Espanha

O que fazer em Mallorca: 20 calas, povoados e lugares mágicos

Un turista con sombrero de espaldas a la cámara entre un arco de piedra natural que ofrece vistas a una pequeña cala de aguas cristalinas en Mallorca
Descubra tudo o que fazer em Mallorca, desde suas calas paradisíacas até os belos vilarejos da Serra de Tramontana.
17 janeiro 2025

Seja no verão, no outono, no inverno ou na primavera, qualquer estação do ano é uma boa época para visitar as Ilhas Baleares. Embora cada uma das ilhas tenha o seu encanto especial, também a maior parte delas oferece uma variedade de planos com atividades que você pode fazer em Mallorca realmente para todos os gostos.

Turismo rural, atividades aquáticas, museus, grutas repletas de estalactites e estalagmites, praias paradisíacas… Tudo tem o seu lugar nesse recanto do Mediterrâneo. Você quer saber o que não pode deixar de fazer em Mallorca? Continue lendo!

1. Palma

Conhecida como Palma de Mallorca, o nome oficial da capital das Ilhas Baleares é simplesmente Palma. É o ponto de partida para qualquer roteiro ao redor da ilha, pois é o ponto de chegada da maioria dos viajantes, tanto aqueles que viajam de cruzeiro quanto de avião. Por isso, recomendamos que você participe de uma visita guiada por Palma ou de um tour privado para começar a se despertar pelo seu centro histórico e aprender alguns detalhes interessantes sobre o passado dessas terras.

A cidade tem muito a oferecer, embora um dos seus monumentos mais emblemáticos seja a catedral-basílica de Santa Maria. Você sabia que é nesse local que fica uma das maiores rosáceas góticas do mundo? E que o templo foi restaurado pelo famoso Antonio Gaudí? Sem dúvida, uma das melhores maneiras de aprender sobre a história desse ícone da ilha é participar de uma visita guiada à catedral de Mallorca.

Entre os museus mais importantes de Palma, destacamos a Fundación Juan March e a Fundación Miró Mallorca. O destino perfeito para os amantes da arte. Além disso, a menos de três quilômetros do centro histórico fica o Castelo de Bellver, uma fortificação gótica que remonta ao século XIV e foi declarada Bem de Interesse Cultural. As vistas da baía de Palma do seu terraço superior são inigualáveis. De qualquer forma, se você não quiser perder nenhuma das inúmeras coisas para fazer em Mallorca, não deixe de conferir a nossa seção completa sobre excursões, visitas guiadas e atividades em Palma.

Passagem circular com arcos de pedra que atravessa o claustro de um castelo
Castelo de Bellver, um dos monumentos mais emblemáticos de Palma

2. Ilha Dragonera

A Ilha Dragonera, localizada no extremo oeste de Mallorca, é uma reserva natural protegida e um dos recantos mais intocados das Ilhas Baleares. Além de suas paisagens surpreendentes, possui uma fauna diversificada e uma flora muito rica. Além disso, a ilha é um verdadeiro paraíso para os trilheiros, com diversas trilhas sinalizadas que levam a lugares impressionantes, como o Cabo Llebeig ou o farol Na Pòpia.

Para chegar aqui, você poderá alugar um barco sem licença em Puerto Andrade e navegar até esse ponto do Mediterrâneo. Quer tal viver essa aventura?

3. Estellencs

Seguiremos em direção a Estellencs, um povoado encantador, tranquilo e autêntico. Com suas ruas estreitas de paralelepípedos, casas de pedra e terraços de oliveiras e vinhedos, o povoado é um exemplo perfeito da beleza selvagem de Mallorca. Se você visitar essa região, não deixe em ir até a praia do povoado, cala d’Estellencs, e nadar em águas cristalinas. Um cenário paradisíaco!

O que mais fazer em Estellencs? Recomendamos que você passeie pelo povoado para explorar a arquitetura local e os jardins floridos. Contemple o pôr do sol no mirante Ricardo Roca e visite a igreja de San Juan Bautista, do século XVII, são alguns dos programas imperdíveis.

Casas rurais no povoado de Estellencs nas encostas de uma montanha em Mallorca rodeadas por árvores
Estellencs é um dos povoados mais bonitos da serra Tramontana

4. Serra de Tramontana

A Serra de Tramontana é outro lugar imperdível em Mallorca. Esta cordilheira, com aproximadamente 90 quilômetros de extensão, está localizada no noroeste da ilha e foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Suas áreas agrícolas, fazendas e vilas charmosas merecem uma visita. Sóller, Valldemossa e Deià são alguns de seus vilarejos mais bonitos, falaremos sobre eles na sequência.

