Europa

O que fazer em Dublin: 15 planos essenciais na capital da Irlanda

Un edificio in stile georgiano di Dublino con mattoni rossi visto dal basso sotto un cielo poco nuvoloso
A capital irlandesa oferece diversas de atividades, de museus até pub crawls. Confira os melhores planos para fazer em Dublin!
26 dezembro 2024

Com mais de mil anos de história, Dublin é uma das cidades mais vibrantes em termos culturais da Europa. Dona de uma herança literária maravilhosa, inúmeros marcos históricos e uma hospitalidade inigualável (ela não é chamada de Terra das Cem Mil Boas-Vindas à toa), Dublin é, com razão, um dos destinos mais desejados na atualidade. Quer saber o que fazer em Dublin? Então, aproveite este guia local da cidade, que inclui as melhores dicas!

Antes de prosseguir, vamos responder a algumas perguntas que você pode ter em mente antes de planejar a sua viagem a Dublin:

  • Qual é a melhor época do ano para visitar Dublin? Entre maio e setembro, o clima na Irlanda é geralmente ameno. Entretanto, também é famoso por ser imprevisível, portanto, leve uma capa de chuva!
  • Qual é o idioma falado em Dublin? Os idiomas oficiais da Irlanda são o inglês e o irlandês, e você verá os dois idiomas nas placas de sinalização em todo o país. Há algumas partes da Irlanda (principalmente na costa oeste) onde o irlandês é visto como o idioma principal.
  • A Irlanda faz parte do Reino Unido? A ilha da Irlanda é dividida em duas. A Irlanda do Norte continua fazendo parte do Reino Unido, enquanto a parte sul da ilha (a República da Irlanda) é independente desde 1921.
  • Qual é a origem do nome Dublin: A capital irlandesa, Dublin, tem seu nome derivado do irlandês Dubh Linn (Blackpool), embora no irlandês moderno a cidade seja conhecida como Baile Átha Cliath (Cidade do Hurdle Ford).

1. Caminhar pela Península de Howth, a zona norte de Dublin

Saindo do movimentado centro da cidade, a vila de pescadores de Howth, ao norte, também é uma dica obrigatória do que fazer em Dublin. O lugar abriga um lindo porto e deslumbrantes penhascos marítimos e fica a menos de meia hora de trem do centro da cidade! A melhor parte de Howth é a caminhada pelo penhasco. Da estação de trem, você pode desfrutar de uma caminhada tranquila de 8 quilômetros, que o leva a alguns dos melhores litorais da Costa Leste e oferece vistas deslumbrantes do famoso farol.

Nesta trilha pela península de Howth, você desfrutará de uma caminhada guiada ao longo dos penhascos, até o Ben of Howth, o ponto mais alto do vilarejo. Você também terá tempo para almoçar no vilarejo. Não perca o famoso prato fish and chips, considerado um dos melhores do país.

Para conhecer melhor essa seção do litoral irlandês (e ter a chance de ver alguns papagaios-do-mar e focas), confira o passeio de barco por Howth e pela ilha Ireland’s Eye.

Alguém caminhando na direção oposta à da câmera, ao longo de Howth Head, com flores silvestres crescendo sobre a cabeça, e um céu nublado e o mar visível ao fundo
Cabeça de Howth

2. Ver o Castelo de Dublin

Um dos marcos mais famosos da cidade é o Castelo de Dublin, que serviu como sede do governo inglês e depois britânico de 1204 a 1922. No entanto, a história desse local é muito mais antiga, pois o castelo foi construído sobre ruínas vikings. O complexo do castelo apresenta uma mistura de estilos arquitetônicos, desde torres medievais até apartamentos do estado georgiano.

Hoje, o Castelo de Dublin abriga funções estatais e eventos culturais, incluindo um Mercado de Natal que funciona durante a maior parte de dezembro. Para ver com seus próprios olhos e não deixar de fora esta que é uma das principais atrações do que fazer em Dublin, a Civitatis oferece um incrível tour privado por Dublin, que passa pelo castelo.

