Grands Magasins a ser explorado. Esse belo espaço apresenta uma incrível cúpula de vidro colorido e é especializado em moda, joias, perfumes e acessórios exclusivos!

5. Île Saint-Louis
O coração histórico de Paris, essa ilha no Sena oferece um charme inegável e está a uma curta distância dos pontos mais icônicos do centro da cidade. Conectada à Île de la Cité, você estará a uma curta distância a pé da Sainte-Chapelle e da Notre Dame, bem como do Pantheon, do Marais e do Hôtel de Ville….. Tem coisa melhor do que isso?
Além disso, apesar de ser tão central, a île Saint-Louis é adorável e tranquila em comparação a outros bairros centrais da cidade. É como um vilarejo sonolento, mas bem no meio da capital francesa ! Portanto, se você busca uma opção mais cêntrica de onde se hospedar em Paris, eis aqui o seu lugar favorito.
- Île de la Cité, Notre Dame e Saint Séverin
- Ingresso do Panteão de Paris
- Atividades na Sainte-Chapelle

6. Quartier Latin
O Quartier Latin, no 5º distrito, é um dos bairros mais antigos e uma ótima opção de onde ficar em Paris. A região deve seu nome ao fato de que o latim era o idioma predominantemente falado nessa área durante a Idade Média. Localizado na margem esquerda do rio, as ruas estreitas e sinuosas dessa área romântica e os bares e restaurantes descolados devem ter inspirado grandes nomes da literatura e da arte ao longo dos anos. De fato, essa área é conhecida por ter sido frequentada por figuras como Hemmingway, Stein e Picasso. Outra ótima opção de onde se hospedar em Paris.
Localizada ao longo do Sena, essa é uma excelente base para visitar a Torre Eiffel ou conferir a Catedral de Notre Dame. Também fica a uma curta distância a pé do Jardins de Luxemburgo. Dentro do próprio bairro, você também poderá explorar o Panteão de Paris e a Universidade Sorbonne, bem como lugares como a Shakespeare and Company, uma das melhores livrarias de língua inglesa do mundo.
A Rue Moffetard, conhecida pelos habitantes locais como “la Mouffe”, é considerada uma das ruas mais antigas da cidade, datando de pelo menos 2.000 anos atrás, da época dos romanos. Hoje, la Mouffe é uma rua de mercado movimentada, com doces recém-assados e produtos locais, além de cafés, bares e restaurantes encantadores para passear.

7. Canal Saint-Martin
O Canal Saint Martin é o bairro em ascensão do 10º e 11º distrito da cidade. Ele é preferido dos jovens criativos, além de ter um aluguel mais barato. O local também é perfeito para quem busca uma potente cena gastronômica. Essa área, rica em história e cultura local, oferece uma bela fuga da agitação da cidade, apesar de ser bem central! Tenha isso em conta na hora de pesquisar onde ficar em Paris!
Outra dica: para uma autêntica experiência parisiense, faça um passeio ao longo do canal e leve um piquenique para desfrutar em um dos parques locais, como o Jardins de l’Hôpital Saint Louis ou o Jardin Villemin!

8. Champs-Élysées e Trocadéro
A área mais luxuosa para se hospedar em Paris é provavelmente a Champs-Élysées, no 8º distrito. A área é mais conhecida pela Avenue Champs-Élysées, uma estrada de 70 metros de largura que marca o trecho final do Tour de France e é encimada pela Place Charles de Gaulle e pelo Arco do Triunfo. Esse bairro é animado, perfeitamente localizado para explorar a cidade e abriga alguns de seus hotéis mais luxuosos de onde se hospedar em Paris.
Do outro lado do Sena, está o Trocadéro, que possui uma oferta bastante semelhante, sem a agitação da Champs-Élysées. Esse bairro sofisticado é famoso por seus belíssimos Jardins do Trocadéro, bem como por suas vistas da Torre Eiffel no Palais de Chaillot, que são, sem dúvida, as melhores da cidade. Você também encontrará alguns dos melhores museus e uma arquitetura deslumbrante.

9. Bastille e Oberkampf
Localizada no 11º distrito, a Bastille está um pouco fora dos roteiros mais conhecidos, mas tem muito para oferecer. Essa área abriga a Place de la Bastille, que já foi o local da prisão da Bastilha, famosa por ter sido demolida após a Tomada da Bastilha durante a Revolução Francesa.
Hoje, essa área possui bons restaurantes, frequentados principalmente por moradores locais, além de uma vida noturna incrível. Um destaque da área é o Marché Bastille, um mercado que funciona nas manhãs de quinta e quarta-feira, com mais de cem comerciantes que vendem uma grande variedade de produtos frescos, algumas bugigangas e móveis antigos. Também recomendamos tentar conseguir um ingresso para a Opéra Bastille e fazer uma caminhada ao longo da adorável Coulée Verte René-Dumont!
Essa área não é tão central quanto o Quartier Latin ou o Marais, mas também não é tão turística. Ou seja, é perfeita para quem busca algo mais tranquilo onde se hospedar em Paris. Você comerá onde os habitantes locais comem, beberá onde os habitantes locais bebem e conhecerá uma parte da cidade que foi absolutamente fundamental durante os eventos da Revolução Francesa.
Você também encontrará Oberkampf, uma área da moda conhecida por sua arte de rua, comida e bebida de bom preço e vida noturna absolutamente agitada. Dê uma olhada!

10. Belleville
O último item de nossa lista de onde ficar em Paris é o peculiar, vibrante e eclético bairro de Belleville. Essa área de classe trabalhadora é uma das mais diversificadas da cidade, localizada no 20º distrito, mas com ótimas conexões com a cidade. Aprecie a arte de rua descolada e os restaurantes e bares de ótimo custo-benefício que servem culinária francesa de primeira classe e comida de todo o mundo.
Dica de profissional: Belleville também oferece algumas vistas fantásticas do horizonte parisiense e da Torre Eiffel, do Parque Belleville. Imperdível!

Essas são as nossas principais opções dos melhores lugares de onde se hospedar em Paris. Em uma cidade como a capital da França, há muitas maneiras diferentes de aproveitá-la. Esteja você procurando uma viagem luxuosa ou uma estadia econômica e elaxante, a Cidade Luz sempre tem algo para você! E, para descobrir mais planos e atividades, acesse o nosso catálogo completo. Bon voyage!