América

16 planos imprescindíveis para fazer em Curitiba

Jardim Botânico de Curitiba com a icônica Estufa de Vidro ao fundo
Parques naturais, tradição e modernismo... a capital do Paraná tem tudo! Venha descobrir os melhores planos para fazer em Curitiba.
6 novembro 2024

A capital do Paraná é um incrível mistura de história, planejamento urbano e natureza. Além de ser uma das capitais brasileiras com o maior número de parques naturais – com mais de 30 parques e bosques – a cidade ainda é um exemplo nacional e internacional de sustentabilidade e qualidade de vida. Hoje, a Civitatis te conta nossas atrações e planos preferidos para fazer em Curitiba. Vamos?

A cidade foi oficialmente fundada em 1693 como um pequeno povoado de tropeiros devido à sua localização estratégica no caminho entre as regiões sul e sudeste do Brasil. Já no século XIX, Curitiba começou a crescer com a chegada de imigrantes europeus, principalmente alemães, italianos, poloneses e ucranianos, um caldeirão de culturas que hoje forma a identidade dos curitibanos.

1. Faça um tour por Curitiba

A melhor forma de conhecer Curitiba é fazendo um tour pela cidade. Dessa maneira, você poderá conhecer a maior parte dos pontos turísticos mais icônicos da cidade com praticidade e acompanhado de um guia que lhe contará sobre a história e os detalhes da cidade.

Paisagem do rio Barigui com os edifícios de Curitiba ao fundo em um dia ensolarado
Skyline de Curitiba

Este tour panorâmico por Curitiba é ideal para começar a conhecer a cidade e inclui o transfer de ida e volta ao seu hotel. Já esse tour noturno por Curitiba vai levar você para conhecer os pontos turísticos da cidade iluminados e, como bônus, ainda inclui um jantar típico italiano.

Prefere uma experiência mais exclusiva? O tour privado por Curitiba é ideal para fazer com o seu grupo de amigos ou família de maneira mais personalizada, e você pode escolher fazê-lo de dia ou durante a noite.

2. Visite o Jardim Botânico e a Estufa de Vidro

Não poderíamos começar uma lista de atrações imprescindíveis para conhecer em Curitiba sem falar do cartão-postal mais famoso da cidade, a Estufa de Vidro do Jardim Botânico. Esse edifício, de estrutura metálica e paredes de vidro, foi inspirado no Palácio de Cristal de Londres e conta com 450 m² e tem três cúpulas de vidro. 

Ao entrar na estufa, você pode caminhar entre a vegetação exuberante que inclui uma grande variedade de espécies de plantas nativas da Mata Atlântica brasileira, algumas raras ou em risco de extinção.

Vista aérea da Estufa de Vidro com os geométricos Jardins Franceses com os prédios de Curitiba ao fundo
Vista aérea da Estufa de Vidro com os geométricos Jardins Franceses

Além da Estufa de Vidro, o Jardim Botânico tem outras atrações que valem muito a visita. Os Jardins Franceses com seus canteiros geométricos e bem cuidados, o Museu Botânico, que abriga uma das maiores coleções de plantas secas do Brasil, além das trilhas e lagos, ideais para caminhar e observar a fauna e flora de Curitiba. 

Não perca também o Jardim das Sensações, uma atração interativa do Jardim Botântico de Curitiba. É um caminho sensorial onde você é convidado a percorrer de olhos vendados para utilizar seus outros sentidos e explorar diferentes texturas e aromas. Um plano imperdível para fazer em Curitiba!

3. Conheça a Ópera de Arame

A Ópera de Arame é outro cenário famoso de Curitiba e tem uma grande importância cultural. Localizada no Parque das Pedreiras, esse edifício de arquitetura única, inaugurado em 1992, chama a atenção pela estrutura de tubos de aço e pela cobertura de vidro. 

A Ópera de Arame vista de cima, rodeada de frondosa vegetação e por uma lago
Ópera de Arame

A Ópera de Arame foi construída em uma antiga pedreira, rodeada de lagos, frondosa vegetação e grandes paredes de rocha, criando um ambiente mágico e encantador. Você vai pensar que está em um conto de fadas!

