O que fazer em Montreal: 13 melhores atrações

De pontos históricos a bairros vibrantes, Montreal é uma cidade repleta de charme e emoção, onde sempre aparece algo novo em cada esquina. Seja você um amante da gastronomia em busca de sabores de classe mundial, um entusiasta da história fascinado pela arquitetura centenária ou um aventureiro ao ar livre pronto para explorar parques deslumbrantes, esta cidade oferece experiências para todos os gostos. A Civitatis preparou uma lista das 13 melhores atrações para fazer em Montreal. Não perca!
1. Explorar a Vieux-Montreal
Na Antiga Montreal é onde você encontrará as mais lindas ruas de paralelepípedos da cidade e alguns de seus mais belos detalhes arquitetônicos dos séculos XVIII e XIX. Essa parte da cidade tem uma atmosfera verdadeiramente europeia, com edifícios históricos, ruelas estreitas e praças encantadoras que remetem à fundação da cidade em 1642. Nesse bairro, você encontrará alguns dos marcos mais emblemáticos da cidade, incluindo Basílica de Notre-Dame e o Mercado Bonsecours, além de boutiques e cafés da moda.
Fazendo esta visita guiada por Montreal, você terá a oportunidade de explorar o encantador centro histórico acompanhado por um guia especializado, que compartilhará com você informações exclusivas sobre a cidade. Durante o percurso, você visitará marcos icônicos anteriormente mencionados, além de o Cours Le Royer, a animada Place Jacques-Cartier, a imponente Câmara Municipal e o famoso Parque Champ de Mars.

2. Visitar a Basílica de Notre-Dame
Respondendo à pergunta do que fazer em Montreal, visitar a Basílica de Notre-Dame é uma das atividades que não podem faltar. E por quê? Simples, estamos falando do ponto turístico mais importante da cidade. Essa obra-prima da arquitetura neogótica deixará você impressionado com sua fachada imponente com detalhes intrincados.
Mas seu interior irá deixá-lo boquiaberto! Abriga altares de madeira esculpida, vitrais coloridos e uma nave central grandiosa. O teto azul, decorado com estrelas douradas, cria uma atmosfera celestial, enquanto o órgão, um dos maiores da América do Norte, com mais de 7.000 tubos, impressiona pela grandiosidade. Além disso, na basílica você poderá assistir ao espetáculo Aura com luzes, música orquestral e um pano de fundo para as diversas pinturas, esculturas e elementos arquitetônicos.

3. Passear de barco pelo rio São Lourenço
Devido às temperaturas extremas durante o inverno, esta atividade só pode ser realizada nos meses mais quentes. Se o tempo permitir, apreciar a beleza da cidade navegando ao longo do rio São Lourenço é uma atividade que deve estar na sua lista do que fazer em Montreal.
Ao passear as águas do rio São Lourenço você poderá observar os marcos mais importantes de uma perspectiva privilegiada. Você terá a oportunidade de se deslumbrar a arquitetura do Vieux-Montréal, ver o porto antigo, admirar o Parque Jean-Drapeau e o Mont-Royal, além de avistar a Basílica de Notre-Dame e outras igrejas históricas. É uma experiência imperdível que revela o charme de Montreal de uma forma diferente.

4. Subir em La Grande Roue
La Grande Roue é um dos pontos turísticos mais importantes da cidade e, sem dúvida, uma das coisas legais para fazer em Montreal. Com suas 42 cabines e 60 metros de altura, a roda-gigante oferece uma vista panorâmica espetacular da cidade, do Rio São Lourenço e do Mont-Royal.
Também é uma atividade ideal para colocá-la na sua lista sobre o que fazer em Montreal no inverno, pois suas cabines são climatizadas e lhe garantem uma experiência confortável. Adquirindo este ingresso de La Grande Roue, você poderá viver uma experiência única, cômoda e inesquecível. Recomendamos subir ao entardecer pois é quando as luzes da cidade se acendem e Montreal se torna mágica das alturas.