Seja como for, essa região é ideal para caminhada, ciclismo ou até mesmo para experimentar um roteiro de aventura, no qual você poderá fazer um tour de Polaris Slingshot pela Sierra de Tramontana e liberar muita adrenalina.

5. Sóller

A igreja de San Bartolomé, que combina os estilos barroco, modernista e neogótico, os edifícios medievais da Carrer de Sa Lluna, os antigos lavadouros públicos e o museu modernista de Can Prunera, estão entre as atrações dessa localidade. Ao participar de um free tour por Sóller, você será acompanhado por um guia para descobrir esses e muitos outros lugares interessantes do município.

Uma maneira curiosa e divertida de chegar a essa cidade é embarcar no trem Sóller, uma rota ferroviária histórica que conecta essa localidade com Palma. Seu trem de madeira centenário funciona desde 1912 e oferece uma viagem inesquecível pela Serra de Tramontana.

Igreja de São Bartolomeu em uma praça com uma fonte de pedra e cercada por edifícios residenciais
Igreja de San Bartolomé, o templo mais importante de Sóller

O centro também é muito bem conectado por bonde ao Porto de Sóller. Atravessando um vale espetacular de laranjeiras, você chega a essa zona costeira que tem um calçadão perfeito para tomar uma bebida em um dos seus diversos restaurantes à beira-mar. Se você visitar esse lugar, aproveite para conhecer o oratório de Santa Catarina de Alexandria, uma pequena igreja do século XIII que atualmente abriga o Museu do Mar.

Aliás, no caminho entre Palma e Sóller, mais precisamente no quilômetro 10,8 da estrada que liga esses dois destinos, você poderá apreciar um dos melhores espetáculos da ilha. Com o espetáculo House of Son Amar, você poderá acessar uma propriedade do século XVI para assistir a um espetáculo de dança e acrobacias único no mundo.

6. Valldemossa

Apenas 30 minutos de estrada separam Sóller de Valldemossa, considerada um dos povoados mais bonitos de Mallorca. Suas ruas de paralelepípedos e casas de pedra decoradas com flores são muito instagramáveis. Você não vai parar de tirar fotos!

Em termos de patrimônio monumental, surpreende a Cartuxa de Valldemosa, que foi residência real de Sancho I de Mallorca. No final do século XIV, Martinho I de Aragão doou este complexo palaciano aos monges cartuxos, que viveram lá até 1835. Curiosamente, o compositor polonês Frédéric Chopin e sua esposa também se hospedaram nesse lugar. De fato, a cidade conta com um museu voltado para a figura desse famoso artista.

Se você tem pouco tempo para visitar o povoado ou prefere fazê-lo com um guia, você pode reservar o fre tour por Valldemossa. Este passeio permitirá que você descubra a cidade e toda a sua história em apenas algumas horas.

7. Deià

Deià é outro povoado da Serra de Tramontana que vale a pena conhecer em Mallorca. Devido à sua natureza pacífica, é um lugar perfeito para relaxar na ilha. Justamente por esse espírito pacífico, tem sido um verdadeiro refúgio para artistas e boêmios durante grande parte do século XX.

Sua fama veio especialmente após a visita de Robert Graves, que viveu aqui por quase 50 anos. Nesse período, o escritor inglês escreveu sua obra-prima, Eu, Cláudio, considerada um dos melhores romances do século XX. Desde então, a fama de Deià continuou a crescer até hoje. Além disso, agora é possível visitar a casa-museu do novelista.

Casas tradicionais construídas ao redor de uma colina e cercadas por palmeiras e outras árvores em um dia ensolarado
Vista panorâmica de Deià, um dos povoados mais bonitos para ver em Mallorca

8. Estrada de Sa Calobra

Sa Calobra é uma surpreendente paisagem natural formada por duas praias de seixos, separadas por altos penhascos e um profundo desfiladeiro conhecido como Torrente de Pareis. É um dos lugares mais visitados da ilha.

Há duas formas principais de chegar lá: de barco ou de carro, moto ou ônibus, por uma estrada construída especificamente para chegar a esse cenário natural. Entre uma curva e outra, você poderá contemplar as melhores vistas panorâmicas de Mallorca, que são caracterizadas por rochas cársticas e altos picos de montanhas. Para muitos, é uma das estradas mais bonitas do mundo e, claro, é um bom destino para ciclistas experientes.