O local tem capacidade para aproximadamente 2.400 espectadores e é um dos centros culturais mais importantes de Curitiba, e recebe apresentações de música clássica e popular, peças de teatro e eventos corporativos. Ao lado da Ópera de Arame também há um grande anfiteatro ao ar livre, chamado de Pedreira Paulo Leminski, com capacidade para até 20.000 pessoas.

4. Descubra o modernismo do Museu Oscar Niemeyer

Para quem gosta de arte e cultura, visitar o museu Oscar Niemeyer é um plano obrigatório para fazer em Curitiba. Conhecido como o “Museu do Olho“, projetado pelo próprio arquiteto, foi inaugurado em 2002 e abriga diversas exposições de artes visuais, arquitetura e obras contemporâneas.

Museu Oscar Niemeyer visto de fora em formato de olho sobre um lago artificial
Museu Oscar Niemeyer

Além da sua importância cultural, o museu Oscar Niemeyer chama atenção pelo seu design moderno único, assinatura do renomado arquiteto, e lembra um grande olho suspenso sobre um espelho d’água. É um monumento turístico de Curitiba para ser conhecido por dentro e por fora!

5. Passeie no Parque Tanguá

Por ser uma cidade grande, além de ser a capital do Paraná, Curitiba pode se orgulhar de ter muitas paisagens naturais deslumbrantes. O Parque Tanguá é um dos parques mais bonitos e emblemáticos da cidade, e também foi construído sobre uma pedreira desativada, que junto das paisaens naturais, dá ao local um charme especial.

O parque conta com uma área de aproximadamente 235 mil m² e oferece diversas atividades aos visitantes, como passarelas, jardins, lagos, trilhas para caminhadas e ciclovias. No entanto, a principal atração do Parque Tanguá é, sem dúvidas, seu mirante com vista panorâmica do lago e da pedreira, onde uma cascata artificial corre pelas rochas. Imperdível!

Vista aérea do mirante do Parque Tanguá cercado por vegetação frondosa
Vista aérea do Parque Tanguá

Outros destaques do parque são o túnel escavado na rocha, que você pode atravessar de barco ou a pé, e o impressionante jardim de estilo francês com uma fonte central e áreas de descanso. Nossa dica é: não deixe de presenciar o pôr do sol nesse local!

6. Conheça as capivaras do Parque Barigui

Dentro da cidade, o Parque Barigui é um verdadeiro refúgio para os moradores de Curitiba. Ocupando impressionantes 1,4 milhão de m², o parque está localizado ao longo do rio Barigui e é muito frequentado por turistas e por moradores. Isso porque parque conta com um lago onde você pode relaxar fazendo um piquenique e também oferece ciclovias, pistas de caminhada, campos de futebol, quadras poliesportivas e academias ao ar livre. 

Uma capivara à margem do rio Barigui
Capivara no parque Barigui

Além disso, o Parque Barigui também abriga o Museu do Automóvel, um plano ideal para fazer em Curitiba se você é um entusiasta de carros antigos.

7. Encante-se no Bosque Alemão

No bairro Pilarzinho de Curitiba, você encontrará o Bosque Alemão, um dos parques temáticos mais charmosos da cidade, que homenageia o legado dos imigrantes alemães na capital do Paraná. 

Você pode percorrer a trilha de João e Maria, inspirada no famoso conto dos Irmãos Grimm, uma das atrações mais encantadores, especialmente se você viaja com crianças. No final da trilha, você encontrará a Casa Encantada, onde há contos de histórias gratuitos. 

Uma parede em estilo germânico, o famoso Portal Alemão, em um dia ensolarado
Portal Alemão

Outro destaque é o mirante Torre dos Filósofos, de onde você terá uma vista panorâmica de Curitiba e do parque e, claro, o Portal Alemão, a icônica estrutura de arquitetura germânica que marca a entrada do bosque. Uma visita imperdível para fazer em Curitiba!

8. Explore o Centro histórico

Já no perímetro urbano, o centro histórico é um passeio imprescindível para fazer em Curitiba, se você quer conhecer a história, tradições e cultura da cidade. Entre os maiores destaques do centro históricos, recomendamos visitar o Largo da Ordem, que conta com Igreja da Ordem, a mais antiga da cidade, a Catedral Basílica Menor de Curitiba, que impressiona com sua arquitetura neogótica, os museus Paranaense e do Holocausto, o teatro Guaíra e a praça Santos Andrade. 

Além disso, não deixe de tirar uma foto no Marco Zero, um ponto simbólico que marca a fundação da cidade, em 29 de março de 1693. O marco está localizado na praça Tiradentes, no centro histórico de Curitiba.

9. Caminhe pela rua XV de Novembro

Ainda no centro histórico, um dos lugares mais famosos e uma visita obrigatória para fazer em Curitiba é a rua XV de Novembro, também conhecida como Rua das Flores. Você sabia que foi a primeira rua pedonal do Brasil?

Inaugurada em 1972, o calçadão é arborizado e conta com canteiros floridos e uma charmosa arquitetura histórica. Ao longo da rua, você encontrará diversas lojas, restaurantes, cafés e livrarias e, durante o dia, também poderá encontrar artistas de rua e eventos culturais. 

Um bonde vermelho estacionado em uma rua de pedras portuguesas
Bondinho da XV

Além disso, a rua XV de Novembro conta com diversos atrativos turísticos, como o Palácio Avenida, famoso por suas apresentações de corais de Natal, o Relógio das Flores, um relógio em formato de jardim e a estátua do Curitibano, que homenageia dos moradores da cidade. 

Outro grande destaque da rua é o conhecido como Bondinho da XV, um antigo bonde restaurado que funciona como biblioteca ao ar livre e oferece livros e materiais pedagógicos gratuitos, um grande incentivo à leitura. Além disso, o atrativo também relembra o passado da capital paranaense, quando os bondes eram um importante meio de transporte da cidade.

10. Faça compras na Feira do Largo da Ordem

Uma das atrações mais tradicionais e amadas de Curitba é a Feira do Largo da Ordem, que acontece todos os domingos no centro histórico da cidade. A feira, que existe desde 1970, reúne uma grande variedade de artesanatos, produtos e comidas típicas, arte e antiguidades e atrai os moradores e turistas que buscam por produtos únicos. 

Feira ao ar livre com edifícios coloniais coloridos ao fundo
Feira do Largo da Ordem

Além disso, a Feira do Largo da Ordem também é conhecida por ser palco de atrações culturais onde artistas de rua, músicos e grupos folclóricos se reúnem para animar os visitantes com performances ao longo do dia. Sem dúvidas, um plano imprescindível para fazer em Curitiba!

11. Suba na torre panorâmica

Outro ponto turístico icônico de Curitiba é sua torre panorâmica, conhecida como Torre da Telepar ou Torre das Mercês. Ao visitá-la, você subira até o seu mirante, a 95 metros de altura para ter uma das melhores vistas da cidade em 360 graus. Imperdível!

Além disso, no mirante, há painéis explicativos com um mapa que mostra os diferentes bairros e pontos turísticos de Curitiba. Outro atrativo é o Museu do Telefone, que se encontra na base da torre, um lugar dedicado à história da telecomunicação, que exibe equipamentos antigos usados ao longo do tempo.

12. Encontre os melhores produtos no Mercado Municipal

Um dos lugares mais tradicionais da capital paranaense é o Mercado Municipal de Curitiba, um verdadeiro paraíso gastronômico para quem busca pratos típicos e produtos frescos e da melhor qualidade.  

O Mercadão de Curitiba conta com mais de 200 postos onde você pode encontrar produtos orgânicos, como verduras, queijos, carnes e frutos do mar. Além disso, é um dos poucos lugares da cidade onde encontrar ingredientes internacionais raros, produtos asiáticos, árabes, europeus e latino-americanos. 

E, claro, também é o lugar perfeito para provar alguns dos pratos típicos de Curitiba, já que o Mercado Municipal conta com diversos restaurantes e lanchonetes. 

13. Visite o Zoológico de Curitiba

Se você viaja com a família inteira, aqui está um ótimo plano para fazer em Curitiba com crianças: visitar o zoológico da cidade! Localizado no Parque Estadual de Vila Velha, o zoológico conta com 589 mil m² onde você encontrará cerca mil animais entre mais de 127 espécies diferentes, incluindo mamíferos, aves e répteis. 

