O que visitar em Nantes: 10 lugares que exalam história

Se você está procurando um destino alternativo para descobrir a França, este artigo sobre o que visitar em Nantes é perfeito para você. Essa elegante cidade da Alta Bretanha, localizada às margens do Rio Loire, tornou-se nos últimos anos um ímã para turistas que preferem fugir das multidões e desfrutar de alguns dias passeando por suas charmosas ruas e jardins medievais. Quer descobrir os seus muitos encantos?
Seja qual for o caso, uma boa maneira de se orientar na cidade e descobrir alguns dos capítulos mais fascinantes da sua história é participar de um free tour por Nantes ou de uma visita guiada. Esses passeios lhe darão a introdução perfeita assim que você chegar a este destino francês.
1. Castelo dos Duques da Bretanha
Nantes é a cidade dos duques da Bretanha. O castelo do século XV, que era a residência de príncipes e reis, ainda permanece desse período de esplendor. Esse magnífico palácio foi restaurado há alguns anos e agora abriga o Museu de História de Nantes, que ocupa 32 de suas salas. Sem dúvida, uma parada obrigatória no itinerário de qualquer turista que busca o que visitar em Nantes.
Para entrar no complexo do museu, recomendamos reservar o Pass Nantes, um cartão turístico que lhe dará acesso a esse acervo e a muitas outras atrações da cidade. Perfeito para economizar dinheiro se você planeja conhecer vários monumentos.

2. Catedral de São Pedro e São Paulo
A construção da Catedral de São Pedro e São Paulo começou no século XV e levou quase 400 anos, surpreendentemente sem alterar seu estilo arquitetônico gótico. Duas elegantes torres quadradas de 63 metros coroadas com pináculos emolduram a fachada, enquanto no interior da igreja estão os restos mortais do Duque François II da Bretanha e de sua esposa Marguerite de Foix, cujo sarcófago é uma das joias da escultura francesa.
O túmulo retrata não apenas essas figuras históricas, mas também quatro figuras femininas que simbolizam a prudência, a justiça, a fortaleza e a temperança. Por isso, se você está pensando o que visitar em Nantes, saiba que essa catedral é um ponto turístico fundamental.
No entanto, um dos episódios mais trágicos da história recente foi o terrível incêndio na Catedral de Nantes em 2020. Embora a sua estrutura não tenha sofrido grandes danos, algumas das obras internas, como o órgão, foram destruídas pelas chamas.

3. Ilha das Máquinas
Entrar na L’Île des Machines ou Ilha das Máquinas é entrar no mundo imaginário do escritor Júlio Verne. Nesse parque de diversões, localizado em uma ilha fluvial, é possível encontrar reproduções gigantescas e fantásticas de animais que aparecem nos romances do dramaturgo francês, pioneiro da literatura de ficção e natural de Nantes.
A principal atração é o grande elefante, um paquiderme feito de aço, madeira e couro, com 12 metros de altura, 21 metros de comprimento que pesa 48 toneladas. Além disso, o espaço tem um bestiário de máquinas onde os mecanismos podem ser manipulados. Assim como em outros ícones da cidade, uma opção muito conveniente para desfrutar dessas máquinas é comprar o Pass Nantes.

4. Passagem Pommeraye
A Passagem Pommeraye é uma luxuosa galeria comercial inaugurada em 1843, com um interior majestoso decorado com colunas, estátuas e escadarias que simulam a entrada de um palácio. Além de ser um dos pontos essenciais se você está pensando o que visitar em Nantes, o local também é uma oportunidade de percorrer as inúmeras vitrines e, talvez, por que não, fazer umas comprinhas.

5. Antiga fábrica da Lu Biscuit
A lista do que visitar em Nantes ainda não acabou! Você não vai precisar de muito tempo para avistar este lugar. É uma torre bem preservada que já abrigou a fábrica de biscoitos Lu, abreviação de Lefèvre-Utile, os sobrenomes dos dois fundadores dessa marca lendária.
Hoje, o prédio abriga o centro cultural Lieu Unique, cuja sigla corresponde à antiga função do local. Coincidência? Com certeza não.

6. Jardim das Plantas (Jardin des Plantes)
Você está buscando algo mais natural nos seus planos do que visitar em Nantes? O Jardin des Plantes, ou Jardim das Plantas, é um dos pulmões verdes da cidade. O local é perfeito para se perder entre as plantações de camélias e passear por seus vários espaços ao ar livre.
Esse jardim botânico abriga uma grande coleção de plantas exóticas, muitas delas provenientes de outros continentes ou de regiões distantes, como as altas planícies andinas. Alguns dos destaques do Jardin des Plantes incluem a Montagne, um monte artificial coberto de canteiros de flores, e o palmeiral, que o surpreenderá!

7. Espelho d’água
O Miroir d’Eau, ou Espelho d’Água, é uma das atrações mais curiosas e bonitas para se ver em Nantes. É uma fonte de 1.300 metros quadrados que combina água e shows de luzes. Esse espelho d’água foi convenientemente instalado aos pés do castelo, de modo que, quando a fonte é desligada, a água reflete o majestoso monumento como se fosse um espelho de verdade. Não deixe de incluir este lugar na sua programação do que visitar em Nantes.

8. Torre Britânica (Tour Bretagne)
A Torre Britânica ou Tour Bretagne é o arranha-céu mais alto de Nantes. Ela foi projetada pelo arquiteto Claude Devorsine e mede 144 metros. Do 32º andar, que é acessível por uma taxa de entrada, você pode aproveitar uma incrível vista panorâmica da cidade. Que tal apreciar esta bela paisagem com um drink no bar Le Nid? Então não se esqueça de acrescentar a Torre Britânica ou Tour Bretagne na sua lista do que visitar em Nantes.

9. Igreja de Saint Nicolas
É claro que não poderia faltar a igreja de Saint Nicolas neste artigo do que visitar em Nantes. Construída no século XIX para substituir a basílica anterior do século XI, ela está listada como Monumento Histórico Francês e foi danificada durante os bombardeios de 1943, mas foi reconstruída posteriormente.
O edifício está localizado a algumas ruas do castelo dos Duques da Bretanha, portanto vale a pena visitar para dar uma olhada na sua bela fachada neogótica. É pura beleza!

10. Ilha de Versalhes
A Ilha de Versailles é uma ilhota de 1,7 hectares, localizada no rio Erdre, parcialmente artificial, pois foi construída com os restos da escavação para a construção do canal de Nantes. Ela ficou abandonada até o final da década de 1980, quando foi convertida em um jardim japonês com bambu, ciprestes e cerejeiras.
A melhor maneira de admirar a ilha fluvial de Versalhes é fazer um passeio de barco pelo rio Erdreum. Este belo passeio, que vai lhe impressionar do início ao fim, é a melhor maneira de encerrar esta lista do que visitar em Nantes.

Como você viu, essa cidade tem muito a oferecer aos seus visitantes. Nantes pode até não ser a cidade mais conhecida da França, mas talvez seja por isso que passear por suas ruas pode ser uma surpresa constante. Se quiser continuar explorando a cidade, recomendamos que visite a nossa seção completa de excursões, visitas guiadas e atividades em Nantes, que farão com que você queira viajar ainda mais!
O mais lido #França
O que fazer na Sardenha: 10 atividades imprescindíveis
21 fevereiro 2025O que fazer na Suíça: 10 destinos imprescindíveis
20 fevereiro 2025O que fazer em Estrasburgo: 12 planos na capital da Alsácia
19 fevereiro 2025O que fazer em Sevilha: 10 atrações imperdíveis
17 fevereiro 2025Rota de carro de 7 dias pela Sardenha
16 fevereiro 2025O que fazer em Munique: 15 atrações na capital da Baviera
14 fevereiro 2025