Caso não queira dirigir ou prefira simplesmente ficar na zona costeira, temos duas boas alternativas para ir às praias de Sa Calobra e Torrente de Pareis:

9. Santuário de Lluc

O mosteiro de Santa María de Lluch ou santuário de Santa Maria de Lluc não é um dos monumentos mais famosos das Ilhas Baleares, mas não poderíamos deixá-lo de fora dessa lista de coisas que você não pode deixar de fazer em Mallorca. Sua construção remonta ao século XIII e está localizada a uma altitude aproximada de 400 metros no meio da Serra de Tramontana.

O complexo foi o primeiro santuário mariano nas Ilhas Baleares e abriga a imagem da Virgem de Lluch, padroeira de Mallorca. Hoje, além de ser um centro espiritual e atrair muitos peregrinos e devotos, também funciona como uma hospedagem. Um lugar onde você pode se esquecer da correria do dia a dia e se deixar levar pelo tempo.

Santuário de Lluc com fachada de pedra em que está escrito Ave Maria sobre um relógio e uma escultura de bronze na frente
O santuário de Lluc é talvez um dos monumentos mais desconhecidos para ver em Mallorca

10. Pollensa

Pollensa está localizada no nordeste da ilha e todos os domingos recebe um dos melhores mercados de Mallorca. Esse mercado ao ar livre é realizado pela manhã e nos seus estabelecimentos você pode comprar queijos, embutidos, conservas, temperos, artesanato, acessórios e muitos outros produtos locais. Uma oportunidade única!

Independentemente do dia em que visitar Pollensa, você pode se perder nas suas ruas íngremes, subir ao mirante do Calvari e admirar a igreja paroquial de Nuestra Señora de los Ángeles, no centro histórico, fundada em 1236 e entregue aos Cavaleiros Templários por ordem de Jaime I de Aragão.

Se você estiver hospedado nessa cidade, esta sugestão de excursões e atividades em Pollensa será interessante.

11. Cabo de Formentor

O Cabo Formentor tem um dos melhores mirantes da Espanha e é o lugar perfeito para ver o pôr do sol em Mallorca. Altos penhascos, calas e um farol acariciado pelo vento, a 188 metros acima do nível do mar, são as principais características desse espaço que é um conto de fadas. Parece algo de outro mundo! Sem dúvida, é um dos lugares imperdíveis em Mallorca.

Deixamos algumas atividades interessantes para você fazer nesse recanto de Mallorca, caso você não queira por conta própria. No entanto, é importante levar em conta que essas atividades só estão disponíveis durante os meses de alta temporada, ou seja, principalmente na primavera e no verão:

O céu ao pôr do sol tingindo-se de rosa em frente ao farol do Cabo de Formentor, localizado em uma colina à beira-mar
O Cabo Formentor é um dos lugares mais românticos da ilha

12. Alcudia

Alcudia se destaca tanto por seu centro histórico quanto por suas praias. Além disso é uma área perfeita para comer em Mallorca. Além disso, todas as terças-feiras e aos domingos é organizado um mercado popular de artesanato e produtos locais. Hora de comprar uma das lendárias ensaimadas!

Seu patrimônio inclui as muralhas originais do século XIV, a igreja de San Jaime, uma obra-prima da arquitetura gótica, e os antigos portões de acesso à cidade murada, como a Porta del Moll e a Porta de Mallorca. Passear pelo centro histórico é como fazer uma verdadeira viagem de volta à Idade Média.

Por ser um destino muito turístico, convidamos você a consultar a lista completa de excursões, visitas guiadas e atividades em Alcúdia que oferecemos a partir da Civitatis. Você encontrará de tudo, desde ferry para Menorca com Baleària saindo de Alcudia até diversas atividades aquáticas e de aventura que você não pode deixar de fazer.

13. Manacor

Manacor é famoso por ser o local de nascimento de um dos atletas mais famosos da história do tênis espanhol. O orgulho da localidade por esse tenista é tanto que há até um espaço de exposição dedicado à sua figura. Gostaria de reservar um ingresso para o Museu Rafa Nadal?

Além de sua relação com o esporte, o município de Manacor é conhecido pelo artesanato, especialmente pela produção de pérolas de Mallorca, uma especialidade da região com mais de 100 anos de história. As ruas desta localidade são pitorescas, com praças animadas e uma atmosfera acolhedora que oferece uma visão autêntica da vida local.

