O que fazer em Munique: 15 atrações na capital da Baviera

Com uma rica história que remonta ao século XII, Munique se tornou o centro político, econômico e cultural da Baviera. Ao longo dos séculos, a capital bávara cresceu e se desenvolveu e hoje é uma combinação perfeita entre tradição e inovação. Berço de uma renomada marca de automóveis e de uma das festas mais famosas do mundo, a Oktoberfest, a cidade também abriga monumentos históricos, um dos maiores parques urbanos do mundo e um dos melhores times de futebol da Europa. Quer descobrir o que fazer em Munique? Venha com a Civitatis!
Se você gosta de conhecer monumentos antigos, descobrir deliciosas culinárias, é apaixonado pelo esporte-pai ou quer descobrir a história sombria da Segunda Guerra Mundial… Munique tem planos para todos os gostos!
1. Comece pela Altstadt, o centro histórico de Munique
Vamos começar a lista do que fazer em Munique com um dos pontos de visita obrigatória, a Altstadt, o coração histórico da cidade. Você sabia que foi nesse local que a Baviera começou a se desenvolver no século XII? A cidade prosperou durante a Idade Média, quando era cercada por muralhas e poras fortificadas. No entanto, a Altstadt foi bastante danificada durante os bombardeios da Segunda Guerra Mundial, mas, felizmente, foi restaurada para preservar seu charme histórico.
Você pode conhecer o Altstadt e seus principais monumentos fazendo este free tour por Munique. A melhor maneira de mergulhar na história da cidade!

2. Passeie pela Marienplatz
Na Altstadt, você enontrará a Marienplatz, a praça principal e o ponto de partida perfeito para começar a explorar o centro histórico. Originalmente, a praça era usada como mercado ao ar livre e palco de torneios medievais.
Seu nome vem da Coluna de Santa Maria, ou Mariensäule, uma grande coluna construída em 1638, coroada pela Virgem Maria rodeada por quatro anjos que simbolizam a vitória da guerra, da pesta, da heresia e da fome.
Na Marienplatz, você encontrará diversos edifícios históricos. O destaque é o Neues Rathaus, a Nova Prefeitura, um prédio que impressiona por sua deslumbrante fachada neogótica repleta de esculturas e detalhes arquitetônicos. Construído entre 1867 e 1909, o Neues Rathaus conta com cerca de 100 metros de extensão e uma torre de 85 metros de altura.
O Neues Rathaus também é conhecido pelo famoso relógio mecânico, Glockenspiel, que apresenta figuras animadas todos os dias às 11:00, 12:00 e 17:00 horas (leve em conta que o horário pode variar de acordo com a época do ano). O espetáculo encena eventos históricos da Baviera, como a tradicional dança Schäfflertanz, que comemorava o fim da peste, e o casamento do duque Guilherme V.

3. Descubra a Frauenkirche, a catedral de Munique
O próximo item da lista do que fazer em Munique é a Frauenkirche, também conhecida como catedral de Nossa Senhora de Munique. O templo se destaca no skyline da cidade graças às duas torres gêmeas de 109 metros de altura, coroadas com cúpulas. Inlusive, as torres podem ser vistas de muitos pontos da cidade, já que existe uma regulamentação que impede a construção de edifícios mais altos no centro histórico. Curioso, não é?
No interior, você encontrará uma nave ampla, belos vitrais coloridos e altares decorados, uma característica que reflete a tradição da igreja na Baviera. No entanto, o maior destaque da Frauenkirche é a Pegada do Diabo, uma marca escura no chão da entrada.
Diz a lenda que o arquiteto Jörg von Halsbach fez um pacto com o diabo para financiar sua construção, sob a condição da igreja ser construída sem janelas. No entanto, ao chegar à catedral, o diabo viu que, na verdade, as colunas escondiam as janelas da construção, no exato local onde deixou sua marca. Será verdade? Se você quer conhecer esse impressionante templo, descubra as atividades para conhecer a catedral de Munique.

