América

O melhor da capital gaúcha: 18 planos para fazer em Porto Alegre

Cidade de Porto Alegre vista de cima do Parque Farroupilha
A capital gaúcha espera por você com os melhores atrativos, gastronomia típica e cervejas artesanais. Descubra o que fazer em Porto Alegre!
31 outubro 2024

Localizada às margens do lago Guaíba, Porto Alegre é uma cidade cheia de história, cultura e forte identidade gaúcha. Com cerca de 1,5 milhão de habitantes, a capital do Rio Grande do Sul encanta seus visitantes por ser uma combinação única de preservação histórica e modernidade cosmopolita, além de ser conhecida por sua hospitalidade. Quer conhecê-la? Hoje, nós da Civitatis listamos os nossos planos preferidos do que fazer em Porto Alegre. Vamos lá!

Porto Alegra foi fundada em 1772 e tem sua cultura marcada por influências portuguesas, alemãs, italianas e, claro, gaúchas, que contribuiram para sua arquitetura, tradições e gastronomia.

Vista aérea de Porto Alegre às margens do lago Guaíba
Vista aérea de Porto Alegre

Uma das melhores maneiras de conhecer a cidade é fazendo esse tour completo por Porto Alegre, no qual você visitará a capital gaúcha acompanhado de um guia que contará toda a história e curiosidades dos lugares. Além disso, o tour conta com transfer de ida e volta ao seu hotel. Nosso primeiro plano imperdível para fazer em Porto Alegre!

1. Centro histórico

O centro histórico de Porto Alegre é, sem dúvida, o melhor lugar para começar a explorar a cidade, já uqe é uma das áreas mais ricas em história e cultura da cidade e conta com muitos atrativos turísticos de visita obrigatória. O melhor de tudo? As atrações se encontram muito próximas umas as outras e você consegue visitá-las facilmente com uma caminhada. 

Inclusive, você pode conhecer muitos desses lugares fazendo essa visita guiada pelo centro histórico de Porto Alegre. A melhor opção para mergulhar na história da cidade! 

2. Mercado Público

O Mercado Público é um ícone e uma visita obrigatória na lista do que fazer em Porto Alegre. O edifício foi inaugurado em 1869 e, embora tenha enfrentado muitos problemas, como alagamentos e incêndios, sempre foi restaurado e se mantém como símbolo histórico da cidade. 

Entre seus mais de 100 postos, você poderá encontrar produto locais, especialmente a erva-mate para fazer o famoso chimarrão. Além disso, também encontrará produtos frescos, artesanato e restaurantes e bares. Perfeito para provar a gastronomia da cidade! 

3. Casa da Cultura Mario Quintana

Outro lugar de visita obrigatória é na Casa de Cultura Mario Quintana, localizado no antigo Hotel Majestic, onde o poeta viveu por quase 12 anos. O edifício foi inaugurado em 1916 e foi um dos hotéis mais luxuosos de Porto Alegre. Em 1990, o espaço foi transformado em um centro cultural dedicado a Mario Quintana, um dos nomes mais importantes da literatura brasileira. 

Entre sua grande programação artística, a Casa de Cultura Mario Quintana oferece cinema, teatro, exposições e oficinas, com destaque para a Cinemateca Paulo Amorim, os teatros Bruno Kiefer e Carlos Carbalgo e o espaço Jardim Lutzenberger, localizado no terraço.

4. Galeria Chaves

Para quem gosta de compras, a Galeria Chaves é um dos locais mais charmosos para fazer isso. O edifício construído em meados do século XX mantém seu estilo clássico, dando toque de nostalgia ao local. Lá, você encontrará lojas, cafés, restaurantes e outros serviços, como salões de beleza e consultórios. Ideal para uma tarde de compras em Porto Alegre.

5. Praça da Matriz

Chamada oficialmente de praça Marechal Deodoro, é o coração do centro histórico de Porto Alegre e, por isso, abriga muitos dos pontos turísticos da cidades, como a Catedral Metropolitana, o Palácio Piratini e o teatro São Pedro, que simbolizam o poder político, cultural e religioso da cidade. A praça é um importante local histórico da cidade e já foi cenário de eventos cívicos e religiosos. Lá,  você também encontrará a estátua de Julio de Castilhos, um personagem importante na história gaúcha.

Praça repleta de vegetação com a catedral ao fundo
Praça Marechal Deodoro

6. Palácio Piratini

Por ser capital do estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre abriga a sede do governo, estabelecida no Palácio Piratini. Além de sua importância política, o palácio é um dos edifícios históricos mais importantes da cidade e um marco da arquitetura porto-alegrense. 

A origem desse edifício remonta ao século XIX, quando foi construído como palacete para receber a presidência da província e, ao longo dos anos, recebeu ampliações para se adaptar às novas necessidades do governo. A arquitetura chama a atenção de todos os visitantes, que se encantam com sua fachada repleta de colunas, varandas e detalhes ornamentais, além da grande cúpula central. 

7. Catedral Metropolitana

Na Praça da Matriz, você também encontrará a Catedral Metropolitana de Porto Alegre, o tempo religioso mais importante da cidade. Inaugurada em 1931, suas origens são ainda mais antigas e remontam ao século XVIII, quando uma capela foi erguida no local.

Você ficará maravilhado com seu estilo neoclássio, sua fachada imponente e sua cúpula central. Seu interior é igualmente impressionante graças aos seus altares detalhados e vitrais coloridos. Um visita imprescindível para fazer em Porto Alegre!

Fachada da Catedral Metropolitana de Porto Alegre com vitrais coloridos em um dia ensolarado.
Catedral Metropolitana de Porto Alegre

8. Teatro São Pedro

Ainda na Praça da Matriz, você vai encontrar o teatro São Pedro, um dos mais antigos e prestigiados do Brasil, inaugurado em 1858. Em 1975, foi tombado como patrimônio histórico. Seu exterior impressiona por sua fachada decorada com detalhes e colunas. Mas, se você ainda não se impressionou, espere até chegar ao interior do teatro. 

Seu luxuoso Salão Principal é formado por uma plateia em formato de ferradura, decorada com lustres, afrescos e camarotes. É como viajar no tempo! Para conhecer o teatro São Pedro, você pode assistir a um concerto ou apresentação que acontece no local. Consulte a página oficial do teatro para mais informações

9. Praça da Alfândega

Outra esplanada importante de Porto Alegre, também localizada no centro histórico, é a Praça da Alfândega. A abriga atrativos turísticos como o MARGS, estátuas e monumentos históricos. Além disso, também recebe a Feira do Livro de Porto Alegre, que reúne escritores, editores e leitores, e outros eventos culturais e concertos.

10. Museu de Arte do Rio Grande do Sul

Também conhecido como MARGS, esse museu de arte se encontra na Praça da Alfândega e é um dos mais importantes do Brasil. Nele, você encontrará mais de 5.600 obras de arte entre gravuras, pinturas e esculturas de artistas como Cândido Portinari, Di Cavalcanti e Iberê Camargo.

Edifício colonial do MARGS localizado ao lado de uma praça com chão de paralelepípedos
Fachada do MARGS em Porto Alegre

Além disso, as obras cobrem diversos períodos da história da arte, incluindo o Barroco, Neoclassicismo, Modernismo, e Contemporâneo. Imperdível para os amantes de arte!

11. Parque Farroupilha

Outra visita imprescindível na nossa lista do que fazer em Porto Alegre é ao Parque Farroupilha, também conhecido como Parque da Redenção. Esse espaço natural está localizado bem próximo ao centro da cidade, por isso, é bastante simples de chegar lá. 

Um lago retangular cercado por vegetação com edifícios ao fundo
Parque Farroupilha

Inaugurado em 1904, o parque foi batizado em homenagem à Revolução Farroupilha, um evento de extrema importância para a história gaúcha, e foi projetado para ser um local de descanso e lazer. Você pode passear por suas extensa área verde, fazer um piquenique, observar animais ou relaxar perto do lago. Além disso, o parque também abriga o teatro de Arena, que recebe espetáculos, peças e eventos ao ar livre. 

Aos finais de semana, você encontrará na Praça Farroupilha a feira de artesanato e produtos organicos que reúnem agricultores e artesãos locais.

12. Usina do Gasômetro

O nome desse complexo de cultura e lazer pode ser peculiar, mas deriva de mais uma parte importante da história de Porto Alegre. Localizada à beira do lago Guaíba, a Usina do Gasômetro foi construída em 1928 com o objetivo de suprir gás para a cidade, uma das principais fontes de energia na época. Com o avanço tecnológico, o local foi desativado em 1999, quando começou a ser transformado em um espaço cultural, mantendo sua arquitetura industrial. Uma parada obrigatória parana lista do que fazer em Porto Alegre!

Panorâmica da Usina do Gasômetro às margens do lago Guaíba com os edifícios de Porto Alegre ao fundo
Usina do Gasômetro

Hoje, a Usina do Gasômetro reúne um centro cultural, com salas de exposições e auditórios, cafés, restaurantes e frequentemente é usado como palco de eventos culturais e festivais de música. Além disso, há um mirante na parte superior da usina, você terá uma vista panorâmica do lago. Nossa dica: experimente ir ao pôr do sol para tirar fotos incríveis para suas redes sociais!

13. Caminho dos Antiquários

Que tal um passeio diferente para fazer em Porto Alegre? O Caminho dos Antiquários é o plano perfeito para isso! Esse caminho, que se estende, principalmente, pela Rua das Andradas, reúne diversas lojas e ateliês dedicados à venda de antiguidades.

Lá, você encontrará todos os tipos de itens, desde móveis antigos, objetos de decoração, livros e até documentos. É uma verdadeira viagem no tempo! O Caminho dos Antiquários também recebe eventos culturais, como feiras de antiguidade e exposições de arte, atraindo o público local e turistas de todas as partes. 

14. Cidade Baixa

Se você busca o que fazer em Porto Alegre à noite, a Cidade Baixa é o seu destino ideal.  Esse bairro boêmio é conhecido por ser lar de muitos bares, pubs e uma diversa variedade de casas de show, que vão do samba, rock e MPB até música eletrônica. Por isso, é considerado um ponto de encontro popular entre as pessoas que buscam diversão na cidade. 

Se você não sabe por onde começar, junte-se a nós neste tour de festa por Porto Alegre, onde conheceremos três bares desse bairro e você terá uma bebida incluído. Não perca! 

15. Cais Embarcadero

Para finalizar o dia fazendo um happy hour ou confraternizando em família, um dos lugares ideias é o Cais Embarcadero, um complexo de lazer e entretenimento localizado no antigo porto da cidade, muito popular entre os moradores e turistas. 

Complexo de lazer com muitos estabelecimentos à margem do lago Guaíba ao pôr do sol
Cais Embarcadero

Sua localização já é um grande atrativo por si só, já que está às margens do lago Guaíba. Por isso, ao visitar o Cais Embarcadeiro, você terá uma bela vista do lago, especialmente ao pôr do sol, um dos horários mais populares de visita. 

Além disso, você encontrará diversos estabelecimentos no complexo, como bares, restaurantes, food trucks com uma grande variedade de gastronômica, de lanches à refeições completas. Uma visita imperdível na lista do que fazer em Porto Alegre!

16. Futebol gaúcho

Os amantes do futebol também vão encontrar opções de lazer para fazer em Porto Alegre. Isso  porque a cidade é lar dos dois maiores clubes de futebol do Rio Grande do Sul, o Grêmio e o Sport Club Internacional, mais conhecido como Inter. Suas torcidas são igualmente grandes, assim como a rivalidade entre elas. A paixão inabalável dos torcedores é uma parte da identidade da cidade e une as pessoas tem torno do amor pelo esporte.

Uma bola de futebol no centro do gramado em um estádio
Estádio de futebol

Tanto o Grêmio quanto o Inter têm uma história centenária e diversos títulos em seus currículos. Além disso, cada um possui seu próprio estádio em Porto Alegre: a Arena do Grêmio, inaugurada em 2012, é a casa do tricolor gaúcho, enquanto o Beira-Rio recebe o Colorado. 

Quer assistir a uma partida? Abaixo, você pode escolher qual dos dois times quer ver jogar:

17. Gastronomia típica de Porto Alegre

Um dos planos obrigatórios do que fazer em Porto Alegre é, sem dúvidas, provar sua culinária, uma deliciosa mistura de influências gaúchas e europeias. O churrasco é a grande estrela, símbolo da gastronomia rio-grandense, tradicionalmente feito em fogo de chão ou parillas, com acompanhamento do famoso arroz carreteiro. 

Grelha repleta de carnes sob o chão de fogo
Churrasco em fogo de chão, típico do povo gaúcho

Não deixe de provar também o galeto al primo canto, servido com polenta e massas, um prato típico da culinária italiana que se enraizou com a chegada dos imigrantes à Serra Gaúcha.

Para os que gostam de refeições mais ao estilo junk food, o Xis é a opção ideal. Trata-se de um famosíssimo sanduíche porto-alegrense semelhante ao hambúrguer, mas muito maior e com diversos tipos de recheio. Você pode encontrá-lo em postos de street food e lanchonetes tradicionais.

18. Cervejas artesanais

Os amantes de cerveja artesanal vão encontrar em Porto Alegre um destino dos sonhos. Isso porque a capital gaúcha, com forte influência da tradição alemã, é uma grande produtora de cervejas artesanais e conta com várias fábricas na região. Você sabia que a cidade é conhecida como a Capital Nacional das Microcervejarias?

Por isso, a cidade também recebe eventos e festivais onde a cerveja artesanal é a grande protagonista. Um grande exemplo disso é o Festival da Cerveja de Porto Alegre, onde entusiastas se reúnem para provar novos rótulos e estilos. 

Três taças de cerveja artesanais de diferentes cores
Taças de cervejas artesanais

Para descobrir mais sobre essa tradição, junte-se nesse tour da cerveja artesanal por Porto Alegre, que inclui transfer de ida e volta ao seu hotel e degustação. Imperdível!

Agora que você já descobriu as melhores opções de turismo e lazer na capital gaúcha, pode começar a planejar a sua viagem e visitar o que mais gostou. E não esqueça de conferir mais passeios e atividades para fazer em Porto Alegre com a Civitatis para deixar a sua viagem ainda mais completa.

COMPÁRTELO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Le informamos de que sus datos personales son tratados por CIVITATIS en las condiciones que se indican a continuación: