Europa

O que fazer em Genebra: 15 atrações e planos imperdíveis

Vista panorâmica da orla da cidade de Genebra a partir do Lago Leman, a segunda maior cidade da Suíça
História, paisagens de tirar o fôlego e atrações para todos os gostos... Venha descobrir o que fazer em Genebra com a Civitatis!
24 fevereiro 2025

Localizada na região de língua francesa da Suíça, Genebra é uma cidade sofisticada às margens do lago Léman, o maior do país. A cidade atrai visitantes de todo mundo graças à sua mistura única de charme cosmopolita e tranquilidade suíça. Hoje, nós da Civitatis fizemos uma lista do que fazer em Genebra para você não perder nada na sua viagem. 

Com uma história que remonta ao século II, Genebra foi controlada por diversos domínios durante os séculos, como o Império Romana, os Burgúndios, o Império Carolíngio, o Ducado da Saboia, a França e, finalmente, a Confederação Suíça. Hoje, a cidade é um dos centros financeiros internacionais mais importantes do mundo. Vamos conhecê-la?

1. Lago Léman e Jet d’Eau

Uma lista do que fazer em Genebra não poderia começar sem mencionar um dos principais pontos da cidade: o lago Léman. Também conhecido como Lago de Genebra, é um dos maiores da Europa e a paisagem mais icônica da cidade. Além disso, o lago Léman conecta algumas cidades suícas, como Genebra, Lausanne e Montreux a vilarejos franceses. O maior destaque do lago é, sem dúvida, o Jet d’Eau, um impressionante chafariz que lança um jato de água a 140 metros de altura. Impressionante!  

Ao visitá-lo, você poderá praticar esportes aquáticos, nadar ou caminhas enquanto aprecisa a vista incrível dos Alpes. Esse passeio de barco pelo lago Léman é uma excelente opção de conhecer esse cartão postal de Genebra.

Foto aérea da fonte de água de Genebra no lago Léman
Foto aérea do Jet d’Eau no lago Léman

2. Vieille Ville, o centro histórico de Genebra

O centro histórico de Genebra, conhecido como Vieille Ville, é um dos lugarem mais chamosos para explorar na cidade. Ruas de paralelepípedos, praças charmosas e construções centenárias dão a essência medieval de Genebra e refletem sua rica história. Lá, você encontrará alguns dos edifícios mais importantes da cidade. Além disso, sua localização privilegiana em uma colina, proporciona vistas deslumbrantes da cidade e do lago Léman. Por isso, uma visita à Vieille Ville é um ponto obrigatório do que fazer em Genebra.

3. Place du Bourg-de-Four

No coração da Vieille Ville, você encontrará a Place du Bourg-de-Four, a praça mais antiga e charmosa de Genebra. O local remonta ao período romano, quando servia de mercado e ponto de encontro para comerciantes e viajantes. Hoje, a praça continua sendo um lugar onde turistas e moradores se reúnem para desfrutar dos cafés, restaurantes, lojas e edifícios históricos. Além disso, no centro da Place du Bourg-de-Four, você verá uma fonte do século XVIII, que dá ainda mais charme ao local. Uma visita obrigatória para fazer em Genebra!

No início da primavera, as fontes da cidade velha de Genebra são decoradas com flores e a água potável flui novamente para refrescar os pedestres
Fonte do século XVIII na Place Bourg-de-Four

4. Catedral de Saint-Pierre

Um dos monumentos mais emblemáticos de Genebra é a catedral de Saint-Pierre (São Pedro) um templo construído no século XII em estilo românico. Ao longo dos anos, a catedral passou por reformas e incorporou elementos góticos. No século XVI, durante a Reforma Protestante, a catedral se tornou um centro da nova religião na Europa, sendo utilizada pelo teólogo João Calvino para seus sermões. Nesse período, a decoração interna foi reduzida, com a remoção de ornamentos e imagens religiosas. 

O maior destaque é a cadeira de João Calvino, uma relíquia histórica que reflete a importância da catedral de Saint-Pierre na Reforma Protestante. Além disso, o templo abriga uma cripta arqueológica onde é possível ver vestígios de construções anteriores. Você também pode subir à torre da catedral para ter uma das vistas mais bonitas da cidade. Um plano imperdível na lista do que fazer em Genebra.

Fachada da catedral de Saint-Pierre com colunas em um dia ensolarado
Catedral de Saint-Pierre

5. Maison Tavel

Mais uma das atrações da Vieille Ville é a Maison Tavel, a casa mais antiga de Genebra e um dos museus mais importantes da cidade. A casa foi construída no século XII e pertencia à família Tavel, uma das mais influentes de Genebra na Idade Média. Em 1334, a Maison Tavel foi destruída por um incêndio, mas foi reconstruída e ampliada para a construção que vemos atualmente, apresentando elementos medievais e renascentistas.   

Hoje, a Maison Tavel é um museu dedicado à história de Genebra, que exibe móveis e artefatos antigos e uma exposição sobre a evolução da cidade. O maior destaque é uma maquete em relevo de Genebra no século XIX, que permitirá que você entenda como a cidade se transformou ao longo dos anos. Descubra mais informações sobre a construção e o museu no site oficial da Maison Tavel.

6. Palácio das Nações e a Broken Chair

Outro ponto imperdível da lista do que fazer em Genebra é o Palais des Nations, ou Palácio das Nações, a sede europeia da ONU. É, sem dúvidas, um dos edifícios mais emblemáticos da cidade e um dos principais centros diplomáticos do mundo. Localizado no parque Ariana, às margens do lago Léman, o palácio foi inaugurado em 1936 para abrigar a Liga das Nações, organização anterior às Nações Unidas. Hoje, é o segundo maior edifício da ONU, atrás apenas da sede de Nova York.

Ao visitá-lo, você verá sua bela fachada neoclássica com elementos modernistas e as 193 bandeiras hasteadas dos Estados-membros da ONU. Além disso, um dos grandes destaques do exterior do Palácio das Nações é a famosa escultura de uma cadeira gigante com uma das pernas quebradas, chamada Broken Chair, que simboliza a luta contra o uso de minas terrestres e armas explosivas.  

Se quiser conhecer o Palácio das Nações da maneira mais prática, pode reservar esse tour panorâmico por Genebra, que também passa por muitos outros atrativos da cidade.

Palácio das Nações Unidas e as bandeiras em Genebra
Palácio das Nações

7. Museu Internacional da Cruz Vermelha

Se você busca por planos diferentes, está no lugar certo. Isso porque, outra visita obrigatória para fazer em Genebra é conhecer o Museu Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, um dos mais importantes dedicados à ação humanitária no mundo. O museu foi fundado em 1988 para contar a história do Comitê Internacional da Cruz Vermelha e a missão de ajudar vítimas de conflitos e desastres. 

No museu da Cruz Vermelha, você encontrará exposições interativas sobre direitos humanos, prisioneiros de guerra, refugiados e desastres naturais. Além disso, entre os maiores destaques estão os arquivos históricos e, inclusive, fichas individuais de prisioneiros da Primeira Guerra Mundial. Para saber mais informações de horários e ingressos, acesse o site oficial do Museu Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

Para chegar ao museu, e a muitos outros atrativos da cidade, você pode subir a bordo do ônibus turístico de Genebra, que também inclui o trem turístico.

8. Jardim Inglês e seu Relógio Floral

Quer fazer um passeio mais tranquilo depois de conhecer os museus da cidade? O Jardim Inglês é o plano perfeito! Localizado às margens do lago Léman, o jardim é famoso por sua beleza natural, repleto de áreas verdes, trilhas arborizadas e vistas incríveis do lago e das montanhas. Por isso, está na nossa lista do que fazer em Genebra. 