Rosto de um tigre em um dia ensolarado
Um tigre no zoológico de Curitiba

Você pode percorrer os mais de 2 quilômetros de caminhos nesse tour pelo zoológico de Curitiba, que também inclui um divertido passeio a cavalo na zona rural da capital paranaense. Não perca!

14. Vá de trem até a cidade de Morretes

Você sabia que Curitiba tem uma das viagens de trens mais bonitas do Brasil? É tão impressionante que incluímos ela como uma das 13 viagens de trem mais bonitas do mundo

O trem Serra do Mar Paranaense percorre uma cadeia montanhosa rodeada por uma frondosa vegetação percorrendo 110 quilômetros entre Curitiba e Morretes. A ferrovia, construída em 1885, ainda hoje é considerada uma das maiores obras de engenharia ferroviária do Brasil. Isso porque ela foi construída em uma época em que as técnicas de construção eram limitadas. 

Paisagem da frondosa Mata Atlântica com o trem passando por ela
Trem Serra do Mar Paranaense entrando na Mata Atlântica

Para viajar no Serra do Mar Paranaense, faça essa excursão de trem a Morretes e Antonina, na qual você admirará as paisagens da Mata Atlântica, vales, rios e cachoeiras. Um plano imperdível para fazer em Curitiba!

15. Faça uma excursão pelos arredores de Curitiba

Se você tiver mais tempo disponível na sua viagem, pode aproveitar para fazer passeio e excursões nos arredores de Curitiba. A Civitatis conta com planos originais para deixar sua aventura ainda mais inesquecível. Aqui estão algumas opções:

16. Delicie-se com a gastronomia curitibana

Não poderíamos finalizar uma lista do que fazer em Curitiba sem falarmos da rica gastronomia da cidade, uma combinação de influências indígenas, portuguesas, italianas, polonesas, alemãs, ucranianas e japonesas. Um verdadeiro caldeirão cultural!

O prato estrela da gastronomia paranaense é o Barreado, feito com carne bovina cozida em uma panela de barro acompanhado com farinha de mandioca e banana. Entre outros destaques da culinária curitibana estão o porco no rolete, o pierogi (um pastel cozido recheado com batata, carne ou queijo de origem polonesa) e pratos alemães, com o chucrute, o eisbein (joelho de porco), salsichas e strudel.

Prato branco com farinha de mandioca, banana e barreado.
Barreado

Outro prato famoso é a Carne de Onça, que, apesar do nome, é feito com carne bovina crua, uma espécie de steak tartare. Neste tour gastronômico por Curitiba com degustação incluída, conheceremos os principais sabores da cidade. Além disso, o passeio também inclui o transfer de ida e volta ao seu hotel.

Além das deliciosas comidas, Curitiba também tem ganhado o coração dos amantes da cerveja artesanal, já que é conhecida por suas cervejarias, pubs especializados e festivais de cerveja. Por isso, um dos melhores planos para fazer em Curitiba é um tour da cerveja artesanal por Curitiba ou um tour pelos bares da cidade.

Uma mão segurando um copo sendo enchido com cerveja
Cerveja artesanal

Mas, se você prefere o vinho, também vai encontrar opções de planos para fazer em Curitiba perfeitos para você. Que tal uma excursão pelo Caminho do Vinho de São José dos Pinhais? Nesse passeio, visitaremos quatro vinícolas para descobrir sobre o processo de fabricação da bebida e o legado da imigração italiana na região. Além disso, há degustações de queijos e charcutaria. Você vai perder?

Como você viu, Curitiba tem muito a oferecer. Além dos seus mais de 30 parques e espaços naturais, ainda é um polo de cultura e tradições. Agora que já lhe contamos nossos planos preferidos na capital paranaense, você já pode começar a planejar a sua viagem. E para completar ainda mais a sua aventura, descubra mais atividades para fazer em Curitiba com a Civitatis!

COMPÁRTELO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Le informamos de que sus datos personales son tratados por CIVITATIS en las condiciones que se indican a continuación:

Lo más leido de #Brasil

Lo más leído #Brasil