América

O que fazer em San Andrés: 8 planos e dicas na ilha caribenha

Água da baía azul em San Andrés, na ilha caribenha da Colômbia
Praias paradisíacas, cayos incríveis, esportes aquáticos e a deliciosa gastronomia caribenha. Venha descobrir tudo o que fazer em San Andrés.
4 abril 2025

San Andrés é uma ilha colombiana localizada no Caribe, que encanta com suas praias paradisíacas, combinando areia branca com águas de diferentes tonalidades de azul e verde, conhecido como Mar de Sete Cores. Seja passeando de barco, descobrindo a biodiversidade marinha ou provando a deliciosa gastronomia típica, sempre há muito o que fazer em San Andrés.

Com tantas opções de lazer e um cenário paradisíaco que só o Caribe pode proporcionar, San Andrés é o destino ideal para quem busca dias inesquecíveis cercados por paisagens de tirar o fôlego. Vamos?

1. Conheça as praias e os Cayos de San Andrés

O primeiro item da nossa lista do que fazer em San Andrés não poderia ser outro senão conhecer os lugares que fazem dessa ilha colombiana tão especial. As suas praias paradisíacas e pequenos cayos de águas cristalinas, que fazem parte do Mar de Sete Cores, são um verdadeiro espetáculo da natureza.

Praia Spratt Bight

A Spratt Bright é a praia mais popular de San Andrés e uma das mais bonitas. Ela fica no centro da cidade, próxima a diversos hotéis e estabelecimentos como restaurantes, cafés e lojas e é facilmente acessível a pé. Além de suas calmas águas cristalinas e areia branca, você encontrará uma grande infraestrutura, com quiosques e restaurantes à beira-mar, perfeito para famílias. A paisagem paradisíaca da praia fica ainda mais completa com a vista da Johnny Cay à frente. Impossível não se apaixonar!

Praia de areia branca e águas turquesas repletas de coqueiros e guarda-sóis
Praia Spratt Bight

Praia de San Luis

Se você prefere praias mais tranquilas, a Playa San Luis é o seu destino ideal. Localizada a aproximadamente 20 minutos do centro, essa praia oferece um ambiente mais tranquilo e rústico, ideal para quem busca relaxar em contato com a natureza. Seu mar de águas azuis e verdes é encantador, mas é necessário um pouco mais de atenção ao nadar, devido à correnteza forte.

Na praia San Luis, você poderá mergulhar na autêntica vida caribenha, já que é uma região onde vivem muitos locais. Além disso, ao longo da enseada há pequenos bares e restaurantes, onde é possível provar pratos típicos da ilha.

West View

Perfeita para mergulho e snorkel, a West View não possui uma praia tradicional, com areia, mas é uma piscina natural de águas cristalinas. As grandes atrações são o trampolim e o tobogã que levam diretamente ao mar cristalino, um plano muito divertido do que fazer em San Andrés! A West View conta com uma infraestrutura simples, mas há um pequeno bar e restaurante, além de banheiros e locais para guardar seus pertences.

La Pisicinita

Próximo de West View, você encontrará La Piscinita, uma das melhores piscinas naturais de San Andrés, localizada na costa oeste da ilha. Embora não haja areia, essa praia encanta com as águas cristalinas, repletas de peixes coloridos, perfeito para nadar e fazer snorkel. A entrada da praia tem um custo acessível aos visitantes e conta com infraestrutura simples, mas é perfeito para fazer atividades interativas, como alimentar os peixes.

Cayo Acuario

Um dos passeios mais famosos para fazer em San Andrés é ao cayo Acuario, uma pequena ilha conhecida por seu mar raso de águas cristalinas, ideal para fazer snorkel e observar a rica biodiversidade marinha. Outro atrativo da ilhota é poder caminhar pelo mar até a cayo Haynes, já que a água atinge, no máximo, a altura da cintura.

