América

O melhor de Floripa! 8 planos para fazer em Florianópolis

Vista aérea de Florianópolis
28 novembro 2024

Amada pelos jovens do Brasil, a capital de Santa Catarina, Florianópolis, é conhecida por suas praias encantadoras, história, vida noturna e peculiar geografia. A cidade é, majoritariamente, uma ilha na costa brasileira, mas também possui uma parte continental. Interessante, não é? Floripa, como é conhecida carinhosamente, também destaca-se cada vez mais no setor tecnológico, o que lhe rendeu o apelido de Ilha do Silício. São tantos atributos que é difícil saber por onde começar a explorar a capital catarinense. Por isso, hoje, nós da Civitatis, fizemos uma lista dos nossos planos e atividades preferidas para fazer em Florianópolis. 

Primeiramente, recomendamos fazer um tour completo por Florianópolis ou subir a bordo do ônibus turístico da cidade, que passa pelos principais pontos da cidade, muitos dos quais falaremos nesse guia. São as melhores opções para conhecer as melhores atrações de Floripa!

1. Descubra as praias de Florianópolis

Floripa é muito conhecida por suas praias, principalmente por quem gosta de praticar esportes aquáticos, como surfe e paddle surf. Ao todo, ilha reúne mais de 40 praias que tem diferentes atrativos para atender todos os gostos. 

Jurerê Internacional

A mais popular, sem dúvidas, é a praia de Jurerê Internacional, uma visita obrigatória para fazer em Florianópolis. Localizada na região norte da ilha, a região se destaca por suas belezas naturais, mas também pelo ambiente luxuoso e infraestrutura de alto padrão. A praia, com águas calmas e cristalinas e areia branca, é ideal para passar um dia tranquilo em família e com amigos. 

Vista aérea da praia Jurerê International com o oceano turquesa e areia branca à esquerda e as casas e hotéis luxuosos à direita
Vista aérea da praia Jurerê International

Além das belezas naturais, você ficará impressionado com as mansões e condomínios luxuosos que dominam a paisagem. Por isso, a praia de Jurerê Internacional é bastante frequentada por celebridades. Além disso, é um popular ponto de encontro de agitação e vida noturna, com beachs clubs que oferecem festas à beira-mar, como é o caso do Café de La Musique.

Praia Mole

No leste da ilha, uma das praias de Floripa mais populares é a praia Mole, muito popular para quem gosta de praticar surfe. Seu nome vem do fato da areia ser muito macia, o que dá ainda mais charme ao local. Por outro lado, quem gosta de caminhar pela praia pode encontrar um pouco de dificuldades por esse mesmo motivo. Seu público, a maioria jovens e entusiastas do esporte aquático, confere à praia uma vibe mais descontraída e agitada.

A praia Mole é cercada por morros cobertos de vegetação nativa, suas areias são claras e o mar é azul-esverdeado. É um cenário paradisíaco! Além disso, o mar é agitado com ondas fortes e, por isso, recebe diversos eventos esportivos e competições de surfe. No entanto, se você for um banhista amador, tome cuidado, pois suas águas podem ser perigosas. 

Lagoinha do Leste

Para os amantes da natureza selvagem, a praia Lagoinha do Leste é uma visita imprescindível para fazer em Floripa. O local é cercado por uma atmosfera mística e lendas locais e dizem que a praia é habitada por espíritos da natureza. Além disso, os vestígios indígenas em antigos caminhos oferece uma pitada de história ao passeio.

A paisagem é tomada pela frondosa vegetação nativa e formações rochosas que contrastam com as águas cristalinas e areia dourada da praia. A Lagoinha do Leste é uma área de preservação ambiental, o que contribui para manter a fauna e a flora como refúgio de diversas espécies. 

Vista aérea da paisagem natural de Lagoinha do Leste com o mar turquesa, areia dourada e frontosa vegetação
Lagoinha do Leste

O acesso à praia não é tão simples, já que não é possível chegar ao local de carro. Por isso, você pode optar por fazer a trilha da Gamboa (com 6 quilômetros de extensão entre ida e volta) ou a trilha da Matriz (com 12 quilômetros de extensão entre ida e volta). 