14. Cavernas dels Hams

O município de Manacor também abriga as cavernas dels Hams, surpreendentes cavernas subterrâneas que foram formadas ao longo de milhões de anos e descobertas em 1905. Cinco anos depois, foram abertas ao público, tornando-se as primeiras cavernas desse tipo para realizar visitas regulares com turistas na Espanha. As suas estalactites e estalagmites são de tirar o fôlego. Não há dúvida que seja um dos lugares mais impressionantes para visitar em Mallorca.

Nos arredores das cavernas encontra-se o Dinosaurland, um pequeno parque temático repleto de esculturas de dinossauros em tamanho real. Esse lugar é especialmente recomendado se você estiver em Mallorca com as crianças. Você pode reservar uma excursão às cavernas dels Hams e Dinosaurland saindo de Colonia de San Jorge, El Arenal, Alcudia, Sa Coma e outros destinos na ilha.

Cavernas dels Hams iluminadas e repletas de estalactites e estalagmites em Mallorca
As cavernas dels Hams são uma das grandes atrações da localidade de Manacor

15. Cuevas del Drach

As Cuevas del Drach estão localizadas em Porto Cristo, um distrito que pertence a Manacor. Elas merecem uma menção especial porque em seu interior se escondem uma das maiores passagens subterrâneas do mundo, o Ilac Martel. Pequenos concertos de música clássica e passeios de barco são oferecidos lá todos os dias. Contemplar esse cenário natural enquanto instrumentos animam a visita é uma experiência inesquecível.

Se você não sabe como chegar a esse lugar repleto de estalactites e estalagmites, você pode optar por participar de uma excursão às excursão às Cuevas del Drach saindo do sul de Mallorca ou saindo do norte e leste de Mallorca. Elas são uma das cavernas mais visitadas da Europa! Se você procura um plano ainda mais completo, a excursão às Cuevas del Drach e dels Hams + Porto Cristo será sua melhor opção para você fazer em Mallorca.

16. Cala Mondragó

Considerada uma das melhores praias das Ilhas Baleares, a imponente cala de Mondragó é composta por duas “praias gêmeas” unidas por um caminho estreito. Na zona, você encontrará alguns restaurantes, serviço de guarda-sóis, redes e, na alta temporada, até a possibilidade de participar de um tour de jet ski. Resumindo, tudo o que você precisa para um dia perfeito de sol e mar.

Além disso, as calas fazem parte do Parque Natural de Mondragó, por isso há diferentes trilhas na área que convidam você a se desconectar em meio à natureza. Sem falar nas águas azul-turquesa dessa região de Mallorca. Perfeias para praticar snorkel.

Vista aérea do Parque Natural de Mondragó, uma área costeira com águas cristalinas e várias calas de areia, barcos e vegetação ao redor
O Parque Natural de Mondragó é outro dos lugares imperdíveis para ver em Mallorca

17. Es Pontàs

Outra local para visitar em Mallorca? A poucos quilômetros de Mondragó, um pouco mais ao sul, encontramos Es Pontàs. É uma formação rochosa impressionante, um arco natural no meio do Mediterrâneo moldado pela erosão do mar, da chuva e dos ventos ao longo de milhares de anos. Um lugar muito popular entre os amantes da fotografia e os turistas que procuram paisagens fora do comum.

Essa maravilha natural pode ser apreciada por terra ou mar, seja pelas trilhas que levam até ela ou a bordo de um barco ou lancha. Por isso, recomendamos o passeio de lancha pela Cala del Moro e Es Pontàs para você contemplar paisagens incríveis. O cenário ideal para uma escapadela tranquila!

18. Cala del Moro

A Cala del Moro também se destaca entre as melhores praias de Mallorca. Está localizada no sul da ilha, a menos de uma hora de estrada de Palma. Aqui, o mar acaba encurralado numa pequena baía entre penhascos e pinheiros, criando uma imagem de cartão postal. Por suas águas transparentes e sua paisagem natural selvagem, não poderia faltar nesta lista de lugares para conhecer em Mallorca.

Entreanto, devido ao seu pequeno tamanho, aconselhamos que você chegue a essa cala no início da manhã, especialmente durante os meses de alta temporada. No entanto, se você quiser esquecer o carro e o transporte público, uma boa opção para aproveitar um dia despreocupado na praia é reservar a excursão a Cala del Moro, Cala S’Almunia e Cala Llombards.