4. Explore o Viktualienmarkt, o mercado ao ar livre de Munique
Um dos lugares mais tradicionais de Munique é o Viktualienmarkt, o mercado ao ar livre mais famoso da cidade. O local fica próximo à Marienplatz e surgiu no século XIX, quando o antigo mercado da praça precisou ser transferido. Desde então, o Viktualienmarkt se tornou um ponto de encontro entre moradores e turistas que buscam produtos frescos e especialidades regionais. Lá, você encontrará mais de 140 postos que vendem frutas, legumes, queijos, pães e muito mais.
Além disso, o Viktualienmarkt também conta com um animado biergarten, um espaço ideal para provar as iguarias típicas da Baviera, como o weißwurst, a salsicha branca, pretzels e apfelstrudel, acompanhadas, é claro, da boa cerveja alemã. Uma experiência imperdível para fazer em Munique!
Você pode conhecer o Viktualienmarkt fazendo essa divertida visita guiada por Munique, que passa também por outros pontos turísticos da cidade.

5. Desfrute da vista panorâmica da Peterskirche, a igreja de São Pedro
Localizada próxima da Marienplatz, a igreja de São Pedro é o templo mais antigo de Munique, com origens que remontam ao século XII. A história do local é ainda mais antiga, já que a igreja foi construída sobre os vestígios de um mosteiro do século VIII. Sua fachada é sobria e seu interior é uma mistura dos estilos arquitetônicos românico, gótico, renascentista e barroco, além dos belos afrescos e da figura de São Pedro entronizado.
Além disso, a igreja guarda a uma relíquia peculiar: o esqueleto de Santa Munditia, uma mártir cristã do século III, cujo culto é muito popular na Baviera. A presença desse relicário atrai devotos, o que torna a igreja de São Pedro em um importante ponto de peregrinação.
No entanto, o maior destaque da Peterskirche é a torre de 91 metros de altura, conhecida como Alter Peter, ou Velho Pedro. Você verá que subir os 300 degraus valerá a pena, já que ao alcançar o topo, terá uma das melhores vistas panorâmicas de Munique. Em dias claros, você conseguirá ver, inclusive, os Alpes. Incrível!

6. Visite a Residenz München, a Residência de Munique
Uma das atrações mais famosas da cidade é a Residenz München, ou Residência de Munique. Esse complexo palaciano é um dos maiores da Alemanha e sua história remonta ao século XIV, quando foi construída, inicialmente como um castelo medieval para os duques da Baviera.
Ao longo do tempo, a residência foi ampliada, combinando estilos como o renascentista, barroco e o rococó, para refletir o poder da dinastia grandiosidade da dinastia Wittelsbach, que governou a Baviera por mais de 700 anos, até o final da monarquia, em 1918.
Ao visitar a Residência de Munique, você verá como o complexo é composto por edifícios e pátios. O destaque é a Wittelsbacher Palais, onde você encontrará diversas salas decoradas, como a Antiquarium, uma das maiores galerias renascentistas da Europa, e o Cuvilliés Theatre, um teatro de estilo rococó usado pela corte bávara.
Você também verá o Museu da Residenz, que exibe uma coleção de objetos que pertenciam à família real. A Sala de Tesouros é uma das mais impressionantes, já que apresenta joias e objetos luxuosos usados pelos monarcas.
Conhecer a Residenz München é um item obrigatório da lista do que fazer em Munique. Para visitá-la, você pode se juntar a nós nessa visita guiada pela Residência de Munique. Vamos?

7. Passeie pelo Englischer Garten, o Jardim Inglês
Depois de explorar o centro histórico, nosso próximo item do que fazer em Munique é conhecer o Englischer Garten, ou Jardim Inglês, um dos maiores parques urbanos do mundo, com mais de 375 hectares.
Fundado em 1789 com design paisagístico natural e romântico, inspirado pelos jardins ingleses da época, o Englischer Garten conta com verdes com lagos, espaço para lazer e caminhadas, além de monumentos populares. Alguns exemplos são o Monopteros, um templo em estilo grego de onde você terá uma vista panorâmica de Munique, e a Torre Chinesa, que conta com um biergarten super tradicional da cidade.
O maior destaque do Englischer Garten, no entanto, é a Eisbachwelle, uma onda artificial no rio Eisbach que atrai surfistas e espectadores o ano todo. No entanto, leve em conta que surfar a Eisbachwelle requer experiência, pois sua correnteza é forte.
Uma opção divertida para conhecer o Englischer Garten é reservar esse tour de bicicleta por Munique, no qual passaremos pelo Jardim Inglês e por outros pontos da cidade.