Castelo de Dublin, com um céu cinza ao fundo
O Castelo de Dublin

3. Conhecer a cultura dos pubs irlandeses

Você tinha alguma dúvida de que visitar um pub ficaria de fora de uma lista do que fazer em Dublin? A cidade é famosa por abrigar alguns dos melhores do país. A área mais popular para os viajantes internacionais é o Temple Bar. E por um bom motivo! Quase todos os dias da semana você encontrará essa área repleta de turistas e com música ao vivo em vários estabelecimentos.

Se isso é algo que lhe interessa (assim como uma ida ao Copper Face Jack’s, a casa noturna mais famosa do país), definitivamente dê uma olhada neste tour de festa Pub Crawl pelo Temple Bar.

Pessoas brindando com cervejas em um pub de Dublin
Um pub de Dublin

Além disso, listamos alguns pubs que recomendamos conhecer:

  • O pub mais antigo de Dublin: The Brazen Head.
  • O menor pub da cidade: Dawson Lounge.
  • Para ‘as melhores pints’: Kehoes, the Long Hall, Bowe’s Bar, Gravedigger’s.

4. Dar um mergulho no Forty Foot em Sandycove

Há muitos locais excelentes para dar um mergulho em Dublin. Bull Island, Seapoint, Portmarnock… mas nosso local favorito para um mergulho é o Forty Foot, em Sandycove. Esse local de banho é usado há pelo menos 250 anos e é conhecido assim desde pelo menos 1800, embora não se saiba ao certo a origem desse nome. Há vários pontos de onde você pode pular na água na maré alta, mas fique atento: a água estará bem gelada…

A Martello Tower, que fica a poucos passos do Forty Foot, é o cenário da seção de abertura do livro Ulysses, de James Joyce. A torre agora abriga um pequeno museu dedicado ao autor irlandês, que vale a pena conferir e oferece uma vista fantástica da baía.

Pessoas mergulhando de uma rocha no Forty Foot em Sandycove
O Forty Foot

5. Ver o Book of Kells e Biblioteca Antiga do Trinity College

Outra parada obrigatória do que fazer em Dublin está bem no centro da cidade, no Trinity College. Essa universidade, que é a mais antiga e de maior prestígio da Irlanda, foi fundada em 1592 e foi frequentada por algumas das figuras mais famosas do país, de Oscar Wilde a Samuel Beckett. O campus é amplamente aberto ao público e é um lugar fantástico para um passeio! Imagine-se como um dos alunos enquanto aprecia a maravilhosa arquitetura opulenta, algumas das quais datam de 1700.

Ainda mais icônico do que a própria faculdade é o Book of Kells. Esse manuscrito iluminado foi criado por monges irlandeses por volta de 800 d.C. Embora os textos em si sejam de interesse histórico, são as obras de arte magistral, intrincada e de cores vivas dentro das páginas que tornam o Book of Kells famoso.

Ao ver o Book of Kells, você também terá a oportunidade de visitar a antiga biblioteca do Trinity, cuja câmara principal é conhecida como Long Room. Essa impressionante sala de madeira é revestida de bustos de mármore de pensadores e escritores célebres do mundo ocidental, além de ex-alunos da Trinity. O Long Hall também abriga a harpa medieval Brian Boru, que data do século XV. Essa harpa é a mais antiga de seu tipo no país e é o modelo do emblema da Irlanda. Descubra tudo isso fazendo esse tour pela biblioteca do Trinity College, Book of Kells e Castelo de Dublin.

