O que fazer em Vigo: 10 ícones da maior cidade da Galiza

Marinheira, moderna e, ao mesmo tempo, tradicional. Esta é a cidade com mais habitantes da Galiza. A cidade da província de Pontevedra oferece a turistas e residentes um centro histórico, praias encantadoras e uma gastronomia com uma clara influência marinha. Quer descobrir o que você não pode deixar de fazer em Vigo? Tome nota!
1. Plaza de la Constitución, o coração do centro antigo de Vigo
O centro antigo de Vigo, o chamado Casco Vello, é o bairro mais importante a nível histórico. Abriga várias construções de grande valor e o seu centro nevrálgico é a Plaza de la Constitución, protegida como Patrimônio Histórico. É um lugar perfeito para tomar uma bebida em um dos seus muitos bares com terraços, cercados por edifícios de pedra com varandas de ferro forjado e arcadas antigas.
Como curiosidade, nas proximidades desta praça fica a Antiga Prefeitura e a casa de Casto Méndez Núñez, ilustre morador de Vigo que serviu à Marinha Real Espanhola no século XIX. Daqui você também pode desfrutar de uma das melhores vistas das torres da Concatedral de Santa María.
Para uma primera visita à cidade, recomendamos sempre participar de um free tour por Vigo, um free tour noturno ou um tour privado. Desta forma, você connhecerá os principais ícones do centro antigo de Vigo e a sua história com um guia especialista nesse destino fascinante.
2. Basílica de Santa María de Vigo, o templo mais importante para ver na cidade
Outro ponto obrigatório da lista do que fazer em Vigo é visitar a concatedral-basílica de Santa María fica a poucos passos da Plaza de la Constitución e é conhecida como a Colegiata. Sua construção começou no início do século XIX e é um dos melhores exemplos de arquitetura neoclássica na Galiza. Além disso, seu ingresso é totalmente gratuito.
No interior do templo está a imagem do Cristo da Vitória, uma das mais veneradas da cidade. Sua alcunha vem do sucesso alcançado em Vigo em 1809, quando as tropas napoleônicas foram expulsas destas terras. Este fato é lembrado todos os anos em La Reconquista, festa declarada de Interesse Turístico Nacional. É considerada a celebração mais importante de Vigo!

3. Ruas dos Cesteiros e das Ostras, perfeitas para fazer compras e comer en Vigo
Se há duas ruas famosas para visitar em Vigo, uma delas é claramente a Rúa da Pescadería, também conhecida como “rua das ostras”. Repleta de restaurantes e bares de frutos do mar, esta área é muito popular entre turistas e moradores locais. Aqui são vendidas ostras frescas e abertas na hora. Um verdadeiro deleite para o paladar que fica ainda melhor se acompanhado de uma taça de vinho Albariño.
Aliás, se você é apaixonado por frutos do mar, outro programa essencial para fazer em Vigo é fazer um passeio de barco pela Ria com degustação de mexilhões. E se velejar não é a sua praia, você sempre tem a opção de reservar um tour gastronômico por Vigo, um passeio guiado cujo objetivo é saborear as grandes iguarias destas terras.
No centro histórico, vale também a pena passear pela Rúa dos Cesteiros, uma rua estreita onde comerciantes e artesãos vendem principalmente cestos e chapéus artesanais. Perfeito para um presente tradicional!

4. Porta do Sol, a fronteira entre o antigo e o moderno
A Porta do Sol abrigava um dos sete antigos pórticos da Vigo amuralhada. Daí a origem do seu nome. No centro da praça, destaca-se uma escultura com cerca de 11 metros de altura, conhecida como El Sireno. Simboliza a fusão perfeita entre o homem e o mar, tão profundamente enraizada na cultura popular. Um tópico que você pode explorar mais graças ao free tour dos mistérios e lendas de Vigo.
Além do Homem-peixe, a Porta do Sol é uma das praças mais importantes de Vigo, pois é o elo entre a parte moderna e a antiga da cidade. De um lado, encontramos o Casco Vello e, do outro, a área do Ensanche, com avenidas mais largas, casas senhoriais e contruções de estética eclética e moderna, como os edifícios Pardo Labarta ou Simeón.

5. Monte O Castro, um pulmão verde com vistas incríveis
Para desfrutar de uma das melhores vistas panorâmicas de Vigo, nada melhor que ir ao monte O Castro. Este parque é perfeito para desfrutar de momentos de relaxamento em pleno centro urbano.
Esta é uma área natural com diversas trilhas, playgrounds e áreas esportivas. Além disso, ao longo da montanha há uma série de âncoras em homenagem à Batalha de Rande, uma importante guerra que ocorreu na ria de Vigo em outubro de 1702, em plena Guerra da Sucessão Espanhola. E, como se isso não bastasse, esta área abriga as ruínas de um castelo. A fortaleza conta com belos jardins e oferece uma imagem de cartão postal da cidade e das Ilhas Cíes. O que mais você poderia pedir?
Como se isso não bastasse, é preciso dizer que esta montanha foi o núcleo fundador de Vigo. De fato, na sua parte inferior você pode encontrar um sítio arqueológico composto por diversas construções de pedra com mais de 2.000 anos de idade.

6. Bairro de Bouzas, um passeio pela Vigo marinheira
O bairro de Bouzas fica na primeira linha da ria de Vigo e até 1904 foi uma vila de pescadores independente até ser finalmente integrada à cidade. Seu mercado de alimentos, seus inúmeros restaurantes de tapas e seu mercado dominical, com mais de 100 anos de história, dão a essas ruas uma aura de autenticidade realmente especial.
A nível monumental, vale destacar a igreja de San Miguel, outro dos templos religiosos para visitar em Vigo. Suas origens remontam ao século XVI, embora tenha sido reconstruída em 1697. Nesta área, também há um cruceiro que marca o local de fundação da vila de pescadores e o início do passeio marítimo de Bouzas.

7. Porto de Vigo, ideal para dar um passeio de barco
Outro item imperdível da nossa lista do que fazer em Vigo é visitar o seu porto pesqueiro, um símbolo da cidade. Está localizado no bairro de Bouzas e está conectado à marina pela Avenida Beiramar. O Real Club Náutico surpreende pelos seus luxuosos iates e, sobretudo, pelas suas diversas esculturas como El Bañista ou a Homenagem à Emigração. No entanto, todos os olhares se voltam para o monumento a Júlio Verne, considerado o embaixador literário de Vigo por usar suas paisagens como inspiração para o romance Vinte Mil Léguas Submarinas.
Para explorar a costa, você poderá reservar seus ingressos para o barco turístico da Ria de Vigo ou optar diretamente por um passeio de barco pela Ria de Vigo con guia. No entanto, você deve ter em mente que essas atividades geralmente não funcionam durante os meses de baixa temporada, principalmente de novembro a fevereiro.
Por outro lado, para descobrir mais sobre a história e as tradições ligadas ao mar, pode participar de um tour pelo porto de Vigo, que inclui uma visita a um viveiro de marisco. Você ficará surpreso!

8. Museu do Mar da Galiza, uma visita para fazer em Vigo com crianças
O Museu do Mar da Galizaa é uma das exposições mais originais e um plano obrigatório do que fazer em Vigo, embora esteja localizado um pouco longe do centro histórico. Este é um lugar imperdível se você quiser ter uma visão completa dos vínculos de Vigo com a cultura marítima.
A galeria oferece informações relevantes sobre a pesca galega, a indústria de conservas, a vida marinha e, claro, a pesquisa oceanográfica. Inclui um aquário com várias espécies da ria e diversas áreas interativas, especialmente interessantes. Um plano perfeito para quem não save o que fazer em Vigo com crianças!

9. Pazo Quiñones de León, outro dos melhores museus para ir em Vigo
O pazo Quiñones de León é outro daqueles lugares que fica um pouco mais afastado do centro de Vigo, mas que vale a pena visitar por dois motivos. Por um lado, esta casa senhorial tradicional tem mais de 200 anos de história e abriga uma das mais surpreendentes coleções de arte galega do século XX. E, por outro lado, os jardins de inspiração francesa e inglesa que cercam este edifício são realmente lindos. Além disso, esses parques abrigam a camélia Matusalém, o exemplar mais antigo dessa espécie.
Se você não tiver seu próprio veículo, você pode facilmente chegar ao local de ônibus público em menos de 30 minutos. Uma vez lá, recomendamos que você conheça toda a sua história participando de uma visita guiada pelo Pazo Quiñones de León e seus jardins. Você não vai se arrepender!

10. Praia de Samil, um lugar imprescindível no verão
A temporada de verão é uma das épocas com mais visitantes na Galiza. Suas temperaturas mais agradáveis, até refrescantes à noite, são um refúgio para quem foge do calor do centro e sul da Espanha. Que tal aproveitar esse tempo bom para dar um mergulho? Uma das melhores praias de Vigo é Samil, localizada no oeste, a cerca de 6 quilômetros do centro.
Esta baía de areia fina e dourada é a maior praia urbana de Vigo. É ladeada por um calçadão e conta com posto de salva-vidas, chuveiros, restaurantes próximos e muitos outros serviços. Nas proximidades, você encontrará muitos outros lugares para nadar, como a praia de Fonteiña ou a praia de O Vao.

Vigo no Natal
Não há dúvidas de que Nova York no Natal é pura beleza, assim como Londres no Natal. No entanto, quem visita Vigo no Natal descobre o grande esforço que este destino vem fazendo há anos para se tornar uma das melhores cidades para viajar nesta época do ano. Suas ruas se tornam um verdadeiro conto de inverno pelo qual todos se apaixonam.
Onze milhões de luzes de LED, uma árvore de Natal gigante, uma pista de patinação no gelo, mercados, atrações para os pequenos da família, um presépio monumental e muito mais estão espalhados por mais de 300 ruas. Todos os anos você pode consultar o programa completo de eventos no site oficial do Natal de Vigo. Fantasia pura!
Se você quiser vivenciar uma temporada mágica do Advento, recomendamos participar do free tour das luzes de Natal de Vigo ou dar um passeio pela ria no barco natalino de Vigo. Dois planos adequados tanto para crianças como para pessoas da melhor idade. Sem dúvidas, este é um dos melhores mercados de natal na Europa.

O que fazer perto de Vigo?
As excursões mais populares de Vigo são aquelas relacionadas ao Parque Nacional Marítimo-Terrestre das Ilhas Atlânticas. Esta área natural protegida é composta por diferentes áreas de grande beleza localizadas a uma curta distância da cidade. No entanto, os mais conhecidos são os seguintes:
- Ilhas Cíes: com flora e fauna exuberantes e praias únicas, são um recanto virgem de grande beleza e biodiversidade. Este grupo de três ilhas conectadas entre si oferece diferentes tipos de trilha e, acima de tudo, muita paz. Para visitar esta área você pode reservar online os bilhetes para o barco às ilhas Cíes ou desfrutar de um percurso ainda mais exclusivo se juntando à excursão às ilhas Cíes de veleiro.
- Ilha de Ons: outro paraíso para ver perto de Vigo. Assim como as Ilhas Cíes, esta área natural protegida exige uma autorização oficial da Xunta de Galicia para acessá-la, embora a maioria das excursões inclua esse procedimento. Claro que na Civitatis você tem ingressos disponíveis para o barco à ilha de Ons. Lá você encontrará diversas rotas de trilha, praias e restaurantes com iguarias autênticas.

Agora que você já conhece os ícones de Vigo e arredores, só falta aproveitar esta maravilhosa cidade galega. Claro que selecionamos aqui alguns dos seus recantos mais charmosos e diversas ideias para um roteiro organizado, mas há muitas outras opções. Se você quer ficar por dentro dos melhores planos, não deixe de visitar o catálogo completo de excursões, visitas guiadas e tours em Vigo que oferecemos para você em Civitatis.
O mais lido #Espanha
O que fazer na Sardenha: 10 atividades imprescindíveis
21 fevereiro 2025O que fazer na Suíça: 10 destinos imprescindíveis
20 fevereiro 2025O que fazer em Estrasburgo: 12 planos na capital da Alsácia
19 fevereiro 2025O que fazer em Sevilha: 10 atrações imperdíveis
17 fevereiro 2025Rota de carro de 7 dias pela Sardenha
16 fevereiro 2025O que fazer em Munique: 15 atrações na capital da Baviera
14 fevereiro 2025