O que fazer em Estocolmo: 15 atrações da capital sueca
Construída sobre um grupo de ilhas, a capital da Suécia sabe combinar tradição e vanguarda. Desde Södermalm, o bairro hipster, até o centro histórico de Gamla Stan, a capital da Suécia nunca deixa de surpreender seus visitantes. Para que você possa desfrutar de uma viagem incrível, quisemos compilar para você o que fazer em Estocolmo, os melhores planos e atividades e algumas notas históricas que, com certeza, você achará muito interessantes.
Quando começa a história de Estocolmo? Suas origens remontam à Idade Média. Embora os famosos vikings já tivessem marcado sua presença nessa zona da Escandinávia, não foi até o século XIII que a cidade atual foi fundada. Começando na ilha de Gamla Stan, a zona foi crescendo gradualmente até se tornar a grande metrópole que é hoje. Além de abrigar o banquete anual do Prêmio Nobel, a cidade também é conhecida por sua grande consciência ecológica e seus inúmeros museus. Estocolmo é um lugar fascinante!
1. Praça de Stortorget
Começamos a descobrir a capital da Suécia na Praça de Stortorget, localizada no coração do centro histórico de Estocolmo, conhecido como Gamla Stan. Suas casas coloridas, datadas dos séculos XVII e XVIII, são uma das atrações mais fotografadas da cidade. Além disso, aqui se encontra o Museu Nobel, cujas salas homenageiam o fundador e os ganhadores desses importantes prêmios reconhecidos internacionalmente.
Adicionalmente, se você visitar Estocolmo na época do Natal, essa praça é de visita obrigatória. Aqui, tradicionalmente, ela abriga um lindo mercado natalino com barracas de madeira e uma bela árvore do Advento. É o lugar perfeito para comer biscoitos de gengibre e vinho quente.
2. Catedral de São Nicolau
A poucos passos da Stortorget, se encontra a Catedral de São Nicolau, uma atração turística imperdível em Estocolmo. Você sabia aqui se celebraram coroações reais? O edifício, que se destaca por seu interior de tijolos, tem várias obras de arte de grande valor histórico: a escultura de São Jorge e o Dragão, que comemora a vitória da Suécia sobre a Dinamarca na Idade Média; e o Vädersolstavlan, uma pintura que é considerada a mais antiga representação da cidade de Estocolmo.
Se você quiser visitar o interior desse templo, o ingresso da Catedral de São Nicolau está incluído no Go City: Stockholm All-Inclusive Pass, um cartão turístico que fará você economizará dinheiro se planeja visitar vários monumentos na capital sueca.
3. Palácio Real de Estocolmo
A monarquia sueca tem seu epicentro no Kungliga Slottet, o Palácio Real de Estocolmo. Embora o atual monarca não resida nesses luxuosos cômodos, ele mantém aí um escritório. Dentro do complexo, se destacam os Apartamentos Reais, o Salão de Banquetes e a Biblioteca Bernadotte, entre muitos outros espaços. Tem mais de 1.400 salas! Você ficou com curiosidade? Então, venha fazer um tour pelo Palácio Real de Estocolmo.
O edifício também abriga várias exposições, como o Museu de Antiguidades do Rei Gustavo III e o Museu Tre Kronor. Os estábulos reais são particularmente impressionantes, onde você encontrará carruagens que parecem ter saído de um conto de fadas.
Não podemos falar desse monumento sem mencionar a troca da guarda real. Você pode ver dezenas de soldados desfilando e desfrutar não apenas música militar, mas também de melodias muito populares, como as da banda sueca ABBA. Curioso, não é? No site oficial das Forças Armadas da Suécia, você encontrará o horário desse evento, dependendo da temporada, e seu local exato.
4. Parlamento da Suécia
Continuando nosso percurso pelo bairro de Gamla Stan, chegamos à pequena ilha de Helgeandsholmen, onde está localizado o Parlamento da Suécia, ou Riksdag. A construção, de estilo neoclássico foi construído entre 1897 e 1905 e chama a atenção por estar cercado por pontes e canais. Se você quiser saber mais sobre esse edifício e a política do país, uma boa opção é participar de um free tour por Estocolmo. Essa é a maneira perfeita de começar a descobrir a cultura sueca e o que fazer em Estocolmo.
Além disso, nas redondezas do Parlamento podemos avistar a Ópera Real e a fachada da Sagerska Huset, a residência oficial do Primeiro Ministro do país.
5. Igreja de Riddarholmen
Outra visita obrigatória para fazer em Estocolmo é à igrejas de Riddarholmen, uma das mais antigas da capital sueca. As fundações dessa igreja medieval datam do século XIII e, embora sua decoração interior seja um tanto austera, seu valor histórico é inegável. O motivo? Aqui jaz a maioria dos monarcas da Suécia.
Dentro da igreja de Riddarholmen há uma grande coleção de escudos de armas e, claro, inúmeros túmulos de reis e rainhas. A linhagem atual da coroa sueca descansa na chamada Capela Bernadotte, um edifício anexo construído entre 1858 e 1860. Um de seus sarcófagos pesa nada menos que 15 toneladas.
6. Prefeitura de Estocolmo
O Stadhuset é um dos edifícios mais únicos da capital sueca. Todo mês de dezembro, ele sedia uma das cerimônias mais aguardadas do ano. Trata-se do banquete dedicado aos ganhadores do Prêmio Nobel. Sua arquitetura externa inconfundível, coberta de chamativos tijolos avermelhados, é visível de diferentes ilhas. Você pode ver com seus próprios olhos fazendo um passeio de barco pelo arquipélago de Estocolmo.
Além disso, a torre da Prefeitura de Estocolmo oferece uma das melhores vistas da cidade, a uma altura de 160 metros. Você terá o bairro de Gamla Stan a seus pés! Ao desfrutar dessa vista panorâmica, você entenderá por que a capital sueca é conhecida como a Veneza do Báltico. Os ingressos para visitar esse mirante podem ser comprados diretamente na bilheteria do edifício.
7. Museu Vasa
Fazer uma visita guiada ao Museu Vasa é, sem dúvida, uma das coisas imperdíveis que fazer em Estocolmo. Aqui você encontrará o navio do século XVII mais bem preservado do mundo. Está praticamente intacto!
O Vasa foi um navio de guerra construído para ser o navio-chefe do Império Sueco. No entanto, ele naufragou em sua viagem inaugural em 10 de agosto de 1628, quando mal havia navegado cerca de um quilômetro. Ficou esquecido por mais de 300 anos até ser recuperado e começou a ser exibido ao público como peça central de um dos melhores museus que visitar em Estocolmo.
O museu não é uma visita imprescindível apenas para adultos. Os menores da família também podem aproveitar as exposições interativas que lhes permitirão aprender de forma divertida como era a vida séculos atrás.
8. ABBA The Museum
Dancing Queen, Honey, Honey, Honey, Waterloo, Mamma Mia, The Winner Takes It All e Chiquitita são algumas das músicas do ABBA mais famosas de todos os tempos. Elas foram interpretadas por inúmeros artistas ao longo das décadas, mas, se você quiser conhecer a história por trás de cada melodia e inúmeras curiosidades do grupo pop mais famoso da Suécia, o ABBA The Museum é o lugar certo para você.
Você gostaria de ver os trajes originais usados pela banda durante sua vitória no festival da Eurovisão? E admirar seus muitos discos de ouro? Ou talvez visitar uma recriação de seu estúdio de gravação? Um lugar muito especial para os fãs desse famoso grupo musical tão profundamente enraizado na cultura sueca.
O ABBA The Museum fica muito próximo ao Museu Vasa, na ilha de Djurgården. De fato, nessa área se encontram outras exposições reconhecidas, como a Junibacken, que recria os mundos de Píppi Meialonga, ou o Museu Viking, também estão localizadas aqui. Não é de admirar que essa seja popularmente conhecida como a ilha dos museus de Estocolmo.
9. Skansen
O Skansen é outro dos museus que visitar em Estocolmo. Trata-se de um espaço que recria a vida na Suécia antes da Revolução Industrial. Pequenas casas de madeira, fazendas, atores vestidos com trajes típicos, diferentes oficinas de artesanato, espetáculos de folclore e muito mais esperam por você.
Inaugurado em 1891, é considerado o museu ao ar livre mais antigo do mundo. De fato, ele conta com autênticos edifícios tradicionais que foram desmontados em diferentes regiões do país e reconstruídos em Skansen para dar ao complexo do museu a aparência mais real possível. Você vai adorar!
10. Gröna Lund
Se você estiver procurando algo diferente, uma boa opção seria visitar o parque de diversões Gröna Lund. Localizado ao lado do Skansen, é um dos parques de diversões mais antigos do mundo e uma referência na Suécia. Montanhas-russas, carrosséis e muitas outras experiências emocionantes esperam por você nesse clássico paraíso de diversões. Um dos melhores pontos turísticos de Estocolmo, sobretudo se você viaja com crianças.
Tal como acontece em muitos outros locais de interesse na cidade, o ingresso do Gröna Lund está incluído no Go City: Stockholm All-Inclusive. Como o Gröna Lund está localizado na orla do mar, é possível chegar até lá por meio de transporte público convencional, como os bondes que passam pela ilha de Djurgården, ou até mesmo de barco.
11. Barrio de Södermalm
Um dos melhores planos para fazer em Estocolmo é conhecer Södermalm. Este bairro conta com muitas atrações para quem procura uma visão diferente da capital da Suécia. Lojas de roupas vintage, estabelecimentos de comércio justo, teatros alternativos, cafés encantadores… Isso é o que você encontrará em Södermalm, o bairro hipster de Estocolmo. E se isso não bastasse, os amantes da literatura estão com sorte, pois suas ruas serviram de inspiração para o autor da saga Millennium, Stieg Larsson.
Além disso, a área também abriga o Museu Fotográfico de Estocolmo e a Igreja de Santa Maria Madalena, que tem uma curiosa fachada amarela. Para descobrir todos os seus cantos e recantos, recomendamos reservar um free tour pelo bairro de Södermalm.
12. Monteliusvägen
No bairro de Södermalm, temos de destacar o Passeio de Monteliusvägen, considerado um dos melhores mirantes gratuitos de Estocolmo. Desse ponto, você pode contemplar a ilha de Riddarholmen, o lago Mälaren, a Prefeitura e um perfeito skyline do centro histórico de Gamla Stan. Essa área é imperdível para os instagrammers, especialmente ao nascer e ao pôr do sol. Você não pode perder!
13. Metrô de Estocolmo
Um meio de transporte entre as principais atrações que ver em Estocolmo? Sim, porque o metrô é um dos melhores pontos turísticos da capital sueca. Algumas das estações são uma obra de arte em si. Uma das mais espetaculares é a parada Kungsträdgarden, um verdadeiro jardim subterrâneo. Também vale a pena visitar a parada-caverna de Rådhuset, as florestas da parada Solna Centrum ou Thorildsplan, que, sem dúvida, encantará os amantes de videogames.
Reservando um tour pelo metrô de Estocolmo, você aprenderá todos os segredos de um dos metrôs mais populares da Escandinávia.
14. Elevador de Katarina
Uma das atrações para fazer em em 3 ou mais dias em Estocolmo, é um passeio pelo elevador Katarina. Não é um monumento essencial, mas se você tiver tempo suficiente, vale a pena as vista que oferece a 38 metros de altura.
A construção data de 1883, embora a estrutura original tenha sido demolida e reconstruída anos depois. Atualmente, a parte superior do edifício também abriga um restaurante, que, como é de se esperar, seus preços não são os mais baratos. De qualquer forma, se você quiser subir no elevador, os ingressos podem ser comprados diretamente no monumento.
15. Palácio de Drottningholm
Construído originalmente no século XVI, o Palácio de Drottningholm serviu como residência de verão da família real durante centenas de anos. Ele foi tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco e é considerado um dos palácios mais bem preservados da Suécia. Sua estética cuidada, de clara influência francesa, é um exemplo perfeito dos gostos da época.
Salões luxuosos, salas repletas de obras de arte, um teatro incrível, escadarias deslumbrantes, jardins requintados e até mesmo uma lareira de inspiração oriental surpreendem todos seus visitantes. Como esse complexo está localizado nos arredores da cidade, a aproximadamente 15 quilômetros de distância, a maneira ideal de acessar ele é participando de uma tour pelo Palácio de Drottningholm que inclui transporte, e um tour pelo Palácio Real e pelo castelo de Skokloster.
Como se locomover em Estocolmo?
O transporte público em Estocolmo tem uma extensa rede de ônibus, bondes, metrôs e barcos. Todas essas são formas muito eficientes de se locomover. Você pode optar por comprar passagens individuais para uma única viagem ou comprar passagens válidas para vários dias. Tudo depende da localização de sua hospedagem e, é claro, do número de viagens que planeja fazer.
De modo geral, o centro histórico de Estocolmo pode ser facilmente explorado a pé, mas talvez o transporte público seja útil para ir à ilha de Djurgården ou ao bairro de Södermalm. Aqui estão algumas atividades e métodos de transporte que podem ser úteis:
- Ônibus turístico de Estocolmo.
- Barco turístico de Estocolmo (com foco nos meses de verão).
O que comer em Estocolmo?
A gastronomia da cidade é amplamente baseada nos pratos mais típicos da Suécia. Entre eles se destacam as almôndegas suecas e, é claro, o salmão defumado, o arenque e o ensopado de alce. Entre os pratos para provar em Estocolmo, não perca os deliciosos kroppkakor, um tipo de croquete de batata recheado com carne, ou as råraka, panquecas feitas com caviar e batatas. Uma boa maneira de experimentar as delícias da região é participar de um tour gastronômico por Estocolmo.
Os doces merecem uma menção especial. Se os dinamarqueses entendem o Hygge como o método perfeito para alcançar a felicidade, os suecos fazem o mesmo com a filosofia Lagom. Dentro desse pensamento, o fika desempenha um papel fundamental, uma pequena pausa para um café e um pãozinho no meio do trabalho que permite que os suecos encontrem seu equilíbrio na atual vida agitada.
Essa pausa se tornou um estilo de vida, mesmo fora do local de trabalho, e uma oportunidade real para os mais gulosos. Os kanelbullar, ou pãezinhos de canela, e os chokladboll, doces semelhantes a trufas de chocolate, são ideais para esse momento.
Embora você tenha mergulhado na história da capital da Suécia e em seus monumentos mais emblemáticos ao longo deste artigo, é claro que há muito mais a ser descoberto. Para organizar melhor sua viagem, recomendamos que você dê uma olhada em nossa seleção completa de excursões, visitas guiadas e atividades em Estocolmo. Complete sua viagem com experiências únicas!