8. Vá ao Palácio de Nymphenburg
Outro ponto imprescindível para conhecer na cidade é o Palácio de Nymphenburg, um dos mais grandiosos da Baviera. Para quem gosta de vivenciar a história, é um plano obrigatório do que fazer em Munique!
Construído no século XVII como residência de veraneio dos príncipes da dinastia Wittelsbach, o Palácio de Nymphenburg é uma joia da arquitetura, que combina elementos dos estilos barroco, rococó e neoclássico, um reflexo da opulência da realeza bávara.
Os maiores destaques do palácio são os salões nobres, onde você poderá respirar a história, desde Maximiliano Emanuel a Luís II da Baviera. Você também conhecerá a Galeria das Belezas, decorados com quadros de damas da aristocracia, o Salão de Pedra, que ocupa três andares, e outras decorações luxuosas do palácio. Além disso, não deixe de conhecer também o Museu das Carruagens, que abriga as elegantes carruagens reais e os extensos jardins, que ocupam mais de 200 hectares.
Para visitá-lo, você pode reservar essa excursão ao Palácio de Nymphenburg. Imperdível!

9. Conheça o Museu BMW e o BMW Welt
Os amantes de automóvel tem uma boa razão para visitar Munique, que já foi aqui que, em março de 1916, foi fundada a BMW. De fato, a sigla significa Bayerische Motoren Werke, ou Fábrica Bávara de Motores, em português. Por isso, um dos planos imperdíveis do que fazer em Munique é visitar o museu da BMW e o BMW Welt.
O museu, com um design futurista, expõe a evolução da marca ao longo dos mais de 100 anos de história. Você verá uma coleção de veículos da BMW, dos modelos mais clássicos e raros até conceitos visionários. Além disso, também há exposições interativas, onde você verá o desenvolvimento de motores, carros esportivos e de luxo e motocicletas.
Já o BMW Welt, é um centro de exposições e experiências, que serve como uma grande vitrine da marca. Você poderá ver os modelos mais atuais da BMW, MINI e Rolls-Royce e visitar o Estúdio de Design e Tecnologia para conhecer os motores da marca. É muito interessante! Veja mais informações no site oficial do museu BMW e o BMW Welt.
Para chegar lá da maneira mais prática, você pode reservar o ônibus turístico de Munique, que passa pelo local, além de muitos outros pontos turísticos da cidade.

10. Explore o Deutsches Museum, o Museu Alemão
Se você viaja em família e está buscando o que fazer em Munique com crianças, aqui está uma das melhores opções: conhecer o Deutsches Museum, ou Museu Alemão. Esse é um dos maiores e mais antigos museus de ciência e tecnologia do mundo. O complexo fica no centro de Munique, em uma ilha no rio Isar.
Lá, você verá um acervo com mais de 100 mil objetos sobre ciência, engenharia e tecnologia, e oferece exposições interativas e imersivas, o que faz a alegria das crianças (e dos adultos também, é claro!).
As principais exposições do museu são dedicadas à aviação, astronomia, engenharia mecânica, computação e telecomunicação. Você verá desde os primeiros motores a vapor até aeronaves e réplicas de embarcações históricas. O maior destaque é a mina subterrânea, uma recosntrução que você poderá visitar e aprender sobre a extração de minérios.
O ingresso do Deutsches Museum está incluído no cartão turístico Munich City Pass, junto com mais de 30 outras atrações da cidade. Uma ótima maneira de economizar na sua viagem!

11. Faça um tour no Allianz Arena, a casa do Bayern de Munique
Agora é a vez dos amantes do futebol descobrirem o que fazer em Munique. Isso porque a cidade tem um dos maiores times da Europa, o Bayern de Munique e você pode visitar o Allianz Arena, a casa do time.
Inaugurado em 2005, o Allianz Arena é um dos estádios mais modernos do mundo, graças ao uso de painéis de ETFE (etileno tetrafluoretileno), que podem ser iluminados em diferentes cores para criar efeitos visuais incríveis. O estádio pode receber até 75.000 mil espectadores e é também a casa do 1860 Munique, o segundo time da cidade.
Além disso, você também pode visitar o FC Bayern Erlebniswelt, o museu do Bayern de Munique, que exibe a história do clube de futebol e do próprio esporte, com troféus, uniformes e muito mais!
Para visitar o FC Bayern Erlebniswelt, você pode adquirir o Munich City Pass, que inclui a entrada do museu. No entanto, se você quiser também fazer um tour pelo Allianz Arena, pode optar pelo cartão turístico Munich City Card, com o qual você terá descontos em muitos atrativos da cidade.

