O que fazer em Turim em 3 dias

Primeira capital da Itália, residência dos Saboia, local de origem de políticos italianos ilustres e berço de alguns dos pratos gastronômicos mais famosos do mundo, como o vermute e os gressinos, a capital do Piemonte é um verdadeiro baú de maravilhas: se você quiser conhecer tudo isso, está no lugar certo. Nós da Civitatis, fizemos uma uma lista do que fazer em Turim em 3 dias.
Que tal nos acompanhar nesta caminhada nessa que os italianos chamam de Capital dos Alpes? No final desse post, incluiremos também um pequeno roteiro dos imprescindíveis para conhecer em Turim em 1 dia. Não perca nada!
- Dia 1: o centro histórico
- Dia 2: Arte, cinema e mistériosa
- Dia 3: Igrejas, cafés históricos e passeios subterrâneos

Dia 1: o centro histórico
O centro histórico de Turim é um fascinante labirinto de ruas entrelaçadas, grandes calçadões, praças elegantes e monumentos históricos que testemunham séculos de história e cultura. Neste primeiro dia, convidamos você a passear pelas ruas do centro e parar nos pontos de interesse mais importantes.
Recomendamos também que adquirira o Turim+Piemonte Card, o cartão turístico que te permitirá acessar os principais museus da cidade e usufruir de descontos em transportes públicos e muito mais. Isso tornará sua visita muito mais fácil e barata. O que você está esperando?
Via Roma
A poucos passos da Estação Central, a Via Roma é uma das primeiras visitas para fazer em Turim. Seus famosos pórticos levarão você à bela Piazza San Carlo, carinhosamente chamada pelos residentes locais de “a sala de estar de Turim”. Aqui você pode admirar as igrejas gêmeas de Santa Cristina e São Carlos Borromeu.

Caminhando sob estes elegantes arcos, você voltará aos tempos do Reino da Itália e se sentirá como um membro da família real, que passeava pelas ruas com pórticos para se proteger das nuances de cada estação.
Piazza Castello
Outra parada obrigatória visitar na capital piemontesa é certamente a Piazza Castello. Seu nome vem da construção fortificada que se localiza no centro da esplanada, o Palazzo Madama. Estes vestígios estão entre os poucos que ainda existem da era medieval de Turim. O majestoso Palácio Real também domina a praça, um dos epicentros da história local e nacional.

Para mergulhar no legado dos Saboia e descobrir como eles transformaram a cidade na primeira capital da Itália moderna, faça uma visita guiada pelo Palácio Real acompanhado de um guia, que lhe contará todos os detalhes históricos e as curiosidades do castelo..
Museu Egípcio
Além das inúmeras praças, conhecer o Museu Egípcio é imprescindível para fazer Turim. Você sabia que é o segundo maior do mundo dedicado ao Antigo Egito? Com um acervo de mais de 3.000 peças, entre as quais você pode encontrar sarcófagos, múmias e papiros muito bem conservados, é uma visita obrigatória se você visitar a capital piemontesa.

Se durante a sua estadia em Turim você deseja conhecer este incrível espaço museológico, recomendamos que reserve uma visita guiada ao Museu Egípcio. Deixe-se transportar aos tempos das Pirâmides… As estátuas de Amenhotep I e Ramsés II ou o Templo de Ellesiya esperam por você!
Parque de Valentino
Depois de caminhar pelo centro histórico, reserve um momento para relaxar no parque de Valentino. Essa grande área verde estende-se ao longo do rio Pó e pode ser facilmente alcançada através das muitas linhas de bonde da cidade.
Várias atrações também estão disponíveis nesse local, incluindo a pitoresca Vila Medieval, a reconstrução de uma cidade por alguns medievalistas no âmbito da Exposição Geral de 1884 para a seção de Arte Antiga.

Lá, você perceberá imediatamente que Turim é em todos os aspectos uma cidade da Europa Central, com ciclovias e estradas bem feitas, perfeitas para andar de bicicleta. De fato, uma das melhores maneiras de visitar o Parque Valentino é de bicicleta e, por isso, o local é a etapa final deste tour de bicicleta por Turim.
Dia 2: arte, cinema e mistérios
Não se deixe assustar por este título, em breve você entenderá o motivo. Enquanto isso, porém, vamos passo a passo. Regressemos ao centro histórico para visitar um dos mais belos museus de Turim e descobrir outros monumentos da cidade.
Mole Antonelliana e Museu do Cinema
Com sua cúpula monumental e sua torre reconhecível à primeira vista, a Mole Antonelliana é um dos mais importantes ícones arquitetônicos italianos. Símbolo indiscutível da cidade, foi construída como sinagoga e posteriormente adquirida pela Câmara Municipal em homenagem à Unidade Nacional. Atualmente, o edifício abriga o Museu Nacional do Cinema.

Nos dias em que o céu está mais limpo, você pode subir ao topo para admirar a vista panorâmica de paisagens montanhosas que rodeia a cidade. O Museu do Cinema, por sua vez, é outra visita imprescindível para fazer em Turim. Aqui estão expostos artefatos cinematográficos de grande valor: desde os figurinos de Marylin Monroe até os cenários dos filmes mais cult da história.
Para conhecer o museu e a Mole Antonelliana, você pode comprar o ingresso combinado do Museu do Cinema e do ônibus turístico da cidade.
Piazza Vittorio Veneto e a igreja Gran Madre di Dio
Uma vez fora do Museu do Cinema, você pode continuar pela Via Po. Esta rua está repleta de pequenos postos que vendem todos os tipos de livros a preços excelentes, além de butiques vintage e confeitarias especializadas em trufas de gianduia.

No final, você chegará à maior praça com pórticos da Itália, a Piazza Vittorio Veneto. A partir daqui você verá imediatamente uma grande igreja do outro lado do rio Pó. O templo, em estilo neoclássico e ladeado por duas grandes estátuas, é a famosa Gran Madre di Dio, ou Grande Mãe de Deus, em português.
A perspectiva da igreja logo no final da espaçosa Piazza Vittorio dá a quem a admira uma sensação de grandiosidade. O ponto de observação perfeito para perceber as glórias passadas da antiga capital da Itália.
Museu de Antropologia Criminal “Cesare Lombroso”
Localizado fora do centro e facilmente acessível a partir da Via Po, o Museu Lombroso é um dos destinos mais visitados em Turim. Foi fundada pelo famoso estudioso da frenologia, disciplina pseudocientífica que tinha como objetivo estudar fenômenos criminológicos através do formato do crânio.

Lá, você encontrará crânios de criminosos e armas do crime coletadas pelo próprio Cesare Lombroso para os estudos que realizou desde a segunda metade do século XIX até o início do século XX. Se você gosta de histórias de crimes reais, não pode perder esse museu!
Dia 3: Igrejas, cafés históricos e passeios subterrâneos
Chegamos ao último dia do nosso roteiro. Entre as coisas para fazer em Turim em 3 dias não poderia faltar seus pontos mais altos e mais baixos. Você está pronto para mudar de perspectiva?
Basílica de Superga
Construída na colina com o mesmo nome, a Basílica de Superga é um dos monumentos emblemáticos de Turim. Lá em cima, além de admirar a beleza do edifício tardo-barroco, você também poderá desfrutar de uma vista panorâmica completa da cidade e das montanhas circundantes.

Para chegar lá você terá que usar uma das linhas de bonde mais peculiares de Turim, o Dentiera Sassi-Superga. Esta é uma linha acidentada que o levará ao topo a uma altitude de 672 metros. A colina de Superga também foi palco de vários eventos históricos, incluindo o famoso acidente de avião em 1949.
Santuário da Consolata e o café do Conde de Cavour
De volta à cidade, vá à Piazza della Consolata para visitar o Santuário da Consolata, o santuário mais importante e antigo da Arquidiocese de Turim. Esta obra-prima da arte barroca foi concebida por alguns dos mais ilustres mestres da arquitetura do século XVII.

Atrás da igreja você encontrará o Caffè al Bicerìn, um dos lugares mais antigos da cidade. Dizem que que Camillo Benso, Conde de Cavour, passou grande parte do seu tempo aqui bebendo bicerìn, um café de Turim em copo com chocolate e fior di latte. Você quer experimentar também? Então participe deste tour pelos cafés históricos de Turim, o passeio terá um sabor totalmente novo!
A Turim subterrânea
Do ponto mais alto da cidade, vamos ao mais baixo. Sugerimos que você entre no subsolo de Turim e percorra os corredores da história em busca de lendas e mistérios. Assim como na superfície existem monumentos de grande beleza, o subsolo da cidade também tem muito a oferecer.

Quase todos os grandes palácios nobres da cidade têm uma parte que se ramifica no subsolo. Esses túneis foram usados para proteger as casas reais do frio e da neve, mas também como rotas de fuga durante conflitos ou como catacumbas. Impressionante, não é?
Arredores de Turim
O terceiro dia também pode ser dedicado a alguns dos mais belos e famosos palácios dos arredores de Turim. São excursões para fora da cidade que podem durar o dia inteiro, por isso as incluímos separadamente, caso sua curiosidade seja despertada.
Você também pode comprar o Royal Pass, o cartão turístico que permite acesso gratuito às residências reais dos Saboia, dentro e fora de Turim. Uma ótima escolha que inclui também outros monumentos da capital piemontesa.
Venaria Reale
O Palácio Real de Venaria Reale é uma imponente residência aristocrática localizada na cidade de mesmo nome, a poucos quilômetros de Turim. Foi construída no século XVII, quando o duque Carlo Emanuele II de Sabóia decidiu construir uma luxuosa vila que serviria de pavilhão de caça.

Hoje é um dos complexos arquitetônicos e culturais mais importantes de Piemonte. Em 1997 também foi incluído, juntamente com outros locais da Saboia-Piemontesa, na lista do Patrimônio da Humanidade da UNESCO. Para uma visita ainda mais espetacular, vá na na primavera, quando seus vastos jardins estão floridos e coloridos.
Castelo de Racconigi
O Castelo de Racconigi é uma magnífica residência real localizada na cidade de Racconigi, a cerca de 40 quilômetros de Turim. O castelo tem uma história rica e fascinante, que vai desde a Idade Média até os dias atuais. Dentro do castelo você pode admirar quartos luxuosos, móveis originais e retratos de época.

Este palácio também entrou na lista da UNESCO, devido ao seu grande parque. A área verde é um verdadeiro oásis natural, com jardins italianos, estufas, quintas e pequenos lagos. Não só as cegonhas nidificam aqui, mas também várias espécies animais e vegetais encontram refúgio.
Castelo de Moncalieri
Esta era a residência preferida das mulheres da Casa dos Saboia e ergue-se com a sua característica fachada em ferradura a cerca de oito quilômetros de Turim. De todos os palácios até agora mencionados, o de Moncalieri é o mais antigo, pois remonta à Idade Média.

Dentro de seus quartos labirínticos ainda é possível perceber o passado glorioso da família Saboia. Ao visitar o castelo, você não pode deixar de apreciar o grande parque em frente, enquanto na parte de trás é banhada pelo rio Pó.
O vermute e a arte do aperitivo italiano
Depois de tanto passear você certamente vai precisar fazer uma pausa para recarregar as energias. Você sabia que a zona rural ao redor de Turim é o berço de algumas das melhores viticulturas da Itália?
Aliás, foi lá que nasceu o aperitivo italiano, um coquetel leve, seco ou agridoce feito para abrir seu apetite antes de uma refeição.

Junto do aperitivo, surgiu também o vermute, uma bebida alcoólica à base de vinho com adição de flores ou ervas aromáticas. É perfeita para uma parada relaxante e perfumada, sentado nas mesas ao ar livre de algum bonito café campestre.
O que fazer em Turim em 1 dia
Acrescentamos alguns outros pontos de interesse ao roteiro proposto no primeiro dia, que inclui pontos icônicos como o Museu Egípcio e o Palácio Real na Piazza Castello. Nesta lista, oferecemos a você um passeio interessante, perfeito para conhecer a fundo a alma misteriosa de Turim, bem como os seus principais monumentos.
Igreja de San Lorenzo
Localizada na Piazza Castello, esta igreja é uma joia da arte barroca. Foi construído entre 1634 e 1680, hoje permanece como prova do esplendor da capital do Piemonte durante o reino dos Saboia. Caracterizada pela ausência de fachada e por uma cúpula imponente, abriga hoje na sacristia um pequeno museu dedicado ao Santo Sudário.

Um fato curioso é representado pelos dez toques de sinos que vibram na igreja diariamente. Mas, por que exatamente esse número? É uma homenagem às dez divisões armadas que pereceram na campanha russa durante a Segunda Guerra Mundial.
Porta Palazzo e Balon
Saindo do centro da cidade formado por suntuosos palácios e basílicas, entramos na parte mais animada e popular de Turim. Da Piazza Castello atravessamos a Porta Palatina. Juntamente com outras quatro, que foram destruídas, é um dos antigos acessos à cidade romana de Julia Augusta Taurinorum.

Não muito longe desse local está o Mercado Porta Palazzo. Com quase 1.000 postos, é o maior bazar ao ar livre da Europa. Além disso, todos os sábados o mercado é ainda maior por receber o Balon, um grande mercado de pulgas onde se perder é um verdadeiro prazer!
A Turim esotérica
Até agora não havíamos mencionado a verdadeira essência de Turim, a magia e o esoterismo. Na verdade, diz-se que a cidade está repleta de símbolos ligados à Maçonaria e à Alquimia. Por esta razão Turim ganhou o apelido de “cidade mágica”.
Descobrir todos os seus segredos não é nada fácil, mas felizmente para nós existem muitas visitas guiadas focadas nesta característica peculiar da cidade. Se você gosta de assuntos misteriosos, não perca esta visita guiada pelos mistérios e lendas de Turim.

Seguindo o guia você não só conhecerá os segredos da cidade, mas também conhecerá seus lugares mais emblemáticos. A atividade perfeita para conhecer Turim em apenas um dia e ao mesmo tempo descobrir a sua natureza mais autêntica!
Turim é uma cidade que vai te surpreender. Aproveite o tempo para estudar esses roteiros e escolher as combinações que mais se adequam a você. Lembramos também que estamos aqui para inspirar te inspirar. Então, se você está curioso para encontrar outras atividades para fazer em Turim, basta nos visitar na Civitatis. Estamos te esperando!