Um dos protagonistas do Jardim Inglês é o Relógio Floral, um incrível mecanismo e também uma obra de arte. O relógio foi inaugurado em 1955 e é composto por uma grande peça circular formada por flores coloridas que mudam conforme a estação do ano. Ele tem mais de 5 metros de diâmetro, o que faz dele um dos maiores do mundo, e reflete a tradição relojoeira da Suíça. 

Se quiser conhecer o Jardim Inglês e o Relógio Floral da maneira mais confortável, pode reservar o tour panorâmico por Genebra, que passa pelo local. Imperdível!

Relógio Floral no Jardim Inglês de Genebra em flores vermelhas, bordôs e amarelas em um dia ensolarado
Relógio Floral no Jardim Inglês de Genebra

9. Bairro de Carouge

Vamos agora a uma das áreas mais charmosas de Genebra, o bairro de Carouge. Também conhecido como Little Italy, por suas raízes ligadas à Itália, esse bairro foi fundado pelo rei da Sardenha no século XVIII e projetado por arquitetos piemonteses, que resultou em uma arquitetura única na cidade, com fachadas coloridas, ruas amplas e pátios típicos do norte da Itália. 

Hoje, o bairro é um dos mais charmosos e boêmios de Genebra, repleto de cafés, bares, galerias de arte e lojas. Além disso, Carouge tem uma forte tradição artesanal, e você encontrará relojoeiros, ceramistas e marceneiros, feiras e mercado ao ar livre, que mantêm vivo o espírito do bairro. 

Carouge também é um excelente local para desfrutar da gastronomia de Genebra. Isso porque o bairro está repleto de bares e restaurantes que oferecem desde pratos suíços a especialidades italianas. Por isso, visitar o bairro é um item obrigatório da lista do que fazer em Genebra. 

Uma rua pedonal com pessoas passeando e bares com mesas na rua, bandeirolas entre os edifícios em um dia ensolarado
Bairro de Carouge

10. Mont Salève

Outro lugar na lista do que fazer em Genebra para quem gosta de paisagens naturais é o Mont Salève, também conhecido como o Balcão de Genebra, graças às vistas impressionantes da cidade, do lago Léman e dos Alpes, incluindo o Mont Blanc. Impressionante, não é? O Mont Salève tem 1.379 metros de altitude e você pode acessá-lo pelo teleférico do Salève, que o lavará até os 1.100 metros em poucos minutos. É um lugar muito popular para quem gosta de caminhadas na natureza, escalada e parapente, além de oferecer espaços para piqueniques e restaurantes panorâmicos.

11. CERN, a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear

Os amantes da ciência, especialmente da física, vão achar esse item da lista do que fazer em Genebra obrigatório. Trata-se da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, conhecida como CERN, um dos centros de pesquisa científica mais importantes do mundo. 

O principal destaque do CERN é, sem dúvidas, o Grande Colisor de Hádrons, o maior e mais poderoso acelerador de partículas do mundo. Com 27 quilômetros de circunferência, o colisor permite que partículas subatômicas colidam em uma velocidade altíssima, recriando condições semelhantes à do Big Bang. Além disso, em 2012, foi no CERN que cientistas comprovaram a existência do bóson de Higgs. 

Você pode visitar o CERN, que oferece visitas guiadas gratuitas, mas é necessário o agendamento com antecedência. Veja mais informações no site oficial do CERN.

Parte externa do CERN com uma escultura metálica e um edifício em formato de globo
CERN, a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear

12. Patek Philippe Museum

A Suíça é famosa pela tradição relojoeira e o Patek Philippe Museum reflete essa rica história em Genebra. Lá, você verá uma grande exibição de relógios de luxo com peças criadas pela marca Patek Philippe, uma das mais renomadas do mundo. O museu apresenta a evolução dos relógios desde a fundação da marca em 1839 até os dias atuais. Além disso, você também verá a Coleção Antiga que exibe relógios históricos dos séculos XVI ao XIX, incluindo peças raras e relógios de bolsos ornamentados. Para visitá-lo, veja mais informações no site oficial do Patek Philippe Museum.

