O que fazer na Sardenha: 10 atividades imprescindíveis

A Sardenha, a segunda maior ilha do mar Mediterrâneo, é uma das regiões mais populares das férias de verão na Itália. Se você também está se perguntando o que fazer na Sardenha, nós da Civitatis temos algumas dicas para você.
Além de praias paradisíacas e boa gastronomia, Sardenha também conta com um patrimônio cultural variado e abriga sítios arqueológicos impressionantes da civilização nurágica. Anote tudo!
1. Fazer uma trilha pela Sella del Diavolo
Não muito longe de Cagliari, os adeptos do esporte podem desfrutar de uma atividade de trilha pela Sella del Diavolo. De onde vem o curioso nome desse lugar extraordinário? Diz a lenda que os anjos lutaram contra Lúcifer aqui… Será verdade?
Percorrendo as trilhas desse recanto do mundo cheio de confrontos bíblicos, encontramos os vestígios do Templo de Astarte, a Torre de Santo Elias e até mesmo um forte da Segunda Guerra Mundial.

2. Visitar uma granja de Dorgali
A Sardenha é uma região internacionalmente famosa por sua gastronomia. Essa fama se deve, acima de tudo, aos produtos genuínos usados na preparação dos pratos sardos, entre os quais se destacam os queijos.
Para saborear as melhores iguarias lácteas da ilha e testemunhar seu processo de produção caseira, você pode reservar uma visita a uma granja típica em Dorgali. Você está pronto para ajudar um pastor sardo em suas tarefas diárias?

3. Excursão a Su Nuraxi di Barumini
Você quer aprender sobre a história da Sardenha? Então não deixe de visitar o sítio arqueológico de Su Nuraxi, em Barumini, onde estão preservadas torres megalíticas, casas circulares, poços e túmulos de um antigo assentamento da civilização nurágica.
Durante a visita, você aprenderá sobre as curiosas construções do período nurágico em um dos sítios arqueológicos mais bem preservados da Sardenha. Sua importância histórica é tanta que entrou para a lista de Patrimônio Mundial da UNESCO em 1997!

4. Praticar rapel em Codula Fuili
Você procura uma experiência de aventura? Acompanhado por um escalador experiente, você pode descer pelas rochas do cânion Codula Fuili.
Nesse local com poucos turistas, essa descida de corda será feita em total tranquilidade, enquanto você contempla o mar Mediterrâneo, o Parque Nacional do Golfo de Orosei e o Gennargentu do alto.

5. Estar em contato com a natureza no Golfo de Orosei
Os praticantes de snorkel podem mergulhar nas águas cristalinas de Cala Gonone para contemplar o fundo do mar e explorar as grutas marinhas, um extraordinário complexo geológico com estalactites e estalagmites.
Para descarregar adrenalina, no Golfo de Orosei você pode participar de uma atividade de esqui aquático na companhia de um instrutor experiente. Estas são apenas algumas das atividades que você pode fazer em um dos oásis marinhos da Sardenha.
Se preferir fazer atividades em que possa observar a fauna local, recomendamos fazer um passeio de barco no Golfo de Orosei para avistar golfinhos e baleias em seu habitat natural.
Na área protegida do golfo, também é possível contemplar a vegetação exuberante dos arredores e ver várias espécies de mamíferos e pássaros, como águias e falcões.

6. Fazer um passeio pelo arquipélago de La Maddalena
Uma visita obrigatória que fazer na Sardenha é La Maddalena, um tesouro de beleza natural que o deixará sem fôlego. O arquipélago é famoso por suas praias de cartão postal, incluindo Cala Corsara em Spargi, a Praia Rosa em Budelli e Cala Coticcio em Caprera. Uma das visitas a não perder é La Maddalena, um tesouro de beleza natural que o deixará sem fôlego. O arquipélago é famoso por suas praias de cartão postal, incluindo Cala Corsara em Spargi, a Praia Rosa em Budelli e Cala Coticcio em Caprera.
A areia fina e a água azul-turquesa cristalina fazem dela o destino ideal para um dia relaxante. Se o que você realmente quer é não pensar em nada além de estar mergulhando no mar transparente, reserve esta excursão de veleiro por La Maddalena. A equipe a bordo saberá como mimá-lo!

