O que visitar em Lanzarote: 10 atividades imperdíveis
Quarta maior ilha do arquipélago das Canárias, lar de paisagens vulcânicas de tirar o fôlego, peixe fresco e requintados vinhos… Lanzarote é muito mais do que praias deslumbrantes, resorts turísticos e bares. Na Civitatis, achamos que a “Ilha da Primavera Eterna” está subestimada como destino turístico, já que oferece uma ampla gama de experiências para todo o tipo de público. E, se você quiser saber o que visitar em Lanzarote, nós da Civitatis vamos compartilhar nossas atividades favoritas. Você vem?
Antes de falarmos sobre o que fazer em Lanzarote, vamos responder a algumas das perguntas mais frequentes que lhe podem surgir sobre esse lugar:
- Onde fica Lanzarote? Lanzarote é a mais oriental das ilhas Canárias. Está localizada no oceano Atlântico, a cerca de 125 quilômetros da costa africana.
- Como é o clima em Lanzarote? Como sugere o nome “Ilha da Primavera Eterna”, Lanzarote tem um clima quente, ensolarado e seco o ano todo.
- Qual é a ligação de Lanzarote com a Espanha? Lanzarote, cujo povo nativo são os Majos, foi conquistada pelos espanhóis no século XV e, posteriormente, integrada ao Império Espanhol.
1. Ver Lanzarote do ar
Se você gosta de emoções fortes, uma das coisas mais emocionantes para fazer em Lanzarote é esta atividade de parasailing em Puerto del Carmen. Depois de aprender a usar o equipamento com segurança, você será puxado por um barco até alçar voo, chegando a alturas de até 60 metros.
2. Explorar o Parque Nacional de Timanfaya
Um dos principais lugares para visitar em Lanzarote é o acidentado e colorido Parque Nacional de Timanfaya, cuja paisagem lunar foi formada por erupções vulcânicas há apenas 300 anos. Uma das áreas mais legais é o encantador Parque Natural Los Volcanes, uma extensão de 10.000 hectares dentro de Timanfaya. Embarque neste emocionante tour de buggy pelo Parque Natural Los Volcanes ou neste tour de bicicleta e conheça as formações vulcânicas com estilo!
Como alternativa, recomendamos visitar o parque como parte desta excursão ao Parque Nacional Timanfaya e aos Jameos del Agua, durante a qual você também terá a oportunidade de conhecer o auditório, o restaurante e as piscinas formadas nas cavernas de lava, conhecidas como Jameos del Agua.
3. Obter um Certificado de Mergulho PADI
Se é uma coisa que você está pensando fazer, Lanzarote é o lugar perfeito para obter seu certificado de mergulho PADI. Por toda a ilha, você encontrará vários locais onde poderá aprender com especialistas como descer com segurança até o fundo do Oceano Atlântico. Neste curso PADI Scuba Diver em Costa Teguise, você pode obter seu credenciamento em Lanzarote!
Depois de obter seu certificado (embora não seja necessário), recomendamos que você visite o Museu Atlântico, o primeiro museu de esculturas subaquáticas da Europa. A 12 metros de profundidade, encontra-se uma fascinante seleção de esculturas de cimento do artista Jason deCaires Taylor.
4. Desfrutar das ondas na praia Famara
Devido à grande qualidade das ondas que se formam em Lanzarote (e suas temperaturas quentes), alguns se referem à ilha como o “Havaí da Europa“. Em toda a ilha, você encontrará praias adequadas para surfistas de todos os níveis, desde iniciantes até profissionais experientes.
Talvez a mais conhecida (e nossa favorita) seja a praia Famara. Este paraíso dourado se estende por 6 quilômetros e oferece muito espaço para surfistas de todos os níveis desfrutarem de ondas de meio metro a 2 metros e meio. A cidade em que a praia está localizada também abriga uma variedade de encantadores cafés, bares e hosteis. Um destino imperdível para visitar em Lanzarote!
Se você for um iniciante ou se não pega uma onda faz muito tempo, recomendamos fazer um curso de surfe em Caleta de Famara, que inclui equipamento, um instrutor e até um certificado.
5. Visitar a casa de José Saramago
“O homem mais sábio que conheci em toda a minha vida não sabia ler nem escrever“. Assim foi o início do discurso de José Saramago ao receber o merecido Prêmio Nobel da Literatura de 1998. Se você é um seguidor desse escritor falecido em 2010, uma visita à sua casa é um imprescindível que fazer em Lanzarote.
O escritor português escolheu o povoado de Tías, nessa ilha, como seu lar e foi aqui que passou os seus últimos anos de vida. É, portanto, um lugar que está diretamente ligado à sua obra e história. Na sua visita às Canárias, não deixei de fazer uma visita guiada pela casa de José Saramago. “Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara.“
6. Ver a ilha através dos olhos de César Manrique
César Manrique foi um artista, arquiteto e escultor espanhol nascido em Lanzarote, que passou grande parte de sua vida realizando projetos arquitetônicos em sua ilha natal. Em toda a ilha (e também em outros lugares), você poderá encontrar as obras ecléticas de Manrique. Os já mencionados “Jameos del Agua” são um excelente exemplo da maneira como esse querido artista procurou integrar sua arte na paisagem.
Neste tour de César Manrique por Lanzarote, você verá várias das melhores obras desse artista em sua ilha natal com ingressos incluídos!
7. Explorar o centro histórico de Teguise
Situada no nordeste de Lanzarote, Teguise (capital de Lanzarote até 1847) foi um dos primeiros lugares fundados nas ilhas Canárias e tem um legado histórico imenso. Ao passear pelas ruas da cidade ladeadas de palmeiras, você encontrará uma variedade de belos edifícios históricos, com destaque para a Prefeitura e o Convento de Santo Domingo.
Nos arredores da cidade, encontra-se o imperdível Castelo de Santa Bárbara, uma fortaleza épica do século XIV construída na borda de uma cratera vulcânica. Para quem gosta de mergulhar em história e cultura, o centro histórico de Teguise é um ponto imperdível para visitar em Lanzarote!
Se tiver a sorte de estar em Teguise em um domingo, vale muito a pena conferir o Mercado de Domingo, onde você encontrará uma enorme variedade de produtos, de queijos e vinhos a artigos de couro e joias!
8. Fazer um tour enológico
Mesmo para os mais leigos na matéria, os vinhos de regiões espanholas como La Rioja são conhecidos por estarem entre os melhores do mundo. Mas você sabia que as ilhas Canárias, e especificamente Lanzarote, produzem vários vinhos de altíssima qualidade? Em toda a ilha, você encontrará vinícolas incríveis, com vinhos exclusivos, cujos sabores são afetados pela proximidade com o oceano e pela abundância de materiais vulcânicos no solo.
Ainda não tem certeza do que visitar em Lanzarote? Confira esta visita às vinícolas El Grifo, para explorar uma das mais antigas adegas da ilha (e do país), que produz vinho desde 1775. Durante o tour, você poderá explorar os arquivos e as vinhas, assim como desfrutar de uma degustação de diversas variedades de vinho!
9. Descobrir a vida marinha de Lanzarote
A vida marinha de Lanzarote é um tesouro que está esperando para ser explorado. Uma das maneiras mais legais de entrar em contato com os vibrantes ecossistemas de Lanzarote é fazendo esta experiência de sea trek em Costa Teguise, no qual você fará um passeio submarino.
Como alternativa, você pode comprar um ingresso do Aquarium de Costa Teguise, o maior das ilhas Canárias, com mais de 1 milhão de litros de água em 33 espaços diferentes. Lá dentro, você encontrará espécies das Canárias, incluindo moreias, sargos, douradas e castanhetas, além de vários tubarões e muito mais!
Se você gosta mais de cetáceos, é melhor conferir essa atividade de avistamento de golfinhos, durante a qual você navegará pela costa de Lanzarote, verá algumas dessas majestosas criaturas marinhas e aprenderá mais sobre elas.
10. Descobrir as Salinas de Janubio
Adicione uma pitada de sal à sua viagem visitando o que é seguramente uma das partes mais interessantes da ilha: as Salinas de Janubio. Essa área natural protegida abriga as maiores salinas das ilhas Canárias. Nesta visita guiada pelas Salinas de Janubio, você terá uma visão do processo de extração do sal, bem como da história do local. Depois, você poderá provar um pouco desse sal de primeira qualidade!
Como locomover-se em Lanzarote?
Como no resto das ilhas Canárias, a melhor maneira de viajar em Lanzarote é com um carro alugado. No entanto, Lanzarote também tem uma ampla opção de transporte público, que é econômica e permite que você viaje para a maior parte da ilha com relativa facilidade. Como alternativa, a Civitatis oferece transfers para vários pontos da ilha a um preço competitivo!
O que comer em Lanzarote?
Lanzarote tem todo tipo de culinária que você possa imaginar. Se você gosta de um hambúrguer com batatas fritas e uma cerveja gelada, a ilha não irá decepcioná-lo. Por outro lado, Lanzarote conta com uma gastronomia maravilhosa que merece a pena ser explorada.
Para começar, delicie-se com a versão de Lanzarote das patatas bravas: as papas arrugadas. Essas batatas tenras, salgadas e enrugadas geralmente são acompanhadas de um vibrante mojo picón, um molho local de pimenta vermelha picante, ou mojo verde, uma mistura refrescante de coentro e alho.
Os amantes de frutos do mar desfrutarão de muitos peixes frescos na ilha. O linguado e o polvo grelhados são alguns dos nossos favoritos! Se quiser um prato mais forte, experimente o sancocho, uma especialidade das Canárias. Esse saboroso ensopado leva peixe salgado, batata-doce e gofio, uma farinha torrada com nozes. Termine com o bienmesabe, uma sobremesa de creme de amêndoas das Canárias, rica em mel e canela. Um final doce e perfeito.
Agora certamente você já sabe o que visitar em Lanzarote! Não importa quais sejam seus interesses, há muito o que fazer e ver. E, se você ainda estiver procurando por inspirações e mais planos para sua viagem, não deixe de conferir mais passeios e atividades para fazer em Lanzarote com a Civitatis. Boa viagem!