América

Beleza selvagem: descubra o que fazer na Patagônia

Un hombre de espaldas con ropa de invierno y botas de trekking caminando rumbo al glaciar Perito Moreno, en la Patagonia argentina.
Viajamos entre o Chile e a Argentina para descobrir as paisagens mais surpreendentes e as cidades mais bonitas que ver na Patagônia.
19 agosto 2024

Glaciares, lagos, altas montanhas e um clima bem extremo transformam a Patagônia em uma região única no mundo. Talvez você esteja pensando em visitá-la há muito tempo, mas ainda não está sabe exatamente onde fica ou o que há para ver. Se você ainda não sabe o que ver ou o que fazer na Patagônia, está no lugar certo!

Mas, onde fica a Patagônia? A região compreende as zonas do sul do Chile e da Argentina, mas é bom levar em conta que nessa região as vias de comunicação são precárias e as cidades estão a centenas de quilômetros de distância umas das outras. No entanto, continua a ser um paraíso para os amantes de esportes de inverno e para os entusiastas da história e da natureza.

Então, deixe-se encantar pelo chamado da aventura e venha descobrir a beleza intacta desse lugar remoto. Nós da Civitatis vamos guiar você para além do Estreito de Magalhães para oferecê-lo as melhores ideias para sua viagem.

O que fazer na Patagônia

  1. Puerto Madryn
  2. Bariloche
  3. Lago Nahuel Huapi
  4. El Calafate
  5. Glaciar Perito Moreno
  6. Terra do Fogo
  7. Estreito de Magalhães
  8. Parque Torres del Paine

1. Puerto Madryn, ideal para o avistar animais marinhos

Entre as melhor coisas para ver na Patagônia estão, sem dúvidas, os animais locais. Por isso, nossa emocionante viagem pelo norte da Patagônia argentina, mais especificamente em Puerto Madryn, um típico povoado pesqueiro que possui o porto mais importante de toda a Argentina.

Um leão-marinho na península de Valdés, bem perto da cidade argentina de Puerto Madryn
Fauna marinha na península de Valdés, na Argentina.

Dessa cidade, partem muitas excursões à Península Valdés, uma paisagem natural protegida e ideal para realizar uma atividade de avistamento de baleias. Baleias-francas-austrais, corvosmarinhos e elefantes-marinhos são visitantes regulares dessa região, oferecendo assim um safári no meio do oceano Atlântico. Sem dúvidas, uma atividade imprescindível para fazer na Patagônia!

2. Bariloche, seguindo os passos do nazismo na Argentina

San Carlos de Bariloche, mais conhecida como Bariloche, é uma das cidades mais famosas da Patagônia junto com El Calafate, Puerto Madryn e Ushuaia. As rotas de caminhada se espalham por toda a cidade, entre geleiras, lagos e vulcões.

Embora muitas pessoas se mudem para cá atraídas pelas maravilhas naturais do entorno, vale ressaltar que Bariloche também possui uma história fascinante que poucas pessoas conhecem. Aliás, você sabia que um dos maiores criminosos da Alemanha nazista se refugiou nesta encantadora cidade? E você sabe o motivo dessa cidade ter estilo de Europa Central?

Centro Cívico de Bariloche, declarado Monumento Histórico Nacional, em frente a uma praça com várias pessoas caminhando ou sentadas
Centro Cívico de Bariloche, declarado Monumento Histórico Nacional.

Você pode mergulhar no passado dessa cidade e descobrir muitas surpresas participando do free tour por Bariloche, de um tour privado ou, inclusivo, do tour do nazismo e das marcas da imigração alemã. Se você está interessado em saber como era a vida nessas terras antes da chegada dos europeus, o tour dos povos originários da Patagônia é um plano perfeito.