12. Prove a gastronomia de Munique
Uma lista do que fazer em Munique não estaria completa sem falarmos da gastronomia e das cervejas alemãs que você encontrará na cidade.
A culinária da Baviera está enraizada na capital bávara, produzidas com ingredientes regionais. Entre os maiores destaques está a weißwurst, a famosa salsicha branca, feita de vitela e temperada com especiarias e salasa. Outro protagonista é o schweinshaxe, o famosíssimo joelho de porco assado, geralmente acompanhado de chucrute e knödel, um bolinho de pão.
E, claro, não poderíamos deixar de citar as cervejas alemãs, já que Munique é famosa por suas cervejarias artesanais. Uma das mais tradicionais e populares é a Hofbräuhaus, fundada em 1589. No entato, a mais antiga da cidade é a Augustiner Bräu, fundada em 1328! São visitas obrigatórias para fazer em Munique!
Faça esse tour da cerveja por Munique para conhecer essa bebida tradicional alemã, que incluí a degustação de três cervejas. Você também pode ver o nosso guia sobre as melhores cervejarias de Munique.

13. Conheça o papel de Munique no Terceiro Reich
Além de sua rica história que remonta há muitos séculos, como capital da Baviera, Munique também desempenhou um papel central, porém sombrio, na Segunda Guerra Mundial. Isso porque a cidade foi o berço do Terceiro Reich, e durante o regime nazista, de 1933 a 1945, Munique se tornou o centro de propaganda, especialmente com a contrução de edifícios como a Casa Marrom, a sede do partido.
No entanto, a cidade também teve movimentos de resistência, como o grupo Weiße Rose, ou Rosa Beanca, que lutou pelo fim do regime. Durante a guerra, Munique foi intensamente bombardeada pelos aliados, o que destruiu grande parte da cidade.
Você pode descobrir tudo sobre a história do papel de Munique na Segunda Guerra Mundial, você pode reservar esse tour pela Munique do Terceiro Reich ou esse tour pela resistência durante o nazismo.
14. Excursões saindo de Munique
Se você tiver tempo disponível na cidade, um ótimo plano do que fazer em Munique é conhecer seus arredores com uma excursão de um dia. É uma maneira fácil e prática de conhecer destinos populares um uma só viagem. Listamos algumas opções abaixo:
Castelo de Neuschwanstein
Um dos passeios mais populares é ao castelo de Neuschwanstein, um dos castelos mais famosos do mundo. Você sabia que foi nesse castelo que Walt Disney se inpirou ao construir o castelo da Bela Adormecida nos parques da Disney?
O castelo está localizado nos Alpes bávaros e foi construído em 1869 pelo rei Luís II da Baviera no estilo românico e com detalhes góticos.
- Excursão ao castelo de Neuschwanstein e ao Palácio de Linderhof
- Excursão de trem ao castelo de Neuschwanstein

