O que fazer em Helsinki: 12 imperdíveis da capital finlandesa

Helsinki é o epicentro cultural, político e econômico da Finlândia. É a maior cidade do país e uma parada habitual para cruzeiros no Báltico ou como escala para os viajantes que se dirigem à região da Lapônia. Independentemente do motivo ou da época da viagem, a verdade é que essa capital tem um rico legado monumental que merece ser descoberto. Você quer saber o que fazer em Helsinki? Vamos lá!
1. Praça do Senado
A Praça do Senado, conhecida em finlandês como Senaatintori, é o lugar perfeito para começar a explorar este destino. Nesse local, encontram-se algumas das construções mais importantes da capital finlandesa, como a Catedral Luterana, a Casa Sederholm, o prédio de pedra mais antigo da cidade, a Biblioteca Nacional e o Gabinete do Primeiro Ministro. Além disso, fica muito perto do porto de cruzeiros e da estação ferroviária, portanto, é muito fácil chegar até esse ponto.
Adicionalmente, no centro da praça, há uma imponente escultura do czar Alexandre II da Rússia, reconhecido como o principal responsável pelo desenvolvimento dessa região no século XIX. Para explorar mais sobre essa fascinante história, uma excelente opção é participar de um free tour por Helsinki, onde você poderá percorrer as ruas da cidade e conhecer seus principais pontos turísticos, imersos em um contexto cultural rico.

2. Catedral de Helsinki
Na sua lista sobre o que fazer em Helsinki, não deixe de colocar uma visita à Catedral, que é um de seus grandes cartões-postais. Suas belas cúpulas se destacam no skyline da cidade e sua fachada branca imaculada é realmente impressionante.
O templo, localizado no topo de imponentes degraus na Praça do Senado, oferece vistas deslumbrantes. O ingresso é totalmente gratuito, mas, para explorar a fundo sua história e curiosidades, participar de um tour de arquitetura por Helsinki pode ser uma excelente opção. Além disso, não perca a oportunidade de conhecer o café que fica no subterrâneo da igreja, e que às vezes recebe eventos culturais dos mais diversos.

3. Mercado Vanha Kauppahalli
A menos de 10 minutos a pé da Catedral de Helsinki e da Praça do Senado está o Vanha Kauppahalli, o antigo mercado da capital da Finlândia. Inaugurado em 1889, é o mercado coberto mais antigo da cidade, destacando-se por seu design de época, com detalhes em madeira e ferro forjado. Sua arquitetura é deslumbrante!
O mercado tem um foco em produtos frescos, sazonais e de origem local, refletindo a cultura finlandesa de valorização da natureza e da sustentabilidade. Percorrer o Vanha Kauppahalli é uma ótima oportunidade para se aprofundar na rica culinária finlandesa e vivenciar uma experiência autêntica. No entanto, recomendamos chegar cedo, já que o espaço é muito frequentado, tanto por moradores quanto por turistas.

4. Market Square
Muito próximo do Vanha Kauppahalli, encontra-se outro mercado, mas este ao ar livre: a Market Square. Localizado à beira-mar, na região do porto, o mercado é o lugar ideal para vivenciar o estilo de vida finlandês, fazer compras e experimentar pratos típicos, tudo isso enquanto aprecia a espetacular vista marítima.
Na Market Square, você encontrará uma grande variedade de produtos, desde frutas e verduras, peixes e carnes, até pães artesanais, artesanatos locais e barracas de street food. O mercado é especialmente conhecido pela venda de pratos quentes e saborosos, como o lampo, um sanduíche de salmão grelhado, o lihapiirakka, um pastel de carne recheado, e a tradicional sopa de peixe, feita com peixe fresco do mar Báltico.
Se você está procurando o que fazer em Helsinki no inverno, a Market Square se transforma em um local mágico durante o Natal. O mercado ganha um charme especial com as feiras natalinas, as luzes brilhantes e os presentes típicos finlandeses, criando uma atmosfera acolhedora.
Além disso, a apenas uma curta viagem de ferry de Helsinki, Tallinn também brilha durante a temporada de festas de fim de ano, com seu deslumbrante mercado de Advento, considerado um dos mais bonitos da Europa. Uma ótima oportunidade para aproveitar o clima festivo em ambas as cidades.