3. Lago Nahuel Huapi, fronteira natural entre o Chile e a Argentina

E seguimos em Bariloche! No oeste da Argentina, muito próximo da fronteira com o Chile. Entre as coisas para ver na Patagônia, uma das mais belas talvez seja o famoso lago Nahuel Huapi, um dos muitos mananciais de origem glacial espalhadas pela Patagônia.

Devido à sua latitude, o clima é menos extremos do que em outras áreas da Patagônia. De fato, esse local se tornou em um destino ideal para praticar diferentes atividades esportivas como kitesurf, paddle surf e mergulho.

Vista do lago Nahuel Huapi entre vegetação frondosa e montanhas nevadas
Vista do lago Nahuel Huapi.

O manancial é um verdadeiro ímã para o turismo nacional e internacional. Se você quiser desfrutar dessa impressionante paisagem natural, recomendamos fazer um cruzeiro pelo lago Nahuel Huapi ou um passeio de veleiro. Uma forma perfeita de admirar tranquilamente essa beleza paisagística.

4. El Calafate, entre geleiras e cowboys

El Calafate é uma cidade da província argentina de Santa Cruz, a cerca de 9 horas de San Carlos de Bariloche. O município oferece diversas atividades, de interesse naturalista e cultural e pode ser o seu ponto de partida para explorar os arredores, que também abrigam diversas estâncias, ranchos que organizam experiências de imersão na cultura dos gaúchos argentinos.

Para mergulhar na cultura regional, de uma olhada no nosso catálogo completo de visitas guiadas e atividades em El Calafate. Você encontrará desde rotas históricas e espetáculos tradicionais até ingressos de um Ice Bar. Há atividades para todos os tipos de viajantes!

Cartaz da entrada com letras azuis na exposição do Glaciarium em El Calafate
Entrada do Glaciarium, em El Calafate.

A cidade também é considerada a porta de entrada das geleiras, sendo o centro populacional mais próximo do Parque Nacional Los Glaciares.

Antes de visitar uma de suas gigantescas massas de gelo, você pode reservar um ingresso do Glaciarium. Embora não seja uma das atrações mais populares para fazer na Patagônia, é certamente uma das mais interessantes, já que lhe dará a chave para entender a origem das geleiras.

5. O glaciar Perito Moreno, um cenário de filme para ver na Patagônia

Uma vez em El Calafate, você quase terá chegado ao destino mais procurado da Patagônia. Um lugar indescritível em palavras, que deve ser visto pelo menos uma vez na vida e que representa também a terceira maior reserva de água doce do mundo.

Estamos falando do glaciar Perito Moreno, um dos indiscutíveis ícones da Patagônia. Uma paisagem invernal encantador, o ranger do gelo sob seus passos, um lago que se estende até onde a vista alcança, numerosos seracs… Você sabia que é um dos 10 melhores parques nacionais da Argentina?

Uma mulher com roupa de inverno e cores refletivas de costas em um dos mirantes do glaciar Perito Moreno
Desfrutando da imensidão do glaciar Perito Moreno, um dos lugares para se ver na Patagônia argentina.

Para conhecer esse gigante de gelo da melhor maneira, faça um passeio de barco pelo glaciar Perito Moreno, também disponível na opção VIP. Se você for mais aventureiro, pode se munir de grampos e capacetes e fazer uma trilha pelo Perito Moreno ou fazer um tour de caiaque por essa geleira.

Quaisquer que sejam as suas escolhas, a visão do imenso bloco de água congelada vai deixar você sem fôlego. Uma visita imprescindível para fazer na Patagônia!

6. Terra do Fogo, uma viagem aos confins da Terra

Vamos avançar mais para sul, até às primeiras áreas avistadas pelo explorador português Magalhães. Em suas crônicas, ele conta as muitas fogueiras que viu brilhando na escuridão, acesas pela população que então habitava a região e, por isso, o nome de Terra do Fogo. Uma visita obrigatória para fazer na Patagônia!