Salzburgo
Outra opção é conhecer a charmosa Salzburgo, uma cidade austríaca famosa por sua arquitetura barroca, além de ser a cidade natal de um dos maiores nomes da música clássica, Mozart. Você pode ver a casa-museu de Mozart, a fortaleza Hohensalzburg, os jardins de Mirabel e a catedral de Salzburgo. Um passeio imperdível!
Você sabia que Salzburgo foi o cenário do filme A Noviça Rebelde? Por sua história, belas paisagens e legado musical, a cidade foi declarada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Campo de Concentração de Dachau
Se você quer continuar investigando o passado sombrio da história de Munique, pode visitar o Campo de Concentração de Dachau, o primeiro campo nazista, que serviu de modelo para outros locais. Inicialmente, Dachau era destinado a prisioneiros políticos, mas mais tarde passou a prender judeus, prisioneiros de guerra e outros grupos perseguidos. Ao todo, mais de 40 mil pessoas pereceram nesse local.
Hoje, Dachau é um museu e memorial que busca preservar a história das vítimas do regima nazista e educando sobre os horrores do Holocausto.
- Excursão ao campo de concentração de Dachau
- Tour do Terceiro Reich + Campo de concentração de Dachau
Ninho da Águia
Outro ponto importante da história sombria da Segunda Guerra Mundial é o Kehlsteinhaus, Ninho da Águia, uma cabana localizada na montanha Kehlstein. O local está situado a 1.834 metros de altura e é acessada por um túnel de 124 metros, seguido por um elevador de bronze. O Ninho da Águia foi construídos com materiais de alta qualidade e tem uma vista deslumbrante das montanhas e do vale. Foi um presente de aniversário de Adolf Hitler para ele mesmo.
Durante a guerra, o Kehlsteinhaus foi o local de encontros políticos e militares, mas não de residência de Hitler. Hoje, o local conta com uma exposição que conta a história da construção e do papel desempenhado durante o período do Terceiro Reich.

Nuremberg
Outro destino popular para conhecer em Munique é a cidade bávara histórica de Nuremberg. Lá, você verá o seu cartelo medieval e por ser palco dos Processos de Nuremberg, que julgaram os criminosos sobreviventes do regime nazista. Além da importância história, a cidade também conquista por sua arquitetura típica da Baviera, e sua catedral gótica. Se você visita Munique na época do Advento, vai adorar conhecer o mercado de Natal de Nuremberg.
15. Divirta-se na Oktoberfest
Por último na nossa lista do que fazer em Munique, mas não menos importante, está uma das festas mais famosas do mundo, a Oktoberfest. Você sabia que essa festividade nasceu em Munique? O ano era 1810 e a festa foi criada para comemorar o casamento do então príncipe Luís I da Baviera com a princesa Teresa de Saxe-Hildburghausen. O sucesso do evento foi tão grande que evoluiu para o festival que conhecemos hoje.
Entre o final de setembro e início de outubro, milhões de visitantes vão a Munique para desfrutar da Oktoberfest. A festa é realizada em um grande espaço aberto, conhecido como theresienwiese, onde são montados diversos postos das cervejarias mais famosas da cidade, como Hofbräuhaus, Augustiner, Paulaner e Löwenbräu.
Além disso, você também encontrará comidas tradicionais bávaras, como os famosos pretzels, salsichas e churrasco. Música ao vivo com músicas típicas e jogos e atrações também são presenças confirmadas na Oktoberfest. Se você vai a Munique nessa época, é um plano imperdível!

Agora que você descobriu as principais atrações da capital da Baviera, já pode começar a planejar a sua viagem. Se quiser completar ainda mais a sua aventura, explore o nosso catálogo para encontrar ainda mais atividades e planos do que fazer em Munique com a Civitatis.
Dicas para viajar a Munique
Quantos dias ficar em Munique?
A quantidade de dias para ficar em Munique depende de quais e quantas atrações que você deseja conhecer. O ideal é ficar, pelo menos, de 3 a 4 dias na cidade, para conhecer as principais atrações da cidade. Para uma viagem mais tranquila, recomendamos ficar de 5 a 7 dias em Munique.
O que fazer em Munique em 2 dias?
Se você tem apenas dois dias em Munique, sugerimos um itinerário para você aproveitar a cidade da melhor maneira.
- Dia 1: conheça a Altstadt, explorando a Marienplatz, o Neues Rathaus, a catedral de Munique, a igreja de São Pedro e o mercado Viktualienmarkt.
- Dia 2: explore o Deutsches Museum, passeie pelo Jardim Inglês e visite o Palácio de Nymphenburg. Se sobrar um tempinho, pode também visitar o Allianz Arena ou o Museu BMW.
O mais lido #Alemanha
Parques Warner pelo mundo
21 março 2025O que fazer em Mendoza: 10 planos e dicas imperdíveis
17 março 2025O que fazer em Gênova: 13 dicas para não perder nada
14 março 2025O que fazer em Bruxelas: 15 visitas incríveis
12 março 2025