O que fazer em Mendoza: 10 planos e dicas imperdíveis

Com uma localização privilegiada aos pés da Cordilheira do Andes, Mendoza é um destino que combina paisagens naturais, aventura e, claro, seus bons vinhos. Você sabia que é considerada a capital do vinho argentino? Quer saber o que fazer em Mendoza? Fizemos uma lista com os nossos planos preferidos na cidade, anote tudo!
Além das vinícolas renomadas, você encontrará uma cidade acolhedora e arborizada, cenários naturais impressionantes e muitas opções de lazer. Seja explorando suas ruas, provando sua gastronomia ou se aventurando em seus rios e montanhas, Mendoza oferece experiências inesquecíveis em um dos cenários mais bonitos da América do Sul. Vamos lá!
1. Conheça a cidade de Mendoza
Para iniciar a sua viagem a esse incrível destino argentino, começaremos a lista do que fazer em Mendoza conhecendo o centro da cidade. Apesar de ser mais conhecida por sua região vitinícola, há muito para ver no centro da cidade. Ao passear por Mendoza, você verá que ela é bastante arborizada e bem planejada, repleta de praças e monumentos históricos.
Veja a Plaza da Independencia, a principal da cidade, cercada por fontes e pelo Museu Municipal de Arte Moderna. Outro ponto imprescindível é o Parque General San Martín, um dos maiores da Argentina, onde você poderá relaxar ou subir ao Cerro de la Gloria, que abriga o monumento ao Exército dos Antes. Vá à Área Fundacional para ver o local de fundação de Mendoza em 1561 e à basílica de San Francisco, uma das poucas construções que sobreviveram ao terremoto de 1861.
Para conhecer os principais monumentos da cidade, faça um tour por Mendoza. Se preferir uma experiência mais exclusiva, pode optar por um tour privado pela cidade.

2. Visite as vinícolas de Mendoza
Não poderíamos fazer uma lista do que fazer em Mendoza sem falar, é claro, de suas famosas vinícolas. Elas são as grandes protagonistas da região, graças ao cenário de vastos vinhedos que contrastam com as majestosas Cordilheira dos Andes, normalmente cobertas de neve (de acordo com a estação do ano).
Você sabia que Mendoza é um dos destinos mais importantes do enoturismo do mundo e é responsável pela produção de aproximadamente 70% de vinhos argentinos? Conhecer suas vinícolas, degustar os deliciosos vinhos e descobrir como é a produção das bebidas é, sem dúvida, um plano imperdível em Mendoza. Veja o nosso post sobre as melhores vinícolas de Mendoza.
O vinho Malbec é a principal estrela de Mendoza. Embora essa variedade de uva seja originária da França, a cidade argentina é hoje o seu maior e mais famoso produtor. Esse tour de vinhos e adegas com guia em português levará você para conhecer vinícolas e vinhedos da região.
Luján de Cuyo
Uma das regiões vinícolas mais famosas de Mendoza e o berço do Malbec argentino é Luján de Cuyo. Inclusive, foi a primeira a receber a Denominação de Origem Controlada para essa uva na Argentina. Localizada a 20 quilômetros de Mendoza, Luján de Cuyo fica em uma altitude de entre 800 e 1.100 metros e conta com clima seco e solo pedroso. Juntos, esses fatores resultam em um lugar perfeito para produzir alguns dos Malbecs mais premiados do mundo. Tudo isso com a incrível paisagem dos Anges de fundo.
Há diversas opções de atividades para conhecer Luján de Cuyo e você pode escolher a que melhor atenda às suas necessidades. Uma visita imperdível que não poderia ficar fora da lista do que fazer em Mendoza!
- Tour do Malbec pela zona vitívinicola de Luján de Cuyo
- Tour privado pelas vinícolas de Luján de Cuyo
- Vinícolas de Luján de Cuyo + Degustação de espumantes
- Tour pelo sul da zona vitivinícola de Luján de Cuyo

Maipú
Outra região importante para o enoturismo de Mendoza é Maipú, conhecida por vinícolas históricas e forte tradição com a cultura do vinho. Entre as principais variedades de uvas de Maipú, você encontrará a Malbec, Cabernet Sauvignon e Syrah. Além das grandes vinícolas, há também as bodegas familiares, que oferecem uma experiência mais artesanal do vinho. Faça um tour pela zona vitinícola de Maipú para conhecer essa região de Mendoza. Se preferir uma experiência mais exclusiva, pode optar por esse tour privado pelas vinícolas de Maipú, onde desfrutará do passeio apenas com o seu grupo de amigos ou familiares.
Uma atividade muito popular em Maipú, após as visitas às vinícolas, é um passeio de bicicleta entre os vinhedos. Você pode alugar uma bicicleta para desfrutar da região por conta própria e, como bônus, desfrutar de uma taça de vinho, incluída na atividade. O que mais se pode pedir?
Valle do Uco
Para fechar a lista das principais regiões vitinícolas de Mendoza, vamos agora ao Vale do Uco, famoso pela alta altitude, que varia entre 900 e 1,5 quilômetro. Isso favorece a produção de vinhos frescos, com alta acidez e grande complexidade aromática. Entre as uvas mais produzidas na região do Vale do Uco estão o Malbec, Cabernet Franc, Chardonnay e Sauvignon Blanc. Outro destaque é a arquitetura moderna das vinícolas da região, que se misturam de forma harmonioza à paisagem. Veja algumas experiências para conhecer o Vale do Uco de Mendoza:
- Tour privado pelas vinícolas do Vale do Uco
- Tour pelo sul da zona vitivinícola do Vale do Uco
- Tour pelo norte da região vitivinícola do Vale do Uco
- Tour pelo centro da região vinícola do Vale do Uco

