O que fazer em Ilhabela: 8 planos no paraíso paulista

Ilhabela é um dos destinos mais convidativos do litoral paulista e encanta tanto os amantes da natureza quanto aqueles que buscam tranquilidade e lazer. Mas, o que fazer em Ilhabela? Suas praias paradisíacas, com mar cristalino e rodeadas de frondosa vegetação são apenas uma das atrações na ilha. A cidade é um município-arquipélago, que conta com 14 ilhas e ilhotes, tem cerca de 84% do seu território protegido pelo Parque Estadual de Ilhabela e foi declarado Unesco como parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, com a maior área insular desse bioma do Brasil, contendo diversos exemplares de fauna e flora raros e endêmicos. Um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza!
A riqueza da biodiversidade local, os ventos que favorecem esportes náuticos e as trilhas que levam a paisagens deslumbrantes fazem de Ilhabela um lugar especial para explorar e vivenciar experiências inesquecíveis. Para ajudar você a planejar a sua viagem, fizemos uma lista do que fazer em Ilhabela. Vamos?
1. Conheça as incríveis praias de Ilhabela
Uma lista do que fazer em Ilhabela não poderia começar de outra forma sem ser falando sobre suas incríveis praias. Ao todo, essa ilha paulista conta com 73 enseadas, muitas das quais são de fácil acesso aos turistas e ligadas pela mesma estrada, que vai do norte ao sul da cidade. Você encontrará desde áreas badaladas e cheias de turistas, com diversos quiosques e restaurantes, até regiões mais tranquilas e desertas. Entre as praias de fácil acesso de Ilhabela mais populares, estão:
- Praia do Curral: a mais popular e com o maior fluxo de visitantes, conta com diversos quiosques e estacionamentos.
- Praia Grande: conta com quiosques e águas tranquilas, ideal para famílias.
- Praia do Perequê – no centro de Ilhabela, ideal para quem gosta de praticar esportes aquáticos.
- Praia do Julião – uma pequena enseada, mas seu vale a pena a visita pelo seu belo cenário natural. É acessível acessível por uma curta trilha.
- Praia da Feiticeira – popular entre os mais jovens e de fácil acesso, mas não conta com quiosques.
- Praia do Sino – famosa pelo som das pedras que parecem tocar um sino ao serem batidas pelas águas.

Por outro lado, as praias do leste da ilha são de difícil acesso, sendo possível chegar apenas por trilhas pelo Parque Estadual de Ilhabela ou de transporte marítimo. Entre elas, as mais populares são:
- Praia de Castelhanos: um dos cartões-postais de Ilhabela, acessível por trilha ou veículos 4×4.
- Praia do Bonete – acesso por uma trilha, com aproximadamente 12 quilômetros, ou barco. É considerada uma das praias mais bonitas do Brasil.
- Praia de Jabaquara – é possível chegar de carro, mas a estrada de terra pode ser complicada para veículos comuns. Você também pode reservar um passeio de barco.
- Praia de Indaiaúba: uma das mais preservadas e isoladas de Ilhabela, com um cenário paradisíaco. É acessível apenas de barco.
2. Faça um passeio de barco por Ilhabela
Falando nas belas praias, um dos itens obrigatórios para fazer em Ilhabela é um passeio de barco. É a maneira perfeita de conhecer as praias de difícil acesso para se maravilhar com as belezas naturais da ilha.
Além de ser um plano divertido, você poderá chegar até as praias isoladas, como a de Castelhanos e Botene, e desfrutar das paisagens virgens de maneira exclusiva e longe das grandes multidões de Ilhabela. Além disso, alguns passeios são oferecidos no final da tarde, onde você poderá assistir ao pôr do sol em alto-mar.
Faça esse passeio de barco às praias do Bonete e Indaiaúba para conhecer duas das praias mais famosas da ilha. Garantimos que valerá a pena!

3. Descubra a biodiversidade marinha
Raias, tartarugas marinhas, peixes coloridos, recife de corais… Ilhabela é um paraíso para os amantes da natureza e de aventuras aquáticas. Por isso, um dos planos mais divertidos da nossa lista do que fazer em Ilhabela é praticar esportes aquáticos. Que tal reservar essa atividade de snorkel ou de mergulho em Ilhabela?
Além de conhecer a rica biodiversidade marinha da ilha, você também pode mergulhar próximo à embarcações afundadas, para observar como a natureza transformou os destroços em lar. Você sabia que Ilhabela é o ponto da costa brasileira com o maior número de naufrágios? Ao todo, já foram encontrados 16 barcos afundados na costa da ilha e 12 ainda esperam confirmação
Fazendo essa atividade de mergulho nos barcos naufragados de Ilhabelha, você poderá ver até 5 embarcações, incluindo o famoso Aymoré e o Velásquez. Outro plano diferente para fazer em Ilhabela é esse mergulho noturno. Vamos?
E se você não tem experiência com mergulhos com cilindros, não se preocupe! É possível reservar esse batismo de mergulho em Ilhabela ou, inclusive, um curso com certificado internacional NAUI Open Water.

4. Aventure-se praticando esportes aquáticos
Os amantes de esportes aquáticos vão encontrar muitas opções na lista do que fazer em Ilhabela. Isso porque, graças às águas calmas e ventos geralmente favoráveis, as praias da ilha são perfeitas para praticar esportes como o windsurf e o kitesurf. Além disso, as paisagens naturais de Ilhabela como cenário é um grande bônus.
Em algumas das praias mais tranquilas, como a do Pinto e a da Fome, você encontrará águas tranquilas para praticar o paddle surf, também muito popular em Ilhabela. Se preferir, pode alugar um caiaque para explorar os recifes ao redor da ilha. Um plano imperdível!
5. Faça uma trilha até as cachoeiras da Mata Atlântica
Outro plano imperdível da nossa lista do que fazer em Ilhabela é umas das trilhas passam por dentro do parque. É uma conexão direta com a natureza! Esses caminhos têm diferentes níveis de dificuldade e destinos. Você pode chegar aos mirantes com vistas panorâmicas da ilha, observar espécies nativas de animais, conhecer cachoeiras e piscinas naturais e, inclusive, chegar às praias mais remotas e desertas, entre as quais se destacam a praia de Castelhanos, da Fome e Bonete.
Entre as trilhas mais populares, listamos as nossas cinco preferidas:
- Trilha do Botene: como citamos acima, a trilha tem aproximadamente 12 quilômetros e nível dificil. No entanto, o esforço vale a pena para conhecer uma das praias mais bonitas do país. Durante o caminho, você verá as cachoeiras do Laje, Areado e Saquinho. Se preferir, pode fazer o caminho de volta com um barco.
- Trilha de Castelhanos: essa trilha é ainda mais desafiadora, pois tem cerca de 22 quilômetros em nível difícil. Dica: considere percorrer esse caminho apenas se você tiver muita experiência em trilhas. Você também pode percorrê-la com um 4×4 para chegar à praia.
- Trilha da Água Branca: um dos caminhos mais estruturados para percorrer em Ilhabela, localizada dentro do Parque Estadual de Ilhabela. Você percorrera 6 quilômetros e conhecerá cachoeiras e piscinas naturais, além de aprender sobre a fauna e flora endêmica com as placas informativas.
- Trilha da Cachoeira do Gato: são 2 quilômetros de caminhada em nível médio para chegar à maior cachoeira de Ilhabela, com 80 metros de queda.
- Trilha da Cachoeira dos Três Tombos: a mais curta, com apenas 500 metros, que permite apreciar a cachoeira dos Três Tombos. Ideal para quem quer um plano para fazer em Ilhabela com crianças.

6. Explore a Vila, o coração de Ilhabela
Não é só nas praias que podemos encontrar o que fazer em Ilhabela. A cidade também tem uma rica história e vestígios do passado colonial que você não pode deixar de conhecer.
No centro histórico, conhecido carinhosamente como Vila, você verá as ruas de paralelepípedos e os edifícios antigos e coloridos que ainda mantém a arquitetura desse período. Lá, você pode encontrar diversas lojas, artesanatos, restaurantes e bares, além dos calçadões e decks onde é possível desfrutar das paisagens naturais de Ilhabela.

Durante o dia, os turistas podem passear pela vila para visitar o comércio, tomar um café, um sorvete e almoçar desfrutando da vista. No verão, também é possível avistar os grandes navios cruzeiros que chegam no porto da cidade.
À noite, o centro histórico fica ainda mais agitado com a presença de muitos turistas que vão experimentar a variada gastronomia ou que querem desfrutar da animação do local, já que diversos estabelecimentos contam com música ao vivo e um cardápio de bebidas e aperitivos variados.
Na Vila, você também encontrará a Igreja Matriz de Nossa Senhora D’ajuda, um templo construído no século XVII com conchas, pedras e óleo de baleia.

7. Descubra a vida noturna: gastronomia e música
A vida noturna de Ilhabela é bastante agitada, especialmente na alta temporada. A Ilha conta com bares sofisticados, restaurantes à beira-mar e festas em clubes. Grande parte desses locais ficam na Vila, o que confere um charme especial à noite, graças à arquitetura colonial combinada com iluminação decorativa.
Lá, você encontrará bares com música ao vivo, onde poderá desfrutar de diversos gêneros, da MPB ao rock, lanchonetes, pizzarias, creperias e sorveterias espalhados pelo centro histórico. Se preferir uma noite mais romântica, encontrará restaurantes com clima aconchegante que servem um jantar à beira-mar acompanhado de bons vinhos.
Para que gosta de festas, pode aproveitar alguma das baladas e beach clubs, que oferecem grandes festas, que muitas vezes começam à tarde e vão até a madrugada. Entre os locais mais populares de Ilhabela, está o Estaleiro Bar, um ponto de encontro que oferece uma grande variedade de gêneros musicais. O Sea Club é outro dos lugares mais populares da ilha, um beach club que promove festas e eventos exclusivos.
8. Faça um passeio cultural por Ilhabela
Outro local que faz parte da história da cidade e está na nossa lista do que fazer em Ilhabela é a visita à sede do Parque Estadual, localizado no antigo fórum e cadeia da ilha. Essa construção de 1804 abriga uma mostra de cinco salas temáticas com fotos, vídeos e peças sobre a Mata Atlântica de Ilhabela, onde você poderá conhecer mais sobre a fauna e flora endêmicas e diversas curiosidades.
Se você quiser mais, pode incluir na sua lista um passeio pelo Museu Náutico. Você sabia que Ilhabela é conhecida como Triângulo das Bermudas do Brasil? O museu conta a história dos navios que naufragaram na costa da ilha e mostra os artefatos retirados do fundo do mar, especialmente do navio “Príncipe de Astúrias”, o maior acidente náutico do país.

Ilhabela é uma cidade-arquipélago que oferece atrações para todos os gostos e idades, além de encantar com sua beleza e diversidade natural, com praias, selvas, cachoeiras e piscinas naturais. É um verdadeiro paraíso no estado de São Paulo! Comece já a planejar a sua viagem e descubra todas as atividades para fazer em Ilhabela com a Civitatis.