Long Room da Biblioteca do Trinity College com diversos corredores de livros e teto abobadado de madeira
O hall de entrada da biblioteca do Trinity College

6. Fazer compras na Grafton Street (e em outras áreas)

Ainda tem dúvidas do que fazer em Dublin? Pois aqui, outra dica valiosa. Além de muitas atividades culturais, Dublin é um ótimo lugar para fazer compras! O principal centro de compras da cidade é a Grafton Street, onde se encontram lojas de rua, lojas de departamento e algumas butiques independentes. Ao longo de toda a rua, que se estende de Stephen’s Green até as proximidades do Trinity College, você verá alguns fantásticos artistas de rua. Foi aqui que Bono Vox, do U2, começou a sua carreira!

No lado norte da cidade, a Henry Street é a rua comercial equivalente, e logo depois dela fica a Moore Street, onde fica o Moore Street Market. Esse mercado de frutas e verduras data do século XVIII e vale a pena dar uma volta por ele! Dublin está repleta de mercados fantásticos, confira alguns dos nossos favoritos:

  • Dún Laoghaire Market: Esse mercado é realizado todos os domingos no People’s Park, no lado sul de Dublin. Aqui você encontrará um excelente café e poderá experimentar pratos de todo o mundo. Além disso, tudo isso acontece em um belo parque com vista para o mar!
  • George’s Arcade: Bem no centro da cidade, esse mercado vitoriano abriga várias barracas independentes que vendem joias, roupas vintage, alimentos e muito mais!
Grafton Street, em Dublin, com muitas pessoas caminhando pela rua
Grafton Street

7. Adquirir um ingresso para o Museu Nacional de Cera

O National Wax Museum se tornou rapidamente uma atração imperdível do que fazer em Dublin. No museu, você poderá tirar uma selfie com suas figuras e personagens públicos favoritos, de Father Ted a Albert Einstein. Localizado no centro da cidade, na Westmoreland Street, adquira um ingresso do Museu de Cera de Dublin com a Civitatis.

Dois bonecos de cera do Jedward
A famosa dupla pop, Jedward

8. Visitar a casa da infância de Oscar Wilde

Se você tem dúvidas do que fazer em Dublin e se interessa por literatura, saiba que a cidade já produziu números escritores e poetas ao longo dos séculos, de W.B. Yeats e James Joyce a Oscar Wilde. Recomendamos comprar um ingresso da Casa de Oscar Wilde. Bem no centro da cidade, a casa da infância do escritor está aberta ao público. Aqui, você terá uma visão não apenas da vida de Wilde, mas também de como era Dublin durante sua vida.

Outra ótima opção para os entusiastas da literatura é este ingresso do Museu de Literatura da Irlanda, que abrange tudo, desde a literatura medieval até os grandes nomes contemporâneos, por meio de exposições multimídia envolventes.

Uma estátua de Oscar Wilde sentada em uma pedra na Merrion Square
Oscar Wilde

9. Alimentar os patos em St. Stephen’s Green

Busca uma dica mais tranquila para que fazer em Dublin? Stephen’s Green é um lindo espaço verde bem no centro da cidade. Esse parque público vitoriano abriga canteiros de flores, fontes e estátuas dedicadas a figuras históricas. Esse é um ótimo lugar para levar um café para viagem e observar as pessoas por um tempo! É famoso o fato de Bono e o U2 terem trazido ovelhas para pastar no parque, um direito antigo concedido àqueles que recebem o prêmio honorário “Freedom of the City”.

Um lago em St. Stephen's Green com pessoas sentadas na grama do outro lado e um céu azul brilhante
St. Stephen’s Green

10. Visitar o Irish Rock ‘n’ Roll Museum

A Irlanda introduziu vários artistas reconhecidos internacionalmente no cenário do Rock ‘n’ Roll e continua fazendo isso até hoje. Se você se interessa por música, recomendamos que visite o Irish Rock ‘n’ Roll Museum em Temple Bar.

Nesse passeio, você encontrará tudo, desde memorabilia icônica até equipamentos de gravação autênticos. Você visitará o Apollo Studios e o palco da Button Factory para ter uma ideia do cenário do rock irlandês, tanto do passado quanto do presente! Ótima dica do que fazer em Dublin para os amantes da música!

Algumas pessoas caminhando por uma rua de Dublin, perto do The Rock ‘n’ Roll Museum
The Rock ‘n’ Roll Museum

11. Explorar Glendalough e as montanhas Wicklow, no sul de Dublin

Ao sul do condado de Dublin estão as incríveis montanhas Wicklow e o vale de Glendalough. Aqui, você desfrutará de paisagens de tirar o fôlego, lagos e cachoeiras deslumbrantes, bem como o Glendalough Monastic Site, que tem mais de 1.000 anos de idade. Excelente dica do que fazer em Dublin para os amantes da natureza!

Nessa excursão a Glendalough, Wicklow e Kilkenny, você verá essa bela paisagem, bem como a charmosa vila de Kilkenny, a capital medieval da Irlanda!

O lago em Glendalough com um céu nublado ao fundo
Glendalough

12. Ver a torre na O’Connell Street

Um dos marcos mais conhecidos da cidade é o Spire of Dublin, na O’Connell Street, bem no centro da cidade. Esse estranho marco é uma “agulha” de aço inoxidável de 120 metros, construída para substituir o Nelson’s Pillar, que foi destruído pelo Exército Republicano Irlandês em 1966. O Spire foi então construído para comemorar o milênio e hoje serve como um ponto de encontro popular para os moradores locais!

Também na O’ Connell Street, a principal via da cidade, você encontrará o General Post Office (GPO), que é considerado um dos edifícios mais famosos da cidade, principal por seu papel como quartel-general durante a Revolta da Páscoa, um dos momentos mais importantes na preparação para a independência da Irlanda.

No momento da redação deste artigo, a uma curta caminhada do Spire, você também encontrará uma instalação temporária que certamente vale a pena conferir. O New York-Dublin Portal oferece um link visual sem precedentes entre as duas cidades, com transmissão ao vivo durante todo o dia.

Monumento Spire of Dublin visto de longe
A torre da O’Connell Street

13. Saborear as iguarias locais

Admitimos que a Irlanda e, de fato, Dublin, não são conhecidas por terem a melhor gastronomia. No entanto, o país desfruta de fantásticos alimentos frescos e pratos fartos. O coddle é possivelmente o prato mais conhecido específico de Dublin, que leva salsichas, bacon, batatas e cebolas e, tradicionalmente, é feito em uma quinta-feira, com sobras de comida da semana.

Outra comida irlandesa que deve ser experimentada é o potato farls ou bolo de batata, um delicioso café da manhã, que se parece um pouco com um hashbrown macio.

Detalhe de um bolo de batata em um prato preto com um espátula
O tradicional potato farls

14. Apreciar a tradicional música folk irlandesa

A música tradicional irlandesa, geralmente chamada de “trad”, é uma parte importante da cultura e do que fazer em Dublin. Em todo o país, você pode ter a sorte de encontrar sessões de trad (muitas vezes improvisadas) conduzidas por músicos altamente qualificados e assistidas por multidões animadas.

No centro da cidade, há alguns pubs que tocam música na maioria dos dias da semana, incluindo alguns em Temple Bar. Outra opção é o jantar e espetáculo folclórico em Dublin. Nesse show, você comerá um farto jantar irlandês e ouvirá música tradicional de alta qualidade, tocada com um bodhrán, uma harpa, gaitas de foles e muito mais!

Detalhe de um homem tocando um violão
A música tradicional irlandesa, geralmente chamada de “trad

15. Visitar a Guinness Storehouse e a Destilaria Old Jameson

Quando você pensa no que fazer em Dublin, qual é a primeira coisa que lhe vem à mente? Talvez seja o sempre icônico pint preto de stout. O humilde copo da Guinness tem uma longa história, que remonta a 1759, quando Arthur Guinness arrendou a cervejaria em St. James’s Gate a um preço de 45 libras esterlinas por ano, por 9.000 anos.

Pouco mais de cem anos depois, a Cervejaria Guinness se tornou a maior do mundo. Hoje, você pode visitar a Storehouse at St. James’s Gate e desfrutar de uma história completa da bebida, insights sobre o processo de produção, bem como uma cerveja gelada no bar de 360 graus, que oferece algumas das melhores vistas da cidade.

Outra bebida culturalmente significativa na Irlanda é o uísque. De fato, a palavra uísque vem do irlandês uisce bheatha, que significa “água da vida”. Você pode aprender tudo sobre esse líquido dourado como parte do passeio pela Old Jameson Distillery. Como parte desse passeio, você terá uma visão fascinante do processo de produção da destilaria e uma degustação do líquido dourado.

Fachada de um portão preto da The Guinness Storehouse em uma rua deserta
The Guinness Storehouse

Excursões saindo de Dublin

Dublin é uma cidade linda, com muitas coisas para ver. Além disso, em um país tão pequeno, é possível chegar a praticamente qualquer lugar em apenas algumas horas. Portanto, se tiver tempo, não deixe de fazer uma ou duas excursões para aproveitar ao máximo sua viagem pela Irlanda. Confira abaixo algumas de nossas recomendações:

Conheça a Calçada do Gigante

A Calçada dos Gigantes é um dos locais mais famosos da Irlanda, localizado em Bushmills, no Condado de Antrim. Acredita-se que as icônicas colunas de basalto pelas quais essa área é famosa tenham sido formadas há mais de 50 milhões de anos, como resultado de atividade vulcânica. Entretanto, as lendas locais atribuem a formação geológica a um gigante que construiu uma ponte para a Escócia.

Paisagem da peculiar formação rochosa com o mar ao fundo
Calçada do Gigante

Beije a Blarney Stone

Beijar a Pedra de Blarney é uma tradição que remonta a centenas de anos. Diz-se que aqueles que beijam a pedra recebem o dom da eloquência e da persuasão – conhecido na Irlanda como o “dom da tagarelice”. Você pode encontrar a pedra no castelo de Blarney, que data de meados do século XV. Confira abaixo uma viagem guiada de um dia que inclui uma parada no castelo de Blarney.

  • Excursão ao Castelo de Blarney, Rock of Cashel e Castelo de Cahir
Panorâmica do castelo de Blarney com a rocha à frente
Castelo de Blarney

Visite os Penhascos de Moher, Patrimônio da Humanidade pela Unesco

Os Penhascos de Moher são uma visita obrigatória na Irlanda. Essas falésias escarpadas se erguem sobre a costa de Clare, na costa oeste do país. Há muitas maneiras de visitar esse Patrimônio da Humanidade com a Civitatis, incluindo passeios de um dia saindo de Dublin.

Panorâmica dos Penhascos de Moher junto ao mar
Penhascos de Moher

Descubra a Irlanda Antiga na Colina de Tara

A Colina de Tara é talvez o local mais sagrado da Irlanda Antiga, que remonta à Idade da Pedra. Esse local histórico tornou-se a sede dos altos reis da Irlanda durante o período cristão primitivo, e todas as antigas estradas irlandesas levam até lá. Há muita lenda e folclore em torno desse local, sobre o qual você pode aprender mais como parte do passeio abaixo!

Vista aérea de uma grande área verde da Colina de Tara
Colina de Tara

Há muitas outras coisas que gostaríamos de ter incluído nesta lista. Se você acha que deixamos passar alguma coisa essencial, deixe um comentário abaixo. Se estiver planejando uma viagem para a capital irlandesa, confira mais coisas para fazer em Dublin com a Civitatis e complete a sua viagem! Go n-éirí an bóthar leat! (Tenha uma boa viagem).

COMPÁRTELO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Le informamos de que sus datos personales son tratados por CIVITATIS en las condiciones que se indican a continuación:

Lo más leído #França