5. Catedral ortodoxa de Uspenski
A poucos passos do porto principal encontra-se a Catedral da Dormição de Maria, a principal igreja ortodoxa da Finlândia. Conhecida como Catedral de Uspenski, este impressionante santuário destaca-se por sua fachada de tijolos vermelhos e suas treze torres ornamentadas. Sem dúvida, é uma atração que merece um lugar na sua lista sobre o que fazer em Helsinki.
Ao contrário da catedral luterana, cujo interior é bastante sóbrio, a igreja ortodoxa chama a atenção por sua ornamentação interna. Afrescos em tons dourados, um altar meticuloso, um lustre impressionante e muitos outros detalhes são cativantes assim que você entra nesse local de culto.
Devido à sua localização em uma área elevada, similar à Catedral luterana, a região ao redor dessa construção oferece vistas incríveis, tornando-se um dos melhores mirantes de Helsinki. Para admirar a fachada do templo e fotografar essas paisagens, reserve este tour de segway por Helsinki, uma forma divertida e prática de chegar às partes mais altas da cidade.

6. Igreja de Pedra
Entre as atividades imperdíveis para fazer em Helsinki, uma visita à Igreja de Pedra, ou Temppeliaukio, é essencial O edifício é bastante recente, pois foi inaugurado em 1969, mas sua curiosa arquitetura irá cativá-lo. Esculpida diretamente em uma enorme rocha, a igreja recebe luz natural através de uma impressionante cúpula de vidro, criando um ambiente único.
Embora toda a construção seja magnífica, o teto circular é o grande destaque. Com 180 painéis e 24 metros de diâmetro, proporciona uma acústica impressionante, tornando o espaço ideal para apresentações musicais. Curiosamente, o templo é frequentemente utilizado como palco para diversos eventos musicais.
O ingresso para esse monumento está incluído no Helsinki Card, um cartão turístico que oferece acesso ao transporte público e a várias atrações da cidade. É uma excelente opção para quem deseja economizar, especialmente se você pretende visitar diversos museus e edifícios emblemáticos, já que reúne ingressos por um preço mais acessível.

7. Capela do Silêncio
Para quem gosta de arquitetura moderna, conhecer a Capela do Silêncio ou Kamppi é uma das principais atividades para fazer em Helsinki. Esse edifício ecumênico, com quase 12 metros de altura, é tão curioso por fora quanto por dentro. Sua fachada de vanguarda rompe completamente com a estética de qualquer edifício na área circundante. Ela foi feita inteiramente de madeira e não tem janelas. Curioso, não é?
Assim que entrar, você descobrirá a razão de seu nome. O silêncio absoluto contrasta completamente com a vida lá fora. Para muitos, é o lugar perfeito para sentar-se por um tempo e refletir ou meditar entre um monumento e outro.
Como muitos outros ícones da cidade, a Capela do Silêncio faz parte da rota regular dos ônibus turísticos de Helsinki. Esses ônibus oferecem a maneira mais conveniente de se locomover, pois fazem paradas próximas aos marcos mais importante da cidade e permitem embarque e desembarque ilimitados durante o período de validade do bilhete, que geralmente é de 24 horas.

8. Estação Central de Helsinki
A Estação Central de Helsinki, é um dos principais centros de transporte do país. Conecta o centro com o aeroporto, com as principais cidades nacionais e, é claro, com a famosa e bela Lapônia, a região mais ao norte da Finlândia.
Entretanto, além de sua importância como centro de transporte, o edifício é considerado um exemplo perfeito de Art Nouveau. Suas esculturas, a torre do relógio e a ornamentação verde lhe conferem uma aparência realmente especial. Sua fama é tão grande que, conforme foi publicado no Helsinki Times, esse edifício foi escolhido pela BBC como uma das mais bonitas estações de trem do mundo.
A Estação Central também reflete a identidade e a história de Helsinki. Por isso, explorá-la é uma das melhores opções que não podem faltar na sua lista do que fazer em Helsinki, especialmente, se você deseja entender sua importância funcional quanto admirar sua beleza arquitetônica.

9. Rua Huvilakatu
Huvilakatu é uma das ruas mais coloridas para se visitar em Helsinki e, é claro, uma das mais fotografadas. Seja em um dia ensolarado de verão ou em uma noite sombria de inverno, seus edifícios deslumbram em qualquer época do ano.
Situada em uma área residencial, essa rua é famosa por suas construções de época, com várias casas de estilo tradicional finlandês, incluindo casas de madeira e edifícios art nouveau. Também oferece um ótimo exemplo de como o design urbano da cidade preserva elementos históricos, ao mesmo tempo em que integra toques modernos.
A rua Huvilakatu está localizada na parte sul da cidade, mas pode ser alcançada em apenas 15 minutos de transporte público. Se você já explorou todo o centro e está se perguntando o que fazer em Helsinque em 1 dia, essa área deve estar na sua lista de visitas obrigatórias. Não hesite!