Se preferir, você pode reservar essa trilha Parque Natural Lagoinha do Leste na qual será acompanhado por um guia que indicará o caminho e dará detalhes do percurso. Outra maneira de chegar à praia é contratar um serviço de escuna, uma opção melhor para quem prefere não caminhar tanto. 

Ilha do Campeche

Você sabia que Florianópolis tem uma ilha apelidada de Caribe brasileiro? O Campeche, uma ilha com Área de Preservação Permanente, é o destino ideal para quem quer contato com a natureza e, de quebra, mergulhar na história pré-colombiana.   

A principal praia da ilha é uma paisagem de tirar o fôlego: águas cristalinas e turquesa, perfeitas para mergulhar ou fazer snorkel para observar a colorida fauna marinha. Além disso, a Mata Atlântica preservada dá ainda mais charme ao cenário natural. 

Vista de cima de uma praia com água azul turquesa, areia branca e formação rochosa com um barco na água.
Ilha do Campeche

Para quem gosta de história, visitar a Ilha do Campeche é um plano ideal para fazer em Florianópolis. Isso porque ela abriga mais de 150 inscrições rupestres feitas por povos indígenas que habitaram a região há milhares de anos. Para encontrá-las, você pode fazer trilhas guiadas onde terá acesso a informações históricas. Uma verdadeira viagem no tempo!

O acesso à ilha é feito exclusivamente de barco. Por isso, se você quer conhecer esse lugar impressionante, junte-se a nós neste passeio de barco à Ilha do Campeche, que inclui o transfer de ida e volta ao seu hotel. 

2. Faça um passeio de caiaque na Lagoa da Conceição

A Lagoa da Conceição é o coração de Floripa. Localizada na região centro-leste da Ilha de Santa Catarina, essa lagoa é cercada pelos morros cobertos pela Mata Atlântica, dunas e bairros charmosos e conta com opções de lazer para todos os gostos. 

Panorâmica da Lagoa da Conceição com um barco ao fundo
Lagoa da Conceição

A região é bastante procurada pelos amantes dos esportes aquáticos, como o paddle surf, kitesurf e windsurf. Que tal participar desse tour de caiaque pela Lagoa da Conceição? Uma atividade super divertida para fazer em Florianópolis! Também é um excelente ponto para fazer um passeio de barco ou uma trilha ecológica pela deslumbrante natureza. Você pode fazer essas duas atividades reservando um tour pela Costa da Lagoa com passeio de barco, no qual verá cachoeiras, lugares históricos e uma vila de pescadores.

A lagoa também é um polo cultural de Floripa e a área é rodeada de cafés, bares e restaurantes que oferecem culinária típica florianopolitana. Durante o dia, também é possível encontrar feirinhas e lojas de artesanato.

3. Visite o centro histórico de Florianópolis

O berço da Ilha Mágica é o centro histórico e, por isso, conhecê-lo é um plano obrigatório. Localizado na parte continental de Florianópolis, o centro antigo conta com uma atmosfera colonial graças aos edifícios históricos que dão charme ao local. Além disso, é o coração cultural, político e econômico da cidade e um ótimo lugar para mergulhar na história da cidade.

Não deixe de conhecer a praça XV de Novembro e sua figueira centenária, plantada em 1871 e rodeada de lendas e tradições. Em frente a praça, você encontrará a Catedral Metropolitana, outro destaque do centro histórico. Construída em 1773, o templo é um exemplo da arquitetura colonial portuguesa e, ainda que seu interior seja simples, possui belos vitrais coloridos que encantam a todos que a visitam. 

Fachada colonial amarela e branca do Mercado Público de Florianópolis em uma rua de paralelepípedos
Mercado Público de Florianópolis

E para mergulhar ainda mais na vida cotidiana dos florianopolitanos, visite o Mercado Público da cidade. O edifício, inaugurado em 1899, é um ótimo ponto para encontrar produtos frescos e artesanatos ou para quem busca provar a gastronomia em um de seus bares e restaurantes.

Outra boa opção de visita no centro histórico é a Casa da Alfândega, que já foi um ponto estratégico comercial de Florianópolis e hoje abriga uma feira de artesãos. E, para quem gosta de história, o Palácio Cruz Souza é uma visita obrigatória. Esse edifício histórico, que já foi sede do governo do estado, hoje abriga o Museu Histórico de Santa Catarina e expõe móveis, objetos e documentos que contam a história da ilha. 

Este free tour por Florianópolis levará você para conhecer esses e alguns outros pontos do centro histórico da cidade. Um plano perfeito para fazer em Floripa!

4. Passe pela icônica ponte Hercílio Luz 

Um dos cartões-postais mais icônico de Florianópolis é a Ponte Hercílio Luz, a maior ponte pênsil do Brasil e uma das maiores do mundo. Inaugurada em 1926, ela foi contruída para ligar a parte da ilha ao continente, o que contribuiu muito para o desenvolvimento econômico e social de Florianópolis. 

A ponte tem 821 metros de extensão e ainda hoje, quase 100 anos após sua construção, ainda impressiona pela imponência e tecnologia com a qual foi construída. Ela foi desativada em 1982 e, depois de décadas, passou por reformas e restauros, sendo reaberta apenas em 2019. Hoje, a Ponte Hercílio Luz, além de ser um monumento histórico e um importante ponto turístico.

Vista aérea da Ponte Hercílio Luz durante o dia
Vista aérea da Ponte Hercílio Luz

Se animou em conhecê-la? Neste tour de bicicleta por Florianópolis, passaremos pedalando por essa grande obra de engenharia, além de outros pontos da cidade. Vamos?  

5. Mergulhe na cultura açoriana

A imigração portuguesa, especialmente da ilha dos Açores, no século XVIII deixou profundas raízes na história e na cultura da capital catarinense. Por isso, um plano imprescindível para fazer em Florianópolis é conhecer sua herança cultural açoriana que está presente na arquitetura, tradições, folclore, religião e, inclusive, no modo de vida dos florianopolitanos. Você encontrará elementos açorianos em diversos pontos da cidade, como o centro histórico. Mas, se quiser mergulhar nesse rico legado, aqui estão dois dos principais pontos da cidade para isso.

Santo Antônio de Lisboa

Localizado no noroeste da Ilha de Santa Catarina, o bairro de Santo Antônio de Lisboa é um dos mais antigos e charmosos de Floripa e onde a cultura açoriana pode ser respirada em todos os cantos. As ruas de paralelepípedo, as casas coloridas e a atmosfera tranquila à beira-mar são os principais responsáveis pela experiência colonial do bairro. Outro grande exemplo é a igreja de Nossa Senhora das Necessidades, que remonta ao ano de 1750.

Você também encontrará em Santo Antônio de Lisboa uma grande variedade de restaurantes, perfeitos para descobrir a gastronomia típica da cidade, com pratos a base de frutos do mar e ostras frescas. No entanto, a estrela do bairro é o encantador pôr do sol, com vista privilegiada da Baía do Norte e da Ponte Hercílio Luz. Uma das experiências mais encantadoras para ver em Florianópolis. 

Duas casas coloniais coloridas e a igreja de Nossa Senhora das Necessidades em uma rua de paralelepípedos
Casas coloniais em Santo Antônio de Lisboa

Se você visitar Floripa no período de Pentecostes (50 dias após a Páscoa), poderá viver outra tradição forte do legado açoriano no bairro, a Festa do Divino Espírito Santo. Durante essa festividade, você verá as ruas do bairro decoradas com cores vivas, postos de comida, apresentações musicais e danças folclóricas, além, é claro, os eventos religiosos que a festa homenageia. Um verdadeiro mergulho nas tradições açorianas!

Se você quer conhecer esse acompanhado de um guia, reserve um tour por Santo Antônio de Lisboa ao entardecer. A melhor forma de conhecer tudo sobre o bairro e presenciar seu famoso pôr do sol.

Ribeirão da Ilha

Outro bairro para viver a cultura açoriana em Florianópolis é Ribeirão da Ilha, localizado no sul da ilha. A região é dividida em localidades, e a mais popular é a Freguesia do Ribeirão, graças às fortes características açorianas. Entre os maiores destaques está a igreja de Nossa Senhora da Lapa, do ano de 1806, e o casario típico que margeia o mar. 

Ribeirão da Ilha também é famoso por ser o maior polo produtor de ostras do Brasil. Por isso, um dos melhores planos para fazer no bairro é provar sua culinária em um dos diversos restaurantes que oferecem ostras frescas e frutos do mar enquanto admira a baía.

Casas coloridas e chão de paralelepípedo em Ribeirão da Ilha em um dia ensolarado
Ribeirão da Ilha

O bairro também celebra suas raízes açorianas com festas religiosas, músicas folclóricas e feirinhas de artesanato, onde você pode encontrar rendas de bilro e cerâmicas, os produtos mais típicos. Uma visita imprescindível para fazer em Florianópolis!

6. Conheça as fortalezas históricas de Florianópolis

Para quem gosta de visualizar a história, um dos planos obrigatórios para fazer em Florianópolis é conhecer suas fortalezas defensivas, construídas no século XVIII pelos portugueses. A capital catarinense possui quatro fortificações principais que faziam parte do Complexo de Defesa da Ilha de Santa Catarina. Elas foram distríbuidas estratégicamente para proteger a região de invasões marítimas. São elas:

Vista panorâmica da Fortaleza de São José da Ponta Grossa rodeada de vegetação em um dia ensolarado
Fortaleza de São José da Ponta Grossa
  • Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim: é a mais imponente das fortalezas, construida em 1739 seguindo a arquitetura portuguesa, com muralhas de pedras e canhões. Desempenhou um papel importante na Revolução Federalista e atualmente é um dos principais pontos turísticos da região.
  • Fortaleza de Santo Antônio de Ratones: construída em 1740, o forte ainda preserva suas muralhas, casa de pólvora e alojamentos. O cenário ao ser redor é encantador devido à frontosa vegetação e a fauna marinha. 
  • Fortaleza de São José da Ponta Grossa: também erguida em 1740, foi construida em posição estratégica para proteger o Canal Norte. O forte se destaca pela boa preservação das muralhas, canhões e outras construções históricas e tem uma vista panoâmica deslumbrante da Baía Norte.
  • Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba: construída em 1742, for essencial para proteger a Baía Sul. Apesar de estar em ruínas, o forte contém vestígios significativos da estrutura original.

Leve em conta que, das quatro fortalezas citadas, a única acessível por meio terrestre é a Fortaleza de São José da Ponta Grossa. As demais são acessíveis apenas de barco. 

7. Faça trilhas pela natureza

Quem gosta de explorar a natureza, pode encontrar diversas opções de trilhas para fazer em Floripa. A cidade oferece caminhadas de diferentes níveis de dificuldade e você pode escolher explorar as praias isoladas, mirantes com vistas de tirar o fôlego e comunidades pesqueiras. 

As mais populares são a trilha da Lagoinha do Leste, que já citamos acima, que leva à uma das praias mais isoladas e belas da ilha, a do Morro da Cruz, que tem vistas impressionantes de Florianópolis, a trilha da Costa da Lagoa, também já mencionada, que passa pela vila de pescadores, e a do Campeche. Além dessas, ainda há muitas outras trilha que variam de gostos e dificuldades, mas que, definitivamente, valem a pena conhecer. 

8. Aproveite para conhecer os arredores de Florianópolis

As redondezas de Floripa oferecem muitas opções de viagens curtas, que podem deixar a sua viagem ainda mais completa. Aqui estão algumas das melhores opções de excursões saindo de Florianópolis:

Agora que você já conheceu os nossos planos preferidos, pode começar a planejar a sua viagem Floripa, uma cidade que mistura com perfeição história, cultura e cenários de tirar o fôlego. Para completar ainda mais a sua aventura, explore mais planos e atividades para fazer em Florianópolis com a Civitatis!

COMPÁRTELO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Le informamos de que sus datos personales son tratados por CIVITATIS en las condiciones que se indican a continuación:

Lo más leido de #Brasil

Lo más leído #Brasil