Para visitá-lo, você pode reservar uma excursão a Cayo Acuario, que inclui o transporte de barco. Se preferir um plano exclusivo, pode optar por este passeio de lancha privado pela ilhota.

Águas turquesa e cristalinas em um dia ensolarado
O impressionante mar de San Andrés

Johnny Cay

Um ponto imperdível do que fazer em San Andrés é, sem dúvida, visitar Johnny Cay, uma pequena ilha localizada a apenas 10 minutos de barco e rodeada por águas cristalinas, areia branca e coqueiros. Esse cayo é ideal para passar o dia relaxando ao sol, nadando ou aproveitando a simples infraestrutura, com locais que servem pratos típicos.

Para conhecer esse lugar paradisíaco, você pode reservar essa excursão a Johnny Cay, que inclui o transfer de lancha e um guia em português.

Vista aérea de uma ilha cercada de mar turquesa do Caribe
Vista aérea de Johnny Cay

2. Faça um passeio de barco por San Andrés

Outro plano imprescindível da lista do que fazer em San Andrés é um passeio de barco pela ilha, para explorar o Mar de Sete Cores e suas maravilhas de outra perspectiva. Há diversas opções de passeios, tipos de barco, e inclusive, um cruzeiro com jantar. Aqui estão as nossas escolhas preferidas:

Barcos navegando pelas águas turquesas de San Andrés com a ilha ao fundo
Barcos navegando pelas águas turquesas de San Andrés

3. Vá a um clube de praia de San Andrés

Para quem quer desfrutar das belezas de San Andrés da maneira mais confortável e com serviços exclusivos, pode optar por ir a um clube de praia. Você encontrará cadeiras e espreguiçadeiras, redes e tendas, além do acesso exclusivo a praias paradisíacas da ilha. Muitos dos beach clubs de San Andrés contam também bares e restaurantes que servem dos deliciosos pratos e bebidas típicas, proporcionando uma experiência gastronômica à beira-mar.

Comprando esse ingresso do clube de praia Booby Rock, você terá incluído o transporte de ida e volta ao seu hotel, um coquetel de boas-vindas e almoço, além de poder usufruir da infraestrutura do local. O que mais se pode pedir?

4. Faça um tour por San Andrés

Fazer um tour pelo interior da ilha é o próximo item da lista do que fazer em San Andrés. Você poderá conhecer a cultura, a história e os monumentos e atrações da ilha. Entre os principais atrativos estão a casa-museu Isleña, que preserva os costumes dos habitantes e suas influências ancestrais, a Gruta de Morgan, uma caverna associada à famosa lenda do pirata Henry Morgan e a Primeira Igreja Batista, que oferece uma vista impressionante do Mar de Sete Cores.

Você também pode ver o letreiro de I LOVE SAI e passar pelo Hoyo Soplador, um fenômeno natural onde a pressão da água faz com que o ar saia com força por um buraco na rocha. Incrível!

Para conhecer o interior da ilha, você pode subir a bordo do trem turístico de San Andrés ou dar uma volta à ilha de chiva. Se preferir, pode optar pelo aluguel de um buggy ou moto para conhecer seus pontos preferidos no seu ritmo.

Uma estrada simples rodeada de vegetação com vista ao mar de San Andrés
Estrada de San Andrés

5. Combine esportes com natureza em San Andrés

Para quem gosta de aproveitar a natureza enquanto pratica esportes, San Andrés é o destino ideal. Para descarregar a adrenalina, você pode optar por essa atividade de parasailing, no qual terá uma vista incrível de San Andrés enquanto se diverte “voando” sobre o mar do Caribe. Se prefere ficar mais próximo da água, aqui estão algumas das melhores opções de atividades:

Um homem andando de jet ski no mar turquesa
Andando de jet ski no mar do Caribe

6. Mergulhe no mar do Caribe

Mergulhar no mar do Caribe é uma experiência única e, por isso, é um item imperdível na nossa lista do que fazer em San Andrés. As águas cristalinas oferecem uma excelente visibilidade da rica biodiversidade caribenha. Você verá recifes de corais coloridos, peixes, tartarugas e raias, que fazem de um mergulho nessas águas uma verdadeira imersão na natureza.