5. Conhecer a vida selvagem do Canadá
A vida selvagem do Canadá é diversificada e entre os animais mais icônicos estão os ursos, alces, lobos, bisões, linces e castores. O país também é lar de aves majestosas, além de uma grande variedade de animais marinhos, como baleias, focas e morsas. O Canadá também é conhecido pela preservação de sua fauna em parques nacionais e reservas naturais.
Você poderá viver esta experiência de perto fazendo um safari pelo Omega Park, uma reserva natural de 2.200 acres onde você observará a vida selvagem em seu habitat natural. Inclui comida para alimentar os cervos! Uma atividade ideal para fazer em Montreal com toda a família.

6. Explorar os sabores típicos
Nossa próxima dica sobre o que fazer em Montreal é para os amantes da boa comida. A cidade é reconhecida como uma das melhores do mundo para se comer, graças à sua vasta e diversificada culinária. De barracas de comida simples a restaurantes de alta gastronomia, Montreal oferece uma impressionante variedade de opções que abrange sabores de todas as partes do mundo. Um dos bairros que vale a pena visitar para se deliciar é o Le Plateau, famoso por seus diversos cafés, restaurantes e clubes noturnos animados.
Mas quais são os pratos que você não pode deixar de provar? O mais famoso é o poutine, que consiste em batatas fritas polvilhadas com uma porção generosa de queijo coalho e molho. Mas outra opção obrigatória é a tourtière, uma deliciosa torta salgada feita com carne moída, geralmente uma mistura de carne de porco e de boi, onde se destacam as especiarias como a canela, o cravo, a noz-moscada e o alho. Para não perder todas essas delícias e aprender mais a fundo sobre a culinária franco-canadense, lhe recomendamos fazer este tour gastronômico por Montreal.

7. Assistir a um jogo de hóquei no gelo no Bell Centre
O hóquei no gelo, o passatempo nacional do Canadá, tem suas raízes no hóquei em campo, com o primeiro jogo indoor disputado no país em 1875. Montreal é o lar de um dos times mais icônicos da Liga Nacional de Hóquei (NHL), os Montreal Canadiens. A equipe tem uma longa e rica história, sendo uma das mais vitoriosas da liga. Se sua visita à cidade coincidir com um jogo, vê-los jogar no Bell Centre é uma das coisas legais para fazer em Montreal e adquirindo este ingresso da NHL isso pode se tornar realidade. A torcida dos Canadiens, tornará o ambiente do jogo ainda mais emocionante!
8. Percorrer o RÉSO: o maior complexo subterrâneo do mundo
Devido ao clima extremamente frio durante grande parte do ano, Montreal possui uma impressionante vida subterrânea, conhecida como Underground City ou Ville Souterraine. Sendo a maior rede de passagens subterrâneas do mundo, o RÉSO, oferece mais de 33 quilômetros de túneis que conectam prédios, lojas, shoppings, centros comerciais e o metrô. Realizando esta visita guiada pela Montreal subterrânea, você conhecerá esse incrível planejamento urbano único! Uma atividade ideal se falamos sobre o que fazer em Montreal no inverno!

9. Descobrir os melhores museus da cidade na Rue Sherbrook
A Rue Sherbrooke é uma das ruas mais emblemáticas de Montreal e abriga dois dos melhores museus da cidade, tornando-se uma parada obrigatória para os amantes de cultura e arte. O primeiro deles é o Musée des Beaux-Arts de Montréal, que possui uma coleção impressionante de pinturas, esculturas e arte moderna, abrangendo desde obras clássicas até contemporâneas, com peças de artistas renomados de todo o mundo.
A poucos passos, encontra-se o Musée McCord, um museu de história fascinante que oferece uma rica coleção de artefatos, vestuário e objetos do cotidiano, além de contar a história dos povos indígenas das Primeiras Nações e explorar a evolução cultural e social do Canadá.
10. Aluguar um barco a remo no Mount Royal Park
O Mount Royal Park, projetado pelo renomado arquiteto paisagista Frederick Law Olmsted, é um verdadeiro oásis urbano no coração da cidade, oferecendo uma ampla gama de atividades ao ar livre durante todo o ano, como caminhadas, ciclismo, piqueniques e esportes de inverno. Uma das principais atrações do parque é o Beaver Lake, um local ideal para relaxar e apreciar a tranquilidade do ambiente.
Durante os meses mais quentes, você poderá alugar um barco pequeno e remar pelas águas calmas do lago, desfrutando de uma perspectiva única da paisagem natural do parque. Definitivamente, é uma das coisas legais para fazer em Montreal e se deslumbrar com as vistas do horizonte da cidade.

