Europa

O que fazer em Londres – 10 atrações imperdíveis

21 fevereiro 2024

Passado, presente, história e tradição se misturam na cativante Londres, uma cidade que continua a encantar com sua mistura única de cultura vibrante e uma atmosfera cosmopolita que a torna verdadeiramente especial. A lista do que fazer em Londres é grande e diversificada e, pensando nisso, listamos os principais atrativos para você ver na sua viagem à capital do Reino Unido.

As principais atrações de Londres

  1. Palácio de Westminster e Big Ben
  2. London Eye
  3. Abadia de Westminster
  4. Tower Bridge
  5. Torre de Londres
  6. St. Paul’s Cathedral
  7. Palácio de Buckingham e Troca da Guarda
  8. Palácio de Kensington
  9. Abbey Road e a Londres dos Beatles
  10. Museus de Londres
  11. Bônus: Warner Bros. Studios para fãs de Harry Potter
  12. Dicas para aproveitar sua viagem a Londres

Palácio de Westminster e Big Ben

O Palácio de Westminster, também conhecido como Houses of Parliament (Casas do Parlamento) é um símbolo da tradição parlamentar britânica. Situado às margens do rio Tâmisa, esse local icônico foi construído em estilo gótico vitoriano e remonta ao século XI. 

Atualmente, o palácio conta com mais de mil quartos, 11 pátios e mais de 3,5 quilômetros de corredores e é considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO. Além disso, já marcou presença em muitos filmes e seriados, como o filme “V de Vingança”.

Vista aérea de Londres com ênfase no Palácio de Westminster e da Elizabeth Tower com o Big Ben
O Palácio de Westminster e a Elizabeth Tower com o sino Big Ben

Junto ao Palácio de Westminster está a Elizabeth Tower, construída em 1859, que abriga o famoso Big Ben, um sino de 13,7 toneladas conhecido por suas badaladas profundas e ressonantes que ecoam por todo o centro de Londres.

Sua viagem à capital britânica não estará completa sem uma visita ao Palácio de Westminster. Se preferir, você pode fazer a visita por conta própria adquirindo um ingresso do palácio com audioguia em português.

London Eye

Também conhecida como Millennium Whell, a enorme roda-gigante London Eye não poderia estar fora da lista do que fazer em Londres. 

Inaugurada na passagem de ano de 1999 para 2000 para comemorar a virada do milênio, a London Eye se tornou rapidamente um ícone no skyline da capital britânica. Com 135 metros de altura, é a maior roda-gigante da Europa e quarta maior do mundo. 

Panorâmica do rio Tâmisa com a London Eye em destaque e ao fundo outros edifícios, como o Palácio de Westminster
A London Eye no skyline de Londres

Um passeio na London Eye oferece vistas panorâmicas impressionantes de Londres e de seus pontos turísticos. O percurso dura cerca de 30 minutos e, do alto, você poderá ver o Palácio de Westminster, a Torre de Londres, a St. Paul’s Cathedral e muito mais. Você pode adquirir o ingresso da London Eye aqui.

Abadia de Westminster

A Abadia de Westminster, construída no século XI, é um ícone da cidade e não pode ficar de fora da sua lista do que fazer em Londres. Com arquitetura gótica, torres imponentes, vitrais coloridos e esculturas ornamentadas. Seu interior é igualmente impressionante, apresentando uma nave ampla, capelas laterais e o magnífico altar-mor. 

Fachada gótica da Abadia de Westminster
Abadia de Westminster

Esse templo já foi palco de eventos cruciais da coroa britânica, como casamentos reais, coroações e funerais. Foi nessa abadia, inclusive, em que ocorreu o casamento, a coroação e o funeral da rainha Elizabeth II.

Durante uma visita, os destaques incluem a Lady Capel, uma das capelas mais impressionantes da abadia, e o Trono de St. Edward, onde os soberanos são coroados. A beleza arquitetônica e a conexão com a história tornam uma visita à Abadia de Westminster um impressindível para quem vai a Londres.

Tower Bridge

A Tower Bridge é uma icônica ponte sobre o rio Tâmisa em Londres, construída entre 1886 e 1894. Conhecida por sua arquitetura gótica e vitoriana, a ponte se destaca pelas torres gêmeas de 65 metros de altura e pelo mecanismo de elevação que permite a passagem de navios. 

Panorâmica da Tower Bridge sobre o rio Tâmisa com edifícios londrinos ao fundo
A imponente Tower Bridge

Além de ser uma peça funcional da infraestrutura urbana, a Tower Bridge é uma atração turística notável, oferecendo exposições históricas e vistas panorâmicas da cidade a partir das passarelas suspensas. Sua presença imponente a torna um símbolo emblemático de Londres. 

Você pode adquirir aqui o seu ingresso da Tower Bridge ou, se preferir conhecer esse monumento de outra perspectiva, você pode fazer um cruzeiro pelo rio Tâmisa.

Torre de Londres

A Torre de Londres é uma das estruturas históricas mais antigas da capital britânica, remontando ao século XI, quando se levantou a chamada Torre Branca por ordem do rei Guilherme, o Conquistador. 

Ao longo dos anos, a Torre de Londres já teve diversos usos, incluindo fortaleza, palácio real e prisão. A Casa da Moeda Real também fica localizada no edifício, onde são mantidas as joias da coroa. 

Panorâmica da Torre de Londres com muitos turistas do lado de fora e uma bandeira do Reino Unido no topo
A Torre de Londres

Há também diversas histórias de intrigas, traições e, até mesmo execuções na torre. Foi nesse local que Ana Bolena, a segunda esposa do rei Henrique VIII da Inglaterra, foi executada.

Você sabia que a Torre de Londres também é conhecida por seus corvos? Segunda a lenda, esses pássaros estão lá para proteger a monarquia e, se deixarem o local, a coroa e o país cairão. 

Para visitar esse lugar icônico de Londres, você pode comprar seu ingresso aqui.

St. Paul’s Cathedral

A St. Paul’s Cathedral não poderia ficar de fora da lista do que fazer em Londres. Isso porque essa imponente construção barroca é uma das mais icônicas e grandiosas catedrais do mundo e é o quinto edifício a ocupar essa localização desde o século VII, substituindo a antiga catedral medieval destruída pelo Grande Incêndio de Londres. 

Fachada da St. Paul's Cathedral
Saint Paul’s Cathedral em Londres

Projetada por Christopher Wren e concluída em 1710, a catedral se destaca pela monumental cúpula, uma das maiores do mundo e que oferece vistas impressionantes da cidade. 

Com um interior magnífico, incluindo belos vitrais, a catedral tem sido palco de eventos significativos. Você sabia que foi nesse templo em que ocorreu o casamento real do Príncipe Charles e Lady Diana em 1981? Se quiser conhecer a St. Paul’s Cathedral, pode adquirir aqui o seu ingresso.

Para conhecer a Torre de Londres, a Tower Bridge e a St. Paul’s Cathedral em um só passeio, você pode reservar o free tour pela Cidade de Londres, o bairro onde estão localizados esses monumentos.

Palácio de Buckingham e Troca da Guarda

O Palácio de Buckingham é a residência oficial da monarquia britânica e um dos pontos turísticos mais icônicos para ver em Londres, e você pode visitá-lo comprando o ingresso aqui ou, se preferir, reservar uma visita guiada pelo palácio e seus jardins.

Situado no coração da cidade, o palácio é conhecido por suas elegantes fachadas, varandas ornamentadas e pelo famoso “Buckingham Palace Balcony“, de onde a família real se reúne tradicionalmente para saudar as multidões durante eventos especiais.

Panorâmica do Palácio de Buckingham com os jardins reais à frente repleto de flores vermelhas
Palácio de Buckingham

No palácio, também é possível visitar a Galeria da Rainha, ou Queen’s Gallery, inaugurada em 1962 e que exibe uma coleção rotativa de obras-primas da Coleção Real, incluindo pinturas, esculturas e móveis valiosos. Para conhecer a Galeria da Rainha, você pode reservar o seu ingresso aqui.

Outro item do que fazer em Londres também é no Palácio de Buckingham, onde você poderá presenciar a famosa Troca da Guarda, realizadas pelos Guardas do Rei, cujas túnicas vermelhas e grandes chapéus de pele de urso ficaram tão conhecidos que se tornaram outro símbolo da Inglaterra.

Palácio de Kensington

O Palácio de Kensington, localizado no oeste de Londres, é uma elegante residência real que já foi lar de vários membros da realeza, como Lady Diana e, mais recentemente seu filho, o Príncipe William. 

O palácio foi construído no início do século XVII e adquirido pelo rei Guilherme III e pela rainha Maria II no final desse século e foi ampliado e remodelado durante o século XVIII. Foi nesse lugar que a rainha Vitória, tataravó de Elizabeth II, nasceu e cresceu.

Fachada do Palácio de Kensington com a estátua da rainha Vitória à frente
Palácio de Kensington

Visitando o Palácio de Kensington, você poderá subir pela Escadaria do Rei até chegar aos emblemáticos King’s State Apartments ou ver o Queen Mary’s State Apartment, o preservado quarto da rainha Maria II. Um local imprescindível para ver em Londres!

Abbey Road e a Londres dos Beatles

Tirar a famosa foto passando pela faixa de pedestres da Abbey Road é obrigatório para os fãs de carteirinha dos Beatles e não podia ficar de fora da lista do que fazer em Londres.

Localizada no bairro de St. John’s Wood, em Londres, a Abbey Road é uma rua e ficou famosa devido ao estúdio de gravação Abbey Road Studios, localizado nesta rua, onde muitos artistas renomados, especialmente os Beatles, gravaram várias de suas músicas clássicas.

Facha de pedestres da Abbey Road
A icônica faixa de pedestres da Abbey Road

Se quiser mergulhar na Londres dos Beatles, esse tour vai levar você pelos principais pontos da cidade que marcaram a trajetória da banda de Liverpool, e finaliza nessa famosa rua. Se preferir conhecer a história dos Beatles mais a fundo, você também pode fazer uma excursão para Liverpool de trem.

Na Abbey Road, você também encontrará uma loja dedicada aos Beatles com objetos históricos da banda e souvenirs para colecionar.

Museus de Londres

Londres abriga uma grande variedade de museus de diversos temas, desde arte e história até ciência e tecnologia. Alguns dos museus mais famosos para visitar na cidade são:

Interior do edifício do Natural History Museum com um enorme esqueleto de dinossauro pendurado ao centro
Natural History Museum
  • British Museum: abriga uma grande coleção que abrange a história e a cultura de civilizações de todo o mundo. Clique aqui para reservar um free tour ou, se preferir, uma visita guiada pelo British Museum.
  • Natural History Museum: conhecido por sua arquitetura vitoriana e pela coleção de espécimes naturais. Entre suas atrações estão o esqueleto de um diplodoco e a sala das pedras preciosas.
  • Science Museum: apresenta exposições interativas sobre inovações científicas e tecnológicas.
  • National Gallery: abriga uma extensa coleção de pinturas europeias de artistas renomados, como Van Gogh, Da Vinci e Rembrandt. Reserve uma visita guiada pelo National Gallery aqui.
  • Tate Modern: focado em arte moderna e contemporânea, oferece uma variedade de exposições e obras de artistas como Picasso, Warhol e Hockney.
  • Museum of London: contando a história da cidade desde a pré-história até os dias atuais, o museu oferece uma perspectiva única sobre o desenvolvimento da cidade.
  • Madame Tussauds de Londres: conheça as personalidades mais marcantes do Reino Unido e do mundo nesse museu de cera. Adquira aqui o seu ingresso.
  • Museu do Transporte: mostra a evolução dos meios de transporte que revolucionaram o país. Compre o ingresso aqui.

Bônus: Warner Bros. Studios para fãs de Harry Potter

Não podíamos deixar de lado o bruxinho mais querido da Inglaterra! Os fãs de Harry Potter podem conhecer alguns dos locais de filmagem da saga. A rua da cabine telefônica em que Harry acessou o Ministério da Magia ou a Trafalgar Square onde os Comensais da Morte sobrevoam podem ser vistos nesse tour de Harry Potter por Londres.

Outra opção para os mais aficionados é um tour pelo Warner Bros Studios – The Making of Harry Potter. Você visitará o Salão Principal, o escritório de Dumbledore, a sala comunal da Grifinória, a cabana do Hagrid, e aprenderá como funcionaram os diferentes efeitos especiais e como Dobby, o elfo doméstico, ganhou vida nos filmes.

O Warner Bros. Studio oferece aos fãs uma imersão única e mágica nos bastidores da produção dos filmes de Harry Potter.

Dicas para aproveitar sua viagem a Londres

Você pode tirar o máximo proveito da sua viagem para Londres com algumas dicas fáceis sobre a cidade. 

  • Se você prefere fazer visitas e tours guiados, pode optar o free tour por Londres ou um tour completo pela cidade. Para uma experiência ainda mais exclusiva, reserve o tour privado por Londres com guia em português.
  • Use o metrô para se locomover. A capital do Reino Unido possui a maior rede de metrô do mundo e você pode chegar a qualquer lugar facilmente. Os horários de funcionamento do metrô são: de segunda a sábado das 5:00 à 00:30 horas e, aos domingos, das 7:30 às 23:30 horas.
  • Compre o cartão turístico Go City London Explorer Pass para ter acesso às atrações escolhidas e economizar até 50% no preço dos ingressos.
  • O ideal é ficar entre 4 e 6 dias para conhecer os atrativos com calma e aproveitar ao máximo. Para visitar a Londres com climas mais amenos, vá na primavera (março a junho) ou no outono (setembro a dezembro). Essas épocas do ano também são as menos frequentadas por turistas.
  • Se você prefere dias mais longos para ver mais pontos turísticos em Londres, a melhor opção é visitá-la no verão. No inverno os dias são mais curtos, mas você pode aproveitar do clima e decoração de Natal
  • Se você tem pouco tempo para conhecer a cidade, faça um passeio de ônibus turístico que lhe levará nas principais atrações de Londres.  
  • Tenha sempre um guarda-chuva em mãos, pois as chuvas acontecem durante qualquer época do ano em Londres.
  • Leve um adaptador de tomadas, pois no Reino Unido o padrão é o tipo G

Para te ajudar a se orientar melhor pela cidade, você também pode consultar nosso guia sobre o que fazer em Londres em 3 dias, um itinerário que você pode completar no seu ritmo. Agora que você já sabe o que fazer em Londres, é só reservar suas atividades com a Civitatis e se preparar para o embarque. Keep calm and carry on!

COMPÁRTELO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Le informamos de que sus datos personales son tratados por CIVITATIS en las condiciones que se indican a continuación:

Lo más leido de #Reino Unido