3. Faça a Rota da Alta Montanha
Um dos passeios mais impressionantes para fazer em Mendoza é a Rota da Alta Montanha, uma viagem que levará você para ver as paisagens deslumbrantes ao longo dos Andes. O trajeto passa por vilarejos históricos, montanhas e vários pontos turísticos da região. Um dos destaques é a represa de Potrerillos, uma das obras de engenharia mais complexas da região que resultou em um lago turquesa rodeado de paisagens montanhosas perfeito para tirar as melhores fotos. Você pode aproveitar esse belo cenário para fazer um tour de caiaque ou uma trilha pela represa de Potrerillos.
A Rota da Alta Montanha também passa pela Ponte do Inca, uma impressionante formação natural coberta de minerais, que conferem tons amarelados e alaranjados. Impressionante! Outro ponto importante da rota é o mirante do Aconcágua, a montanha mais alta das Américas, com 6.961 metros de altura.
O passeio também passa pelo Parque Provincial Aconcágua, que oferece trilhas com vistas privilegiadas e vai até Las Cuevas, o último vilarejo argentino antes da fronteira com o Chile. Lá, você poderá ver o Cristo Redentor dos Andes, situado a 4.200 metros de altitude. Você pode conhecer a Rota da Alta Montanha fazendo essa excursão pelos Andes. Um plano imperdível na lista do que fazer em Mendoza!

4. Desfrute de um dia relaxante nas termas de Cacheuta
Os amantes da natureza vão adorar o nosso próximo item da lista do que fazer em Mendoza: as termas de Cacheuta. Localizadas a 40 quilômetros, na cidade de Cacheuta, bem no coração da Cordilheira dos Andes, as termas são um destino para quem quer relaxar rodeado de belas paisagens. Lá, você encontrará piscinas naturais de águas ricas em minerais que brotam das montanhas com temperaturas que variam de 30 °C e 40 °C.
O local é dividido em duas partes, o Parque de Água Termal, uma área com piscinas e tobogãs, ideal para quem quer saber o que fazer em Mendoza com crianças. A outra parte é o Hotel & Spa Termas de Cacheuta, com piscinas de pedra, hidromassagens ao ar livre e banhos de lama terapêutico. Você pode conhecer as termas de Cacheuta fazendo essa excursão ao Parque Termal.
E se você gosta ainda mais de aventuras, opte por essa atividade de trilha e rapel em Cacheuta, que pode finalizar nas termas, de acordo com a modalidade. Apto para os mais corajosos!

5. Visite o cânion do Atuel
Mendoza é um destino rodeado de paisagens naturais de tirar o fôlego, perfeito para os amantes da natureza. Por isso, outro dos pontos da lista do que fazer em Mendoza é visitar o cânion do Atuel, um cenário impressionante dessa província argentina. Localizado um pouco mais afastada da cidade, a 250 quilômetros de Mendoza, o cânion é uma formação geológica criada pela erosão do rio Atuel nas rochas. Algumas das formações receberam nomes peculiares, como El Fantasma, El Lagarto e Los Monjes. Será que você saberá identificar todos?
Conheça essa incrível paisagem natural fazendo a excursão ao cânion do Atuel, que inclui também uma visita à cidade de San Rafael e à represa El Nihuil. Imperdível!

6. Faça uma trilha pelo Parque Provincial Cordón del Plata
Outro plano da lista do que fazer em Mendoza para os amantes de aventuras é conhecer o Parque Provincial Cordón del Plata. Localizado a 80 quilômetros da cidade, esse parque abriga uma grande cadeia montanhosa, com picos que passam dos 6 mil metros de altitude. Por isso, o Cordón del Plata é um dos principais centros de trekking e escalada da província de Mendoza.
Entre as principais montanhas do parque estão o Cerro Plata, com 5.956 metros de altitude, procurado especialmente por alpinistas em treinamento para o Aconcágua, e o Cerro Vallecitos, com 5.470 metros. Durante as trilhas, você será presenteado com paisagens deslumbrantes dos vales, riachos e lagoas de origem glaciar, como a Laguna del Potrero Escondido. Além das paisagens, você poderá encontrar exemplares da fauna endêmica, como guanacos, condores e raposas-andinas. Ideal para quem busca aventura rodeado de natureza exuberante.
Faça uma trilha pelo Parque Provincial Cordón del Plata para se aventurar nessa paisagem natural de Mendoza.