11. Visitar a Place Jacques-Cartier
A famosa Place Jacques-Cartier, em homenagem a um explorador francês, é uma ótima opção para incluí-la em seu roteiro sobre o que fazer em Montreal. Com mais de 150 anos de história, a praça foi originalmente um ponto de encontro de comerciantes durante o período colonial. Hoje, é um destino vibrante, repleto de cafés, restaurantes e artistas de rua, que a tornam um local movimentado e repleta de vida, especialmente durante os meses mais quentes. Ao redor da praça, estão prédios históricos e monumentos, que refletem a rica herança cultural de Montreal.
12. Caminhar pelo Jardim Botânico
Não visitar o Jardim Botânico é quase considerado um pecado, e por isso ele figura em nossa lista sobre o que fazer em Montreal. O motivo é simples, trata-se de um dos maiores e mais impressionantes jardins botânicos do mundo. Com aproximadamente 750 mil m², seu tamanho é mais que o dobro do Jardim Botânico de São Paulo, apenas para lhe dar uma ideia de sua grandiosidade. Esse assombroso lugar, abriga 20 jardins temáticos, 10 estufas de exposição e impressionantes 22 mil espécies de plantas, oferecendo uma imersão na natureza e na diversidade botânica da cidade.

13. Conhecer o Oratório de São José
Para fechar nossa lista sobre o que fazer em Montreal, vamos falar do Oratório de São José. Localizado no Monte Royal, é um dos maiores santuários dedicados a São José no mundo e um dos marcos religiosos mais importantes da cidade. Em sua arquitetura imponente se destaca a segunda maior cúpula do mundo, perdendo apenas para a Basílica de São Pedro no Vaticano. Você sabia que é visível de várias partes da cidade?
Além de seu valor religioso, o oratório oferece uma vista panorâmica espetacular de Montreal, tornando-o também um destino turístico popular. O local é cercado por jardins tranquilos, proporcionando um ambiente sereno e contemplativo. Fazendo este tour panorâmico por Montreal você poderá observar os exteriores do oratório de São José e ficará maravilhado com a grandiosidade desse lugar visitado por mais de dois milhões de pessoas todos os anos.

Principais dicas para visitar Montreal
Antes de sua visita à cidade de Montreal, lhe deixamos alguns dados importantes para você considerar ao planejar sua viagem:
Qual idioma é falado em Montreal?
O francês é a língua oficial de Montreal e é mais comumente usada que o inglês. No entanto, você não terá problemas se não falar francês, já que a maioria dos montrealers também falam inglês.
Qual é a melhor época para viajar para Montreal?
Alguns podem gostar do inverno, mas você deve considerar que as temperaturas podem chegar a -30°C e há neve em todos os cantos. Você ficará severamente limitado se falamos de atividades turísticas. Para nós, a melhor época para visitar é entre maio e setembro.
Como se locomover em Montreal?
Montreal tem um fantástico sistema de transporte público. As redes de metrô e ônibus são extensas e bem conservadas. Montreal também é conhecida por ser uma das principais cidades para realizar ciclismo da América do Norte e do mundo. Portanto, em épocas mais cálidas você poderá alugar uma bicicleta para percorrer a cidade de uma maneira diferente.
Essa é nossa lista sobre o que fazer em Montreal e algumas dicas importantes. Se estiver visitando a cidade por conta própria, não deixe de conferir outros tours e experiências em Montreal com a Civitatis. Se você já esteve lá antes ou se é um morador local, deixe mais sugestões nos comentários abaixo!
O mais lido #Canadá