Vista aérea de cala del Moro, uma pequena baía com águas cristalinas entre dois altos penhascos
Vista aérea de Cala del Moro, uma das melhores praias de Mallorca

19. Colonia de San Jorge

A Colonia de San Jorge ou Colònia de Sant Jordi é um encantador povoado localizado na costa sudeste de Mallorca, na região de Las Salinas. O que antes era uma modesta vila de pescadores tornou-se um destino turístico popular, embora tenha preservado a sua autenticidade.

Fica a menos de uma hora de carro de Palma e é conhecida por suas magníficas praias de areia branca e águas azul-turquesa. Além disso, devido à sua proximidade, partem daqui várias excursão de barco a Cabrera e à Gruta Azul, embora a maioria delas sejam realizadas apenas durante a alta temporada. A praia de Es Dolç, com seu ambiente tranquilo e vistas do Parque Nacional Marítimo-Terrestre do Arquipélago de Cabrera, é um lugar ideal para relaxar.

Se você quer saber mais informações sobre essa localidade, consulte a lista completa de excursões e visitas guiadas em Colonia de San Jorge.

20. Es Trenc

O Parque Natural Marítimo-Terrestre de Es Trenc-Salobrar de Campos reúne autênticos paraísos. A praia de Es Trenc, que faz divisa com Ses Covetes, chama a atenção pela sua grande extensão e pela cor de suas águas, que lembram a costa do Caribe. Que tal aproveitar uma excursão à praia de Es Tren de barco?

Além disso, perto da costa você poderá visitar as salinas de Es Trenc para descobrir tudo sobre o processo de cristalização e produção do sal marinho.

Vista panorâmica da praia de Es Trenc, uma baía de areia dourada com alguns guarda-sóis e águas cristalinas
Vista panorâmica de Es Trenc, uma das melhores praias de Mallorca

Qual é a melhor época para viajar para Mallorca?

Agora você já sabe o que fazer em Mallorca, desde suas tranquilas calas até os seus povoados mais bonitos, além dos museus e monumentos mais emblemáticos. As Ilhas Baleares oferecem planos para todos os tipos de viajantes, mas… qual é a melhor época do ano para viajar para lá?

Tudo depende do seu gosto, orçamento e do tipo de plano que você quer realizar. A alta temporada é sempre no verão, principalmente nos meses de julho e agosto. Nessa época, as hospedagens costumam ser um pouco mais caras e há mais pessoas nas calas de Mallorca, mas as temperaturas também são mais altas e as chances de chuva são consideravelmente menores.

Nos meses da metade do ano, sem contar o verão, ou seja, de abril a outubro, o ambiente é um pouco mais tranquilo e o clima costuma ser relativamente agradável. Dependendo do ano, você pode até se refrescar em suas praias durante essa temporada. Seja qual for, garantimos que essa ilha é um ótimo destino para se perder em qualquer época do ano.

Quantos dias você deve passar na viagem?

Para uma primeira visita à ilha, se você quiser relaxar, uma semana seria o ideal. Dessa forma, você terá tempo suficiente para fazer o principal que Mallorca oferece.

Por outro lado, um grande número de visitantes decide viajar para Mallorca por 3 dias. Não é uma opção ruim. Isso permite que você descubra seus lugares mais emblemáticos e, no futuro, retorne para continuar explorando suas terras. Você terá a liberdade de decidir as datas com base no seu orçamento e na disponibilidade de dias de férias.

Uma mulher sentada em uma pedra ao lado de uma árvore contemplando uma praia com águas cristalinas e pequenos barcos
Mallorca é um destino que merece ser desfrutado com calma e tranquilidade

Como se deslocar em Mallorca

Além dos transportes públicos, por se tratar de uma ilha, alugar um carro pode ser uma boa opção para se deslocar facilmente em Mallorca. No entanto, se preferir uma alternativa mais sustentável, as excursões compartilhadas com outros viajantes são muito práticas.

É claro que neste artigo compartilhamos com você uma breve seleção de dicas e uma compilação dos locais mais bonitos desse recanto do Mediterrâneo. Mas há muito mais para descobrir. Se você quiser ter todas as informações possíveis, convidamos você a dar uma olhada em nossa proposta completa de excursões, visitas guiadas e atividades em Mallorca.

Más en
COMPÁRTELO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Le informamos de que sus datos personales son tratados por CIVITATIS en las condiciones que se indican a continuación:

Lo más leído #Alemanha