7. Pratique rafting no rio Mendoza
Quer ainda mais aventuras? Então, esse rafting no rio Mendoza é o seu plano perfeito! Essa aventura é uma das experiências mais emocionantes na lista do que fazer em Mendoza. Você combinará adrenalina e paisagens incríveis da Cordilheira dos Andes. O rio, que nasce do degelo das montanhas, possui trechos com diferentes níveis de dificuldade, dependendo da época do ano. Você remará pelas águas movimentadas do rio Mendoza em um circuito de 12 ou 30 quilômetros, de acordo com a época do ano, e se divertirá enquanto enfrenta as correntezas de níveis II ou III. Imperdível!
8. Descubra a gastronomia mendocina
Provar a gastronomia local é sempre um dos pontos mais importantes em qualquer viagem e em Mendoza não seria diferente. A culinária mendocina combina pratos típicos argentinos com ingredientes locais e, sem dúvidas, harmonizada com os bons vinhos da região.
Entre os destaques está a parrillada, o famoso churrasco argentino, com cortes nobres de carne, como o bife de chorizo, preparados na grelha lentamente. Outro prato é o cordero a la llama, um cordeiro assado no fogo, comum em áreas rurais e vinícolas. Na cidade, você também encontrará restaurantes e lanchonetes com as famosas empanadas, feitas com massa crocante e recheadas com carne, cebola, ovo e azeitonas.
Você está ansioso pelos doces? Não deixe de provar o clássico alfajor e a torta Rogel, feitos com dulce de leche, o delicioso doce de leite argentino. Mendoza também se destaca na produção de frutas secas e conservas, como figos em calda e doce de membrillo (marmelo). E, para beber, você pode escolher entre os muitos rótulos de vinho produzidos em Mendoza, como o Malbec, o Cabernet Sauvignon, o Bonarda, o Chardonnay, o Torrontés, entre muitos outros.
Se você quiser provar o prato, a sobremesa e o vinho protagonistas de Mendoza, participe desse churrasco argentino, no qual você degustará de um jantar argentino com 6 pratos e uma taça de Malbec. Não perca!

9. Excursões saindo de Mendoza
Se você tiver tempo disponível na sua viagem, pode incluir na sua lista do que fazer em Mendoza uma excursão para conhecer seus arredores. Já citamos algumas viagens de um dia pelo nosso roteiro, mas ainda há muito mais. Veja as nossas excursões saindo de Mendoza preferidas:
- Excursão a Potrerillos e Cacheuta
- Excursão ao Parque Provincial Aconcágua
- Excursão à Reserva Villacencio
- Excursão de pesca pela província de Mendoza
- Excursão privada saindo de Mendoza

10. Dicas para sua viagem a Mendoza
Como chegar a Mendoza?
Há voos do Brasil direto para o Aeroporto Internacional de Mendoza (MDZ), mas você pode encontrar opções que fazem paradas em outras cidades argentinas. Para chegar ao centro saindo do aeroporto de Mendoza, você pode chamar um táxi ou um carro de aplicativo. No entanto, a opção mais prática e confortável é contratar o serviço de transfer da Civitatis que estará esperando por você à sua chegada.
Qual é a melhor época para ir a Mendoza?
A melhor época para viajar a Mendoza depende dos seus planos e gostos. Os meses de março e abril são ideais para quem quer fazer enoturismo, já que é a temporada de colheita e você pode aproveitar a Festa da Vindima. Se você prefere viajar na baixa temporada para evitar a grande afluência de turistas, pode viajar de setembro a novembro, quando encontrará clima agradável. No inverno, junho a agosto, você pode combinar os vinhos com as paisagens nevadas e no verão, de dezembro a fevereiro, é a melhor opção para aproveitar atividades ao ar livre.
Garanta os melhores descontos com o Passaporte do Vinho
Ao adquirir o seu Passaporte do Vinho, você poderá conhecer as melhores vinícolas de Luján de Cuyo, em Mendoza. É um percurso por 10 vinícolas e você terá de 10% a 30% de desconto para fazer tours guiados com degustações, almoçar e comprar vinhos.
Em cada visita, você receberá um selo no seu Passaporte do Vinho e subirá de categoria, que dará lhe ainda mais benefícios que você poderá trocar por experiências durante a rota. Imperdível!

Mendoza é um destino ideal para quem busca relaxar em meio à natureza ou para quem quer desfrutar do enoturismo no principal destino vitinícola da Argentina. Se você quiser completar ainda mais a sua viagem, descubra todos os planos e atividades para fazer em Mendoza com a Civitatis.