Hoje é um destino para exploradores modernos intrigados com a singularidade desse misterioso arquipélago. Você sabia que lá se encontra o farol mais antigo da Argentina? E que ele ficou famoso graças a um romance do escritor Júlio Verne? Definitivamente uma das coisas para ver na Patagônia.

Farol do Fim do Mundo, no meio do oceano em frente às montanhas patagônicas do Chile
Contemplando o farol do Fim do Mundo, imperdível na Patagônia

Outra atração que sugerimos que você não perca é o Trem do Fim do Mundo, a ferrovia mais austral de todo o planeta. Partindo de Ushuaia, o trem oferece uma viagem inesquecível através dos bosques da Terra do Fogo. Faça uma excursão ao Parque Nacional da Terra do Fogo com um bilhete do Trem do Fim do Mundo, autêntico espetáculo para os sentidos!

7. Estreito de Magalhães, história e paisagens surpreendentes no Chile

O sul do Chile também possui entre seus domínios grande parte da região da Patagônia. Mas, sem dúvida, uma das regiões mais conhecidas é o Estreito de Magalhães, onde se pode chegar de diferentes cidades como Punta Arenas.

Essa paisagem é a principal passagem natural entre os oceanos Pacífico e Atlântico mas, acima de tudo, é famosa por sua história. Foi aqui onde o navegador Fernando de Magalhães passou no início do século XVI em uma incrível expedição que culminaria no marco de Juan Sebastián Elcano, a primeira circum-navegação da Terra na história, ou seja, a primeira volta ao mundo!

Cais com vigas de madeira e várias aves no Estreito de Magalhães com a Terra de Fogo no horizonte
Um antigo cais do Estreito de Magalhães em Punta Arenas, Chile.

Você gostaria de navegar na mesma rota que o famoso explorador português? Fazendo esta excursão à Ilha Grande da Terra do Fogo, você poderá admirar a surpreendente paisagem chilena depois de cruzar o estreito de barco desde Punta Arenas.

8. Parque Torres del Paine, um paraíso congelado

Não hesite em reservar uma excursão ao Parque Nacional Torres del Paine para visitar outra das paisagens mais bonitas de se ver na Patagônia chilena, repleto de paisagens de cartões-postais. Lá se destacam numerosos lagos, glaciares e colinas montanhosas de grande altitude, tendo o mais alto 3.050 metros. Dado seu importante valor ecológico e paisagístico, esta região foi declarada Reserva da Biosfera pela Unesco.

O nome da vasta reserva natural deriva de um conjunto de três imponentes formações rochosas, conhecidas como “Torres Paine”. Os três picos principais se erguem verticalmente do terreno circundante e atraem numerosos trilheiros e amantes da natureza devido à sua beleza deslumbrante.

Um lago glaciar, com gelo na sua parte central e rodeado por montanhas nevadas no Parque Nacional Torres del Paine
Vislumbres do Parque Nacional Torres del Paine

Há muitas coisas para ver na Patagônia, pois seu território é bastante vasto. Se você não quer escolher um roteiro com medo de perder alguma coisa, recomendamos fazer o tour de Buenos Aires à Patagônia argentina em 11 dias ou o percurso por Bariloche, El Calafate e Ushuaia em 7 dias. Ótimas opções para conhecer essas incríveis paisagens sem se preocupar com nada!

Se, no entanto, você é um aventureiro experiente e um fazer um planejamento não te assusta, pode confiar em nosso catálogo atualizado, completo com as melhores excursões, visitas guiadas e atividades na Patagônia argentina e na Patagônia chilena. A natureza neste local é impressionante e está pronta para proporcionar a você algumas das vistas mais surpreendentes do mundo. Não a faça esperar muito!

COMPÁRTELO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Le informamos de que sus datos personales son tratados por CIVITATIS en las condiciones que se indican a continuación:

Lo más leido de #Chile

It seems we can’t find what you’re looking for. Perhaps searching can help.

... ...