Você pode optar por fazer snorkel ou snuba em San Andrés. Se quiser ir mais fundo, pode optar por fazer uma atividade de mergulho próximo às embarcações naufragadas. Você verá como a vida marinha tornou os destroços em um lar.

Se não tem experiência, não se preocupe! Você pode optar por um batismo de mergulho ou por um curso de mergulho PADI Open Water. Não há desculpas para não ver o fundo do mar de San Andrés!

Uma mulher com equipamento de mergulho nas águas turquesas do Caribe
Mergulhando no mar de San Andrés

7. Desfrute da gastronomia da ilha

Um item que não poderia faltar na lista do que fazer em San Andrés é provar sua deliciosa gastronomia, influenciada pelas culturas colombianas, caribenhas, africanas e criolla. A estrela da ilha é, sem dúvidas, o rondón, uma sopa feita com peixe, caracol, leite de coco, banana-da-terra, inhame e especiarias.

Outros pratos populares são a sopa de caranguejo e as bolitas de pescado, bolinhos de peixe fritos e condimentados. O arroz de coco, que acompanha muitos pratos, também é um dos favoritos de moradores e turistas.

Você também encontrará os famosos patacones, que são bananas-da-terra fritas, ceviches frescos e lagostas grelhadas. E para acompanhar, você pode pedir água de coco, rum caribenho e a refrescante limonada de coco. Delicioso!

8. Dicas para viajar a San Andrés

Quantos dias é ideal ficar em San Andrés?

A quantidade de dias ideal para ficar em San Andrés depende dos seus interesses, tanto em atividades quanto ao ritmo que quer conhecer os atrativos. Geralmente, recomenda-se ficar, pelo menos, de 4 a 5 dias para explorar as principais atrações da ilha. Mas, se você tem menos dias, pode organizar um roteiro bem planejado para conhecer os pontos mais famosos de San Andrés.

Águas claras e areia branca em San Andrés
Águas claras e areia branca em San Andrés

Qual é a moeda usada em San Andrés

A moeda oficial de San Andrés é o peso colombiano (COP). No entanto, em muitos estabelecimentos aceitam dólares americanos (USD), mas recomendamos ficar atento à conversão do câmbio, que nem sempre será favorável. O uso de cartões de crédito e débito internacionais também são aceitos nas áreas turísticas, mas vale lembrar que estabelecimentos pequenos podem não aceitar. Por isso, recomendamos que você leve uma quantidade de pesos colombianos com você.

Como se locomover em San Andrés

Há algumas opções para se locomover em San Andrés. Você pode se locomover pela ilha de San Andrés. Você pode optar por táxis, mas leve em conta que essa pode ser uma opção cara, portanto, negocie o preço antes de entrar no veículo. Carros de aplicativos, como Uber, Lyft e 99 não existem em San Andrés. Você também pode optar pelos ônibus públicos, mas ficará limitado à frequência e locais por onde passam.

Por isso, a melhor opção para conhecer San Andrés é alugar um veículo, como buggy ou moto, assim, você terá autonomia para visitar a ilha no seu ritmo, sem perder tempo ou gastar muito.

Vista aérea de San Andrés, repleta de edifícios rodeados pelo Mar de Sete Cores
Vista aérea de San Andrés

Agora que você já descobriu os melhores planos e dicas para sua viagem à ilha colombiana no Caribe, pode começar a planejar a sua viagem a esse paraíso. E, se quiser completar ainda mais a sua experiência, explore mais planos e atividades para fazer em San Andrés com a Civitatis.

COMPÁRTELO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Le informamos de que sus datos personales son tratados por CIVITATIS en las condiciones que se indican a continuación: