Europa

O que fazer em Luxemburgo: 15 lugares de visita obrigatória

Facciata di un antica cattedrale gotica in pietra con il tetto in ottone ossidato turchese e alte guglie appuntite
29 novembro 2024

Você sabia que Luxemburgo foi um dos países fundadores da União Europeia e da OTAN? E que permaneceu um Estado neutro durante mais de um século? Ou que os seus habitantes falam pelo menos quatro idiomas? Apesar de ser um dos menores países do mundo, esse lugar tem muito a oferecer aos seus visitantes. Na Civitatis, reivindicamos o seu papel e é por isso que queremos dedicar este artigo sobre esse lugar, selecionamos as visitas mais importante para fazer em Luxemburgo, a capital do país.

O passado de Luxemburgo foi marcado por contínuas mudanças de poder. De estar sob domínio espanhol como parte dos Países Baixos no século XVI, passando para mãos austríacas com os Habsburgos e até ser conquistado pela França revolucionária. Esses são apenas alguns exemplos das contínuas idas e vindas de terras luxemburguesas entre diferentes potências europeias. Para saber mais sobre a sua história e se situar na cidade, nada melhor do que um free tour por Luxemburgo. E, se você quiser saber mais sobre os ícones imperdíveis da cidade, basta continuar lendo.

1. Praça Guillaume II II

A praça Guillaume II é o coração de Luxemburgo. Na verdade, aqui estão localizados a Prefeitura e o centro de informação turística da cidade. Destaca-se também a escultura equestre do Grão-Duque Guillaume II.

Esta área é uma parada obrigatória para turistas e moradores locais. Ela abriga diversos restaurantes, fica muito próximo dos principais monumentos da capital e também da Grand Rue, principal via comercial. É quase impossível visitar Luxemburgo e não passar por aqui.

Escultura equestre de bronze em um pilar de pedra num dia claro
A mítica escultura equestre de Guillaume II, localizado em sua praça homônima

2. Palácio Grão-ducal

O Grão-ducal de Luxemburgo é uma monarquia parlamentar constitucional e é na capital onde se encontra o edifício mais emblemático desta Casa Ducal. Este edifício, cujas origens remontam a 1572, serve atualmente como residência oficial do Grão-duque de Luxemburgo e é também onde desempenha muitas das suas funções como chefe de Estado. Você ficará impressionado com o seu pequeno tamanho, em comparação com outros grandes palácios reais europeus.

Como curiosidade, nesse local a troca da guarda é feita com a participação de quatro soldados. Ao lado do Palácio, encontra-se a Câmara dos Deputados, um dos edifícios emblemáticos que não pode faltar em sua visita a Luxemburgo. Já em frente ao monumento, você encontrará uma das melhores chocolaterias da cidade. Um plano perfeito para fazer em Luxemburgo!

Fachada frontal do Grão-ducal num dia claro, um dos monumentos mais importantes para você visitar em Luxemburgo
O Palácio Grão-ducal, um dos monumentos mais importantes de Luxemburgo

3. Catedral de Notre-Dame

Mais monumentos e pontos turísticos para ver em Luxemburgo? A Catedral de Notre-Dame é um edifício de estilo gótico tardio que sugere algumas características renascentistas. Construída inicialmente em 1613 como igreja jesuíta, a visita a este templo é gratuita, por isso é um plano perfeito para fazer em Luxemburgo.

No interior da catedral de Notre-Dame podemos encontrar esculturas modernas que contrastam totalmente com a arquitetura do edifício e, claro, alguns vitrais verdadeiramente impressionantes. Além disso, surpreende a cripta do século XIV dedicada a João, o Cego.

Vitrais da Catedral de Notre Dame de Luxemburgo
Vitrais da catedral de Notre Dame de Luxemburgo

4. Praça da Constituição

A poucos passos da Catedral está a praça da Constituição, uma das praças mais importantes da cidade. O obelisco localizado neste local é coroado pela chamada Dama de Ouro, um monumento em homenagem aos soldados luxemburgueses que tombaram na frente durante a Primeira Guerra Mundial.

Além disso, se você estiver visitando Luxemburgo na época de Natal, esta área fica especialmente bela, repleta de estabelecimentos de comida e postos de madeira que vendem produtos artesanais e decorações do Advento. Magia pura!

Bandeira de Luxemburgo hasteada em primeiro plano em frente à escultura da Dama de Ouro em um dia ensolarado
Dama de Ouro, uma das esculturas mais famosas de Luxemburgo, símbolo da independência do país

5. Igreja de São Miguel

A igreja de São Miguel é o edifício religioso mais antigo de Luxemburgo. As suas origens remontam ao século X, embora tenha sido reconstruída várias vezes. Atualmente podemos observar uma combinação perfeita de elementos românicos, góticos e barrocos, tanto na área interna como na sua fachada.

A entrada neste monumento é gratuita. Ao entrar, você poderá ver a pia batismal, o órgão, o antigo retábulo do altar principal e, claro, os vitrais. Uma visita que você não pode deixar de fazer em Luxemburgo.

Exterior de igreja com alpendre decorado com escudo e escultura em pedra de um arcanjo
A igreja de São Miguel é um dos templos religiosos mais importantes para ver em Luxemburgo

6. Chemin de la Corniche

Um dos mais belos mirantes da Europa está localizado na cidade de Luxemburgo ou, pelo menos, é o que dizem os seus cidadãos. O Chemin de la Corniche é uma passarela para pedestre ao longo das antigas muralhas do século XVII.

A altura deste mirante oferece uma vista inesquecível da parte baixa da cidade, do chamado bairro do Grund e do rio Alzette. É um dos locais mais fotografados deste destino e, realmente, não é por menos. Visitar esta região no fim da tarde para ver o pôr do sol e observar as luzes das casas começarem iluminar é uma experiência inesquecível.

O miradouro Chemin de la Corniche ao pôr do sol, um dos postais mais típicos da capital luxemburguesa. Você pode ver várias casas com telhados triangulares e uma ponte de pedra que atravessa o rio Alzette
O mirante Chemin de la Corniche ao pôr do sol, um dos postais mais típicos de Luxemburgo

7. Bairro do Grund

Depois de conhecer o Grund das alturas, é hora de descer e passear por esse charmoso bairro. Aqui, espera por você um agradável passeio onde casas de estilo francês e pontes de pedra predominam. O ambiente costuma ser bem tranquilo e cada cantinho vale uma foto.

Por outro lado, entre os monumentos mais emblemáticos desta zona estão a igreja de São João e a abadia de Neumünster, um centro de conferências e eventos que no passado também funcionou como hospital militar e prisão.

Casas no bairro Grund localizadas às margens do rio Alzette. Acima você pode ver as antigas muralhas de Luxemburgo
Explorando o bairro do Grund, um dos lugares imperdíveis de Luxemburgo

8. Casemates du Bock

Luxemburgo já foi conhecido como o Gibraltar do Norte, devido às suas sóbrias fortalezas que faziam dessa cidade um território inexpugnável. Por esse motivo, os baluartes da cidade são protegidos como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Uma das áreas mais conhecidas destas fortalezas é Casemates du Bock, outra atração que não pode faltar em Luxemburgo. Este conjunto de túneis subterrâneos foi construído como um labirinto em 1644, época em que Luxemburgo estava sob domínio espanhol. As galerias foram ampliadas apenas 40 anos depois pelos austríacos, tornando a cidade um lugar ainda mais difícil de conquistar.

Em tempos de guerra, estes edifícios podiam abrigar mais de 1.200 soldados e cerca de 50 canhões. Da mesma forma, foram utilizados pela população civil para se esconder de ameaças de bombardeio. A entrada é paga e pode ser adquirida diretamente na bilheteria ou através do site oficial de turismo de Luxemburgo.

Altos muros de Luxemburgo, onde estão localizados os túneis subterrâneos conhecidos como casamatas de Bock. Junto às fortificações avistam-se duas pontes de pedra que atravessam o rio Alzette
Casemates du Bock, protegidas pela Unesco como Patrimônio da Humanidade

9. Rives de Clausen

Seguindo o curso do rio Alzette, chegaremos a Rives de Clausen, uma área de caráter alternativo e boêmio. Esta região abriga antigas cervejarias que ficaram em desuso e agora funcionam como restaurantes e bares.

A vida noturna é muito segura e animada, por isso é considerada um dos melhores locais para festejar em Luxemburgo. Embora esteja um pouco longe do centro histórico da cidade, está perfeitamente conectada por ônibus com a parte alta do Chemin de la Corniche e com a igreja de São Miguel.

10. Parlamento Europeu

Você sabia que Luxemburgo é o lar de diversas instituições da União Europeia? Estes estão localizados no bairro de Kirchberg, a cerca de 20 minutos de transporte público do centro da cidade. O European Convention Center e a Secretaria Geral do Parlamento Europeu são os destaques dessa área. Vale a pena vir aqui para descobrir o grande contraste destes edifícios modernos com os demais edifícios da cidade.

Como se não bastasse, perto das salas europeias está a Filarmônica de Luxemburgo, um moderno salão de concertos que recebe mais de 400 espetáculos por ano. Para visitar o seu interior, você pode adquirir um ingresso para um dos seus eventos musicais ou participar numa visita guiada, que só pode ser reservada no seu site oficial.

Vários edifícios altos e de aparência moderna em uma colina com vegetação abundante
Panorâmica das instituições europeias no bairro de Kirchberg

11. Forte Thüngen

Muito perto das instituições da União Europeia, encontramos o forte Thüngen, do século XVIII. Esse espaço abriga algumas das melhores exposições para visitar em Luxemburgo. Estamos falando do MUDAM, ou Museu de Arte Moderna do Grão-duque João de Luxemburgo, construído sobre as ruínas dessa antiga fortificação; e o museu Dräi Eechelen, localizado precisamente dentro destas muralhas defensivas.

Se você estiver interessado pela arte contemporânea ou desejar mergulhar no passado deste destino, um dos planos obrigatórios para fazer em Luxemburgo é visitar os museus. Nos seus arredores, você poderá fazer um piquenique ao ar livre, pois há várias áreas arborizadas.

Fort Thüngen, uma fortaleza com duas torres altas e uma ponte levadiça sobre um fosso com gramado
O forte Thüngen abriga vários museus de Luxemburgo

12. Elevador Pfaffenthal

Luxemburgo tem dois elevadores gratuitos que conectam as partes alta e baixa da cidade em um piscar de olhos. O mais surpreendente deles é o Pfaffenthal, suspenso a 60 metros de altura e com uma surpreendente passarela com fundo de vidro.

Além de ver as casas de cima, esse elevador panorâmico oferece vistas perfeitas da ponte Grã-duquesa Charlotte, que chama a atenção no horizonte pelo seu aspecto avermelhado. Seu nome vem de uma das figuras mais carismáticas da história do país.

Quatro pernas apoiadas no piso de vidro de um elevador panorâmico
O elevador Pfaffenthal, um dos melhores mirantes de Luxemburgo

13. Porta das Três Torres

A menos de 10 minutos a pé da estação superior do elevador Pfaffenthal fica a Porta das Três Torres, construída entre os séculos XI e XII. Esta é uma dos portões que antigamente davam acesso a Luxemburgo fortificado.

Em frente a este monumento encontra-se também a Torre Espanhola, de onde se podem obter belas vistas panorâmicas. Não há dúvida de que existem muitos mirantes realmente bonitos para visitar em Luxemburgo.

Antigo pórtico de pedra, encimado por duas torres e junto a uma muralha
Porta das Três Torres, um dos vestígios das muralhas de Luxemburgo

14. Valle de Pétrusse

Se você é apaixonado pela natureza, o Valle de Pétrusse é visita obrigatória para fazer em Luxemburgo. Este parque natural surpreende pela sua exuberante vegetação e, também, por ser um verdadeiro refúgio de paz. Embora seja verdade que a cidade não é particularmente movimentada, sendo um país muito pequeno, perder-se neste lugar é quase mágico. Você vai se esquecer de que está em uma capital europeia.

Além disso, um dos principais caminhos de acesso a este parque fica junto à ponte Adolfo, pelo qual se pode caminhar por baixo dessa gigantesca construção do início do século XX. Ela tornou-se a ponte com o maior arco de pedra do mundo! Caminhando pelo valle de Pétrusse, você pode procurar a capela de Saint-Quirin, um recanto que certamente irá surpreendê-lo.

A capela de Saint-Quirin no vale do Pétrusse, cercada por árvores e um banco que evoca tranquilidade
A capela de Saint-Quirin no valle de Pétrusse.

15. Cemitério Militar Americano

Se você planeja explorar Luxemburgo em três dias ou mais, poderá ter interesse em visitar alguns recantos mais afastados do centro histórico. Nesse sentido, o Cemitério Militar Americano é uma opção perfeita para investigar o papel do país durante a Segunda Guerra Mundial, quando caiu nas mãos da Alemanha nazista até ser resgatado pelos aliados.

O cemitério tem mais de 5.000 cruzes e estrelas de David em homenagem aos americanos que caíram na vizinha Batalha das Ardenas, que aconteceu entre o final de 1944 e o início de 1945. O único problema desse local em termos de turismo é sua localização. A melhor forma de chegar é de carro alugado, táxi ou com uma excursão organizada.

Cruzes brancas presas em um grande gramado de um cemitério
O Cemitério Militar Americano nos lembra o drama da Segunda Guerra Mundial

O que comer em Luxemburgo?

Luxemburgo faz fronteira com três países: Alemanha, França e Bélgica. Por isso, a sua gastronomia combina muitos elementos da cozinha de diferentes países, como acontece em outros locais europeus como a Suíça.

Embora comer neste Estado não seja muito econômico em comparação com outros países vizinhos, vale a pena experimentar algumas iguarias locais. O hong am rèisleck, por exemplo, é um prato de frango com vinho branco muito apreciado em todo o país, assim como o huesenziwwi, um ensopado caipira verdadeiramente delicioso.

A cidade é também um local ideal para saborear salsichas de diversas variedades acompanhadas, de sobremesa, do famoso bolo de ameixa quetschentaart. Participar de um tour gastronômico por Luxemburgo é uma boa oportunidade para provar alguns pratos típicos e um plano obrigatório para fazer em Luxemburgo.

Hong am rèisleck, um dos pratos típicos da culinária de Luxemburgo
Hong am rèisleck, um dos pratos típicos da culinária de Luxemburgo.

Como se locomover em Luxemburgo

Você sabia que o transporte público em Luxemburgo é gratuito? Você pode viajar de bonde, trem e ônibus por todo o país sem limitações. Isso permitirá que você chegue confortavelmente aos monumentos mais emblemáticos sem se cansar.

Entretanto, se você quiser explorar os arredores e sair do país, uma das melhores coisas a fazer é uma excursão a Trier.  Localizada a menos de uma hora e meia da capital de Luxemburgo, Trier é reconhecida como uma das cidades mais antigas da Alemanha. Visitar esse lugar é uma experiência perfeita se você estiver planejando uma viagem a Luxemburgo de três dias ou mais.

COMPÁRTELO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Le informamos de que sus datos personales son tratados por CIVITATIS en las condiciones que se indican a continuación:

Lo más leído #Espanha