13. Parque dos Bastiões e Muro da Reforma

O Parc des Bastions, ou Parque dos Bastiões, é também uma visita obrigatória para fazer em Genebra. O parque é um dos espaços verdes mais bonitos e importantes da cidade, com áreas arborizadas, estátuas e áreas de lazer, além de um tabuleiro de xadrez gigante ar livre.

Dentro do Parque dos Bastiões, você encontrará o Muro da Reforma, um monumento de 1909 que homenageia os líderes da Reforma Protestante, com estátuas dos principais nomes do movimento, como João Calvino, Guilherme Farel, entre outros. 

Para chegar lá, você pode usar o ônibus e trem turísticos de Genebra, que passa por muitos outros atrativos da cidade.

Quatro esculturas de homens em uma parede de pedra
Esculturas no Muro da Reforma

14. Gastronomia de Genebra

Em uma lista do que fazer em Genebra não poderia faltar a gastronomia local, uma mistura de influências suíças e francesas. Entre os maiores destaques está, é claro, o foundue de queijo, feito com queijos gruyère e emmental. Delicioso! 

Entre outros pratos típicos da gastronomia de Genebra, estão a raclete, feito com queijo derretido, acompanhado de batatas, picles e cebolas em conserva, o longéole, uma linguiça suíça, e filets de perche, um peixe do lago Lérman. Por ser uma região cosmopolita, você também encontrará diversos restaurantes com cozinhas internacionais, como a italiana, asiática e árabe.

Para a sobremesa, não deixe de provar a tarte de Genebra, uma deliciosa torta de amêndoas e frutas. Além disso, os chocolates artesanais são muito populares na cidade.  

Um prato com batatas, bacon e pimentões recebendo queijo derretido por cima
A deliciosa raclete

15. Excursões saindo de Genebra

Se você tiver dias disponíveis na sua viagem, nosso último item da lista do que fazer em Genebra é uma excursão saindo da cidade. Separamos abaixo algumas das nossas principais escolhas:

Paisagem de um lago rodeado de vegetação com uma montanha nevada ao fundo
Interlaken

Dicas para sua viagem a Genebra

Quantos dias é necessário para conhecer Genebra?

Para conhecer Genebra de maneira confortável e não perder os principais atrativos da cidade, o ideal é passar, pelo menos 3 ou 4 dias na cidade. Esse tempo permite explorar as principais atrações turísticas, além de aproveitar a atmosfera internacional e os belos cenários naturais. Se você pretende fazer uma excursão, inclua um dia para cada passeio que gostaria de fazer.

Que língua é falada em Genebra?

A língua oficial de Genebra é o francês, já que a cidade está localizada no Cantão de Genebra, que faz parte da Suíça francófona. No entanto, devido ao caráter internacional da cidade, você conseguirá facilmente se comunicar em inglês.

Viaje pela Suíça com o Swiss Travel Pass

Se você vai pretende visitar mais lugares na Suíça, uma excelente opção é optar pelo Swiss Travel Pass, um passe eletrônico que permitirá que você desfrute de viagens ilimitadas em trens, ônibus e barcos por todo o país.

O Swiss Travel Pass também inclui o Swiss Museum Pass, que te dará acesso a mais de 500 museus da Suíça, além de excursões de montanha e desconto em teleféricos e funiculares. Descubra tudo e reserve já o seu Swiss Travel Pass com a Civitatis.

Aproveite e leia o nosso post sobre o os melhores destinos para conhecer na Suíça.

Vista aérea do trem passando por uma famosa montanha em Filisur, Suíça
Vista aérea do trem passando por uma famosa montanha em Filisur

Agora que você já descobriu o que fazer em Genebra, pode começar a se planejar para conhecer esse incrível destino da Suíça. E, se quiser completar sua aventura com ainda mais atividades, descubra nosso catálogo completo de planos em Genebra com a Civitatis.

Más en
COMPÁRTELO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Le informamos de que sus datos personales son tratados por CIVITATIS en las condiciones que se indican a continuación: