O que fazer em Foz do Iguaçu: 8 atrações além das Cataratas
Foz do Iguaçu, localizada no estado do Paraná, tem uma das geografias mas privilegiadas do país. É a principal tríplice fronteira do Brasil, fazendo divisa com a Argentina e com o Paraguai. Além disso, é mundialmente conhecida por ser lar de uma das Sete Maravilhas do Mundo Natural, as Cataratas do Iguaçu. A cidade é um importante destino turístico e oferece uma ampla variedade de atrações para todas as idades. Hoje, nós da Civitatis listamos as principais atrações para fazer em Foz do Iguaçu, um guia além das cataratas.
O que fazer em Foz do Iguaçu
- Marco das Três Fronteiras
- Parque das Aves
- Usina de Itaipu
- Tríplice Fronteira
- Templo Budista
- Roda-gigante Yup Star
- Mesquita de Foz do Iguaçu
- Parques Temáticos
- Bônus: Cataratas do Iguaçu
1. Marco das Três Fronteiras
Uma visita a Foz do Iguaçu não estaria completa sem passar pelo Marco das Três Fronteiras. O monumento está localizado na região da tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai e onde os rios Iguaçu e Paraná se encontram. Uma paisagem natural fantástica!
Cada um dos países possui seu próprio marco, que aponta exatamente onde as fronteiras se encontram. Você pode visitar todos eles, mas garantimos que o lado brasileiro é o mais especial.
O marco do Brasil é uma estrutura alta, em forma de obelisco, pintada com as cores da bandeira brasileira. Além do mirante, onde você conseguirá tirar uma foto com os três países de uma só vez e encontrará uma infraestrutura incrível com restaurantes, lanchonetes e loja de souvenirs.
Do lado brasileiro, você também poderá assistir belas apresentações culturais, que contam a história das tradições de cada país que faz parte do marco, além da história das Cataratas do Iguaçu. Por isso é, sem dúvida, uma das melhores coisas para fazer em Foz do Iguaçu. Para conhecer essa atração imprescindível, reserve uma excursão ao Marco das Três Fronteiras.
2. Parque das Aves
Depois das cataratas, o Parque das Aves é uma das principais atrações turísticas e uma parada obrigatória para fazer em Foz do Iguaçu. O parque é um importante espaço de preservação e conservação de aves tropicais e outras espécies da Mata Atlântica.
O espaço tem 17 hectares e abriga cerca de 1.400 aves de 150 espécies diferentes, além de outros animais, como répteis, borboletas e mamíferos. Ao visitá-lo, você fará uma trilha ecológica que passa por todo o parque, uma oportunidade perfeita de ver os viveiros de aves e interagir com algumas das espécies, como araras, tucanos, flamingos e papagaios.
Quer conhecer esse santuário de animais em Foz do Iguaçu? Então reserve já o seu ingresso do Parque das Aves.
3. Usina de Itaipu
Visitar a Usina Hidrelétrica de Itaipu é mais um dos imprescindível para fazer em Foz do Iguaçu. Você sabia que é uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo?
A usina, em operação desde 1984, está localizada no rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai e foi construída em conjunto pelos dois países e, por isso, é uma empresa binacional.
Além de sua importância na geração de energia, a usina também tem um grande papel social e ambiental. Além disso, a construção da usina envolveu a formação de um reservatório de água de grandes proporções, que criou um ambiente propício para o desenvolvimento da flora e da fauna locais.
Para conhecer esse espaço, fundamental para a qualidade de vida de milhões de brasileiros e paraguaios, faça um tour panorâmico ou uma excursão pela Usina de Itaipu. Se quiser uma experiência ainda mais impressionante, reserve também o espetáculo de luzes na usina.
4. Tríplice Fronteira
As vantagens da geografia espetacular de Foz do Iguaçu vão além da beleza. Você pode aproveitar para atravessar a fronteira e conhecer Ciudad del Este, no Paraguai ou Puerto Iguazú, na Argentina.
Ciudad del Este, Paraguai
Para os amantes das compras, o paraíso! A cidade paraguaia Ciudad del Este é muito famosa por seus shoppings e lojas, que oferecem uma grande variedade de produtos a preços imbatíveis. Lá, você encontrará produtos eletrônicos, roupas, perfumes, artesanatos entre outros produtos.
Se você quer fazer compras com praticidade, reserve um tour de compras pela Ciudad del Este. É um dos passeios imperdíveis para fazer em Foz do Iguaçu.
Além do comércio, Ciudad del Este também oferece algumas atrações turísticas, como o Marco das Três Fronteiras e o Lago da República, onde os visitantes podem desfrutar de atividades aquáticas e recreativas. Conheça os melhores pontos de interesse da cidade, reservando uma excursão a Ciudad del Este.
Puerto Iguazú, Argentina
Do outro lado do rio está Puerto Iguazú, uma cidade localizada na província de Misiones, na Argentina. É neste município que se encontra o lado argentino das Cataratas do Iguaçu. Por isso, você pode reservar uma excursão ao lado argentino das cataratas ou até mesmo um tour de aventuras pelas quedas d’água.
A cidade é um importante destino turístico argentino e oferece uma variedade de hotéis, restaurantes e lojas para os turistas. Além disso, você também verá uma bela paisagem natural, com rios, florestas e uma rica biodiversidade.
Além das Cataratas do Iguaçu, Puerto Iguazú oferece outras atrações turísticas, como o Parque Nacional Iguazú, onde estão localizadas as quedas d’água, e o Marco das Três Fronteiras.
Para aproveitar tudo que Puerto Iguazú pode oferecer, reserve um tour de compras, um espetáculo de tango ou uma excursão a Puerto Iguazu com a Civitatis. Todos oferecem transporte de ida e volta do seu hotel e são ótimas opções para fazer em Foz do Iguaçu.
5. Templo Budista
Outra ótima opção para fazer em Foz do Iguaçu é conhecer o Templo Budista Chen Tien, um dos principais da região sul do Brasil. O templo foi inaugurado em 1996 em estilo tradicional chinês e, além da estrutura, os maiores destaques são os jardins, repleto de esculturas e estátuas budistas.
Com uma visita ao local, você poderá desfrutar da área exterior, conhecer o mausoléu e observar os detalhes dos monumentos. O templo também oferece atividades como meditação, palestras e cursos sobre budismo.
Reservando este tour por Foz do Iguaçu, você passará por esse impressionante templo e poderá tirar fotos dos suas esculturas.
6. Roda-gigante Yup Star
Ao lado do Marco das Três Fronteiras, você encontrará a Yup Star, a roda gigante que desde 2021 entrou para a lista do que fazer em Foz do Iguaçu. Ao todo são 36 cabines com temática especial e climatizadas que podem acomodar 288 pessoas.
A roda-gigante tem 88 metros, proporcionando vistas impressionantes da cidade de Foz. Mas isso não é tudo: por estar em um local privilegiado, a roda gigante também tem uma vista deslumbrantes das três fronteiras. Você conseguirá ver o Brasil, a Argentina e o Paraguai do topo da Yup Star de uma só vez. Incrível!
7. Mesquita de Foz do Iguaçu
Você sabia que a cidade de Foz do Iguaçu tem uma das maiores mesquitas muçulmanas da América Latina? O templo islâmico foi inaugurado em 1983, a construída para atender às necessidades espirituais da crescente comunidade islâmica em Foz do Iguaçu e arredores.
A mesquita é dedicada a Omar Ibn Al-Khattab, um dos companheiros mais próximos do Profeta Maomé e o segundo califa do Islã. A arquitetura da mesquita segue os padrões tradicionais islâmicos, com uma grande cúpula central e um minarete alto de onde o chamado à oração é feito cinco vezes ao dia.
Além de servir como local de oração para os muçulmanos locais, a mesquita é aberta para visitação de turistas e interessado em aprender mais sobre o Islã e a cultura muçulmana. Uma ótima atividade para fazer em Foz do Iguaçu. Aproveite para fazer esse tour privado por Foz do Iguaçu, no qual você conhecerá essa deslumbrante mesquita e outros pontos da cidade.
8. Parques temáticos
Dreams Park
O Dreams Park Show é um lugar criado para soltar a imaginação e uma ótima opção de entretenimento para famílias em Foz do Iguaçu. O parque se divide em seis setores:
- Museu de Cera Dreamland: apresenta uma coleção de esculturas de cera de personagens históricos e celebridades.
- Vale dos Dinossauros: você passeará por um cenário do período Jurássico, com diversas réplicas de dinossauros em tamanho real.
- Maravilhas do Mundo: veja as maravilhas e monumentos mais famosos do mundo em miniatura
- Dreams Ice Bar: sinta-se um esquimó frequentando um bar onde tudo é feito de gelo e com temperaturas negativas.
- Dreams Motor Show: ideal para os amantes de motos! É museu de motocicletas, com bar, restaurante e shows ao vivo.
- Eco Park: você conhecerá o abrigo de animais resgatados, a fazendinha, aprenderá sobre aves e verá a apresentação do Cavalo Crioulo e das Aves de Rapina.
Você pode conhecer esses locais individualmente, adquirindo o ingresso de casa um dos parques. Se preferir, reserve um ingresso completo do Dreams Park, no qual terá acesso a cinco atrações de uma só vez. O plano perfeito para fazer em Foz do Iguaçu.
Parque Dino Adventure
Se você gosta do mundo dos dinossauros, outra opção de parque temático em Foz do Iguaçu é o Dino Adventure. O parque conta réplicas em tamanho real de mais de 30 espécies de dinossauros e oferece atividades interativas, como escavações arqueológicas, onde você poderá desenterrar fósseis de dinossauros e um cinema 3D com filmes sobre a era dos dinossauros.
Se você gosta de aventuras, também aproveitará o circuito do Dino Adventure, escalando as árvores, atravessando obstáculos como as pontes tibetana, falsa-baiana, de troncos, de discos e a de três cabos. Será um dia muito divertido em família! Para conhecer esse parque temático, compre seu ingresso do Dino Adventures com opção de transfer de ida e volta do seu hotel de Foz do Iguaçu.
Movie Cars
Os apaixonados pelo cinema vão adorar o Movie Cars, a maior coleção de automóveis de Foz do Iguaçu: são mais de 40 veículos expostos em 24 cenários que farão você mergulhar no universo cinematográfico. Um plano perfeito para fazer em Foz do Iguaçu em família!
Você verá, entre muitos outros clássicos do cinema, o DeLorean do inesquecível De volta ao futuro, o Ecto-1 dos Caça-fantasmas, e o Speed Racer. Você também poderá tirar fotos dentro dos veículos, fazer passeios temáticos e, se ficar com fome, pode visitar a hamburgueria do parque, uma área temática muito especial. Para visitá-lo, adquira o seu ingresso do Movie Cars Foz do Iguaçu.
9. Bônus – Cataratas do Iguaçu
Deixamos por último, mas é claro que não poderiam deixar de aparecer em uma lista do que fazer em Foz do Iguaçu. As Cataratas do Iguaçu são uma Sete Maravilhas Naturais do Mundo e uma das mais impressionantes. Você sabia que é o segundo ponto turístico mais visitado no Brasil? Perde apenas para o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.
Localizadas entre o Brasil e a Argentina, as cataratas são formadas pelo rio Iguaçu, que se precipita ao longo de cerca de 2,7 quilômetros, composto por mais de 275 cachoeiras, com alturas de até 82 metros. A maior e mais famosa é a Garganta do Diabo, uma queda em forma de U com mais de 80 metros de altura.
O Parque Nacional do Iguaçu, onde estão as cataratas, abriga uma rica biodiversidade de flora e animais, incluindo espécies ameaçadas, como onças-pintadas e jaguatiricas. Ao fazer uma visita, você poderá explorar as cataratas a pé, percorrendo as passarelas e os mirantes que oferecem vistas panorâmicas das quedas d’água. Será uma memória inesquecível! Para conhecê-las, você pode comprar seu ingresso ou reservar um tour pelo lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu.
Dicas para aproveitar Foz do Iguaçu
- Use roupas e sapatos confortáveis na viagem, pois há muitos locais onde você terá que caminhar bastante.
- Repelente de insetos é um item que deve estar sempre com você, especialmente quando for visitar locais rodeados de vegetação.
- Quando for às Cataratas do Iguaçu, lembre-se de levar capa de chuva se não quiser ficar encharcado.
- Para fazer compras na Argentina ou no Paraguai, você pode levar Pesos argentinos, Guaranis paraguaios ou Dólares americanos. Alguns estabelecimentos também aceitam Reais. Se preferir, você pode pagar com cartões de crédito internacional, mas lembre-se da taxa de IOF de 6,38% em compras internacionais.
- O Brasil faz parte do Mercosul, assim como a Argentina e o Paraguai, portanto, se você é cidadão brasileiro e for atravessar, poderá apresentar apenas o documento de identidade. Para cidadãos de fora do Mercosul, é necessário apresentação do passaporte.
Quando ir a Foz do Iguaçu?
Depois de escolher quais lugares você quer visitar e as atividades para fazer em Foz do Iguaçu, é importante estudar as datas da sua viagem.
A época mais recomendada é durante os meses de abril a setembro, outono e inverno no Brasil. Durante esses meses, o clima é mais ameno e há menos possibilidade de chuvas, o que torna a visita às Cataratas do Iguaçu e outras atrações mais confortável. Além disso, como é um período de baixa temporada, as atrações e hotéis costumam estar menos lotados, o que pode proporcionar uma experiência mais tranquila.
No entanto, se você deseja ver as cataratas com maior volume de água, o período de novembro a março, primavera e ao verão no Brasil. Nesse período, ocorrem as chuvas mais intensas na região e as cataratas estão mais cheias e mais impressionantes, mas esteja preparado para o calor e a umidade elevados.