10. Bairro de Kallio
Se você gosta de um ambiente descontraído com um toque boêmio, explorar o bairro de Kallio em Helsinki é uma experiência imperdível. Kallio originalmente era um bairro operário, mas ao longo do tempo atraiu estudantes, artistas e jovens profissionais, tornando-se um local dinâmico e multicultural.
O bairro destaca-se por sua rica cena cultural, com galerias de arte, teatros independentes e eventos locais, como o famoso Kallio Block Party. Além disso, Kallio é um destino ideal para os amantes da música ao vivo, com uma grande variedade de bares e clubes que oferecem espetáculos para todos os gostos.
Um dos seus encantos está na combinação de arquitetura histórica e uma comunidade de mentalidade inclusiva e liberal. É um ponto de encontro para pessoas de diferentes origens e estilos de vida, criando uma atmosfera vibrante e única. Fazendo este tour pelo bairro de Kallio, você descobrirá o caráter especial de um dos distritos mais fascinantes de Helsinki.

11. Fortaleza de Suomenlinna
Considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, a fortaleza de Suomenlinna fica na ilha dos Mustasaar, podendo ser acessada por meio de ferry. Esse monumento, cuja construção começou em 1748, foi erguido em uma tentativa de defender a costa finlandesa do expansionismo russo. Canhões, muralhas, quartéis e antigos estaleiros estão distribuídos nessa área, considerada um dos locais mais turísticos de Helsinki.
Para nos adentrarmos nesse lugar especial, fazer uma visita guiada por Helsinki e Suomenlinna é a opção perfeita, com transporte e guia incluídos. Você não precisará se preocupar com nada além de desfrutar e descobrir a história da cidade e sua emblemática ilha-fortaleza. Outra opção para admirar sua fachada sóbria é fazendo um passeio de barco por Helsinki, no qual também terá a oportunidade de apreciar a beleza da cidade vista da água.

12. Parque Sibelius
Juntamente com Suomenlinna, o Parque Sibelius é um dos pontos mais distantes do centro da cidade de todos os que já mencionamos, mas vale muito a pena colocá-lo na sua lista sobre o que fazer em Helsinki.
Esse pulmão verde está localizado no bairro de Töölö e, como atração turística, é mais conhecido pela escultura que homenageia o violinista finlandês Jean Sibelius. Esse monumento emite um leve som musical toda vez que o vento sopra em sua estrutura. No entanto, esse parque oferece muito mais. Trilhas agradáveis com vistas para o mar e uma linda cabana vermelha que serve um bom café e deliciosos pães de canela, são outras razões para visitá-lo.
Se você não tiver tempo suficiente para percorrê-lo por completo, uma opção muito prática para conhecê-lo e fazendo este tour de bonde por Helsinki, além de passar pelo Parque Sibelius, você admirará outros pontos turísticos importantes da cidade a bordo um dos melhores transportes públicos do mundo.

Quando ir a Helsinki?
Embora cada estação tenha suas vantagens, podemos dizer que Helsinki tem duas altas temporadas. Uma é o verão, especialmente de junho a setembro, quando os cruzeiros estão em plena atividade. As temperaturas são agradáveis, embora possa fazer frio à noite, e as horas de luz do dia são consideravelmente mais longas do que no resto do ano.
Por outro lado, viajar para Helsinki em dezembro, no inverno, significa aproveitar a magia do Natal, com seus mercados de rua e inúmeras iluminações. No entanto, essa época do ano é bastante fria, com temperaturas abaixo de zero e um manto de neve cobrindo as principais praças e parques.
Nos outros meses, as hospedagens costumam ser mais baratas, assim como os voos. Portanto, você deve considerar todos os pontos positivos e negativos e levar em conta seu orçamento ao escolher as datas de sua viagem.

Transporte em Helsinki: como se locomover
Se você estiver pensando em como ir do aeroporto de Helsinki para o centro da cidade, a maneira mais conveniente é reservar on-line um serviço de transfer privado com um preço fixo. Deixaremos você diretamente em seu hotel. No entanto, se desejar, você pode pegar o trem para a Estação Central e depois seguir de ônibus, metrô ou bonde. A escolha é sua! O transporte público neste destino funciona bem e você pode pagar com bilhetes simples ou passes diários com viagens ilimitadas por 1 ou vários dias.
Por outra parte, se você irá estar na Finlândia por apenas algumas horas, seja porque está fazendo uma escala ou porque está chegando de barco, um tour por Helsinki para cruzeiros ou um tour saindo do aeroporto, será sua opção ideal. Ambos incluem transfers e um guia para lhe acompanhar aos pontos turísticos mais icônicos do centro político, cultural e econômico da Finlândia. No outro extremo, se você estiver planejando férias mais longas e se pergunta o que fazer em Helsinki em vários dias, reservar uma excursão a Tallinn lhe permitirá conhecer melhor a capital da Estônia.
De qualquer forma, não há dúvida de que esta cidade europeia tem muito a oferecer. Se quiser descobrir mais planos para fazer na região, você pode consultar o catálogo completo da Civitatis com as melhores excursões, visitas guiadas e atividades em Helsinki. Aproveite!