7. Fazer um tour pelo Parque Nacional de Gennargentu
O Parque Nacional de Gennargentu é uma zona montanhosa coberta de flora mediterrânea, com vegetação resistente. As doninhas e os falcões-peregrinos são algumas das espécies que vivem nesse exuberante parque.
Ao participar de um Jeep Safari pelo Parque Nacional, você pode explorar confortavelmente todas as zonas dessa imensa área verde. Aqueles que desejam uma experiência realmente inesquecível podem passar a noite em uma cabana de pastor da Sardenha após o passeio de jipe.

8. Explorar a zona de Barbagia
Por que não partir para descobrir a vegetação selvagem da Sardenha? Neste tour de 4×4 por Barbagia, você pode percorrer as pastagens de um vale de aparência lunar até a gruta de Corbeddu, que abriga os mais antigos vestígios de hominídeos encontrados na Sardenha.
Essa é a melhor forma de contemplar as paisagens montanhosas da ilha, com suas cores e cheiros. Embora acidentado e selvagem, Barbagia é de fato o destino perfeito para quem quer conhecer a Sardenha além da costa e do mar.

9. Descobrir o povoado de Iglesias
Iglesias foi um importante centro de mineração, especialmente de chumbo, zinco e prata, até o fechamento das minas na década de 1990. A cidade ainda possui muitos locais históricos e museus que testemunham seu passado de mineração, bem como um vasto litoral de praias paradisíacas.
Para descobrir essa curiosa e fascinante justaposição de natureza pura e a marca de um passado industrial, você não pode perder a visita guiada por Iglesias. Você certamente ficará fascinado!

10. Fazer uma excursão à Costa Esmeralda
Era uma vez um príncipe que sonhava com um oásis… Não estamos lhe contando um conto de fadas, mas sim a história da Costa Esmeralda, um recanto paradisíaco na Sardenha.
Nesta excursão à Costa Esmeralda saindo de Olbia, você explorará lugares de sonho, cercados por densa vegetação e banhados por águas azul-turquesa. Você visitará o luxuoso Porto Cervo, para conhecer a história desta localidade construída na década de 1960 pelo príncipe Karim Aga Khan, hoje frequentado por turistas de todo o mundo.

O que fazer na Sardenha em 7 dias?
Se você está planejando uma viagem para a Sardenha e tem uma semana inteira para explorar essa maravilhosa ilha italiana, há muitas opções de rotas para aproveitar. Em 7 dias, você pode explorar suas principais atrações, saborear a culinária local e se encantar com a cultura rica da região. Para ajudá-lo a planejar sua viagem de forma eficiente, recomendamos conferir a nossa rota de carro pela Sardenha durante 7 dias. Você não se vai arrepender! Também pode ser útil contratar um seguro de viagem.
Esta lista do que ver na Sardenha termina aqui, mas há muitas mais atividades que você pode fazer na ilha. Se quiser preencher sua viagem com experiências novas e interessantes, não hesite em consultar nosso catálogo dedicado à Sardenha. Uma fonte inesgotável de ideias para sua viagem!
O mais lido #Itália
O que fazer em Gênova: 13 dicas para não perder nada
14 março 2025O que fazer em Veneza: 10 planos e lugares para visitar
10 março 2025O que fazer na Sardenha: 10 atividades imprescindíveis
21 fevereiro 2025O que fazer em Florença – 13 atrações e dicas na capital toscana
18 dezembro 202415 monumentos e planos imperdíveis para fazer em Milão
30 outubro 2024